option
Cuestiones
ayuda
daypo
buscar.php

Administração Geral - Capitulo 2

COMENTARIOS ESTADÍSTICAS RÉCORDS
REALIZAR TEST
Título del Test:
Administração Geral - Capitulo 2

Descripción:
Administração Geral - Capitulo 2

Fecha de Creación: 2025/07/03

Categoría: Historia

Número Preguntas: 63

Valoración:(0)
COMPARTE EL TEST
Nuevo ComentarioNuevo Comentario
Comentarios
NO HAY REGISTROS
Temario:

Qual foi o marco histórico para a construção do Estado Nacional e da Administração Pública brasileira?. A chegada da Corte Portuguesa ao Brasil, em 1808. A chegada da Corte Portuguesa ao Brasil, em 1930. A chegada de D. João VI e sua comitiva na Bahia, em 08 de março de 1808. A chegada de D. João VI e sua comitiva no Rio de Janeiro, em 08 de março de 1930.

A presença da corte portuguesa no Brasil trouxe mudanças significativas para o país. Qual das opções abaixo representam essas mudanças?. A elevação do Brasil à categoria de Reino Unido de Portugal; a criação de instituições e órgãos públicos; e a abertura dos portos brasileiros ao comércio exterior. A elevação do Brasil à categoria de Reino Unido de Portugal; a criação de instituições e órgãos privados; e a abertura dos portos brasileiros ao comércio exterior. A elevação do Brasil à categoria de Reino Unido de Portugal; a criação de instituições e órgãos públicos e privados; e a abertura dos portos brasileiros ao comércio exterior. A proclamação da República; a criação de instituições e órgãos públicos; e a abertura dos portos brasileiros ao comércio exterior.

Quais os quatro poderes da República estabelecidos na primeira Constituição brasileira?. Legislativo, Judiciário, Executivo e Centralizador. Legislativo, Judiciário, Executivo e Moderador. Legislativo, Judiciário, Executivo e Regulador. Legislativo, Judiciário, Executivo e Burocratizador.

O Brasil passou por um período de instabilidade política e social, fato que gerou a Proclamação da República do Brasil em 1889 e posteriormente a promulgação da segunda constituição em 1891, quais foram as principais modificações ocorridas nesse novo documento?. Reduziu os poderes para três, tal qual os atuais, e instituiu o Tribunal de Contas da União. Reduziu os poderes para três, tal qual os atuais, e instituiu o Tribunal de Contas do Estado. Reduziu somente os poderes para os três atuais. Instituiu o Tribunal de Contas do Estado e da União.

No período compreendido entre a Proclamação da República e a era Vargas (1889-1930), a administração pública continuou a ser marcada pelo coronelismo, um sistema de governo em que: os interesses da burguesia industrial são priorizados sobre os interesses da sociedade. As políticas sociais eram colocados em primeiro plano, e em regra, assumidas pelos coronéis. os interesses da burguesia rural são priorizados sobre os interesses da sociedade. As políticas sociais eram relegadas a um segundo plano, e em regra, assumidas por organizações militares. os interesses da burguesia rural são priorizados sobre os interesses da sociedade. As políticas sociais eram relegadas a um segundo plano, e em regra, assumidas por organizações religiosas. os interesses da burguesia industrial são priorizados sobre os interesses da sociedade. As políticas sociais eram relegadas a um segundo plano , e em regra, assumidas por organizações governamentais.

Quais foram as consequências que a nova constituição promoveu no cenário brasileiro?. A descentralização política e os governadores locais (assim como as oligarquias locais) aumentaram seu poder. Os governadores locais teriam importância fundamental nos rumos políticos do país até o advento da era Vargas. A centralização política dos governadores locais (assim como as oligarquias locais) diminuíram seu poder. Os governadores locais perderam a importância nos rumos políticos do país até o advento da era Vargas.

A Presidência da República ora seria exercida por um paulista , ora por um mineiro, esse acordo trata-se da política do: “Gado e leite”. “Café”. “Café com leite”. “Açúcar com leite”.

Associe a segunda coluna de acordo com a primeira. Cada proposição corresponde a apenas UMA das respostas: burguesia industrial;. Nesse período (década de 1920) havia motivos que pressionavam os governos a realizar reformas na administração;. a insatisfação crescia entre os militares quanto à condução político-administrativa do país. A quebra da política “café com leite”, com a eleição consecutiva de outro paulista (Júlio Prestes para substituir Washington Luís), foi a gota d’água;. As oligarquias dominavam a cena política, e a maior marca do Estado era um intervencionismo regulatório direcionado para o principal produto de exportação da época;.

É o conceito de Patrimonialismo: É um sistema de governo em que os cargos públicos são ocupados por favorecimento pessoal. É um sistema de governo em que os cargos públicos são ocupados pela meritocracia. É um sistema de governo em que os cargos públicos são ocupados pela burguesia rural. É um sistema de governo em que os cargos públicos são ocupados pela burguesia industrial.

É o conceito de Clientelismo: Os cargos públicos é frequentemente concedidos em troca de votos para os políticos. Os cargos públicos é frequentemente concedidos por favorecimento pessoal. Um tipo de relação política, em que uma pessoa (o patrão) dá proteção à outra (o cliente) em troca de apoio. Um tipo de relação política, em que uma pessoa (o cliente) dá proteção à outra (o patrão) em troca de apoio.

A administração burocrática é um modelo de administração pública que: se baseia no favorecimento pessoal e na racionalidade. se baseia na meritocracia e na pessoalidade. se baseia no favorecimento pessoal e na formalidade. se baseia na meritocracia e na impessoalidade.

Associe a segunda coluna de acordo com a primeira. Cada proposição corresponde a apenas UMA das respostas: Revolução de Vargas. A crise de 1929. As camadas mais populares, os trabalhadores das fábricas, funcionários públicos e a grande massa camponesa. Nesse modelo, os cargos públicos são ocupados por funcionários que são selecionados por meio de concursos públicos e que são responsáveis por cumprir as leis e regulamentos.

Conforme consta no guia de estudo 2.2, O que foi criado por vagas em 1936 Com o objetivo de realizar a modernização administrativa?. Foi criado o Departamento Administrativo do Serviço Público (Dasp). Foi criado o Departamento de Administração do Serviço Público (Dasp). Foi deflagrado um golpe de Estado, chamado de Estado Novo. Foi deflagrado um golpe de Estado, chamado de Novo Estado.

O principal objetivo da criação do Dasp foi: Modernizar a Administração Industrial. Modernizar a Administração Pública brasileira. Modernizar a Administração Pública portuguesa. Modernizar a Administração Pública americana.

Conforme consta no guia de estudo 2.2, os três principais objetivos do Dasp eram?. Centralizar e reorganizar a Administração pública mediante ampla reforma; definir política para a gestão de pessoal; e racionalizar métodos, procedimentos e processos administrativos em geral. Descentralizar e reestruturar a Administração pública mediante nova reforma; definir política para a gestão de pessoal; e racionalizar métodos, procedimentos e processos administrativos em geral. Criação de órgãos e departamentos formuladores de políticas capazes de promover a integração entre o Governo e a Sociedade; expansão dos órgãos permanentes, alcançando também as funções de planejamentos e orçamentos; e a expansão das atividades empresariais do Estado, que passou a executar diretamente atividades e serviços. Criação de órgãos e departamentos formuladores de políticas capazes de promover a integração entre o Governo e a Sociedade; expansão dos órgãos permanentes; e a expansão das atividades empresariais do Estado.

Percebe-se que a ênfase maior da reforma promovida por Vargas concentrou-se nos meios e nas atividades de administração em geral. Houve pouca preocupação com as atividades fins. A atuação do Estado intervencionista ocorreu em três frentes, sendo uma delas: Criação de órgãos e departamentos formuladores de políticas públicas capazes de promover a integração entre o Governo e a sociedade. Centralizar e reorganizar a Administração pública mediante ampla reforma. Definir política para a gestão de pessoal. Racionalizar métodos, procedimentos e processos administrativos em geral.

Quais as modificações que ocorrem no período de 1930-1945, marcando a primeira tentativa de instaurar o Estado de Bem-Estar Social no Brasil?. Foi ampliado o ensino público, criadas leis trabalhistas, instituído o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e o Serviço Social da Indústria (SESI). Foi ampliado o ensino público e criadas leis trabalhistas. Foi instituído o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e o Serviço Social da Indústria (SESI). Foi criada a reforma administrativa realizada através do Dasp.

Conforme consta no guia de estudo 2.2, A reforma administrativa realizada através do Dasp trazia a ideia de modernização de aumento na produtividade e na eficiência. São 2 aspectos característicos da reforma do Dasp: A ênfase no controle e não na orientação e acompanhamento; e a observância às normas gerais e inflexíveis. O patrimonialismo da da reforma; e a perspectiva globalizante em oposição ao caráter gradual e seletivo. O clientelismo (administrativo econômico e político); e a observância às normas gerais e inflexíveis. O imediatismo da reforma; e a perspectiva em oposição ao caráter seletivo.

A administração pública brasileira implantada a partir de 1930, baseada no modelo burocrático, apresentou diversas inadequações, como: A rigidez e a lentidão dos processos. A rigidez e a rapidez dos processos. A flexibilidade e a lentidão dos processos. A flexibilidade e a rapidez dos processos.

Conforme consta no guia de estudo 2.3, o que buscava a abordagem de Extinção e criação de órgãos?. Melhorar a eficiência da administração pública por meio da simplificação da estrutura organizacional. Introduzir novos métodos de gestão na administração pública, sem alterar a estrutura organizacional existente. Simplificar os processos administrativos e reformas ministeriais. Elaborar projetos direcionados para reformas globais e descentralização de serviços.

No Governo JK foram criadas duas comissões especiais para promover a reforma administrativa. Foram elas respectivamente: A Comissão de Estudos e Projetos Administrativos (CEPA) e a Comissão de Simplificação Burocrática (CoSB). A Comissão de Estudos e Projetos (CEP) e a Comissão de Simplificação Gerencial (CoSG). A Comissão de Estudos e Projetos Administrativos (CEPA) e a Comissão de Simplificação Gerencial(CoSG). A Comissão de estudos e Pesquisas (CEPES) e a Comissão de Simplificação Burocrática (CoSB).

Acerca da evolução da administração pública no Brasil, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F): ( ) Quando Vargas foi deposto em outubro de 1945, a ausência do autoritarismo retirou o respaldo necessário ao avanço das reformas, fazendo com que o Dasp perdesse parte de suas atribuições. ( ) A pressão por reformas surgiu com o fim do Estado Novo (1930), acentuando-se a partir da década de 1950. ( ) Mesmo retornando ao governo em 1950-1954, Vargas agora tinha seus poderes limitados pela Constituição de 1946. ( ) O Governo JK (1956-1961) tentou reformar a administração pública brasileira, mas não conseguiu resolver todos os problemas. Na administração direta, que é a parte do governo que é controlada diretamente pelas entidades privadas, houve um aumento da centralização e da rigidez. Isso significa que o poder ficou concentrado nas mãos dos empresários e os processos burocráticos ficaram mais lentos e complicados. V, F, V, V. V, V, V, V. F, F, F, F. V, F, V, F.

Acerca da evolução da administração pública no Brasil, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F): ( ) A chegada da corte portuguesa ao Brasil marcou o início da centralização do poder político no Brasil e a criação de instituições e órgãos públicos que deram forma ao Estado brasileiro. ( ) A primeira Constituição brasileira estabeleceu os quatro poderes da República: o Legislativo, o Judiciário, o Executivo e Regulador, este com poder final sobre os demais poderes. ( ) A administração pública brasileira foi marcada pelo patrimonialismo, um sistema de governo em que os cargos públicos são ocupados por meritocracia. ( ) Após a independência do Brasil, em 1822, o país continuou a se desenvolver administrativamente. Em 1824, foi promulgada a primeira Constituição brasileira. ( ) No período pós independência, Segundo Bresser-Pereira (2001), o Brasil era um Estado oligárquico dominado por uma elite de senhores de terra (burguesia rural) e de políticos patrimonialistas”, não havia democracia, as eleições eram uma farsa e a distância educacional e social entre as elites e a população era enorme. V, F, V, F, F. V, F, F, V, V. F, F, V, V, V. V, V, F, V, V.

Acerca da evolução da administração pública no Brasil, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F): ( ) As primeiras medidas do governo de Getúlio Vargas foram para melhorar as finanças públicas e para organizar melhor a administração do Estado. ( ) O Estado autoritário é um Estado que concentra o poder nas mãos de um grande grupo de pessoas. No caso do Brasil, esse grupo era liderado por Getúlio Vargas. ( ) Em 1937 Vargas deflagra um golpe de Estado instituindo o chamado Estado Novo. ( ) O Estatuto dos Funcionários Públicos Civis da União entra em vigor em 1939, por meio do Decreto-Lei n° 1.713, estabelecendo o concurso público para algumas classes de nível superior. V, F, V, F. V, V, V, V. F, V, V, V. V, F, V, V.

Em 1956 criou-se a Comissão de Simplificação Burocrática (CoSB), quais eram seus objetivos?. Encontrar meios de descentralização dos serviços; definir formas de delegação de competência; fixar responsabilidade; e aprimorar a prestação de contas das autoridades. Encontrar meios de descentralização dos serviços; definir formas de delegação de competência; e fixar responsabilidade. Encontrar meios de centralização dos serviços; definir formas de delegação de competência; fixar responsabilidade; aprimorar a prestação de contas das autoridades; e simplificar os processos administrativos e reformas ministeriais. Encontrar meios de centralização dos serviços; definir formas de delegação de competência; fixar responsabilidade; e simplificar os processos administrativos e reformas ministeriais.

Conforme consta no guia de estudo 2.3, o governo de JK foi marcado por um programa de desenvolvimento econômico e social, O plano de metas tinha dezenas de objetivos, e quatro setores-chaves dentre os quais NÃO fazia parte: A energia (carvão e petróleo). A urbanização (crescimento populacional). O transporte (estradas e automóveis). A indústria pesada (indústria de base).

Quais foram as marcas do Governo JK?. "Estado desenvolvimentista" ou a "Administração para o desenvolvimento". "Estado revolucionário" ou a "Administração para a revolução". "Estado conservador" ou a "Administração conservadora". "Estado oligárquico" ou a "Administração oligárquica".

Associe a segunda coluna de acordo com a primeira. Cada proposição corresponde a apenas UMA das respostas: No final da década de 1950 e início da década de 1960 as empresas e fundações da administração indireta (tecnocrática e moderna). Governo JK. Decreto-Lei 200/1967.

O que foi confeccionado em 1967 e trouxe profundas alterações na organização e no funcionamento do Estado administrativo, com vistas a tornar a Administração mais eficiente e eficaz?. Criação do Decreto Lei nº 150/1967. Criação do Decreto Lei nº 200/1967. Criação do Decreto Lei nº 300/1967. Criação do Decreto Lei nº 350/1967.

Dentre as opções abaixo as alterações promovidas pelo DL nº 200/1967 podem ser agrupadas em quatro blocos, EXCETO: Referente aos princípios: instituem-se os princípios do planejamento, descentralização, delegação de autoridade, coordenação e controle. Referente à estrutura da Administração Pública: expandiu as empresas públicas, as sociedades de economia mista, as fundações públicas e as autarquias (a Administração indireta como um todo); e reorganizou a Administração direta em dezesseis ministérios (Justiça, Fazenda, Planejamento, Educação e Cultura, Saúde, Interior, Relações Exteriores, Agricultura, Indústria e Comércio, Minas e Energia, Transportes, Trabalho e Previdência Social, Comunicação, Exército, Marinha e Aeronáutica). Referente aos aspectos administrativos internos: flexibilizou regras para a aquisição direta de bens e serviços, ou mediante concurso público. referente aos recursos humanos: fortaleceu e expandiu o sistema de mérito, e estabeleceu diretrizes para elaboração de plano de classificação de cargos.

Segundo Paludo (2010), qual foi o fato mais marcante nas alterações promovidas pelo Decreto-Lei 200/1967?. Descentralização, delegação de autoridade, coordenação e controle. Descentralização para a Administração indireta. Estabelecimento de diretrizes para elaboração de plano de classificação de cargos. Expansão das empresas públicas, as sociedades de economia mista, as fundações públicas e as autarquias (a Administração indireta como um todo).

A reforma do Decreto Lei nº 200/1967 apresentou duas consequências inesperadas sendo elas: A possibilidade de se contratar sem concursos trouxe à tona as antigas práticas clientelistas; e a falta de preocupação com a Administração direta. A possibilidade de se contratar sem concursos trouxe à tona as antigas práticas patrimonialistas; e a falta de preocupação com a Administração direta. A possibilidade de se contratar sem concursos trouxe à tona as antigas práticas clientelistas; e a falta de preocupação com a Administração indireta. A possibilidade de se contratar sem concursos trouxe à tona as antigas práticas patrimonialistas; e a falta de preocupação com a Administração indireta.

Porque a reforma do Dasp, a reforma do DL nº 200/1967 não chegaram a ser consolidadas?. Devido a crise política do regime militar e a crise econômica mundial iniciada em 1973 e agravada em 1979. Mesmo não se consolidando, as duas reformas foram realizadas, porém não realizaram mudanças significativa na Administração Pública no Brasil. Devido a crise política do regime militar e a crise econômica mundial iniciada em 1973 e agravada em 1979. Devido a crise política do regime militar e a crise econômica mundial iniciada em 1973. Mesmo não se consolidando, as duas reformas foram realizadas, porém não realizaram mudanças significativa na Administração Pública no Brasil. Devido a crise política do regime militar e a crise econômica mundial iniciada em 1979. Mesmo não se consolidando, as duas reformas foram realizadas, porém não realizaram mudanças significativa na Administração Pública no Brasil.

O Decreto 83.740 criou dezenas de medidas simplificadoras das relações do cidadão com a máquina administrativa (eliminação de atestados de vida, de pobreza, de residência, de idoneidade moral, exigência de reconhecimento de firma ou autenticação de documentos), e instituiu importantes inovações, como o Estatuto da Microempresa e os juizados de Pequenas Causas que mais tarde foram transformados em?. Juizados Específicos. Juizados Especiais. Juízo de Valor. Poder Judiciário.

O Decreto 83.740 criou dezenas de medidas simplificadoras das relações do cidadão com a máquina administrativa dentre elas: Eliminação de atestados de vida. Dclaração de IPTU. Nada consta. Extinção de reconhecimento de firma.

O Programa Nacional de Desburocratização, segundo Wilson Granjeiro (2006), perseguia vários objetivos, é um deles: Frear o excessivo crescimento da Administração Indireta, através de contratos com empresas privadas capacitadas e convênios com órgãos estaduais e municipais. Expandir a Administração Indireta. Desacelerar a execução da Reforma Administrativa prevista no DL nº 200. Conter a criação indiscriminada de empresas públicas, desfavorecendo a transferência para o setor privado.

Qual era principal objetivo do PrND?. Conter a excessiva expansão da Administração Indireta. Conter a excessiva expansão da Administração direta. Conter a excessiva expansão da Administração. Conter a criação indiscriminada de empresas públicas.

O Ministério Extraordinário de Desburocratização, foi criado em 1979, e chefiado por: Getúlio Vargas. Hélio Beltrão. Juscelino Kubitschek. Médice.

Os escritos de Bresser Pereira apontam o Decreto-Lei 200/1967 como: Primeiro momento da administração gerencial no Brasil. Primeiro momento da administração burocrática no Brasil. Primeiro momento da administração patrimonialista no Brasil. Primeiro momento do clientelismo no Brasil.

A pressão por reformas surgiu com o fim do Estado Novo (1945), acentuando-se a partir da década de 1950. Vargas retorna ao poder em 1950-1954, como podemos definir o poder de Vargas nesse período?. Vargas agora tinha maiores poderes pela Constituição de 1946. Vargas agora tinha seus poderes limitados pela Constituição de 1946. Vargas agora tinha seus poderes limitados pela Constituição de 1945. Vargas agora tinha maiores poderes pela Constituição de 1945.

O Programa Nacional de Desburocratização visava?. Contribuir para a melhoria do atendimento aos usuários do serviço público. Aumento da eficiência e à economia de recursos, por meio da melhoria dos processos administrativos. Conter a excessiva expansão da Administração Indireta. Potencializar a execução da Reforma Administrativa prevista no DL nº 200.

Em 1969 assume o governo o presidente Médici, de caráter centralizador e desenvolvimentista, Dentre sua principais obras, destacam-se: Transamazônica, rodovia Cuiabá-Santarém e a ponte Rio-Niterói. Transoceânica, rodovia Amaral Peixoto e a ponte Rio-Niterói. Transamazônica, rodovia Amaral Peixoto e a ponte Rio-Niterói. Transoceânica, rodovia Cuiabá-Santarém e a ponte Rio-Niterói.

Para Marcelo Coutinho (2000), a reforma gerencial utiliza a inovação a serviço da qualidade. Um exemplo de inovação na prestação de serviços é?. Guichê rápido (Postos de atendimento conhecido como Poupa Tempo). Guichê único (Postos de atendimento conhecido como Poupa Tempo). Guichê poupa tempo (Postos de atendimento conhecido como Poupa Tempo). Guichê expresso (Postos de atendimento conhecido como Poupa Tempo).

Na hora de promover melhorias no serviço público, alguns aspectos devem ser levados em consideração. As melhorias podem abranger EXCETO: A diminuição de tempo de resposta a um requerimento feito pelo usuário. A inclusão de preferências dos usuários, através de pesquisas com eles. A simplificação dos trâmites. Promover a eficiência dos processos para agilizar o trabalho do administrador.

Conforme consta no guia de estudo 2.5,o que o planejamento deve permitir?. Prever o futuro. Que a organização se antecipe a prováveis instabilidades externas por meio das análises dos ambientes internos e externos. Avaliar como as decisões de hoje poderão afetar o futuro. Procurar, por meio da análise do ambiente de uma organização, criar consciência de suas oportunidades e ameaças.

Acerca do Planejamento Estratégico, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F). ( ) Em termos gerais, planejar estrategicamente não significa tomar hoje decisões para o futuro, e sim avaliar como as decisões de hoje poderão afetar o futuro. ( ) O Plano Estratégico Organizacional (PEO) constitui o produto inicial do processo de planejamento e nele devem estar contidas as estratégias organizacionais (objetivos estratégicos e suas ações estratégicas) e seus mecanismos de monitoramento e controle. ( ) O PEO é um documento estático, a ser consultado permanentemente, e colocado em prática no dia a dia da organização. Dessa forma, ele deve ser revisto, no mínimo, a cada quatro anos, ou sempre que forem identificadas mudanças nos ambientes internos e externos capazes de impactar a missão da OM. ( ) A vinculação das estratégias organizacionais com o orçamento é um dos fatores de grande relevância para a efetividade do planejamento estratégico. ( ) É importante que a comissão seja formada por representantes de todos os setores, permitindo uma visão global da OM. V, F, V, F, V. V, F, F, V, V. F, F, V, V, F. F, F, F, V, V.

O Planejamento Estratégico Organizacional possui a finalidade de estabelecer: Ações de médio prazo para a organização. Ações de longo prazo para a organização. Ações de curto prazo para a organização. Ações de prazo imediato para a organização.

Sob a perspectiva de toda a Marinha do Brasil, o nível estratégico está voltado para o estabelecimento do rumo da Força, sendo de responsabilidade de quem o criar?. Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA). Estado-Maior da Armada (EMA). Gabinete do Comandante da Marinha (GCM). Comandante da Marinha (CM).

O planejamento gerencial trabalha com os objetivos e iniciativas estabelecidos no nível estratégico, desdobrados nos: Planos de Direção Setorial (PDS). Planos Estratégicos Organizacionais (PEO). Planos de Direção Gerencial (PDG). Plano Estratégico da Marinha (PEM).

Qual o nível de planejamento que está voltado para as estratégias de cada OM (PEO), oriundas das diretrizes de seus respectivos setores?. Gerencial. Operacional. Estratégico.

Dependendo da perspectiva analisada, os objetivos e suas ações estratégicas recebem nomes distintos em cada nível. Associe a segunda coluna de acordo com a primeira. Cada proposição corresponde a apenas UMA das respostas: No PEM os objetivos e suas ações estratégicas recebem nomes de:. No PDS, os objetivos e suas ações estratégicas correspondem á:. No PEO, os objetivos e suas ações estratégicas são chamados de:.

Conforme consta no guia de estudo 2.5.5 é importante ressaltar que o processo de planejamento estratégico deve ser integrado com o que?. Com o Sistema de Acompanhamento do Plano Diretor (SIPLAD) e o Programa de Aplicação de Recursos (PAR). Com a gestão orçamentária e demais estruturas participantes, como o Sistema de Acompanhamento do Plano Diretor (SIPLAD) e o Programa de Aplicação de Recursos (PAR). Com o Programa de Aplicação de Recursos (PAR). Com o Sistema de Acompanhamento do Plano Diretor (SIPLAD).

Com o objetivo de auxiliar na identificação de pontos fortes e fracos da OM durante o processo de elaboração do PEO podem ser utilizadas quais tipos de informações?. Informações obtidas nas Pesquisas de Clima Organizacional (PCO), no Plano de Gerenciamento de Riscos (PGR) e no Plano de Melhorias da Gestão (PMGes). Informações obtidas nas Pesquisas de Clima Organizacional (PCO) e no Plano de Gerenciamento de Riscos (PGR). Informações obtidas nas Pesquisas do Plano de Melhorias da Gestão (PMGes). Informações obtidas nas Pesquisas do Plano de Gerenciamento de Riscos (PGR).

Com o objetivo de aumentar o comprometimento de todos na execução e alcance das metas estabelecidas, deve-se estimular o envolvimento do maior número possível de pessoas no processo. Os envolvidos devem ser designados, por Portaria, membros de uma Comissão Executiva, é a composição mínima dessa comissão: Coordenador e Assessores. Presidente, Coordenador e Assessores. Presidente e Assessores. Presidente, Coordenador, Assessores e Supervisores.

O PEO é um documento dinâmico, a ser consultado permanentemente, e colocado em prática no dia a dia da organização. Dessa forma, qual a periodicidade de revisão desse planejamento?. A cada quatro anos. A cada dois anos. A cada um ano. A cada três anos.

São as etapas que compõe a elaboração do PEO: Identificação do negócio da organização; identificação da Missão; definição da Visão de Futuro; Elaboração do Diagnóstico Estratégico; estabelecimento dos Objetivos Estratégicos; estabelecimento das Iniciativas Estratégicas; e definição dos mecanismos de monitoramento e controle. Identificação do negócio da organização; identificação da Missão; definição da Visão de Futuro; Elaboração do Diagnóstico Estratégico; estabelecimento dos Objetivos Estratégicos; e definição dos mecanismos de monitoramento e controle. Identificação do negócio da organização; definição da Visão de Futuro; Elaboração do Diagnóstico Estratégico; estabelecimento dos Objetivos Estratégicos; estabelecimento das Iniciativas Estratégicas; e definição dos mecanismos de monitoramento e controle. Identificação do negócio da organização; identificação da Missão; definição da Visão de Futuro; Estratégico; estabelecimento dos Objetivos Estratégicos; estabelecimento das Iniciativas Estratégicas; e definição dos mecanismos de monitoramento e controle.

A quem compete estabelecer quais de suas OM subordinadas não deverão elaborar o PEO, em virtude dos diferentes graus de complexidade de suas atribuições?. ODS. COMIMSUP. EMA. CEMA.

Sugere-se que os navios e demais OM operativas que contenham estrutura reduzida sejam dispensados de elaborar os seus PEO. Porém, devem ser descritas ações específicas para essas OM nos PEO do: ODS. COMIMSUP. COMENCH. DGMM.

As etapas para elaboração do PEO estão detalhadas em qual documento?. Manual de Procedimentos do Programa Netuno (MaPNetuno). Plano Estratégico da Marinha (PEM). Plano de Direção Setorial (PDS). Plano de Gerenciamento de Riscos (PGR).

Os PEO das OM deverão ser analisados e aprovados pelo respectivo: CEMA. COMIMSUP. ODS. EMA.

Sob a perspectiva da OM, o nível estratégico está voltado para o estabelecimento das diretrizes organizacionais sendo quem o seu responsável?. Assessoria do Plano Estratégico. Titular da OM. Vice-Diretor. Todo militar a bordo.

Segundo Paludo 2010, a reforma gerencial de 1995 incorporou a ideia da qualidade e a definiu como?. A satisfação das expectativas do usuário-cidadão. A satisfação das necessidades e expectativas do usuário-cidadão. A satisfação das expectativas do governo. A satisfação das necessidades e expectativas do governo.

De acordo com as diferenças entre a Administração Pública Burocrática e a Gerencial, correlacione, sendo 3 para cada uma delas: Administração Burocrática:. Administração Gerencial:.

Denunciar Test