option
Cuestiones
ayuda
daypo
buscar.php
TEST BORRADO, QUIZÁS LE INTERESE: ARTES
COMENTARIOS ESTADÍSTICAS RÉCORDS
REALIZAR TEST
Título del Test:
ARTES

Descripción:
ARTES HUMANA

Autor:
julliano(mourajuliano12)
OTROS TESTS DEL AUTOR

Fecha de Creación: 14/06/2024

Categoría: Arte

Número Preguntas: 80
COMPARTE EL TEST
COMENTARNuevo Comentario
No hay ningún comentario sobre este test.
Temario:
De acordo com o Estatuto do Militares (EM), assinale a alternativa INCORRETA. O porte de arma para o oficial em serviço ativo ou na inatividade é um direito do militar. O militar que se julgar prejudicado ou ofendido por qualquer ato administrativo ou disciplinar poderá recorrer ou interpor pedido de reconsideração, queixa ou representação, em 8 dias corridos, quanto ao ato de inclusão em quota compulsória ou composição de quadro de acesso e, em 45 dias, nos demais casos. Se contar menos de cinco anos de serviço, será, ao se candidatar a cargo eletivo, excluído do serviço ativo mediante demissão ou licenciamento ex officio. As promoções serão efetuadas pelos critérios de antiguidade, merecimento ou escolha, bravura, postmortem e, em casos extraordinários, em ressarcimento de preterição, independente de vagas, segundo o critério de antiguidade e merecimento. Compete ao Poder Executivo fixar a duração das férias, inclusive para os militares servindo em localidades especiais.
Como se denomina o ato prestado por todo cidadão, após ingressar em uma das FA mediante incorporação, matrícula ou nomeação, no qual afirmará a sua aceitação consciente das obrigações e dos deveres militares e manifestará a sua firme disposição de bem cumpri-los? Compromisso do incorporado. Juramento à bandeira. Compromisso do matriculado e do nomeado. Compromisso militar. Engajamento militar.
Com relação à violação das obrigações e dos deveres militares, é INCORRETO afirmar que constituirá crime, contravenção ou transgressão disciplinar, conforme dispuser a legislação ou regulamentação específica. a violação dos preceitos da ética militar será tão mais grave quanto mais elevado for o grau hierárquico de quem a cometer. no concurso de crime militar e de contravenção ou transgressão disciplinar, quando forem da mesma natureza, serão aplicadas duas penas, sendo uma relativa ao crime e a outra relacionada à contravenção / transgressão. a inobservância dos deveres especificados nas leis e regulamentos, ou a falta de exação no cumprimento dos mesmos, acarreta, ao militar, responsabilidade funcional, pecuniária, disciplinar ou penal, consoante a legislação específica. a apuração da responsabilidade funcional, pecuniária, disciplinar ou penal poderá concluir pela incompatibilidade do militar com o cargo ou pela incapacidade para o exercício das funções militares a ele inerentes.
A Marinha precisa de militares, homens e mulheres, que observem em suas vidas, permanentemente, preceitos como: amar a verdade e a responsabilidade como fundamento de dignidade pessoal; respeitar a dignidade da pessoa humana; e ser justo e imparcial no julgamento dos atos e na apreciação do mérito dos subordinados. Os preceitos citados acima são exemplos de dever militar. amor à profissão. ética militar. valor militar. disciplina militar.
Como se denomina a soma de autoridade, deveres e responsabilidades de que o militar é investido legalmente quando conduz homens ou dirige uma organização militar? Grau hierárquico. Direção. Comando. Chefia. Hierarquia.
De acordo com o EM, assinale a opção que NÃO corresponde a manifestações essenciais do valor militar. O orgulho pela organização onde serve. O civismo e o culto das tradições históricas. A fé na missão elevada das Forças Armadas. A capacitação pessoal e conhecimento o técnico-profissional. O amor à profissão das armas e o entusiasmo com que é exercida.
O conjunto dos princípios, valores, costumes, tradições, normas estatutárias e regulamentos que regem o juízo de conduta do militar da Marinha é entendido como Ética Militar Naval. Ética Militar. Disciplina. Valor. Ética.
De acordo com o EM, qual o período máximo de afastamento total do serviço a que o militar tem direito, por motivo de trânsito? 10 dias. 15 dias. 20 dias. 25 dias. 30 dias.
De acordo com o EM, as prerrogativas dos militares são constituídas pelas honras, dignidades e distinções devidas aos graus hierárquicos e cargos. Assinale a opção que NÃO corresponde a uma dessas prerrogativas. Hierarquia e disciplina militar. Uso de títulos, uniformes, distintivos, insígnias e emblemas militares das FA, correspondentes ao posto ou graduação, Corpo/Quadro/Cargo. Honras, tratamento e sinais de respeito que lhe sejam assegurados. Cumprimento de pena em OM da respectiva Força, cujo TOM tenha precedência hierárquica sobre o preso ou, havendo impossibilidade, em OM de outra Força cujo TOM tenha tal precedência. Julgamento em foro especial nos crimes militares.
De acordo com o EM, a fé na missão elevada das Forças Armadas e o aprimoramento técnico-profissional são exemplos de manifestações essenciais da disciplina Militar. do Apreço Militar. da Ética Militar. da Hierarquia Militar. do Valor Militar.
Como são denominados os afastamentos totais do serviço, anual e obrigatoriamente concedidos aos militares para descanso, a partir do último mês do ano a que se referem e durante todo o ano seguinte? Núpcias. Luto Instalação. Férias. Trânsito.
De acordo com o EM, os deveres militares emanam de um conjunto de vínculos racionais e morais que são essenciais e que ligam o militar à Pátria e ao seu serviço. Qual das opções abaixo NÃO contempla um destes vínculos? O culto aos símbolos nacionais. Respeitar a dignidade da pessoa humana. O respeito à hierarquia. O rigoroso cumprimento das obrigações e das ordens. A probidade e a lealdade em todas as circunstâncias.
De acordo com o EM, assinale a opção que apresenta um dever militar. Observar as normas da boa educação. Cumprir os deveres de cidadão. O respeito à hierarquia. O aprimoramento técnico-profissional. A fé na missão elevada das Forças Armadas.
De acordo com o EM, assinale a alternativa INCORRETA. A pensão militar destina-se a amparar somente os beneficiários do militar falecido. A Licença para Tratar de Interesse Particular (LTIP) é a autorização para o afastamento total do serviço, concedida ao militar com mais de 10 anos de efetivo serviço, que requeira com aquela finalidade. Férias são afastamentos totais do serviço, anual e obrigatoriamente, a partir do último mês do ano a que se referem e durante todo o ano seguinte. As promoções serão efetuadas pelos critérios de antiguidade, merecimento ou escolha, bravura e “post-mortem” Os militares têm direito aos seguintes afastamentos do serviço: núpcias - 8 dias, luto - 8 dias, instalação - até 10 dias e trânsito - até 30 dias.
De acordo com o EM, as prerrogativas dos militares são constituídas pelas honras, dignidades e distinções devidas aos graus hierárquicos e cargos. Assinale a opção que apresenta uma prerrogativa dos militares. Alimentação por conta da União. Julgamento em foro especial, nos crimes militares. Assistência médico-hospitalar. Assistência psicossocial. Assessoria jurídica.
De acordo com o EM, assinale a opção que NÃO apresenta um dever do militar. A dedicação e a fidelidade a Pátria, cuja honra, integridade e instituições devem ser defendidas, mesmo com o sacrifício da própria vida. Culto aos símbolos nacionais. Cumprir seus deveres de cidadão. A probidade e a lealdade em todas as circunstancias. O rigoroso cumprimento das obrigações e das ordens.
De acordo com o EM, como se denomina o conjunto integrado de direitos, serviços e ações, permanentes e interativas, de remuneração, pensão, saúde e assistência, nos termos desta Lei e das regulamentações específicas? Previdência Social dos Militares. Previdência Militar. Sistema de Proteção Social dos Militares das Forças Armadas. Direito dos militares. Prerrogativas dos militares.
De acordo com o EM, qual documento relaciona e classifica os crimes militares, em tempo de paz e em tempo de guerra? Código Penal Militar. Regulamento Disciplinar para a Marinha. Estatuto dos Militares. Constituição da República Federativa do Brasil. Regulamento Disciplinar para as Forças Armadas.
Assinale a opção em que NÃO conste um preceito de ética militar. Ser discreto em suas atitudes, maneiras e em sua linguagem escrita e falada. Acatar as autoridades civis. Garantir assistência moral e material ao seu lar e conduzir-se como chefe de família modelar. Obrigação de tratar o subordinado dignamente e com urbanidade. Observar as normas de boa educação.
De acordo com o EM, as penas disciplinares de impedimento, detenção ou prisão não poderão ultrapassar a quantos dias? Dez. Quinze. Vinte. Trinta. Cinquenta.
De acordo com o EM, o sentimento do dever, o pundonor militar e o decoro da classe impõem, a cada um dos integrantes das Forças Armada, conduta moral e profissional irrepreensíveis, com a observância de alguns preceitos de ética militar. Qual das opções abaixo NÃO é um preceito da ética militar? Amar a verdade e a responsabilidade como fundamento de dignidade pessoal. Ser justo e imparcial no julgamento dos atos e na apreciação do mérito dos subordinados. Proceder de maneira ilibada na vida pública e na particular. Abster-se de fazer uso do posto ou da graduação para obter facilidades pessoais de qualquer natureza ou para encaminhar negócios particulares ou de terceiros. Abster-se, na inatividade, do uso das designações hierárquicas, exceto em atividades industriais.
Com base nas disposições relativas à violação das obrigações e dos deveres militares, constantes do EM, é correto afirmar que a violação das obrigações ou dos deveres militares constitui apenas contravenção ou transgressão disciplinar, conforme dispuser a legislação ou regulamentação específica. a aplicação da pena disciplinar de prisão está normatizada nos regulamentos disciplinares de cada Força Armada. a violação dos preceitos da ética militar será tão mais grave quanto menos elevado for o grau hierárquico de quem a cometer. à praça especial aplicam-se, também, as disposições disciplinares previstas no regulamento do estabelecimento de ensino onde estiver matriculada. são permitidas manifestações coletivas sobre atos de superiores e de caráter reivindicatório, desde que não afetem a hierarquia e a disciplina.
De acordo com o EM, "a vontade inabalável de cumprir o dever militar e pelo solene juramento de fidelidade à Pátria até com o sacrifício da própria vida" é uma das manifestações do Valor Militar definida, como: Civismo. Culto às Tradições Históricas. Espírito de Corpo. Patriotismo. Amor à Profissão das Armas.
Assinale abaixo a opção que apresenta um preceito da Ética Militar. Patriotismo. Civismo e o culto às tradições históricas. Fé na missão elevada das FA. Zelar pelo bom nome das Forças Armadas e de cada militar. Amor à profissão das armas e o entusiasmo.
O sentimento do dever, o pundonor militar e o decoro da classe impõem, ao militar, CONDUTA MORAL E PROFISSIONAL IRREPREENSÍVEIS. O enunciado acima refere-se: às obrigações militares. aos deveres militares. ao valor militar. às prerrogativas do militar. à ética militar.
Abster-se de tratar, fora do âmbito apropriado, de matéria sigilosa; acatar as autoridades civis; cumprir seus deveres de cidadão; e proceder de maneira ilibada na vida pública e na particular são exemplos de preceitos de: ética militar naval. amor à carreira militar. ética militar. amor à pátria. disciplina militar.
Assinale abaixo a opção que apresenta vínculo do dever militar. Cumprir as leis, regulamentos, instruções e ordens das autoridades competentes. Probidade e lealdade em todas as circunstâncias. Zelar pelo seu preparo próprio, moral, intelectual e físico e de seus subordinados. Empregar todas as suas energias em benefício do serviço. Praticar a camaradagem e desenvolver o espírito de cooperação.
Com relação à violação das obrigações e dos deveres militares, assinale a opção errada. Constituirá crime, contravenção ou transgressão disciplinar, conforme a legislação. A violação dos preceitos da ética militar será tão mais grave quanto mais elevado for o grau hierárquico de quem a cometer. No concurso de crime militar e de contravenção disciplinar, de mesma natureza, será aplicada somente a pena relativa ao crime. A inobservância dos deveres especificados nas leis e regulamentos, ou a falta de exação no cumprimento dos mesmos, acarreta, para o militar, quatro tipos de responsabilidade: pecuniária, penal, disciplinar e trabalhista, de acordo com a legislação em vigor. A apuração de responsabilidades poderá concluir pela incompatibilidade do militar com o cargo ou pela incapacidade para o exercício das funções militares a ele inerentes.
Das opções abaixo, assinale aquela que NÃO é considerada, segundo o EM, manifestação do valor militar. Culto às tradições históricas. Respeito à dignidade humana. Orgulho do militar pela organização onde serve. Aprimoramento técnico-profissional. Amor à profissão das armas.
De acordo com o EM, a concessão de férias não é prejudicada pelos motivos abaixo, EXCETO: pelo gozo anterior de Licença para Tratamento de Saúde Própria (LTS). por punição anterior decorrente de contravenção disciplinar. pelo estado de guerra. manutenção da ordem pública. para que sejam cumpridos atos de serviço, bem como não anula o direito àquela licença.
Com relação aos direitos dos militares, assinale a alternativa INCORRETA. Estabilidade quando praça com dez ou mais anos de tempo de efetivo serviço. Fardamento ao militar da ativa de graduação inferior a Segundo-Sargento. Assistência médica e funeral para si e seus dependentes. Provento calculado com base no soldo integral do posto/graduação que possuía quando da Transferência para a Reserva Remunerada, se contar mais de 30 (hoje 35) anos de serviço. Alimentação, assim entendida como refeições fornecidas aos militares em atividade.
De acordo com o EM, em quantos dias prescreve o direito de recorrer, na esfera administrativa, por inclusão em quota compulsória ou composição de quadro de acesso? A) 15, úteis. B) 20, úteis. C) 120, corridos. D) 20, corridos. E) 15, corridos.
São manifestações essenciais do valor militar, EXCETO O aprimoramento técnico-profissional. A fé na missão elevada das Forças Armadas. O culto às tradições históricas e o civismo. O espírito de corpo, orgulho do militar pela organização onde serve. O culto aos símbolos nacionais.
A duração das férias compete ao Poder Executivo. A quem cabe regulamentar a sua concessão? Comandantes Militares. PRESREP. Poder Legislativo. Poder Judiciário. Ministro da Defesa.
De acordo com o EM, é INCORRETO afirmar que a estabilidade é uma prerrogativa dos militares. as promoções de praças são efetuadas pelos critérios de Antiguidade, Merecimento, Bravura e Post-Mortem. a esposa, o filho estudante menor de 24 anos e a filha solteira são dependentes do militar, desde que não recebam remuneração. os CB/MN são essencialmente elementos de execução. o rigoroso cumprimento das obrigações e das ordens é um dever do militar.
De acordo com o EM, qual das alternativas abaixo apresenta um direito do militar? Cumprimento de pena de prisão ou detenção somente em OM da respectiva Força. Julgamento em foro especial nos crimes militares. Ocupação de cargo correspondente ao posto ou à graduação. O uso de insígnia correspondente ao seu posto ou graduação. Honras, tratamento e sinais de respeito que lhe sejam assegurados em leis e regulamentos.
Qual das alternativas abaixo NÃO corresponde aos preceitos da ética militar? Respeitar a dignidade da pessoa humana. Acatar as autoridades civis. Cumprir seus deveres de cidadão. Portar-se sem compostura em lugar público. Observar as normas de boa educação.
De acordo com o EM, assinale a opção que NÃO apresenta um dever militar. A disciplina e o respeito à hierarquia. A obrigação de tratar o subordinado dignamente e com urbanidade. O rigoroso cumprimento das obrigações e das ordens. A probidade e a lealdade em todas as circunstâncias. O patriotismo, traduzido pelo solene juramento de fidelidade à Pátria até com o sacrifício da própria vida.
O sentimento do dever, o pundonor militar e o decoro da classe impõem, a cada um dos integrantes das FA, conduta moral e profissional irrepreensíveis, com a observância do seguinte preceito da Ética Militar: Aprimoramento técnico profissional. Culto aos símbolos nacionais. Amar a verdade e a responsabilidade como fundamento de dignidade pessoal. Assistência médica e funeral para si e seus dependentes. A disciplina e o respeito à hierarquia.
O culto aos símbolos nacionais; a probidade e a lealdade em todas as circunstâncias; e a disciplina e o respeito à hierarquia fazem parte de um conjunto de vínculos racionais morais que ligam o militar à Pátria. Os atributos citados acima são exemplos dos Deveres Militares. dos Preceitos da Ética Militar. das Tradições Navais. da Disciplina Militar. dos Valores Militares.
Coloque F (falso) ou V (verdadeiro) nas afirmativas abaixo, em relação aos direitos dos militares, assinalando a seguir a alternativa correta. (....) Assistência médico-hospitalar. (....) Uso de designações hierárquicas. (....) Percepção de remuneração. (....) Cumprir os seus deveres de cidadão. (....) Observar as normas de boa educação. ( V ) ( F ) ( V ) ( F ) ( F ) ( V ) ( V ) ( V ) ( F ) ( F ) ( V ) ( F ) ( V ) ( F ) ( V ) ( F ) ( F ) ( V ) ( F ) ( V ) ( F ) ( V ) ( V ) ( F ) ( F ).
De acordo com o EM, qual das alternativas abaixo NÃO apresenta um dever do militar? Culto aos símbolos nacionais. Culto às tradições históricas. Disciplina e o respeito à hierarquia. Rigoroso cumprimento das obrigações e das ordens. Obrigação de tratar o subordinado dignamente e com urbanidade.
Zelar pelo preparo próprio, moral, intelectual e físico; ser justo e imparcial no julgamento dos atos e na apreciação dos méritos dos subordinados, e empregar todas suas energias em benefício do serviço são preceitos da ética militar. V F.
Os deveres militares emanam de um conjunto de vínculo racionais e morais que ligam o militar à pátria e ao seu serviço. V F.
Comando é a soma de autoridade deveres e responsabilidades de que o militar é investido, quando conduz homens ou uma OM. Ele é vinculado ao grau hierárquico e constitui uma prerrogativa pessoal. V F.
Cabe ao militar a responsabilidade integral pelas decisões que tomar. V F.
O Oficial é preparado, ao longo de sua carreira, para as funções de comando, chefia e direção. V F.
Toda a praça presumivelmente incapaz de permanecer como militar da ativa ou da reserva será submetida a Conselho de Disciplina. F V.
A garantia da patente em toda sua plenitude, com as vantagens, prerrogativas e deveres a ela inerentes, nos termos da CF, trata-se de uma das prerrogativas do militar. F V.
O militar abrangido pela quota compulsória ou por ter atingido a idade-limite de permanência no posto ou graduação, quando não contando 35 anos de serviço, terá seu provento calculado com base no soldo integral do seu posto ou graduação. V F.
A Licença para Tratar de Interesse Particular (LTIP) será concedida com prejuízo da remuneração e da contagem de tempo de serviço, exceto no caso de tempo de serviço para fins de indicação para quota compulsória. V F.
O uso de títulos, distintivos, insígnias, honras, julgamento em foro especial nos crimes militares são manifestações dos direitos do militar. F V.
O Oficial-Geneal na inatividade, quando no cargo de Comandante da Marinha, poderá usar os mesmos uniformes dos militares da ativa. V F.
Os militares da ativa, no exercício de funções militares, são dispensados do serviço na instituição do júri e do serviço na Justiça Eleitoral. V F.
A LTIP é a autorização para o afastamento total do serviço, concedida ao militar com mais de 10 anos de efetivo serviço, que a requerer. V F.
Todos os militares são contribuintes obrigatórios da pensão militar e obrigados a fazer declaração de beneficiários. F V.
Compete aos Comandantes Militares regulamentar a duração de férias. F V.
Exercer com autoridade, eficiência e probidade as funções que lhe couberem em decorrência do cargo é uma das manifestações do dever militar. F V.
É permitido aos Oficiais titulados dos Quadros ou Serviços de Saúde e de Veterinária o exercício de atividade técnico-profissional no meio civil, desde que não prejudique o serviço. V F.
O compromisso do incorporado, do matriculado e do nomeado, terá caráter solene e será sempre prestado sob forma de juramento à Bandeira na presença de tropa ou guarnição formada. V F.
O militar que, por sua atuação, se tornar incompatível com o cargo, ou demonstrar incapacidade no exercício de funções militares a ele inerentes, será afastado do cargo. V F.
Não são permitidas quaisquer manifestações coletivas, tanto sobre atos de superiores quanto às de caráter reivindicatório ou político. V F.
As penas disciplinares de impedimento, detenção ou prisão não podem ultrapassar 10 dias. F V.
O Oficial presumivelmente incapaz de permanecer como militar da ativa será submetido a Conselho de Justificação. V F.
Compete ao STM, em tempo de paz, ou a Tribunal Especial, em tempo de guerra, julgar, em instância única, os processos oriundos dos Conselhos de Disciplina. F V.
Os processos oriundos dos Conselhos de Justificação serão julgados, em última instância, pelos Comandantes das Forças Singulares. F V.
O uso das designações hierárquicas é uma prerrogativa dos militares. F V.
O enteado, o filho adotivo e o tutelado podem ser considerados dependentes do militar nas mesmas condições dos filhos. V F.
Podem, ainda, ser considerados dependentes do militar, desde que não recebam rendimentos e sejam declarados por ele na organização militar competente: o filho ou o enteado estudante menor de 24 anos de idade; o pai e a mãe; o tutelado ou o curatelado inválido ou menor de 18 anos de idade que viva sob a sua guarda por decisão judicial. V F.
A remuneração do militar na ativa será composta de: soldo, gratificações e indenizações regulares. V F.
Não haverá promoção de militar por ocasião de sua transferência para a reserva remunerada ou reforma. V F.
Férias são afastamentos totais do serviço, anual e obrigatoriamente, a partir do primeiro mês do ano a que se referem e durante todo o ano. F V.
A concessão de férias é prejudicada pelo gozo anterior de licença para tratamento de saúde. F V.
Os militares têm direito ao afastamento do serviço por motivo de luto, por oito dias. V F.
Os militares têm direito ao afastamento do serviço por motivo de trânsito, por até 30 dias, e até 10 para instalação. V F.
É permitido ao militar o gozo de Licença para Tratamento de Saúde de Pessoa da Família e para tratamento de saúde própria. V F.
As licenças poderão ser interrompidas a pedido. V F.
A pensão militar destina-se a amparar os beneficiários do militar falecido ou extraviado. V F.
O militar somente poderá ser preso por autoridade policial em caso de flagrante delito. V F.
A concessão de férias é prejudicada pelo gozo anterior de Licença para Tratamento de Saúde Própria (LTS) F V.
Denunciar Test