Biogeografia

INFORMACIÓN
ESTADÍSTICAS
RÉCORDS
Título del test:
Biogeografia

Descripción:
Avaliação Semestral 2018/2

Autor:
AVATAR

Fecha de Creación:
22/11/2018

Categoría:
Geografía
Sigue en facebook las noticias y los mejores tests de daypo apretando en 'Me gusta'
Últimos Comentarios
No hay ningún comentario sobre este test.
Temario:
Associe o autor à sua concepção de paisagem (Ligue os pontos) I – Jean Tricart II – Milton Santos III – Aziz Ab´Saber.
Analise as seguintes assertivas quanto à sua veracidade, de Falsa (F) ou Verdadeira (V) e assinale a resposta correta: ( ) Somente no século XXI, com Ratzel e Charles Darwin que, através do desenvolvimento de pesquisas e de elaboração de novas teorias sobre os seres vivos e sua evolução, se modificou a forma como a natureza era vista, discutida e interpretada. ( ) A maior contribuição de Charles Darwin foi sua explicação de que os seres vivos evoluem em função de um processo de seleção natural. ( ) A teoria da seleção natural de Charles Darwin estabelece que somente os mais aptos sobrevivem. ( ) O Darwinismo Social tem sua fundamentação no fato de o ser humano conseguir se adaptar às modificações impostas pelo ambiente, podendo assim reproduzir-se em sociedade. ( ) Os livros de Charles Darwin: "A Origem das Espécies" e "A Descendência do Homem", foram importantes pelas suas contribuições sobre a origem e a evolução dos seres vivos, mas não revolucionaram o conhecimento científico, pois mantinham-se em sintonia com as explicações religiosas. V. V. F. F. V. V. F. V. F. V. V. F. V. V. F. F. F. F. F. V. F. V. V. F. F.
Analise a concepção de Ecossistema a seguir. "Ecossistema é um conjunto constituído por um grupo de seres vivos de diversas espécies, e por seu meio natural, conjunto que é estruturado pelas interações que esses seres vivos exercem uns sobre os outros e que existe entre eles e o meio". Esta concepção não se aplica aos estudos geográficos, pois: apresenta uma ausência de um caráter concreto, essencial para uma análise geográfica: a espacialização e a influência e a interferência humana nos ecossistemas. não delimita a área a ser estudada e, assim, não há como identificar a organização espacial desta área. não menciona o meio artificial, fator determinante para a realização de uma análise geográfica do espaço. não se trata somente de um grupo de seres vivos, mas de vários grupos que habitam o mesmo ambiente, estando estes em constante interação. trata de um aspecto concreto da realidade: a espacialização das relações entre os seres vivos e o seu meio.
A maior contribuição de _____________ foi sua explicação de que os seres vivos evoluem em função de um processo de ______________, através do qual somente os mais aptos sobrevivem, pois em função de conseguir se adaptar às modificações impostas pelo ambiente, são selecionados para perpetuar a espécie. Charles Darwin, seleção natural. Aziz Ab´Saber, herança genética. Milton Santos, herança genética. Carvalho, seleção natural. Jean Tricart, eugenia.
Zunino e Zuliini (2003) realizaram uma abordagem em relação à biogeografia, considerando que o seu objeto de estudo é: a paisagem como herança das transformações pretéritas, ocasionadas pela natureza e pelas sociedades. a classificação hierárquica das formações vegetais, em função da fauna que habita tais ambientes. a organização espacial em função da distribuição espacial dos seres vivos em interface com os aspectos humanos e físicos. o inventário de florestas ou de formações vegetais delimitadas no espaço com suas principais características (de fauna e flora). a distribuição espacial dos seres vivos, tanto em sua dimensão atual, quanto em seu processo histórico.
O acompanhamento da elaboração e da implantação dos Planos de Manejo, a autorização e o acompanhamento das pesquisas a serem desenvolvidas nas UCs e as normatizações específicas de determinadas UCs, é de competência da(o) ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, do Ministério do Meio Ambiente. ISOS Mata Atlântica – Instituto SOS Mata Atlântica, do Ministério do Meio Ambiente. SNUC - Sistema Nacional de Unidades de Conservação, do IBAMA. IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, do Ministério do Meio Ambiente. SEMA – Secretaria Especial do Meio Ambiente, do Instituto Florestal Federal.
Analise as assertivas a seguir quanto à sua veracidade, se Verdadeira (V) ou Falsa (F) e assinale a alternativa correta: ( ) Há registros, segundo o IBAMA, de que as áreas protegidas existem desde o ano 250 a.C., quando na Índia já se protegiam certos animais, peixes e áreas florestadas. ( ) No final do século XVII surgiram as primeiras áreas legalmente protegidas para preservação dos ecossistemas marinhos e das paisagens rurais. ( ) A primeira área de preservação mundialmente definida foi o Parque Nacional de Yellowstone, criado em 1872, nos Estados Unidos. ( ) O Parque Nacional da Serra da Canastra foi o primeiro parque brasileiro e foi criado para proteger as populações que viviam nesta área. ( ) A legislação criada nos Estados Unidos (e utilizada em várias partes do mundo) não previa a ocupação humana em áreas protegidas, pois o objetivo de criação destas áreas era a preservação integral da flora e da fauna ali existentes. F. F. V. V. V. V. F. F. V. V. V. F. V. F. V. F. V. V. V. F. V. V. F. V. F.
Observe a figura abaixo que apresenta a distribuição das Unidades de Conservação no Brasil (Fonte: www.florestal.gov.br) e Assinale a alternativa que apresenta a explicação para a distribuição das Unidades de Conservação observada na figura. As florestas e ecossistemas das regiões Sul e Sudeste são relativamente pobres, em termos de biodiversidade, o que tem como consequência a não necessidade de criação de um número grande de Unidades de Conservação em tais regiões. Com exceção da floresta localizada na região Norte, os demais ecossistemas e as florestas do Brasil, tais como os localizados na região Centro-Oeste e Sudeste, não apresentam características que justifiquem sua preservação e a criação de Unidades de Conservação. A criação de Unidades de Conservação, em grande quantidade, na região Norte, visa à preservação das comunidades tradicionais que ali vivem, bem como a manutenção e a utilização de plantas para a medicina alternativa. A colonização brasileira começou pelo litoral. Os primeiros povoamentos e as primeiras cidades ali se instalaram e com o passar do tempo a ocupação seguiu em direção ao interior do país, ficando a região Norte, como o último reduto desta ocupação. Os solos da região Norte do Brasil não são favoráveis para o desenvolvimento de atividades agropecuárias, portanto não houve grande interesse, ao longo do tempo, na sua ocupação.
___________________ é a mais popular e antiga categoria de Unidades de Conservação. Seu objetivo é preservar ecossistemas de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas, a realização de atividades educacionais e de interpretação ambiental, a recreação e o turismo ecológico, por meio do contato com a natureza. O regime de visitação pública é definido no Plano de Manejo da respectiva unidade. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna. Refúgio da Vida Silvestre Área de Proteção Ambiental Reserva Extrativista Parque Nacional Estação Ecológica.
Vários usos têm sido dados à biodiversidade enquanto recurso, ao longo da história, principalmente, na: biotecnologia, na medicina e na alimentação. alimentação e na agricultura e na saúde humana. pecuária e na agricultura, na química e na medicina tradicional. alimentação e saúde, na química e biotecnologia. alimentação, pesquisa transgênica e na saúde.
Este bioma tem sofrido de forma significativa com a interferência humana. Extensas áreas são utilizadas para o desenvolvimento de pastagens e de agricultura. Muitos animais típicos deste bioma, como os de grande porte (girafa, elefante, leão, entre outros) estão ameaçados de extinção devido à perda de habitat e caça ilegal. Trata-se da: Savana. Floresta Tropical. Floresta Temperada. Tundra. Taiga.
_______________ é o nome empregado a um tipo de formação vegetal que varia desde um campo herbáceo até uma matriz campestre com árvores esparsas. Esse bioma é típico de regiões de clima tropical, quente e úmido, onde a estação seca é prolongada e durante a estação chuvosa a precipitação pode chegar a mais de 1.000 mm/mês e a vegetação é resistente ao fogo que ocorre na estação seca. Trata-se da: Savana Floresta temperada. Floresta boreal. Taiga. Floresta pluvial.
Sobre a Taiga é correto afirma que: a área de Taiga possui suas estações do ano bem definidas. São constituídas de árvores de folhas decíduas ou caducifólias (que caem) e no fim do outono só restam os galhos e tronco. Esse mecanismo permite que a vegetação faça um processo como o de hibernação, durante o inverno rigoroso, diminuindo assim a atividade do organismo. há uma grande biodiversidade neste bioma em função das condições existentes que favorecem o desenvolvimento tanto da vida vegetal quanto da animal. também denominada como Floresta de Coníferas é formada, basicamente por pinheiros. Nesta área o verão é um pouco mais longo do que na região da tundra e a vegetação é adaptada ao longo período de inverno. Localizada exclusivamente no hemisfério norte, é encontrada em regiões de clima frio e com pouca umidade, ao sul da tundra. O desmatamento é a maior ameaça a este bioma. somente as plantas que se adaptaram e se tornaram mais resistentes a grandes variações de temperatura sobrevivem nesta floresta, assim, temos representantes desse bioma que estão plenamente adaptados à falta de água. bioma também conhecido como floresta pluvial e está localizado entre os dois trópicos (de Câncer e de Capricórnio) e, principalmente, na região equatorial. Predomina na América do Sul, onde temos a Floresta Amazônica. Existem outros biomas parecidos na Ásia, na África, na Oceania e em muitas ilhas espalhadas pelos oceanos.
Analise as assertivas a seguir relacionadas à Savana. I - Na África, muitas áreas de Savana têm sido transformadas em áreas de preservação (parques) voltadas para o turismo (safaris, principalmente). II - A criação de grandes parques naturais, prontos e repletos de animais para safáris turísticos, tem acarretado, em algumas áreas, nos últimos anos, um aumento das mortes de cidadãos por ataques de animais selvagens. III - Animais domésticos e grupos humanos que vivem a cerca de poucos quilômetros do Parque Nacional de Tsavo se tornam alvos fáceis de ataques de elefantes, de leões, de leopardos, de búfalos, de crocodilos entre outros, que nele vivem, mas que não limitam seu território às fronteiras humanas. IV - A mudança no estilo de vida das comunidades tradicionais, o crescimento demográfico, o aumento de infraestruturas e das áreas agrícolas, bem como o pastoreio extensivo multiplicaram os conflitos entre humanos e animais. Está correto o que se afirma em: I, III e IV. II, III e IV. I e IV. I, II, III e IV. I, II e III.
Analise as assertivas a seguir, relacionadas à Floresta Tropical, quanto a sua veracidade, se V (Verdadeira) ou F (Falsa). ( ) As florestas tropicais são ambientes ocupados por comunidades tradicionais há milhares de anos. O desmatamento além de ser responsável por 1/5 das emissões globais de gases de efeito estufa causa a perda da biodiversidade e do modo de vida das comunidades tradicionais que ali vivem. ( ) Desde 1997, cerca de 13 milhões de hectares de florestas (principalmente as tropicais) foram destruídos - o equivalente a uma área do tamanho da Grécia destruída a cada ano. ( ) Em todas as áreas de florestas tropicais do planeta a extração ilegal da flora e da fauna tem levado ao desaparecimento da sociobiodiversidade em um ritmo alarmante. ( ) Além da extração de recursos das florestas, o desmatamento para a construção de cidades, agricultura e pecuária tem dizimado áreas imensas. Assinale a sequência correta: V. F. V. F. F. V. F. V. V. V. V. F. V. V. V. V. F. V. V. F.
"O processo é pouco perceptível no curto prazo, pelas populações locais, mas proporcional à redução da precipitação ao longo do tempo. Com o passar do tempo e a instalação desse processo, os moradores, os agricultores e os pecuaristas, geralmente, abandonam essas terras e vão procurar outro lugar para viver. As consequências disso são grandes problemas econômicos e sociais. Em primeiro lugar, ocorre uma redução na oferta de alimentos e a recuperação da área degradada exige grandes investimentos. Os problemas sociais, tais como a migração das populações para os centros urbanos, a pobreza, o desemprego e a violência, geram um desequilíbrio entre as diversas regiões mundiais." Trata-se do processo de: savanização lixiviação desertificação desmatamento sahelização.
No Domínio das depressões interplanálticas do Nordeste foram desmatadas grandes áreas para a implantação: da agricultura irrigada de algodão e milho, da produção de plantas para biocombustível e da horticultura irrigada. da agricultura para a produção de plantas para biocombustíveis, da pecuária bovina e de projetos de fruticultura irrigada. da agricultura destinada à produção de cana de açúcar para o projeto Etanol, pecuária bovina e horticultura irrigada. de projetos de agrovilas para a produção de soja, pecuária caprina e fruticultura irrigada. da pecuária caprina e ovina, da produção de plantas para biocombustíveis e da construção de canais de irrigação.
A composição deste bioma é, predominantemente, de plantas herbáceas, principalmente as gramíneas (bem adaptadas ao clima seco e frio, com baixa pluviosidade e as características morfoclimáticas), embora o solo seja, em grandes áreas, naturalmente bastante fértil. Constitui as formações típicas de campos temperados. O trecho acima se refere a(as): Taiga Florestas com araucárias. Pradarias mistas. Coxilhas. Floresta Ombrófila.
Associe a Coluna A – Domínio morfoclimático e fitogeográfico, com a Coluna B – Característica do Domínio Domínio das terras baixas florestadas da Amazônia O domínio dos chapadões centrais recobertos por cerrados, cerradões e campestres O domínio dos "mares de morros" florestados Pradarias mistas.
As imagens ao lado referem-se a uma área originalmente recoberta por: I – um bioma brasileiro formado por, basicamente gramíneas e pequenos arbustos, com florestas-galeria subtropicais, localizado na região Sul. II - algo bastante degradado por conta de alguns fatores. III – uma área degradada, onde se instalou um processo erosivo, praticamente irreversível. As afirmações I, II e III referem-se, respectivamente a: I – Pradarias mistas; II - desmatamento para a retirada de madeira, manejo inadequado do solo; III – desertificação. I – Floresta com araucária; II - desmatamento para o plantio de soja, o não uso intensivo de máquinas agrícolas pesadas; III – arenização. I – Pradarias mistas; II - desmatamento para o plantio de soja, manejo inadequado do solo e uso intensivo de máquinas agrícolas pesadas; III – arenização. I – Mares de morros; II - desmatamento para criação de caprinos e ovinos, uso inadequado de máquinas agrícolas pesadas; III – lixiviação. I – Mares de morros; II - desmatamento para o plantio de café, manejo inadequado do gado e das máquinas agrícolas leves; III – arenização.
A Teoria dos refúgios busca explicar a existência de uma formação vegetal fora de sua área de ocorrência. Analise as assertivas a seguir relacionadas a esta teoria. I - O clima do planeta mudou ao longo do tempo geológico. II - Áreas que foram florestas no passado são desertos hoje; e áreas que foram desérticas são úmidas e vegetadas no período geológico atual. III - As formações vegetais se adaptam ao clima do momento e se ocorrer alguma mudança climática, as formações vegetais são afetadas e tendem a recuar e se estabelecer onde o clima lhe propiciará sobrevivência. IV - Quando há mais umidade e calor disponível o desenvolvimento das florestas (especialmente com árvores de grande porte) fica prejudicado. Está correto o que se afirma, apenas, em: II, III e IV. I e IV. I, III e IV. I, II e III. I e II.
A criação de Reservas Extrativistas na Região Norte propiciou: o fortalecimento da produção extrativista em seis estados, nos quais já existe trabalho extrativista, com o objetivo de desenvolver e de fortalecer as atividades econômicas pela população local. o acesso a financiamento, por parte da população extrativista para que pudessem produzir e disponibilizar seus produtos no mercado nacional e internacional. a parceria entre os setores públicos e privados, envolvendo os extrativistas para que estes pudessem aprimorar sua produção e aumentar seus ganhos. a redução dos conflitos por terra, especialmente entre seringueiros e a população indígenas nos seis estados da região, incluindo parte da Amazônia Legal. a eleição de líderes, como Chico Mendes, que participaram de debates na Câmara dos Deputados e no Congresso Nacional sobre a importância da criação destas reservas.
O início da formação da Floresta Amazônica ocorreu: a partir das mudanças climáticas ocorridas na última grande glaciação, o que fez com que a floresta de cerrado e a caatinga recuassem dando lugar à exuberante vegetação da floresta amazônica. há cerca de 6 milhões de anos e suas características são fruto das mudanças climáticas, das interações entre as espécies, da formação da Cordilheira dos Andes e do surgimento do Rio Amazonas. no momento em que houve a formação do istmo da América Central, quando humanos e animais migraram da América do Norte para a América do Sul, fazendo com que novas variedades de plantas fossem transportadas para essa região. a partir de uma conjunção de fatores, os quais incluem o preenchimento dos lagos e dos pântanos apor sedimentos, o recuo da vegetação de cerrado e as migrações humanas na região, levando espécies animais e vegetais de uma parte para outra da região. quando o Rio Amazonas inverteu seu curso, se dirigindo para o mar do Caribe, em função dos preenchimentos dos lagos e pântanos pelos sedimentos retirados da Cordilheira dos Andes e da Serra do Navio.
Analise as assertivas a seguir sobre a rede hidrográfica da região amazônica. I – É a mais extensa do planeta, formada por centenas de bacias de drenagem. II – A bacia hidrográfica extensa é resultado direto da excepcional pluviosidade que atinge a gigantesca depressão topográfica regional. III - Na Bacia Amazônica circulam 20% das águas doces existentes no planeta, com mais de 20 mil quilômetros de cursos navegáveis. IV - O atual Rio Amazonas nasce na Cordilheira dos Andes e atravessa toda a região, apresentando profundidades que variam de 30 a 120 metros. Está correto o que se afirma em: I e II, apenas. I, II e III, apenas. I, II, III e IV. I, III e IV, apenas. II, III e IV, apenas.
Analise as assertivas a seguir quanto à sua veracidade, se F (Falsa) ou V (Verdadeira), relativas à biodiversidade da Floresta Amazônica. ( ) Estudos das características etnográficas nas áreas da Região Amazônica demonstram a existência de uma vasta quantidade de práticas diversas de pensar, de relacionar-se, de construir e de realizar experimentos com os elementos naturais (plantas e animais). ( ) Mesmo os estudos recentes não têm conseguido demonstrar que tenha ocorrido influência do homem sobre a cobertura vegetal na Amazônia nos últimos 11 mil anos. ( ) Os experimentos realizados com os elementos naturais resultaram em uma maior diversidade biológica do que a encontrada pelos povos nativos da floresta, inicialmente. ( ) A grande biodiversidade encontrada na Região Amazônica se deve somente a fatores naturais, como a relação do clima, do relevo e dos solos com a vegetação. ( ) A ideia muito divulgada de que a Amazônia se constitui em um "vazio demográfico" fez com que diversos atores sociais a ocupassem, ignorando a existência de populações tradicionais, gerando conflitos. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. V. F. F. V. F. V. F. V. F. V. V. V. F. F. F. F. F. V. V. F. V. V. V. F. V.
Analise as assertivas a seguir, relacionadas à Amazônia Legal, quanto a sua veracidade, se F (Falsa) ou V (Verdadeira). ( ) A Amazônia Legal foi criada inicialmente como área de atuação da Superintendência do Plano de Valorização Econômica da Amazônia (SPVEA), em 1953. ( ) Atualmente, ela corresponde à área dos Estados da Região Norte (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins), acrescidos da totalidade do Estado de Mato Grosso e dos municípios do Estado do Maranhão situados a oeste do meridiano 44º O. ( ) Em sua configuração atual, equivale à área de atuação da SUDAM, correspondendo a 59% do território brasileiro onde reside 56% da população indígena brasileira. ( ) A finalidade de criação desta área foi proporcionar um melhor planejamento e execução de projetos econômicos dentro da região delimitada. V. V. V. V. V. V. V. F. V. F. V. V. F. V. F. V. F. V. V. F.
A criação de Reservas Extrativistas na Região Norte propiciou: a parceria entre os setores públicos e privados, envolvendo os extrativistas para que estes pudessem aprimorar sua produção e aumentar seus ganhos. o fortalecimento da produção extrativista em seis estados, nos quais já existe trabalho extrativista, com o objetivo de desenvolver e de fortalecer as atividades econômicas pela população local. o acesso a financiamento, por parte da população extrativista para que pudessem produzir e disponibilizar seus produtos no mercado nacional e internacional. a redução dos conflitos por terra, especialmente entre seringueiros e a população indígenas nos seis estados da região, incluindo parte da Amazônia Legal. a eleição de líderes, como Chico Mendes, que participaram de debates na Câmara dos Deputados e no Congresso Nacional sobre a importância da criação destas reservas.
Analise as assertivas a seguir relativas às políticas ambientais brasileiras. I - O Brasil não dispõe de instrumentos sofisticados e complexos de planejamento e de gestão ambiental. II – As políticas ambientais devem contemplar a espacialização dos processos e a participação dos atores sociais locais das áreas de ação. III - A efetivação de políticas ambientais com suas ações e suas metas revela-se ainda bastante problemática, pois em um país construído na apropriação de espaços, onde "governar é abrir estradas", a ideia da natureza como valor em si tem dificuldade em se enraizar nas práticas sociais. IV - Na etapa contemporânea de globalização das relações econômicas, a problemática ambiental emerge como uma questão secundária, pois o foco são as questões relativas à produção e ao consumo. Está correto o que se apresenta em: I e II, apenas. I e IV, apenas. II e IV, apenas. II e III, apenas. III e IV, apenas.
Analise as assertivas a seguir quanto à sua veracidade, se F (Falsa) ou V (Verdadeira). ( ) A ideia de reduzir, em todo o planeta, as emissões de gases poluentes começou a ser delineada na Conferência de Mudanças Climáticas, em 1980, em Toronto, no Canadá, e foi referendada pela Convenção - Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança Climática, ocorrida em 1992, no Rio. ( ) O texto prevê uma redução global das emissões dos principais gases poluentes de 5,2% sobre o nível de 1990, em 15 anos. A redução seria feita apenas por países industrializados, em cotas diferenciadas de até 8%, entre 2008 e 2012. ( ) O Protocolo de Kyoto foi aberto para assinaturas em 11 de dezembro de 1997, e ratificado em 15 de março de 1999, mas só entrou em vigor em 16 de fevereiro de 2005, quando os 55 países que, juntos, respondiam por 55% dos emissões, finalmente assinaram o documento. ( ) O objetivo maior do Protocolo de Kyoto é minimizar os efeitos dos gases poluentes, que contribuem decisivamente para o aquecimento do planeta. Entre outras propostas, o protocolo prevê mudanças nos setores de energia e de transportes, o uso de fontes energéticas renováveis e a proteção das florestas. V. F. F. V. F. F. V. V. V. V. V. V. F. V. V. V. F. V. F. V.
Os nossos referenciais teóricos e as nossas experiências sociais mudam rapidamente em função de uma série de fatores, dentre os quais estão: a compreensão de que o sistema capitalista necessita dos recursos naturais para que seu processo de produção e de circulação exista e beneficie toda a população mundial. a degradação do meio ambiente que alterou nossa relação com a natureza, fazendo com que passássemos a considerar a natureza como algo a ser preservado a todo custo. tecnologia da informação que transforma nossa visão de mundo, fazendo com que passemos a aceitar as transformações da natureza como algo necessário para o desenvolvimento de nossa sociedade. as transformações da biotecnologia, principalmente, na área social, propiciando o acesso a alimentos transgênicos e a novos medicamentos para toda a população mundial. as transformações tecnológicas em curso, principalmente, nos últimos anos, tendo como exemplos a manipulação da vida, desde a produção de sementes e animais em laboratórios até os experimentos da medicina.
As transformações da natureza apresentam um ritmo mais lento em relação ao tempo social, mas ... após a invenção do relógio ficou mais fácil para a sociedade controlar o ritmo da natureza. podemos observar a existência de fenômenos que em “instantes” podem transformar significativamente a paisagem. as transformações da natureza sempre se processam de forma lenta, não havendo alterações repentinas. o tempo da natureza se impõe ao tempo social. os diferentes ritmos da natureza e das sociedades não podem causar transformações significativas nas paisagens.
Como as espécies exógenas (não nativas) chegam em lugares diferentes daqueles de sua origem? I - Pela água de lastro de navios. II – Pela introdução intencional, com plantas para agricultura e pastagem, plantas ornamentais e introdução de organismos para controle biológico. III – Pela introdução intencional apenas no cativeiro, porém "fogem" para o meio ambiente. IV – Pelas introduções acidentais, onde não existe controle na introdução da espécie. Está correto o que se apresenta em: I, II e IV, apenas. I, II, III e IV. I, II e III, apenas. I, apenas. I e IV, apenas.
Analise as assertivas a seguir quanto à sua veracidade, se F (Falsa) ou V (Verdadeira). ( ) A nova plataforma hegemônica, baseada na economia globalizada, introduz uma revalorização da natureza e, notadamente, da "originalidade natural", ou seja, a natureza intacta, não transformada pelo ser humano. ( ) A valorização da natureza requalifica e reposiciona o Brasil na divisão internacional do trabalho, por ser um país dotado ainda de vastos territórios "naturais". ( ) Não há interesse dos setores industriais, especialmente os que necessitam da biodiversidade para sobreviver, na preservação integral da natureza. ( ) A composição da estrutura de planejamento e de gestão ambiental no aparato governamental brasileiro ocorre em sincronia e em harmonia com a tendência geral de desmonte do aparelho de Estado operada nas últimas décadas. A resposta correta é: V. F. V. F. F. F. V. V. F. V. V. F. V. V. F. F. F. F. F. V.
Denunciar test Condiciones de uso
Usamos cookies para personalizar su experiencia. Si sigue navegando estará aceptando su uso. Más información.