Cuestiones
ayuda
option
Mi Daypo

TEST BORRADO, QUIZÁS LE INTERESEBrasil colonial - Avaliação

COMENTARIOS ESTADÍSTICAS RÉCORDS
REALIZAR TEST
Título del test:
Brasil colonial - Avaliação

Descripción:
Exercícios

Autor:
Prof: Lucio
(Otros tests del mismo autor)

Fecha de Creación:
19/03/2009

Categoría:
Historia

Número preguntas: 10
Comparte el test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Comparte el test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Últimos Comentarios
No hay ningún comentario sobre este test.
Temario:
Entre as várias formas de resistência do negro ao regime escravista no Brasil Colonial encontramos os quilombos. Palmares, o maior exemplo de grande quilombo, possuía uma organização econômica que apresentava as seguintes características: agricultura policultora como principal atividade, organizada com base num sistema de sesmarias semelhante ao dos engenhos, que visava o consumo local e a comercialização do excedente. agricultura monocultora, que visava a comercialização, a caça, pesca, coleta e criação de gado para o consumo interno. agricultura policultora realizada em pequenos roçados das famílias, e um sistema de trabalho cooperativo que produzia excedentes comercializados na região, além da extração vegetal e da criação para a subsistência. atividades extrativas, pecuária bovina e caprina para atender o consumo local, e fabricação de farinha, aguardente e azeite para a comercialização. criação de animais, caça, pesca e coleta para a subsistência, e agricultura monocultora que concorria com a produção dos engenhos.
A centralização político-administrativa do Brasil Colônia foi concretizada com a criação do Estado do Brasil. instituição do Governo Geral. transferência da capital para o Rio de Janeiro. instalação do Sistema das Capitanias Hereditárias. política de descaso do governo português pela atuação predatória dos bandeirantes.
Uma das bases do conjunto de práticas mercantilistas era a criação do chamado Antigo Sistema Colonial. Assinale a única das características a seguir que NÃO corresponde a esse sistema Produção colonial com um caráter complementar à metropolitana. Colônia servindo como mercado consumidor para os produtos metropolitanos Proibição da entrada de manufaturados não metropolitanos nas colônias, o que vigorou até a crise do sistema. Colônias com autonomia política, apesar da administração colonial ser controlada pela Metrópole. Monopólio metropolitano sobre o abastecimento de mão-de-obra para as colônias.
Das quinze capitanias hereditárias criadas pelo governo português, apenas duas se desenvolveram. Foram elas: São Paulo e Salvador; Rio de Janeiro e Pernambuco; São vicente e Pernambuco São Vicente e São Paulo; Pernambuco e Salvador.
I - O Brasil, produziu exclusivamente o açúcar; II - O Tabaco era usado na troca por escravos; III - Na Amazônia, praticava-se o extrativismo de drogas do sertão; IV - A Pecuária contribuiu para o povoamento do litoral; V - Nas lavouras, utilizava-se basicamente o trabalho escravo. São corretas as afirmativas: II, III e V I, II e IV; II, IV, e V; I, IV e V; II, III e IV.
Sobre a revitalização de formas compulsórias de trabalho nas áreas coloniais durante a Época Moderna - quando na Europa ocorria um movimento inverso da liberação de mão-de-obra - podemos afirmar que:I - a adoção do trabalho compulsório de escravos africanos insere-se na lógica do Antigo Sistema Colonial, pois o tráfico negreiro, controlado pela burguesia mercantil metropolitana, era uma atividade altamente lucrativa e contribuía para a acumulação primitiva de capital na metrópole.II - a grande disponibilidade de terras impediu a exploração de trabalhadores livres e assalariados, que poderiam ter acesso à terra e desenvolver uma economia de subsistência, o que seria contrário ao sentido da colonização e à organização de grandes propriedades produtoras de mercadorias para o comércio metropolitano.III - a adoção do trabalho escravo na Colônia se deveu à falta de dinheiro dos grandes proprietários de terra para pagar salários, pois, como vendiam seus produtos a baixos preços aos comerciantes metropolitanos, só podiam utilizar mão-de-obra que não exigisse nenhum investimento de capitais.Assinale a opção que contém a(s) afirmativa(s) correta(s): Apenas I. Apenas II. Apenas I e II. Apenas III. I, II e III.
Quanto aos aspectos políticos e administrativos da vida colonial do Brasil no século XVI, julgue os seguintes itens. O absolutismo português estendia-se ao Brasil, centralizando o monarca as decisões mais relevantes da vida política e administrativa da colônia O imperador governava diretamente a colônia, sem delegar poderes a uma burocracia e sem órgãos executores da política administrativa no Brasil. A criação do governo-geral foi uma forma de garantir efetivamente a unidade e a centralização administrativa da colônia. As eleições municipais, em princípio indiretas, eram conduzidas pelos "homens bons" reunidos nas câmaras. .
"Quando saltavam em terra Como um bando de animais, Dali do porto seguiam Logo pros canaviais E dos entes queridos Notícias não tinham mais". (Rafael de Carvalho) Com o auxílio das informações contidas no texto, julgue os itens abaixo, relativos à economia açucareira escravista no Brasil-Colônia. A utilização do trabalho escravo fazia parte da lógica do antigo sistema colonial, à medida que o próprio tráfico proporcionava acumulação de riquezas. Para estimular e favorecer o assentamento dos colonizadores no primeiro momento da colonização, a pequena produção escravista abastecia tão-somente o mercado interno. A decadência da economia açucareira colonial deveu-se à rebeldia dos escravos, que fugiam para formar os quilombos. O "banzo" era uma enfermidade que, não raras vezes, contribuía para reduzir a capacidade de produção dos negros escravos. .
Considere as afirmações a seguir sobre a economia do Brasil no Período Colonial.I. A produção era ditada pelas necessidades da economia européia que se constituía no centro de todo o sistema.II. O comércio externo era monopolizado pela metrópole que impunha preços mínimos para os artigos coloniais, garantindo lucros tanto na compra como na venda.III. O latifúndio, a monocultura e a mão-de-obra escrava se impuseram diante da necessidade de produzir em alta escala e de garantir grande lucratividade aos empresários portugueses.Pode-se afirmar que somente I está correta. somente III está correta. somente I e II estão corretas. somente I e III estão corretas. I, II e III estão corretas.
"Se vamos à essência de nossa formação, veremos que na realidade nos constituímos para fornecer açúcar, tabaco, alguns outros gêneros; mais tarde ouro e diamantes, depois algodão e, em seguida, café para o comércio europeu. Nada mais que isto. É com tal objetivo, objetivo exterior, voltado para fora do país e sem atenção que não fosse o interesse daquele comércio, que se organizarão a sociedade e a economia brasileiras (...)". Caio Prado Júnior, in Formação do Brasil Contemporâneo". São Paulo, Brasiliense, 1979. Segundo o texto, é CORRETO afirmar que o processo de colonização do Brasil atendeu unicamente aos interesses europeus. a economia do Brasil Colônia foi subsidiária da economia européia. a produção de manufaturados da Colônia atendia ao mercado interno; a de produtos agrícolas abastecia os mercados europeus a colonização do Brasil teve como objetivo a exploração dos recursos naturais, sem a preocupação de criar condições para o desenvolvimento da Colônia. .
Denunciar test Consentimiento Condiciones de uso