Usamos cookies para personalizar su experiencia. Si sigue navegando estará aceptando su uso. Más información.
option

EXCELÊNCIA EM GESTÃO PUBLICA

INFORMACIÓN ESTADÍSTICAS RÉCORDS
REALIZAR TEST
Título del test:
EXCELÊNCIA EM GESTÃO PUBLICA

Descripción:
UNIDADE 3

Autor:
MMC
(Otros tests del mismo autor)

Fecha de Creación:
28/05/2020

Categoría:
Arte
Comparte el test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
REALIZAR TEST
Últimos Comentarios
No hay ningún comentario sobre este test.
Temario:
No campo da excelência em gestão na busca de resultados, o modelo amplamente utilizado por diversos países para a avaliação da gestão é o: Modelo de Excelência em Gestão (MEG). Gestão da Qualidade total (GQT) Gestão Contemporânea(GECON). Modelo de Excelência da Gestão do PNQ Modelo de Excelência em Gestão Publica (MEGP).
Contribuir para o aprimoramento da gestão das organizações de modo a permitir que nossas OM possam cumprir suas missões em elevados padrões de qualidade, com eficiência, eficácia e efetividade é a razão da existência do que? Programa Netuno Programa de Sustentabilidade Programa de Qualidade Total Programa de Qualidade Percebida.
É um Programa de caráter institucional que simboliza e referencia as iniciativas da Marinha em sua empreitada no caminho da excelência em gestão. NETUNO GESPÚBLICA Plano de Melhoria de Gestão (PMGes) Modelo de Excelência em Gestão Pública (MEPG).
Em decorrência do princípio da legalidade, somente quem pode delegar competências e poderes à Administração Pública e aos seus agentes públicos; criar ou extinguir competências estatais; ministério ou órgão da Presidência da República diretamente subordinado ao Chefe do Poder Executivo; cargos ou funções públicas (CF, art. 48) Somente a LEI. Somente o Estado Brasileiro. Somente o Presidente. Somente a Constituição Federal.
Construir uma sociedade livre, justa e solidária; garantir o desenvolvimento nacional; erradicar a pobreza e a marginalização; de reduzir as desigualdades e promover o bem de todos, sem preconceitos (CF, art. 3º), são os objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil e a principal finalidade de quem? Administração Pública. Programa Netuno Poder Executivo Organizações Privada.
Partimos da premissa de que, enquanto as organizações do mercado são conduzidas pela autonomia da vontade privada, os órgãos ou entidades públicas são regidos: Pela supremacia do interesse público. Pela supremacia da administração pública . Pela supremacia da atividade privada. Pela supremacia da iniciativa privada.
A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Efetividade Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência. Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficácia. Legalidade, Impessoalidade, Normalidade, Publicidade e Eficiência.
Qual é a base do Programa Netuno? A capacitação Profissional A capacitação Institucional A capacitação Pessoal A capacitação da OM.
O Programa Netuno foi elaborado com base no programa GESPÚBLICA, estabelecido no âmbito do Governo Federal pelo Decreto: Nº 5.378/2005. Nº 5.378/2006. Nº 5.378/1992. Nº 5.378/1998.
Quais são os EFEITOS DESEJADOS para o alcance de melhorias em diversos níveis, por meio da aplicação do Programa Netuno. Militares e Servidores Civis melhore capacitados para o desempenho de suas tarefas. Eficiência, Eficácia e Economicidade na aplicação dos recursos. Excelência na gestão das OM. Valorização da Força de Trabalho, devido ao reconhecimento institucional de sugestões de melhorias. Maior visibilidade da OM e, consequentemente, da Marinha a Sociedade. De treinamentos contínuos e premiar as iniciativas de destaque Promovendo a eficiência por meio do melhor aproveitamento dos recursos.
Quais os objetivos que foram elaborados a partir das diretrizes básicas do Programa Netuno, visando a estabelecer um estilo de gestão para as OM da Marinha, com base nas disposições do Decreto nº 5.378/2005 – GESPÚBLICA: Militares e Servidores Civis melhore capacitados para o desempenho de suas tarefas. Eficiência, Eficácia e Economicidade na aplicação dos recursos. Excelência na gestão das OM. Valorização da Força de Trabalho, devido ao reconhecimento institucional de sugestões de melhorias. Maior visibilidade da OM e, consequentemente, da Marinha a Sociedade. Instrumentalizar as OM com ferramentas de análise e melhoria de processos, promovendo a eficiência por meio do melhor aproveitamento dos recursos. Acompanhar e avaliar as ações de melhoria da qualidade dos serviços da OM alinhadas com os conceitos da GESPÚBLICA, premiando aquelas que se destacarem. Incentivar a capacitação e participação do pessoal por meio de treinamentos contínuos e premiar as iniciativas de destaque. Sensibilizar os diversos níveis da estrutura naval para a importância da conquista da excelência em gestão como valor fundamental em nosso cotidiano e no preparo da Marinha que almejamos no futuro.
As etapas previstas para a aplicação do Programa Netuno fornecem um caminho para que as OM possam melhor aplicar seus esforços na: melhoria do desempenho organizacional e o alcance da excelência em gestão. melhoria do desempenho institucional e o alcance da excelência em gestão. melhoria do desempenho organizacional e o alcance da excelência em satisfação. melhoria do desempenho institucional e o alcance da excelência em satisfação.
Quais as Etapas da Aplicação do Programa Netuno na OM? Capacitação, Institucionalização, Validação e Premiação, Desempenho Global. Capacitação, Institucionalização, Validação e Premiação, Legalidade. Capacitação, Institucionalização, Desempenho global, Publicidade dos resultados. Capacitação, Institucionalização, Validação e Premiação, Publicidade dos resultados.
É a base do Programa Netuno, tem suas ações destinadas à avaliação da gestão, à melhoria de processos, à gestão de riscos, à Gestão estratégica e à Gerência de Projetos, é composta por cursos e estágios, a militares e civis da MB, principalmente aos membros do Conselho de Gestão. A capacitação Institucional A capacitação Profissional A auto-avaliação da Gestão A auto-avaliação da Profissional.
Destinam-se à preparação das OM e de seu pessoal para a implantação de ciclos contínuos de avaliação e melhoria de seus sistemas de gestão, promovendo o engajamento do pessoal, a valorização das iniciativas e o reconhecimento dos resultados. Diretrizes do Programa Netuno Finalidade do Programa Netuno Etapas do Programa Netuno Dinâmica de Avaliação do Programa Netuno.
É composta por cursos e estágios relacionados à auto-avaliação da Gestão (AVG); Análise e Melhoria de Processos (AMP); Gestão de Riscos e Planejamento Estratégico Organizacional (PEO), destinados a todos os Militares e servidores Civis da MB. Capacitação Institucional Capacitação Profissional Capacitação Pessoal Capacitação Coletiva.
Destina-se à implantação dos conceitos aprendidos no decorrer da capacitação de pessoal e a disseminação dos conhecimentos aos demais integrantes da tripulação. Publicidade dos resultados Institucionalização Capacitação Validação e Premiação.
É a ação realizada durante as IAM pelo COMIMSUP da OM, onde são reconhecidas as OM e pessoas que se destacaram na implantação do Programa e no desenvolvimento e aplicação das melhores práticas de gestão. Institucionalização Capacitação Validação e Premiação Publicidade dos resultados.
Destina-se a promover as OM e pessoas pelas melhorias implementadas, e respectivas premiações, por meio dos instrumentos de comunicação disponíveis, aumentando a visibilidade das ações de gestão empreendidas no âmbito da MB. Institucionalização Capacitação Validação e Premiação Publicidade dos resultados.
Inicia-se com autoavaliação da OM que, conforme visto, compreende um procedimento a ser realizado integrado às IAM e na efetivação das demais ferramentas de gestão do programa: Planejamento Estratégico Organizacional (PEO), Programa de Gerenciamento de Risco (PGR), Pesquisa de Clima Organizacional (PCO) , carta de serviços entre outros etc... Publicidade dos resultados Institucionalização Capacitação Validação e Premiação.
As OM que não são submetidas à sistemática das IAM poderão proceder aos ciclos contínuos de avaliação e melhoria de seus sistemas de gestão, por meio da aplicação do conteúdo de que? Da Lista de Verificação do Programa Netuno prevista na mencionada sistemática Da Lista de Autoavaliação do Programa Netuno prevista na mencionada sistemática Da Lista P-10 de Verificação do Programa Netuno prevista na mencionada sistemática.
Quem coordena a implantação do Programa Netuno na MB? DPMM DAdM EMA-134 SEN.
Na Etapa da Aplicação do Programa Netuno na OM a capacitação é conduzida, principalmente, pelo: Sistema Militar Naval. Sistema de Ensino Naval (SEN). Sistema de Ensino da Marinha. Sistema de ensino da Escola Naval. Sistema de Ensino do CIAA .
Os critérios de excelência representam elementos que orientam a adoção de práticas de excelência em gestão, com a finalidade de levar as organizações a padrões elevados de desempenho e de qualidade em gestão e de forma integrada estruturam o Modelo de Excelência de Gestão Pública (MEGP) em três diferentes blocos para a avaliação da gestão segundo as áreas de: Excelência, execução e Controle Planejamento, resultado e Controle Planejamento, execução e Controle Avaliação, execução e Controle.
O programa Netuno nos critérios de avaliação está calcado basicamente em três pilares, quais são? Treinamento, execução e Controle Planejamento, autoavaliação e Premiação Planejamento, execução e Controle Treinamento, autoavaliação e premiação.
É o bloco que está relacionado com _____________ , a Liderança e Desempenho global; Formulação e Implementação de Estratégias; Imagem e relacionamento com outras OM extra MB; Responsabilidade Socioambiental, Ética e Controle Social. Estão inseridos em qual bloco do ciclo PDCA nos Critérios de Avaliação? Planejamento Controle Execução Treinamento.
É o bloco que está relacionado com _____________ , Gestão do Conhecimento e Informações Comparativas. Estão inseridos em qual bloco do ciclo PDCA nos Critérios de Avaliação? Planejamento Controle Execução Treinamento.
É o bloco que está relacionado com _____________ , a Tripulação, seu Trabalho, Capacitação e Desenvolvimento; e ProcessosOrçamentários, Financeiros, Finalísticos e de Apoio. Estão inseridos em qual bloco do ciclo PDCA nos Critérios de Avaliação? Planejamento Controle Execução Treinamento.
O modelo de excelência de Gestão do Programa Netuno adotado é composto de quantos Critérios de Avaliação? 8 14 3 7.
O critério "Desempenho Global", analisa os procedimentos, critérios e métodos utilizados pela administração da OM (Comandante, Imediato e Chefes de Departamento) na tomada, comunicação e condução: Das principais decisões em todos os níveis da organização Para o acompanhamento da evolução de suas implementações. Para a missão do Comando Imediatamente Superior. A sociedade e as comunidades próximas. Para identificá-las, torná-las disponíveis e utilizá-las dentro da OM. À melhoria do desempenho, à participação e ao crescimento das pessoas e da OM. À operação eficaz e eficiente dos mesmos e a melhoria contínua.
O critério "Formulação e Implementação de Estratégias", examina o processo de formulação das estratégias administrativas, os desdobramentos em planos de ação e o sistema de medição adotado: Das principais decisões em todos os níveis da organização Para o acompanhamento da evolução de suas implementações. Para a missão do Comando Imediatamente Superior. A sociedade e as comunidades próximas. Para identificá-las, torná-las disponíveis e utilizá-las dentro da OM. À melhoria do desempenho, à participação e ao crescimento das pessoas e da OM. À operação eficaz e eficiente dos mesmos e a melhoria contínua.
O critério "Imagem e Relacionamento com outras Organizações da Marinha e Extra MB", analisa a organização no cumprimento de suas tarefas institucionais, identificando como as necessidades dos usuários são atendidas pelos serviços prestados. No caso das OM que atendem ao público, como os serviços prestados satisfazem as demandas das pessoas. No caso das OM operativas, como o cumprimento da missão da OM contribui: Das principais decisões em todos os níveis da organização Para o acompanhamento da evolução de suas implementações. Para a missão do Comando Imediatamente Superior. A sociedade e as comunidades próximas. Para identificá-las, torná-las disponíveis e utilizá-las dentro da OM. À melhoria do desempenho, à participação e ao crescimento das pessoas e da OM. À operação eficaz e eficiente dos mesmos e a melhoria contínua.
O critério "Responsabilidade Socioambiental, Ética e Controle Social", examina os impactos da atuação da OM perante quem? Das principais decisões em todos os níveis da organização Para o acompanhamento da evolução de suas implementações. Para a missão do Comando Imediatamente Superior. A sociedade e as comunidades próximas. Para identificá-las, torná-las disponíveis e utilizá-las dentro da OM. À melhoria do desempenho, à participação e ao crescimento das pessoas e da OM. À operação eficaz e eficiente dos mesmos e a melhoria contínua.
O critério "Gestão do Conhecimento e Informações Comparativas", examina a gestão e a utilização das informações, a partir dos métodos e ferramentas aplicados: Das principais decisões em todos os níveis da organização Para o acompanhamento da evolução de suas implementações. Para a missão do Comando Imediatamente Superior. A sociedade e as comunidades próximas. Para identificá-las, torná-las disponíveis e utilizá-las dentro da OM. À melhoria do desempenho, à participação e ao crescimento das pessoas e da OM. À operação eficaz e eficiente dos mesmos e a melhoria contínua.
O critério “A tripulação, seu trabalho, capacitação e desenvolvimento”, avalia as condições existentes no ambiente de trabalho, a capacitação e o desenvolvimento da força de trabalho, buscando verificar se são propícios: Das principais decisões em todos os níveis da organização Para o acompanhamento da evolução de suas implementações. Para a missão do Comando Imediatamente Superior. A sociedade e as comunidades próximas. Para identificá-las, torná-las disponíveis e utilizá-las dentro da OM. À melhoria do desempenho, à participação e ao crescimento das pessoas e da OM. À operação eficaz e eficiente dos mesmos e a melhoria contínua.
O critério “Processos Orçamentários, Financeiros, Finalísticos e de Apoio”, examina a gestão dos processos principais e de apoio visando: Das principais decisões em todos os níveis da organização Para o acompanhamento da evolução de suas implementações. Para a missão do Comando Imediatamente Superior. A sociedade e as comunidades próximas. Para identificá-las, torná-las disponíveis e utilizá-las dentro da OM. À melhoria do desempenho, à participação e ao crescimento das pessoas e da OM. À operação eficaz e eficiente dos mesmos e a melhoria contínua.
As organizações privadas buscam o lucro financeiro e formas de garantir a sustentabilidade do negócio. VERDADEIRO FALSO.
A administração pública busca gerar valor para a sociedade e formas de garantir o desenvolvimento sustentável, sem perder de vista a obrigação de utilizar os recursos de forma eficiente. VERDADEIRO FALSO.
A administração Pública busca o lucro financeiro e formas de garantir a sustentabilidade do negócio. VERDADEIRO FALSO.
A administração pública tem o poder de regular e gerar obrigações e deveres para a sociedade. VERDADEIRIO FALSO.
O Marinha é a unica organização que, de forma legítima, pode definir unilateralmente obrigações em relação a terceiros. VERDADEIRO FALSO.
A atividade privada é financiada com recursos públicos, oriundos de contribuições compulsórias de cidadãos e empresas, os quais devem ser direcionados para a prestação de serviços públicos e a produção do bem comum. VERDADEIRO FALSO.
A administração Pública não tem liberdade nem vontade que não as concedidas e determinadas pela Constituição e pela lei e, nesse caso, são matérias de sua discrição apenas as estratégias, mecanismos e instrumentos a serem adotados na aplicação da lei, no objetivo de conseguir os seus plenos efeitos, na forma mais eficiente possível. O texto acima define qual dos Fundamentos de Excelência em Gestão Pública? Princípio da Legalidade Princípio da Participação Social na Governança das Instituições Princípio da Separação entre os Poderes Princípio da descentralização Federativa Princípio da administração pública brasileira Princípio do funcionamento em rede. Parceria com a sociedade civil Princípio da centralidade dos direitos individuais e sociais Princípio da Orientação fundamental á consecução dos objetivos da República Federativa do Brasil.
Essa segregação de poderes deve ser observada no processo do arranjo institucional das estruturas do aparelho do Estado, em todos os níveis organizacionais, de forma que a mesma instituição ou o mesmo agente público não acumule competências ou poderes de formulação, de julgamento e de execução, em sua área de atuação. O texto acima define qual dos Fundamentos de Excelência em Gestão Pública? Princípio da Legalidade Princípio da Participação Social na Governança das Instituições Princípio da Separação entre os Poderes Princípio da descentralização Federativa Princípio da administração pública brasileira Princípio do funcionamento em rede. Parceria com a sociedade civil Princípio da centralidade dos direitos individuais e sociais Princípio da Orientação fundamental á consecução dos objetivos da República Federativa do Brasil.
A principal finalidade da administração Pública é alcançar os objetivos fundamentais RFB - de construir uma sociedade livre, justa e solidária; garantir o desenvolvimento nacional; erradicar a pobreza e a marginalização; deduzir as desigualdades e promover o bem de todos, sem preconceitos (CF, art. 3º). O texto acima define qual dos Fundamentos de Excelência em Gestão Pública? Princípio da Legalidade Princípio da Participação Social na Governança das Instituições Princípio da Separação entre os Poderes Princípio da descentralização Federativa Princípio da administração pública brasileira Princípio do funcionamento em rede. Parceria com a sociedade civil Princípio da centralidade dos direitos individuais e sociais Princípio da Orientação fundamental à consecução dos objetivos da República Federativa do Brasil.
O Princípio _____________ representa a supremacia da dimensão política (legislativa) sobre a dimensão técnica (executiva e judiciante). O texto acima define qual dos Fundamentos de Excelência em Gestão Pública? Princípio da Legalidade Princípio da Participação Social na Governança das Instituições Princípio da Separação entre os Poderes Princípio da descentralização Federativa Princípio da administração pública brasileira Princípio do funcionamento em rede. Parceria com a sociedade civil Princípio da centralidade dos direitos individuais e sociais Princípio da Orientação fundamental à consecução dos objetivos da República Federativa do Brasil.
As atividades estatais na área de provimento dos direitos sociais exigem estruturas e processos ágeis e flexíveis; permeáveis a mecanismos de gestão de resultados e controle social; e abertos a mecanismos de articulação e colaboração com a sociedade civil sem fins lucrativos. O texto acima define qual dos Fundamentos de Excelência em Gestão Pública? Princípio da Legalidade Princípio da Participação Social na Governança das Instituições Princípio da Separação entre os Poderes Princípio da descentralização Federativa Princípio da administração pública brasileira Princípio do funcionamento em rede. Parceria com a sociedade civil Princípio da centralidade dos direitos individuais e sociais Princípio da Orientação fundamental à consecução dos objetivos da República Federativa do Brasil.
A descentralização federativa implica compartilhamento de responsabilidades entre as três esferas de governo na execução das políticas públicas. O texto acima define qual dos Fundamentos de Excelência em Gestão Pública? Princípio da Legalidade Princípio da Participação Social na Governança das Instituições Princípio da Separação entre os Poderes Princípio da descentralização Federativa Princípio da administração pública brasileira Princípio do funcionamento em rede. Parceria com a sociedade civil Princípio da centralidade dos direitos individuais e sociais Princípio da Orientação fundamental à consecução dos objetivos da República Federativa do Brasil.
No arranjo institucional das estruturas do Poder Executivo e na prospecção de seus processos finalísticos e de apoio, a orientação constitucional à descentralização federativa implica buscar a revisão das competências e das estruturas organizacionais dos órgãos e entidades da administração direta e indireta com o objetivo de verificar se não existem competências que estejam sendo desempenhadas pela esfera federal que não deveriam ser transferidas para as esferas estaduais e municipais. O texto acima define qual dos Fundamentos de Excelência em Gestão Pública? Princípio da Legalidade Princípio da Participação Social na Governança das Instituições Princípio da Separação entre os Poderes Princípio da descentralização Federativa Princípio da administração pública brasileira Princípio do funcionamento em rede. Parceria com a sociedade civil Princípio da centralidade dos direitos individuais e sociais Princípio da Orientação fundamental à consecução dos objetivos da República Federativa do Brasil.
A Constituição Federal prevê o hibridismo de práticas representativas e participativas, quando essa dispõe que todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de seus representantes (democracia representativa) ou diretamente (por meio de uma democracia participativa). O texto acima define qual dos Fundamentos de Excelência em Gestão Pública? Princípio da Legalidade Princípio da Participação Social na Governança das Instituições Princípio da Separação entre os Poderes Princípio da descentralização Federativa Princípio da administração pública brasileira Princípio do funcionamento em rede. Parceria com a sociedade civil Princípio da centralidade dos direitos individuais e sociais Princípio da Orientação fundamental à consecução dos objetivos da República Federativa do Brasil.
É necessário o fortalecimento da participação social nos processos de formulação, acompanhamento, avaliação e controle de políticas públicas, especialmente, nas áreas de prestação de serviços sociais diretos à população. O texto acima define qual dos Fundamentos de Excelência em Gestão Pública? Princípio da Legalidade Princípio da Participação Social na Governança das Instituições Princípio da Separação entre os Poderes Princípio da descentralização Federativa Princípio da administração pública brasileira Princípio do funcionamento em rede. Parceria com a sociedade civil Princípio da centralidade dos direitos individuais e sociais Princípio da Orientação fundamental à consecução dos objetivos da República Federativa do Brasil.
Constitui clara orientação constitucional, especialmente no Título VIII, que trata da Ordem Social, o estabelecimento de parcerias entre o Estado e a Sociedade Civil, por meio da ação articulada, complementar ou concorrente, no provimento de serviços de interesse social. O texto acima define qual dos Fundamentos de Excelência em Gestão Pública? Princípio da Legalidade Princípio da Participação Social na Governança das Instituições Princípio da Separação entre os Poderes Princípio da descentralização Federativa Princípio da Administração pública brasileira Princípio do funcionamento em rede. Parceria com a sociedade civil Princípio da centralidade dos direitos individuais e sociais Princípio da Orientação fundamental à consecução dos objetivos da República Federativa do Brasil.
É importante fortalecer as relações de cooperação, dentro de um espírito de confiança mútua entre os agentes estatais e privados. O texto acima define qual dos Fundamentos de Excelência em Gestão Pública? Princípio da Legalidade Princípio da Participação Social na Governança das Instituições Princípio da Separação entre os Poderes Princípio da descentralização Federativa Princípio da Administração pública brasileira Princípio do funcionamento em rede. Parceria com a sociedade civil Princípio da centralidade dos direitos individuais e sociais Princípio da Orientação fundamental à consecução dos objetivos da República Federativa do Brasil.
Em se tratando de gestão do Estado, é essencial acrescentar, ainda, os princípios constitucionais específicos para a administração estabelecidos no artigo 37 da Constituição da RFB. O texto acima define qual dos Fundamentos de Excelência em Gestão Pública? Princípio da Legalidade Princípio da Participação Social na Governança das Instituições Princípio da Separação entre os Poderes Princípio da descentralização Federativa Princípio da administração pública brasileira Princípio do funcionamento em rede. Parceria com a sociedade civil Princípio da centralidade dos direitos individuais e sociais Princípio da Orientação fundamental à consecução dos objetivos da República Federativa do Brasil.
É um processo administrativo destinado a aprimorar a gestão das Organizações Militares (OM) e, consequentemente, proporcionar à Marinha do Brasil (MB) as melhores condições para estar pronta e adequada à estatura político-estratégica exigida pelo País. .
Dentre as Diretrizes do Programa Netuno, está também racionalizar custos, combater o desperdício e perseguir a austeridade financeira em todos os níveis e atividades, incluindo os custos com a folha de pagamento, saúde, rancho, uniformes, assistência social e pensões. VERDADEIRO FALSO.
CORRELACIONE-AS: Organizações Privadas Administração Pública Atividade Pública Atividade Privada Iniciativa Privada.
Denunciar test Condiciones de uso
INICIO
CREAR TEST
INFORMACIÓN
ESTADÍSTICAS
RÉCORDS
Otros tests del Autor