Cuestiones
ayuda
option
Mi Daypo

TEST BORRADO, QUIZÁS LE INTERESEFiguras de linguagem

COMENTARIOS ESTADÍSTICAS RÉCORDS
REALIZAR TEST
Título del test:
Figuras de linguagem

Descripción:
Figuras de linguagem

Autor:
AVATAR

Fecha de Creación:
17/05/2018

Categoría:
Letras

Número preguntas: 25
Comparte el test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Comparte el test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Últimos Comentarios
No hay ningún comentario sobre este test.
Temario:
(UFPB) I. "À custa de muitos trabalhos, de muitas fadigas, e sobretudo de muita paciência..." II. "... se se queria que estivesse sério, desatava a rir..." III. "... parece que uma mola oculta o impelia..." IV. "... e isto (...) dava em resultado a mais refinada má-criação que se pode imaginar." Quanto às figuras de linguagem, há neles, respectivamente, gradação, antítese, comparação e hipérbole hipérbole, paradoxo, metáfora e gradação hipérbole, antítese, comparação e paradoxo gradação, antítese, metáfora e hipérbole gradação, paradoxo, comparação e hipérbole.
(FUVEST) A catacrese, figura que se observa na frase “Montou o cavalo no burro bravo”, ocorre em: Os tempos mudaram, no devagar depressa do tempo. Última flor do Lácio, inculta e bela, és a um tempo esplendor e sepultura. Apressadamente, todos embarcaram no trem. Ó mar salgado, quanto do teu sal são lágrimas de Portugal. Amanheceu, a luz tem cheiro.
(USF-SP) Leia estes versos: “As ondas amarguradas Encostam a cabeça nas pedras do cais. Até as ondas possuem Uma pedra para descansar a cabeça. Eu na verdade possuo Todas as pedras que há no mundo, Mas não descanso”. (Murilo Mendes) A figura de linguagem que ocorre nos versos 5 e 6 é: metáfora sinédoque hipérbole aliteração anáfora.
(VUNESP) Na frase: "O pessoal estão exagerando, me disse ontem um camelô", encontramos a figura de linguagem chamada: silepse de pessoa elipse anacoluto hipérbole silepse de número.
(UFU) Cada frase abaixo possui uma figura de linguagem. Assinale aquela que não está classificada corretamente: O céu vai se tornando roxo e a cidade aos poucos agoniza. (prosopopeia) "E ele riu frouxamente um riso sem alegria". (pleonasmo) Peço-lhe mil desculpas pelo que aconteceu. (metáfora) "Toda vida se tece de mil mortes." (antítese) Ele entregou hoje a alma a Deus. (eufemismo).
(VUNESP) No trecho: “…dão um jeito de mudar o mínimo para continuar mandando o máximo”, a figura de linguagem presente é chamada: metáfora hipérbole hipérbato anáfora antítese.
(FAU-Santos) Nos versos: “Bomba atômica que aterra Pomba atônita da paz Pomba tonta, bomba atômica...” A repetição de determinados elemento fônicos é um recurso estilístico denominado: hiperbibasmo sinédoque metonímia aliteração metáfora.
(Mackenzie) Nos versos abaixo, uma figura se ergue graças ao conflito de duas visões antagônicas: “Saio do hotel com quatro olhos, - Dois do presente, - Dois do passado.” Esta figura de linguagem recebe o nome de: metonímia catacrese hipérbole antítese hipérbato.
(ITA) Em qual das opções há erro de identificação das figuras? "Um dia hei de ir embora / Adormecer no derradeiro sono." (eufemismo) "A neblina, roçando o chão, cicia, em prece. (prosopopeia) Já não são tão frequentes os passeios noturnos na violenta Rio de Janeiro. (silepse de número) "E fria, fluente, frouxa claridade / Flutua..." (aliteração) "Oh sonora audição colorida do aroma." (sinestesia).
(PUC-SP) Nos trechos: "...nem um dos autores nacionais ou nacionalizados de oitenta pra lá faltava nas estantes do major" e "... o essencial é achar-se as palavras que o violão pede e deseja" encontramos, respectivamente, as seguintes figuras de linguagem: prosopopeia e hipérbole hipérbole e metonímia perífrase e hipérbole metonímia e eufemismo metonímia e prosopopeia.
(CESGRANRIO) Na frase "O fio da ideia cresceu, engrossou e partiu-se" ocorre processo de gradação. Não há gradação em: O carro arrancou, ganhou velocidade e capotou. O avião decolou, ganhou altura e caiu. O balão inflou, começou a subir e apagou. A inspiração surgiu, tomou conta de sua mente e frustrou-se. João pegou de um livro, ouviu um disco e saiu.
(FUNCAB-ES) As figuras de linguagem são usadas como recursos estilísticos para dar maior valor expressivo à linguagem. No seguinte trecho “Tu és a chuva e eu sou a terra [...]” predomina a figura, denominada: onomatopeia hipérbole metáfora catacrese sinestesia.
(IFPE-2016) Responda à questão com base na tirinha abaixo. O humor da tirinha foi conferido, sobretudo, pela não compreensão por parte da personagem Chico Bento da figura de linguagem utilizada por seu interlocutor. A essa referida figura de linguagem dá-se o nome de anáfora metonímia perífrase hipérbole aliteração.
(UERJ-2014) O pai era uma onça (ref. 2). Nesse verso, a palavra onça está empregada em um sentido que se define como: enfático antitético metafórico metonímico.
(FMU) Quando você afirma que enterrou “no dedo um alfinete”, que embarcou “no trem” e que serrou “os pés da mesa”, recorre a um tipo de figura de linguagem denominada: metonímia antítese paródia alegoria catacrese.
(UFPE) Assinale a alternativa em que o autor NÃO utiliza prosopopeia. “Quando essa não-palavra morde a isca, alguma coisa se escreveu.” (Clarice Lispector) “As palavras não nascem amarradas, elas saltam, se beijam, se dissolvem…” (Drummond) “A poesia vai à esquina comprar jornal”. (Ferreira Gullar) “A luminosidade sorria no ar: exatamente isto. Era um suspiro do mundo.” (Clarice Lispector) “Meu nome é Severino, Não tenho outro de pia”. (João Cabral de Melo Neto).
(ADVISE 2009) “Virgílio, traga-me uma coca cola bem gelada!”, registra-se uma figura de linguagem anáfora personificação antítese catacrese metonímia.
(U. Taubaté) No sintagma: “Uma palavra branca e fria”, encontramos a figura denominada: sinestesia eufemismo onomatopéia catacrese.
Qual a figura de linguagem presente na frase “As mãos que dizem adeus são pássaros que vão morrendo lentamente.”, de Mário Quintana? comparação metáfora metonímia eufemismo.
Qual figura de linguagem está presente nas seguintes frases: Toda minha vida morei no país do futebol. Nunca visitei a cidade maravilhosa. anáfora paranomásia perífrase catacrese.
Indique a expressão em que não ocorre pleonasmo. adiar para depois liberdade escrava fatos reais encarar de frente certeza absoluta entrar para dentro.
Qual a figura de linguagem usada na expressão identificada na frase "liberdade escrava"? paradoxo eufemismo hipérbole prosopopeia.
Marque as frases de acordo com a silepse correspondente. O casal comprou a passagem e viajaram sem destino. Angra dos Reis é linda! Todos decidimos que era hora de mudar.
Classifique as figuras de linguagem usadas nas seguintes frases em hipérbole e eufemismo. Eu morri de rir com aquela história. Minha filha mais nova já é mocinha. Você está ficando muito cheinha. Ele veio voando para casa. Já disse isso um milhão de vezes. Ele sempre foi meio desprovido de inteligência.
Assinale as alternativas em que ocorre catacrese. conclusão final a batata da perna elo de ligação o céu da boca a pele do tomate futuro da humanidade o dente de alho a cabeça do alfinete.
Denunciar test Consentimiento Condiciones de uso