Cuestiones
ayuda
option
Mi Daypo

TEST BORRADO, QUIZÁS LE INTERESEGeografia 7º ano - CEAI - 4º BIM

COMENTARIOS ESTADÍSTICAS RÉCORDS
REALIZAR TEST
Título del test:
Geografia 7º ano - CEAI - 4º BIM

Descripción:
Training

Autor:
Fabrício
(Otros tests del mismo autor)

Fecha de Creación:
27/11/2017

Categoría:
Geografía

Número preguntas: 35
Comparte el test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Comparte el test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Últimos Comentarios
No hay ningún comentario sobre este test.
Temario:
Na tirinha, apresenta-se uma crítica à noção de progresso vinculada: à ideia de sustentabilidade e suas consequências. ao conceito de expansão florestal desordenada. à adoção continuada do reflorestamento progressivo. à ausência de uma política de desenvolvimento sustentável. ao ideário de que a vegetação resiste ao avanço das atividades humanas.
O desmatamento é, sem dúvidas, uma das maiores preocupações atuais da humanidade, pois o seu avanço poderá intensificar o processo de remoção da cobertura vegetal do planeta. Podemos identificar como consequências do desmatamento todas as alternativas a seguir, exceto: o aumento do efeito estufa. a diminuição da biodiversidade. a elevação desproporcional da umidade. o maior desgaste do solo. o assoreamento de rios e lagos.
O mapa ao lado mostra o processo de degradação do Cerrado até o ano de 2002, lembrando que tal processo manteve-se em ação nos anos seguintes. O principal fator responsável pela sua devastação é: a expansão da fronteira agrícola. a criação de poucas reservas ambientais. a construção de Brasília no Planalto Central. a desertificação natural das áreas florestais. a urbanização das cidades do Centro-Oeste.
A perda da capacidade de absorção da água pelo solo se dá por um problema ambiental tipicamente urbano. Com isso uma chuva um pouco mais forte consegue mudar a vida de inúmeras pessoas. Após uma análise do enunciado e uma leitura da imagem ao lado, o problema ambiental urbano que percebemos é: erosão poluição de rios impermeabilização do solo seca.
Descreva as mudanças ocorridas ao longo do ano de 1945, pelo IBGE: união de regiões adição de estados incorporação do estado Acre criação do estado da Bahia.
Ao analisar os mapas dos anos de 1945 a 2005, podemos perceber a criação do estado do Rio de Janeiro. Cite um outro estado criado por estas mudanças: Mato Grosso do Sul Guaporé Ponta-Porã Mato Grosso Bahia.
O mapa ao lado está destacando uma unidade federativa do Brasil. Marque o estado e Região a qual pertence: Estado do Tocantins Região Centro-Oeste Estado de Goiás Região Norte Estado do Mato-Grosso Região Nordeste Estado do Maranhão Região Sudeste.
Leia o texto: O tratado Por esse instrumento, ficou acordado que a Bolívia receberia compensações territoriais em vários pontos da fronteira com o Brasil. O governo brasileiro se comprometeria a construir a Estrada de ferro Madeira-Mamoré, e preservaria a liberdade de trânsito pela ferrovia e pelos rios até o oceano Atlântico, facilitando o escoamento das exportações bolivianas. Como não havia equivalência entre as áreas permutadas, estabeleceu-se, ainda, uma indenização de dois milhões de libras esterlinas, a ser paga pelo Brasil em duas parcelas. A Bolívia cederia a parte meridional do Acre, reconhecidamente boliviana, mas povoada por brasileiros, e desistiria da reclamação da outra parte do território mais ao norte, também ocupada só por brasileiros. O Bolivian Syndicate aceitou a rescisão contratual mediante uma compensação financeira de 114.000,00 libras esterlinas, em distrato assinado em 26 de fevereiro de 1903. O tratado de Petrópolis praticamente selou o destino do Acre, que até hoje permanece como integrante da federação brasileira de modo praticamente incontroverso. O Peru seguiria mais alguns anos manifestando-se diplomaticamente por direitos na região, mas acabaria chegando a um acordo com as autoridades brasileiras. Este tratado demonstra como foi que o estado do Acre foi incorporado ao Brasil. Este fato ocorreu no ano de _______.
Analise as afirmativas e marque a incorreta acerca da região Sul do Brasil: A região Sul é a menor das regiões, porém é a terceira mais populosa do país. Na região Sul está a maior proporção de negros no total da população do Brasil. A economia da região se baseia na indústria e na agropecuária. A região é a segunda mais rica do país.
Na segunda metade do século XIX, o Brasil recebeu um grande contingente imigratório. Um dos grupos de imigrantes se destaca por ter participado da fundação de várias cidades, tais como: Blumenau, Joinville, São Leopoldo e Novo Hamburgo. O texto refere-se aos imigrantes: italianos franceses alemães espanhóis portugueses.
Qual das alternativas abaixo não é uma das paisagens naturais mais conhecidas da região Sul do Brasil: Araucária Cataratas do Iguaçu Pampas Pantanal Pinheiros.
Marque a alternativa com o tipo de clima que ocorre com predominância na região Sul do Brasil: tropical semiárido equatorial frio polar subtropical.
Qual dos estados abaixo que de acordo com a divisão oficial do IBGE não faz parte da região Sul do Brasil? Mato Grosso do Sul Santa Catarina Paraná Rio Grande do Sul.
A região Sul possui um grande potencial hidrelétrico devido: Os rios serem perenes. Ao tipo de clima e relevo de baixa altitude. Ao Governo ter investido nas usinas hidrelétricas. As áreas de planalto da bacia do rio Paraná.
A região Sul apresenta grande número de descendentes de imigrantes europeus, devido: O governo brasileiro promover o povoamento dessa região por meio do assentamento de imigrantes europeus para assegurar a posse das terras. Os imigrantes europeus invadirem as terras para exercer a atividade agropecuária. Os imigrantes terem vencido o conflito com os povos indígenas que habitavam a região. Os imigrantes europeus e seus descendentes colonizarem as terras da região para implantar a cultura europeia no país.
Qual o principal uso da terra na região Sul? Pecuária Agricultura Mineração Extrativismo.
Quais os principais povos imigrantes que vieram para a região Sul? Italianos Suecos Ucranianos Portugueses Alemães.
Quais são os fenômenos climáticos do inverno da região Sul do Brasil? Sol Calor Chuva Geada Neve Frio Efeito estufa.
Sobre a localização da região Norte, é correto: Faz fronteira, ao norte, com Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa. Faz fronteira a noroeste com a Colômbia. Localizada na porção setentrional, é cortada pela linha do equador. Faz fronteira ao sul com o Uruguai. Tem contato com o oceano Pacífico.
O mapa representa as áreas de abrangência das principais bacias hidrográficas brasileiras, numeradas de 1 a 7. Assinale a alternativa que indica, corretamente, duas dessas principais bacias, conforme espaços numerados no mapa: 1-Bacia do São Francisco; 3-Bacia do Sudeste-Sul. 4-Bacia Platina; 7-Bacia do Leste. 1-Bacia Amazônica; 2-Bacia do Tocantins. 2-Bacia Platina; 6-Bacia do Leste. 5-Bacia do São Francisco; 7-Bacia do Sul-Sudeste.
Relacione corretamente (V=verdadeiro; F=falso): V F.
Sobre o quadro humano econômico da região Norte, identifique as duas maiores áreas urbanas da região Norte do país: Belém Manaus Macapá Rio Branco Porto Velho Boa Vista.
O estado com a maior produção de minérios de ferro e manganês é o estado do ________.
A região _________ ocupa mais de 45% do território nacional. Apresenta diversidade climática e botânica, adaptada a altas temperaturas e umidade.
Relacione: planície do rio Amazonas depressão da Amazônia Ocidental planaltos residuais Norte-Amazônicos.
"A região Norte é cortada pela linha do equador e as médias mensais de temperatura variam entre 25º C e 27º C, durante o ano. As precipitações são oriundas do intenso processo de transpiração da floresta e evaporação dos rios, além de uma forte influência de ventos alísios, que vêm dos hemisférios norte e sul e se dirigem para essa área, carregados de umidade." Assinale a alternativa que identifique o tipo de clima descrito no texto: Tropical Equatorial Subtropical Semiárido.
No Brasil, têm-se identificado focos de tensões em áreas indígenas, causados pelo extrativismo mineral e vegetal, bem como pela invasão das reservas por posseiros, para transformá-las em áreas agrícolas. O complexo regional e o estado que centralizam o maior número de conflitos são, respectivamente: Nordeste e Rio Grande do Norte. Centro-Sul e Rio Grande do Sul. Amazônia e Pará. Nordeste e Piauí. Amazônia e Acre.
Sobre a divisão regional do Sul do Brasil, associe corretamente: Nordeste do Rio Grande do Sul Centro-sul do Rio Grande do Sul Área metropolitana de Curitiba e litoral paranaense.
Qual destas não é uma sub-região do Sul do Brasil? Norte paranaense Centro-oeste paranaense e catarinense e noroeste gaúcho Área metropolitana de Curitiba e litoral paranaense Encosta e litoral catarinense Nordeste do Rio Grande do Sul Área metropolitana de Porto Alegre Centro-sul do Rio Grande do Sul Sudeste paranaense e catarinense.
Marque as regiões que configuram, atualmente, a divisão regional do Brasil: Nordeste Sudeste Norte Centro-Oeste Sul Leste Nordeste-Ocidental Nordeste-Oriental.
A área em vermelho do mapa é denominada _______________________.
A sub-região __________________ é um importante polo agrícola policultor da região Sul. No passado, destacou-se muito pela produção de café. Norte paranaense Encosta e litoral catarinense Área metropolitana de Porto Alegre.
A sub-região __________________ corresponde, principalmente, ao vale do Itajaí, com indústrias têxteis e de confecção e policultura de suínos e aves. Norte paranaense Encosta e litoral catarinense Área metropolitana de Porto Alegre.
A sub-região __________________ constitui uma importante área de produção industrial da região Sul, ligada diretamente ao processo agropecuário, com destaque para o setor têxtil, de vestuário, de calçados e de alimentação, além de indústrias químicas, petroquímicas, siderúrgicas e automobilísticas. Norte paranaense Encosta e litoral catarinense Área metropolitana de Porto Alegre.
Relacione: 1945 1956 1960 1977 1988.
Denunciar test Consentimiento Condiciones de uso