História - 9º ano - 1º Bim - prova 2

INFORMACIÓN
ESTADÍSTICAS
RÉCORDS
Título del test:
História - 9º ano - 1º Bim - prova 2

Descripción:
Training

Autor:
Fabrício
(Otros tests del mismo autor)

Fecha de Creación:
26/04/2019

Categoría:
Historia
Sigue en facebook las noticias y los mejores tests de daypo apretando en 'Me gusta'
Últimos Comentarios
No hay ningún comentario sobre este test.
Temario:
REVOLUÇÃO RUSSA Entre o século XVI e o século XX, a Rússia manteve como estrutura de governo a monarquia ______________.
REVOLUÇÃO RUSSA Entre o século XVI e o século XX, a Rússia manteve como estrutura de governo a monarquia absolutista. O monarca, então chamado de _________, centralizava em suas mãos os poderes econômicos, políticos e legislativos, além de contar com o apoio da Igreja Ortodoxa Russa e da nobreza.
REVOLUÇÃO RUSSA Até o século XIX, a Rússia tinha economia predominantemente _____________, com métodos de cultivo antiquados, o que tornava a produção insuficiente para suprir a população.
REVOLUÇÃO RUSSA Até o século XIX, a Rússia tinha economia predominantemente agrária, com métodos de cultivo antiquados, o que tornava a produção insuficiente para suprir a população. O então czar ______________, que governou entre 1855-1881, deu início a um programa de reformas com o objetivo de transformar a Rússia em um Estado moderno e industrial, capaz de diminuir as diferenças sociais.
REVOLUÇÃO RUSSA Até o século XIX, a Rússia tinha economia predominantemente agrária, com métodos de cultivo antiquados, o que tornava a produção insuficiente para suprir a população. O então czar Alexandre II, que governou entre 1855-1881, deu início a um programa de reformas com o objetivo de transformar a Rússia em um Estado moderno e industrial, capaz de diminuir as diferenças sociais. Uma das atitudes tomadas foi a eliminação do trabalho ___________ e a elevação dos servos à condição de cidadãos.
REVOLUÇÃO RUSSA No início do século XX, a Rússia se encontrava em situação muito precária. Cerca de _____% da população vivia no campo, em péssimas condições.
REVOLUÇÃO RUSSA No início do século XX, a Rússia se encontrava em situação muito precária. Cerca de 80% da população vivia no campo, em péssimas condições, e a __________ era a maior proprietária de terras.
REVOLUÇÃO RUSSA Não era apenas no campo que as pessoas viviam com dificuldades. Nas grandes cidade, como São Petersburgo e Moscou, os trabalhadores das indústrias também conviviam em precárias situações. Trabalhavam até _____ horas por dia e recebiam baixos salários. .
REVOLUÇÃO RUSSA Não era apenas no campo que as pessoas viviam com dificuldades. Nas grandes cidade, como São Petersburgo e Moscou, os trabalhadores das indústrias também conviviam em precárias situações. Trabalhavam até 16 horas por dia e recebiam baixos salários. A exploração do operário industrial provocou greves, ampliou a atuação dos sindicatos e facilitou a influência das ideias socialistas de Karl Marx e _____________________. .
REVOLUÇÃO RUSSA Domingo Sangrento e Revolução de 1905 Em 1904, a Rússia, governada pelo czar Nicolau II, aderiu a um projeto expansionista que levou a um conflito com o Japão pelo controle da Manchúria (região localizada no nordeste da China). Foi derrotada na Guerra Russo-Japonesa (1904-1905) e os custos gerados pelo conflito, somados às perdas de soldados, aumentaram as tensões sociais. No domingo, dia 22 de janeiro de 1905, operários em greve e suas famílias se dirigiram ao palácio do czar, em São Petersburgo, para entregar um documento com suas reivindicações em prol do direito de greve, melhores condições de vida, redução na jornada de trabalho e convocação de uma Assembleia Constituinte. O czar, no entanto, disponibilizou a guarda imperial para reprimir o movimento. A violência empregada vitimou centenas de manifestantes, tanto que esse dia ficou conhecido como _________________________.
REVOLUÇÃO RUSSA Domingo Sangrento e Revolução de 1905 Em 1904, a Rússia, governada pelo czar Nicolau II, aderiu a um projeto expansionista que levou a um conflito com o Japão pelo controle da Manchúria (região localizada no nordeste da China). Foi derrotada na Guerra Russo-Japonesa (1904-1905) e os custos gerados pelo conflito, somados às perdas de soldados, aumentaram as tensões sociais. No domingo, dia 22 de janeiro de 1905, operários em greve e suas famílias se dirigiram ao palácio do czar, em São Petersburgo, para entregar um documento com suas reivindicações em prol do direito de greve, melhores condições de vida, redução na jornada de trabalho e convocação de uma Assembleia Constituinte. O czar, no entanto, disponibilizou a guarda imperial para reprimir o movimento. A violência empregada vitimou centenas de manifestantes, tanto que esse dia ficou conhecido como Domingo Sangrento. Ao mesmo tempo em que o governo conseguiu controlar a situação, ele se viu pressionado a convocar o Parlamento (Duma), formado por deputados eleitos que auxiliavam nas decisões políticas. Ainda autorizou a criação dos ___________, um conselho formado por delegados eleitos por operários, camponeses e soldados, que atribuíram maior poder político à população russa.
REVOLUÇÃO RUSSA Domingo Sangrento e Revolução de 1905 Ao mesmo tempo em que o governo conseguiu controlar a Revolução de 1905, ele se viu pressionado a convocar o Parlamento (Duma), formado por deputados eleitos que auxiliavam nas decisões políticas. Ainda autorizou a criação dos sovietes, um conselho formado por delegados eleitos por operários, camponeses e soldados, que atribuíram maior poder político à população russa. Nesse contexto de crises políticas e econômicas do início do século XX, houve a formação de partidos políticos de oposição ao czar. O principal deles, o Partido _______________________________, defendia a implantação do socialismo.
REVOLUÇÃO RUSSA Domingo Sangrento e Revolução de 1905 Em 1903 o Partido Social-Democrata Russo se dividiu em dois grupos: bolcheviques mencheviques chovinistas czaristas czariques.
REVOLUÇÃO RUSSA Domingo Sangrento e Revolução de 1905 _____________ (maioria) - liderados por Vladimir Lenin, acreditavam na aliança entre os camponeses e o operariado para derrubar o czarismo e implantar o socialismo defendido por Marx e Engels.
REVOLUÇÃO RUSSA Domingo Sangrento e Revolução de 1905 _____________ (minoria) - liderados por Georgi Plekhanov e Julius Martov, acreditavam em uma união entre os operários, camponeses e burgueses. Essa aliança significaria a implantação do socialismo de forma lenta e gradual.
REVOLUÇÃO RUSSA Revoluções de 1917 Em fevereiro de 1917, rebeliões populares, greves gerais e revoltas armadas ocorreram em toda a Rússia. Era um cenário favorável aos ___________ para tentarem promover uma revolução.
REVOLUÇÃO RUSSA Revoluções de 1917 Em fevereiro de 1917, rebeliões populares, greves gerais e revoltas armadas ocorreram em toda a Rússia. Era um cenário favorável aos sovietes para tentarem promover uma revolução. A grande liderança desse processo foi o soviete da cidade de _____________ (denominada São Petersburgo até 1914), controlado pelos socialistas revolucionários, partido reformista, e mencheviques.
REVOLUÇÃO RUSSA Revoluções de 1917 Em fevereiro de 1917, rebeliões populares, greves gerais e revoltas armadas ocorreram em toda a Rússia. Era um cenário favorável aos sovietes para tentarem promover uma revolução. A grande liderança desse processo foi o soviete da cidade de Petrogrado (denominada São Petersburgo até 1914), controlado pelos socialistas revolucionários, partido reformista, e mencheviques. Esse soviete pressionou a Duma para nomear um novo governo. O resultado foi a formação de um partido de __________ unindo os mencheviques e vários partidos em torno de um programa liberal.
REVOLUÇÃO RUSSA Revoluções de 1917 Em fevereiro de 1917, rebeliões populares, greves gerais e revoltas armadas ocorreram em toda a Rússia. Era um cenário favorável aos sovietes para tentarem promover uma revolução. A grande liderança desse processo foi o soviete da cidade de Petrogrado (denominada São Petersburgo até 1914), controlado pelos socialistas revolucionários, partido reformista, e mencheviques. Esse soviete pressionou a Duma para nomear um novo governo. O resultado foi a formação de um partido de coalizão unindo os mencheviques e vários partidos em torno de um programa liberal. Diante dos acontecimentos, o czar foi obrigado a ___________.
REVOLUÇÃO RUSSA Revoluções de 1917 Durante as revoluções de 1917, a monarquia czarista foi substituída por uma ___________________, guiada pelos mencheviques e pelo líder burguês Alexander Kerensky.
REVOLUÇÃO RUSSA Revoluções de 1917 Durante as revoluções de 1917, a monarquia czarista foi substituída por uma república liberal, guiada pelos mencheviques e pelo líder burguês _________________.
REVOLUÇÃO RUSSA Revoluções de 1917 Durante as revoluções de 1917, monarquia czarista foi substituída por uma república liberal, guiada pelos mencheviques e pelo líder burguês Alexander Kerensky. Esse governo provisório durou oito meses, Duas decisões tomadas logo no início do governo teriam desdobramentos radicais nesse contexto: a __________________________________________ e a ____________________. Assim, os líderes exilados, como Lenin e Trotsky, retornaram e se uniram ao povo para combater o governo, já que a maioria continuava em situação precária. Nas ruas, o brado da população era por “paz, pão e terra”. a manutenção da Rússia na Primeira Guerra Mundial a anistia dos exilados políticos a manutenção da Rússia na Segunda Guerra Mundial a anistia dos exilados militares.
REVOLUÇÃO RUSSA Revoluções de 1917 Durante as revoluções de 1917, monarquia czarista foi substituída por uma república liberal, guiada pelos mencheviques e pelo líder burguês Alexander Kerensky. Esse governo provisório durou oito meses, Duas decisões tomadas logo no início do governo teriam desdobramentos radicais nesse contexto: a manutenção da Rússia na Primeira Guerra Mundial e a anistia dos exilados políticos. Assim, os líderes exilados, como Lenin e Trotsky, retornaram e se uniram ao povo para combater o governo, já que a maioria continuava em situação precária. Nas ruas, o brado da população era por ____________________. “paz, pão e terra” “paz, pão e poder” “paz, amendoim e terra” “paz, dignidade e terra”.
REVOLUÇÃO RUSSA Lenin era um líder: bolchevique menchevique cossaco militar.
REVOLUÇÃO RUSSA Revolução de Outubro Com o retorno de Lenin, líder bolchevique, divulgaram-se as ________________. Esse documento priorizava à distribuição de terras aos camponeses, a direção das fábricas pelos comitês operários, a autonomia para as nacionalidades oprimidas pelo Império Russo, à saída imediata da Rússia da guerra e a entrega do poder aos sovietes.
REVOLUÇÃO RUSSA Revolução de Outubro Em outubro de 1917, os bolcheviques, junto com operários armados, conseguiram ocupar os principais pontos de Petrogrado, sobretudo o Palácio de Inverno (sede do governo), depuseram Kerensky e convocaram o ll Congresso dos Sovietes. Os sovietes, sob a liderança de Lenin, Trotsky e Stalin, assumiram o poder, e o Partido Bolchevique passou a se chamar ________________________, promovendo uma série de reformas.
REVOLUÇÃO RUSSA Revolução de Outubro Em outubro de 1917, os bolcheviques, junto com operários armados, conseguiram ocupar os principais pontos de Petrogrado, sobretudo o Palácio de Inverno (sede do governo), depuseram Kerensky e convocaram o ll Congresso dos Sovietes. Os sovietes, sob a liderança de Lenin, Trotsky e Stalin, assumiram o poder, e o Partido Bolchevique passou a se chamar Partido Comunista, promovendo uma série de reformas. Dentre elas se destacam: Tratado de Brest-Litovski Nacionalizações, estatizações e reforma agrária Militarização Retorno da Monarquia Russa Liberação do czar e sua família.
REVOLUÇÃO RUSSA Revolução de Outubro Tratado de Brest-Litovski — assinado entre a Rússia e a Alemanha em 1917, determinava a retirada da Rússia da ___________ Guerra Mundial. Em troca, os russos cederiam os territórios da Polônia, da Bessarábia e os Bálcãs.
Denunciar test Condiciones de uso
Usamos cookies para personalizar su experiencia. Si sigue navegando estará aceptando su uso. Más información.