option
Mi Daypo

KEY CODE 0

COMENTARIOS ESTADÍSTICAS RÉCORDS
REALIZAR TEST
Título del test:
KEY CODE 0

Descripción:
XOXGXSXAXFXUXLXL

Autor:
AVATAR

Fecha de Creación:
26/04/2021

Categoría:
Arte

Número preguntas: 120
Comparte el test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Comparte el test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Últimos Comentarios
No hay ningún comentario sobre este test.
Temario:
Cabe, especificamente, a direção administrativa da OM, cumprindo-lhe coordenar e controlar todas as atividades, tendo especial atenção à manutenção e prontificação, bem como à disciplina e higidez da tripulação, e ao trabalho dos operários empregados em reparo. (A) Chefe de Departamento (B) Comandante (C) Secretario (D) Encarregado de Pessoal (E) Imediato.
As atividades administrativas das forças, navios, unidades aéreas e unidades de fuzileiros navais serão regidas por uma: (A) Organização Administrativa (B) Organização de Combate (C) Regulamento Administrativo (D) Regimento Interno (E) Ato de criação.
A Organização Administrativa deverá abordar, entre outros, os seguintes pontos, EXCETO: (A) Distribuição das tarefas por setor da OM e fixação das atribuições dos respectivos encarregados (B) Distribuição do pessoal por setor da OM (C) Fixação das incumbências e atribuições das Praças (D) Distribuição do material (E) Fainas de preparação para o Combate.
A elaboração das organizações das forças, navios, unidades aéreas e unidades de fuzileiros navais será pautada em normas baixadas pelo: (A) COM (B) EMA (C) DAbM (D) CM (E) MD.
É o documento que especifica propósito, a subordinação, a sede, o posto do Comandante e a constituição de um núcleo de implantação, quando necessário. (A) Organização Administrativa (B) Organização de Combate (C) Regulamento Administrativo (D) Regimento Interno (E) Ato de criação.
É o ato administrativo que complementa o Regulamento, ordenando seu detalhamento e permitindo que, em âmbito interno, sejam disciplinadas todas as atividades rotineiras da OM. (A) Organização Administrativa (B) Organização de Combate (C) Regulamento Administrativo (D) Regimento Interno (E) Ato de criação.
A elaboração dos Regulamentos e Regimentos Internos das OM de terra será pautada em normas baixadas pelo: (A) COM (B) EMA (C) DAbM (D) CM (E) MD.
Marque V nas alternativas corretas abaixo: Os Oficiais, que servem numa OM constituem a sua Oficialidade. Os Guardas-Marinha não farão parte da Oficialidade, com as restrições inerentes à sua situação de Praças Especiais. As Praças que servem numa OM constituem a sua Guarnição. A Oficialidade e a Guarnição de uma OM constituem a sua Tripulação.
Todos são individualmente responsáveis, dentro de sua esfera de ação. Todas opções abaixo, contemplam essa responsabilidade, EXCETO: (A) por negligência, imprevidência, fraqueza ou falta de energia no cumprimento de deveres e no desempenho de suas atribuições. (B) por imperícia na direção ou execução de fainas, ou no desempenho de atribuições para as quais estejam legalmente qualificados. (C) por infração à legislação em vigor, às disposições desta Ordenança e às normas e instruções da Marinha. (D) por abuso ou exercício indevido de autoridade. (E) por empenhar-se em dirigir ou executar as tarefas de que forem incumbidos com o máximo de zelo e dedicação.
Coloque V nas corretas abaixo: Somente os oficiais devem respeitar a religião, as instituições, os costumes e os usos do país em que se acharem. No exercício de suas atribuições, é autorizado ao pessoal apenas intimidade simples. Todo Oficial ou Praça pode, sempre que for conveniente à ordem, à disciplina ou à normalidade do serviço, prender à sua ordem ou à de autoridade competente, quem tiver antigüidade inferior à sua. Pode, também, em flagrante de crime inafiançável, prender à ordem de autoridade superior qualquer Oficial ou Praça de antiguidade superior à sua.
Coloque V nas afirmativas corretas abaixo:] O uso de bigode é permitido aos Oficiais, Suboficiais e Sargentos. O militar que necessitar encobrir lesão fisionômica poderá usar barba, bigode, cavanhaque ou cabelo fora das normas em vigor, desde que esteja autorizado pelo seu respectivo COMINSUP. O militar que tiver sua fisionomia modificada não necessita ser novamente identificado.
A preparação dos navios, unidades aéreas e unidades de fuzileiros navais para combate e sua conduta durante o mesmo serão regidas por uma: (A) Organização Administrativa (B) Regulamento (C) Regimento Interno (D) Ato de Criação (E) Organização de Combate.
Quem deve tratar-se mutuamente com respeito e polidez, e com atenção e justiça os subordinados. (A) Oficiais (B) Praças (C) Superiores (D) Subordinados (E) Todos.
Todo Oficial ou Praça pode, também, em flagrante de crime inafiançável, prender à ordem de autoridade ou Praça de: (A) antiguidade superior à sua (B) sua cadeia de comando (C) ninguém pode ser preso a ordem de outrem (D) não é finalidade precípua do oficial ou praça efetuar prisão (E) antiguidade inferior à sua.
Coloque V nas afirmativas corretas abaixo: Os mais modernos devem responder tanto à saudação quanto à continência individual dos mais antigos. Oficial ou a Praça, ao dirigir-se a superior, tomará a posição de sentido e prestar-lhe-á continência. Na OM É obrigatório possuir todos os uniformes previstos na legislação em vigor, em quantidade suficiente. O uniforme do dia é obrigatório, a bordo, para todos os Oficiais e Praças. O pessoal embarcado deve manter a bordo os uniformes para serviço, licença e representação em condições de pronto uso.
Se a representação, parte ou requerimento estiver escrito de modo contrário ao que é preceituado nos artigos anteriores, o Comandante o reterá em seu poder, fazendo ciente ao respectivo autor para que o substitua, modificando sua linguagem. o Autor tem prazo máximo de quantos dias para efetuar? (A) 5 dias (B) 8 dias (C) 12 dias (D) 15 dias (E) 120 dias.
É o ato administrativo que permite, em âmbito geral, possam ser conhecidas a sua missão, organização, estrutura e outros dados de interesse. (A) Organização Administrativa (B) Regulamento (C) Regimento Interno (D) Ato de Criação (E) Organização de Combate.
De quem é a competência da aprovação das Organizações de forças, navios, unidades aéreas e unidades de fuzileiros navais. (A) Comandante da Marinha (B) Estado Maior da Armada (C) Chefe do estado maior da Armada (D) Comando de Operações Navais (E) Presidente da República.
Coloque V nas afirmativas corretas: os Suboficiais serão auxiliares diretos dos Oficiais em alguns os atos de serviços e na execução das fainas que aqueles dirigirem. os Sargentos serão auxiliares diretos dos Suboficiais, ou dos Oficiais, conforme a OM em que servirem, em todos os atos de serviço e na execução das fainas que aqueles auxiliarem ou dirigirem. os Cabos e Marinheiros executarão qualquer serviço que contribua para o cumprimento de tarefa atribuída à OM a que pertencerem, com responsabilidade pela parte que lhes couber.
O número e a qualificação do pessoal necessário para exercer os diversos cargos nas OM serão fixados em Tabelas de Lotação aprovadas pelo: (A) Estado Maior da Armada (B) Chefe do estado maior da Armada (C) Comandante da Marinha (D) Comando de Operações Navais (E) Presidente da República.
Todos os Oficiais e Praças, quer a bordo, quer em terra, em serviço ou não, devem, EXCETO: (A) proceder de acordo com as normas de boa educação civil e militar e com os bons costumes, de modo a honrar e preservar as tradições da Marinha. (B) respeitar a legislação em vigor, obedecer aos superiores e conhecer e cumprir as normas e instruções da Marinha. (C) manter, em todas as circunstâncias, na plenitude e sua autoridade a disciplina, a boa ordem nas fainas e serviços e a estrita execução da legislação em vigor, da presente Ordenança e das normas e instruções da Marinha. (D) empenhar-se em dirigir ou executar as tarefas de que forem incumbidos com o máximo de zelo e dedicação. (E) empregar os maiores esforços em prol da glória das armas brasileiras e sustentação da honra nacional, mesmo nas circunstâncias mais difíceis e quaisquer que sejam os perigos a que se possam achar expostos.
A quem corresponde inteira responsabilidade pelo bom desempenho no cargo ou pela perfeita execução da ordem. (A) A autoridade (B) Ao superior (C) Ao subordinado (D) Ao COMINSUP (E) Ao comandante.
Todos são individualmente responsáveis, dentro de sua esfera de ação, EXCETO: (A) por negligência, imprevidência, fraqueza ou falta de energia no cumprimento de deveres e no desempenho de suas atribuições. (B) por imperícia na direção ou execução de fainas, ou no desempenho de atribuições para as quais estejam legalmente qualificados. (C) por infração à legislação em vigor, às disposições desta Ordenança e às normas e instruções da Marinha. (D) por exigir o respeito e a obediência que lhe são devidos por seus subordinados. (E) por prejuízos causados à Fazenda Nacional.
Em relação ao que “cumpre ao superior (dever)” apenas uma está CORRETA: (A) pelo acerto, oportunidade e consequências das ordens que der. (B) pelas consequências da omissão de ordens, nos casos em que for de seu dever providenciar. (C) exigir o respeito e a obediência que lhe são devidos por seus subordinados. (D) respeitar seus superiores e ter para com eles a consideração devida, quer estejam ou não presentes. (E) obedecer às ordens dos superiores.
Em relação ao que “cumpre ao subordinado (dever)” apenas uma está CORRETA: (A) manter, em todas as circunstâncias, na plenitude e sua autoridade a disciplina, a boa ordem nas fainas e serviços e a estrita execução da legislação em vigor, da presente Ordenança e das normas e instruções da Marinha. (B) exigir o respeito e a obediência que lhe são devidos por seus subordinados. (C) respeitar seus superiores e ter para com eles a consideração devida, quer estejam ou não presentes (D) conduzir seus subordinados, estimulando-os, reconhecendo-lhes os méritos, instruindo-os, admoestando-os e punindo-os ou promovendo sua punição de conformidade com a lei. (E) pela execução das ordens que receber.
Em relação às “responsabilidades do subordinado” apenas uma está CORRETA: (A) por exigir o respeito e a obediência que lhe são devidos por seus subordinados. (B) pelas consequências da omissão em participar ao superior, em tempo hábil, qualquer ocorrência que reclame providência, ou que o impeça de cumprir a ordem recebida. (C) por conduzir seus subordinados, estimulando-os, reconhecendo-lhes os méritos, instruindo-os, admoestando-os e punindo-os ou promovendo sua punição de conformidade com a lei. (D) pelo acerto, oportunidade e consequências das ordens que der. (E) pelas consequências da omissão de ordens, nos casos em que for de seu dever providenciar.
De quem é a responsabilidade de respeitar a religião, as instituições, os costumes e os usos do país em que se acharem. (A) Oficiais (B) Praças (C) Superiores (D) Subordinados (E) Todos.
Quem deve fazer cessar prontamente as contendas que presenciar a bordo entre mais modernos e, em caso de insulto, injúria, ameaça ou vias de fato, prender os transgressores e endereçar parte de ocorrência aos respectivos Comandantes. (A) Oficial (B) Praça (C) Superior (D) Subordinado (E) Comandante.
Todo Oficial ou Praça pode, sempre que for conveniente à ordem, à disciplina ou à normalidade do serviço, prender à sua ordem ou à de autoridade competente: (A) quem tiver antiguidade superior à sua (B) quem tiver antiguidade inferior à sua (C) quem for de sua cadeia de comando (D) ninguém pode ser preso a ordem de outrem (E) não é finalidade precípua do oficial ou praça efetuar prisão.
Se pessoa estranha à Marinha cometer crime a bordo, será: presa e autuada em flagrante delito, em seguida, será apresentada: (A) pessoa estranha à marinha não pode ser presa a bordo (B) presa e autuada em flagrante delito e apresentada ao presídio da marinha (C) presa e autuada em flagrante delito e apresentada à autoridade competente (D) presa e autuada em flagrante delito e apresentada ao comandante da OM (E) presa e autuada em flagrante delito e apresentada ao comando do Distrito Naval da área.
Coloque V nas afirmativas corretas: O traje militar permitido será estabelecido pelo Ministro da Marinha. Nas Estações de Comando no mar, na Tolda e na Sala de Estado, ou locais equivalentes, só deverão permanecer aqueles que estiverem em efetivo serviço. É vedado ao pessoal, a não ser em ato de serviço, permanecer no passadiço no bordo em que estiver um Almirante, o Comandante da Força ou do navio. Salvo exigência do serviço, só transitarão pelas escotilhas e passagens da câmara e camarotes de Almirante, Comandante e Oficiais os que neles respectivamente se alojarem, ou que a estes forem assemelhados ou superiores.
Nos casos em que uma Tabela de Lotação não mais satisfizer às novas exigências do serviço, será proposta por qual autoridade a alteração da existente: (A) Estado Maior da Armada (B) Chefe do estado maior da Armada (C) Comandante da Marinha (D) COMINSUP (E) Comandante.
Coloque V nas afirmativas corretas: As ponderações, representações e manifestações individuais sobre atos dos superiores são proibidas. O subordinado, em suas relações verbais ou escritas com o superior, usará sempre de expressões ponderadas. O superior, conquanto deva dirigir-se ao subordinado em termos corteses, dará sempre suas ordens em linguagem e tom imperativos. Na correspondência, quer do subordinado para o superior, quer deste para aquele, são proibidas expressões que envolvam, direta ou indiretamente, ofensa, insulto ou injúria a alguém.
É da competência de quem a aprovação dos Regulamentos e Regimentos Internos das OM de terra: (A) Estado Maior da Armada (B) Chefe do estado maior da Armada (C) Comandante da Marinha (D) Comando de Operações Navais (E) Presidente da República.
Todas as representações, partes ou requerimentos que militares da Marinha dirigirem a autoridades superiores devem ser encaminhados por intermédio do seu respectivo Comandante, o qual os transmitirá a quem de direito, dando sua própria informação a respeito, antes de decorrido prazo de quantos dias desde o seu recebimento. (A) 5 dias (B) 8 dias (C) 12 dias (D) 15 dias (E) 120 dias.
A atribuição principal de quem é a execução das tarefas necessárias à manutenção e operação dos equipamentos e à conservação de compartimentos de suas OM. (A) de todos (B) dos oficiais (C) das praças (D) dos suboficiais e sargentos (E) dos cabos e marinheiro/soldados.
É o ato administrativo que ordena seu detalhamento e permite que, em âmbito interno, sejam disciplinadas todas as atividades rotineiras da OM. (A) Organização Administrativa (B) Regulamento (C) Regimento Interno (D) Ato de Criação (E) Organização de Combate.
O Assistente deve ser preferencialmente do mesmo Corpo ou Quadro a que pertencer o Almirante ou Comandante de Força no Gabinete do qual for servir, e possuir os cursos inerentes à sua antiguidade, qual posto deverá ser? (A) Capitão de Mar e Guerra (B) Capitão de Fragata (C) Capitão de Corveta (D) Capitão-Tenente (E) Primeiro-Tenente.
Acompanhar o Almirante ou Comandante de Força nas inspeções, visitas ou representações Oficiais, e fazer as visitas de cortesia que lhe forem ordenadas; assistir à recepção e à despedida de todos os Comandantes de Forças, navios e outras pessoas em visita ao Almirante ou Comandante de Força; administrar o rancho do Almirante ou Comandante de Força; organizar a agenda do Almirante ou Comandante de Força; representar o Almirante ou Comandante de Força em solenidades e outros atos, quando ordenado; e auxiliar os Oficiais do Estado-Maior/Gabinete, estas são atribuições de quem: (A) Assistente (B) Chefe do Estado-Maior (C) Ajudante de Ordens (D) Oficiais de Gabinete (E) Estado-Maior de Força.
Todas as representações, partes ou requerimentos que militares da Marinha dirigirem a autoridades superiores devem ser encaminhados por intermédio do seu respectivo Comandante, o qual os transmitirá a quem de direito, dando sua própria informação a respeito, antes de decorrido o prazo de desde o seu recebimento. (A) 3 dias (B) 5 dias (C) 7 dias (D) 8 dias (E) 10 dias.
Classifique as alternativas abaixo com (V) se foram verdadeiras: Ao Oficial de Serviço cabe velar, durante determinado período de tempo, pela segurança, pela manutenção da disciplina e pelo cumprimento da rotina da OM. A passagem do serviço de Oficial de Serviço será feita na presença do Imediato, após apresentar-se-á ao Comandante. Cabe ao Oficial de Serviço provar a mostra de Guarnição antes de mandar distribuí-la. O Comandante e o Imediato, mesmo sendo Oficiais Intermediários ou Subalternos não concorrem às Escalas de Serviço.
O número de Divisões de Serviço não será maior que seis. em viagem será fixado pelo: Comandante Comandante da Força Estado-Maior da Armada COMIMSUP COMAP.
A Oficialidade e a Guarnição de uma OM constituem: Militares de bordo Tripulação Estado-Maior da OM Oficialidade de bordo Grupamento.
Classifique as alternativas abaixo com (V) se foram verdadeiras: A crítério do Comandante, os Capitães-Tenentes com mais de cinco anos no posto poderão ser dispensados da Escala de Serviço. Nas OM de terra ou navio no porto o número de Divisões de Serviço será fixado pelo COMIMSUP e, em circunstâncias normais (Serviço de Estado), não deverá ser inferior a quatro e nem superior a oito. Oficial de Quarto, no exercício de suas atribuições, é o representante do Comandante. A passagem de serviço de Oficial de Quarto será feita na estação de controle da manobra, na presença do Comandante; caso o Comandante não esteja presente, o oficial que passa o serviço apresentar-se-á ao mesmo, participando-lhe a sua rendição. A critério do Comandante o Oficial Superior de Pernoite (OSP) poderá baixar à terra após o Comandante e o Imediato, mantendo o Chefe da Divisão de Serviço (CDS) informando do local em que poderá ser encontrado, em caso de necessidade.
Quem é o responsável pelo exato cumprimento da rotina de bordo, pela execução de todas as disposições prescritas na Organização Administrativa ou Regimento Interno, pelo asseio e aspecto marinheiro da OM: (A) Comandante (B) Imediato (C) Oficial de Serviço (D) Mestre do navio (E) Chefe do Departamento.
Serviço por quartos‚ é o serviço executado por períodos de duração igual ou inferior a quantas horas? (A) Seis (B) Cinco (C) Quatro (D) Três (E) Duas.
Após o combate, certificar-se das condições de tudo quanto tenha ocorrido com relação ao pessoal e ao material, é atribuição do: (A) Comandante (B) Imediato (C) Oficial de Quarto (D) Encarregado do Cav (E) Encarregado Geral do Armamento.
Classifique as alternativas abaixo com (V) se foram verdadeiras: O Comandante, a oficialidade e a guarnição de uma OM constituem a sua tripulação. Assessorar o Comandante de Força é o propósito do Estado Maior de uma Força. Os oficiais do Estado Maior de uma Força, inclusive o Chefe terão o título de "Oficial" seguida da designação da função e o nome do Comando da Força. Os oficiais pertencentes ao Estado Maior da Força ficarão subordinados o Comandante do Navio Capitânia.
Em relação à Organização dos Estados Maiores (EM) de Força, NÃO podemos afirmar: (A) Aos Assistentes poderão ser atribuídas, em caráter cumulativo, funções no EM. (B) Os Oficiais do EM deverão integrar a escala de serviço do navio, onde estiver alojada a Força. (C) Os Oficiais do EM não poderão intervir nas atividades inerentes ao navio. (D) As praças do EM ficarão subordinadas para todos os efeitos, salvo os relacionados com execução de suas tarefas específicas, ao Comandante do Navio em que estiverem embarcadas. (E) Os Oficiais do EM ficarão alojadas no navio capitânia.
Nos navios as fainas comuns e de emergência a sua execução é abordado em qual documento? (A) Ordem Interna (B) Norma Interna (C) Organização de Combate (D) Regimento Interno (E) Organização Administrativa.
De acordo com a OGSA, a passagem de serviço de Oficial de Serviço será feito: (A) Na presença do Comandante (B) Na presença do Comandante, após o que os Oficiais apresentar-se-ão ao Imediato (C) Na presença do Imediato, após o que os Oficiais apresentar-se-ão ao Comandante (D) Na presença do Imediato (E) Na presença do Imediato após o que os Oficiais apresentar-se-ão ao Chefe da Divisão de Serviço.
Classifique as alternativas abaixo como verdadeiras: Quando houver mudança de regime de viagem para normal de porto, entrará de serviço a Divisão que houver feito o último serviço de porto no caso de se haver iniciado o serviço de viagem antes das doze horas, e a que se lhe seguir, no caso contrário. Na situação em que o número de Oficiais por Divisão de serviço for igual ou inferior a dois far-se-á o serviço de estado. O regime e o serviço de viagem serão cumpridos a partir da hora que for estabelecida ou a partir do início do quarto em que estiver compreendida a hora marcada para o navio suspender, ou, em caso de suspender imprevisto, logo depois dessa faina; cessará na hora que for determinada ou no fim do quarto em que o navio fundear, amarrar ou atracar. Quando o navio fundear, amarrar ou atracar, por menos de 12 horas, o regime e o serviço de viagem poderão, a critério do Comandante, não ser interrompidos.
O ato administrativo que completa o ato de criação permitindo que em âmbito geral, possam ser conhecidas a sua missão organização, estrutura e outros dados de interesse é? (A) a Ordem Interna (B) o Regulamento (C) o Regime Interno (D) o ato de inauguração (E) a Organização Administrativa.
O responsável pelo exato cumprimento da rotina de bordo, pela execução de todas as disposições prescritas na Organização Administrativa ou Regimento Interno, pelo asseio e aspecto marinheiro da OM e de suas embarcações, e pela correção dos uniformes do pessoal, especialmente dos licenciados é responsabilidade do? (A) Comandante (B) Imediato (C) Oficial de Serviço (D) Contramestre (E) Cabo Auxiliar.
O ato administrativo que complementa o Regulamento ordenando seu detalhamento, permitindo que, em âmbito interno, sejam disciplinadas todas as atividades rotineiras da OM, é? (A) a Ordem Interna (B) o Regulamento (C) o Regimento Interno (D) o Ato de Criação (E) a Organização Administrativa.
Classifique as alternativas abaixo com (V) se foram verdadeiras: O subordinado que se julgar com fundamento para ponderar sobre qualquer ato de superior que lhe pareça ilegal ou ofensivo não tem direito de dirigir-lhe verbalmente ou por escrito, reresentação respeitosa. O superior dará sempre suas ordens em linguagem e tom imperativos. O uso de bigode é permitido somente aos oficiais, SO e SG. Todo oficial é obrigado a apresentar-se ao Oficial de Serviço e ao Imediato sempre que entrar ou sair de bordo.
Respeitar seus superiores e ter para com eles a consideração devida quer estejam ou não presentes, e obedecer às ordens dos superiores. E as ordens verbais dadas pelo superior, ou em seu nome, obrigam tanto como se fossem por escrito. Se tais ordens, por sua importância, puderem envolver grave responsabilidade para o executor, este poderá pedir que lhe sejam dadas por escrito, o que não poderá ser recusado. (A) Deveres do Superior (B) Responsabilidade do Superior (C) Deveres do Subordinado (D) Responsabilidade do Subordinado (E) Cooperação.
Classifique as alternativas abaixo com (V) se foram verdadeiras: Os oficiais não devem colocar os interesses da Marinha acima dos pessoais. Nas OM comandadas por Almirantes, a delegação de competência para imposição de penas disciplinares deverá ser explicitadas em Ordem de Serviço ou Portarias. Os Sargentos são auxiliares diretos dos Suboficiais, ou dos Oficiais, conforme a OM em que servirem em todos os atos de serviço e na execução das fainas que aqueles auxiliarem ou dirigirem. Os deveres das praças relativos às suas incumbências serão fixados nos Regimentos Internos, ou nas Organizações Administrativas e de Combate.
Cabe a ele velar pela execução das ordens que receber, e pelas consequências da omissão em participar ao superior, em tempo hábil, qualquer ocorrência que reclame providência, ou que o impeça de cumprir a ordem recebida. (A) Deveres do Superior (B) Responsabilidade do Superior (C) Deveres do Subordinado (D) Responsabilidade do Subordinado (E) Cooperação.
É responsável em manter, em todas as circunstâncias, na plenitude de sua autoridade a disciplina, a boa ordem nas fainas e serviços e a estrita execução da legislação em vigor, da presente Ordenança e das normas e instruções da Marinha; exigir o respeito e a obediência que lhe são devidos por seus subordinados; e conduzir seus subordinados, estimulando-os, reconhecendo-lhes os méritos, instruindo- os, admoestando-os e punindo-os ou promovendo sua punição de conformidade com a lei: (A) Deveres do Superior (B) Responsabilidade do Superior (C) Deveres do Subordinado (D) Responsabilidade do Subordinado (E) Cooperação.
Conhecer, observar e fazer observar por seus subordinados as disposições desta Ordenança e da legislação em vigor; cumprir, com empenho, lealdade, presteza e dedicação as ordens que lhe forem dadas; empregar todos os esforços para o bom desempenho das tarefas e funções que lhe forem atribuídas, mantendo- se atualizado quanto aos conhecimentos operativos, técnicos e administrativos para isso necessários; exigir que seus subordinados executem, com presteza e correção, todas as tarefas que lhes forem determinadas; e ocupar, nas mostras, inspeções, exercícios e fainas, os postos designados e certificar-se de que seus subordinados ocupem os que lhes competirem, são alguns exemplos de(as): (A) Deveres dos Oficiais (B) Responsabilidades dos Oficiais (C) Deveres das Praças Especiais embarcadas (D) Deveres das Praças (E) Responsabilidades das Praças.
Classifique as alternativas abaixo com (V) se foram verdadeiras: Em qualquer situação o Chefe do Estado-Maior poderá ser designado pelo Comandante da Força para proceder a inspeções e mostras nas unidades que a compõem. É uma das atribuições do Oficial do Estado-Maior tomar conhecimento da recepção e transmissão dos sinais táticos e registrar os que forem enviados ou recebidos pelo Comandante da Força. Cabe ao Chefe de Gabinete coordenar e controlar as tarefas dos Gabinetes de Almirantes-de-Esquadra. É atribuição do Ajudante de Ordens ter a seu cargo os serviços da Secretaria do Comando/Gabinete.
Os superiores e subordinados não devem limitar-se apenas ao cumprimento das tarefas que lhes tiverem sido cometidas, procurando ajudar-se mutuamente na execução das mesmas, este é o conceito do(a): (A) Deveres do Superior (B) Responsabilidade do Superior (C) Deveres do Subordinado (D) Responsabilidade do Subordinado (E) Cooperação.
Cumprir as instruções que tiverem para o serviço, executando-as e fazendo com que sejam bem executadas por seus subordinados; desempenhar em serviço, no porto ou em viagem, as tarefas que lhes forem determinadas; tomar parte nas mostras, fainas e exercícios, ocupando para isto o posto que lhes for designado; e participar dos exercícios de cultura física e desportos, são alguns exemplos de(as): (A) Deveres dos Oficiais (B) Responsabilidades dos Oficiais (C) Deveres das Praças Especiais embarcadas (D) Deveres das Praças (E) Responsabilidades das Praças.
São responsáveis pelas consequências de má orientação ou da falta de fiscalização da execução das tarefas e dos serviços a seu cargo e pelos prejuízos que, por omissão ou incúria, provocarem para a carreira do pessoal sob suas ordens, são alguns exemplos de(as): (A) Deveres dos Oficiais (B) Responsabilidades dos Oficiais (C) Deveres das Praças Especiais embarcadas (D) Deveres das Praças (E) Responsabilidades das Praças.
Ter a seu cargo a Secretaria do Comando/Gabinete; coordenar e uniformizar os métodos, as normas e as práticas relativas ao preparo, à expedição, ao recebimento, à distribuição e ao arquivamento da correspondência, de acordo com as instruções em vigor; responder, perante o Chefe do Estado-Maior/Gabinete, pela escrituração dos Livros da OM; acompanhar o Almirante ou Comandante de Força em suas inspeções; fazer o detalhe de serviço das Praças do Estado-Maior/Gabinete; representar o Almirante ou Comandante de Força em solenidades e outros atos, quando ordenado; e auxiliar os Oficiais do Estado- Maior/Gabinete, estas são atribuições de quem? (A) Assistente (B) Chefe do Estado-Maior (C) Ajudante de Ordens (D) Oficiais de Gabinete (E) Estado-Maior de Força.
Classifique as alternativas abaixo com (V) se foram verdadeiras: Administrar o rancho de Almirante ou Comandante de Força é atribuição do Ajudante-de-Ordens O oficial que serve em uma Diretoria dirigida por Almirante-de-Esquadra é chamado de Oficial de Estado Maior. Cabe ao imediato apresentar ao Comandante, diariamente, os subordinados que estejam relacionados para audiência. Cabe ao Encarregado do Pessoal distribuir, por delegação do Comandante, os camarotes e alojamentos dos Oficiais e Praças.
Acompanhar o Almirante ou Comandante de Força nas inspeções, visitas ou representações Oficiais, e fazer as visitas de cortesia que lhe forem ordenadas; assistir à recepção e à despedida de todos os Comandantes de Forças, navios e outras pessoas em visita ao Almirante ou Comandante de Força; administrar o rancho do Almirante ou Comandante de Força; organizar a agenda do Almirante ou Comandante de Força; representar o Almirante ou Comandante de Força em solenidades e outros atos, quando ordenado; e auxiliar os Oficiais do Estado-Maior/Gabinete, estas são atribuições de quem? (A) Assistente (B) Chefe do Estado-Maior (C) Ajudante de Ordens (D) Oficiais de Gabinete (E) Estado-Maior de Força.
Elaborar as sínteses necessárias às decisões do Almirante sobre assuntos por ele determinados ou aqueles propostos por órgãos competentes; elaborar os documentos pertinentes à sua área de atribuição e que consubstanciam as decisões tomadas pelo Almirante; propor, quando for o caso, a atualização, alteração, substituição ou a revogação dos documentos normativos pertinentes, referentes às suas atribuição; e assistir o Chefe de Gabinete e assessorá-lo nos assuntos de sua competência, estas são atribuições de quem? (A) Assistente (B) Chefe do Estado-Maior (C) Ajudante de Ordens (D) Oficiais de Gabinete (E) Estado-Maior de Força.
Por ocasião da Mostra de Desarmamento do navio, cabe a quem fiscalizar o desembarque e entrega dos bens da Fazenda Nacional às OM que os devam receber. (A) Comandante da OM (B) Imediato (C) Chefe do Departamento do material (D) Gestor de Material (E) Gestor Patrimonial.
Classifique as alternativas abaixo com (V) se foram verdadeiras: Cabe especificamente ao Chefe do Departamento de Convés assessorar o Comandante na elaboração da derrota do navio. Aos Comandantes de Companhias de Fuzileiros Navais são extensivas, no que couber, as disposições de Chefe de Departamento. É atribuição do Encarregado de Divisão emitir seu conceito e demais informações sobre cada um dos homens de sua Divisão. Fazer os lançamentos nas cadernetas das praças cabe, especificamente, ao Encarregado da Divisão do Pessoal.
De acordo com OGSA, os Oficiais e Praças, ao longo da carreira, deverão empenhar-se permanentemente no aprimoramento dos atributos morais e profissionais indispensáveis para cidadãos que devem servir à Pátria e à Marinha. Dentre os principais atributos, relacionados abaixo, que devem ter os Oficiais e Praças, assinale aqueles que NÃO são atributos profissionais. A) Liderança e Iniciativa B) Aptidão para o Serviço e Capacidade de Decisão C) Inteligência, Capacidade Profissional D) Lealdade e Probidade E) Capacidade Administrativa e Cultura Geral.
Com relação às Tradições Navais/tratamento verbal ou escritos, previstos na OGSA, assinale a opção ERRADA. A) Deve ser dada especial atenção, nos estabelecimentos de formação de Oficiais e Praças, à divulgação da tradição naval, com ênfase às suas motivações históricas. B) O incentivo à prática dos usos, costumes e linguagem das tradições navais deve ser preocupação constante de todo Comandante, Diretor ou Encarregado de OM, principalmente através de sua disseminação em documentos internos rotineiros e de sua adoção em operações navais, fainas marinheiras e cerimônias militares. C) Em toda OM deverão existir instruções, elaboradas à luz da tradição naval, para o emprego correto de ordens e expressões, especialmente as relacionadas às fainas marinheiras. D) O vocativo pronominal atribuído ao Almirante, que NÃO pode exercer cargo de comando, é o seguinte: Exmo. Sr. Almirante; Sr. Almirante; ou Almirante. E) O vocativo pronominal atribuído ao Almirante, que pode exercer cargo de comando, é o seguinte: Exmo. Sr. Almirante; Sr. Almirante, exclusivamente.
Relacione: LEALDADE INICIATIVA CRITÉRIO PROBIDADE DISCRIÇÃO TATO INTELIGÊNCIA EXPRESSÃO ORAL EXPRESSÃO ESCRITA LIDERANÇA CULTURA GERAL.
Analise as afirmativas abaixo, de acordo com a “OGSA” em um diálogo com um Capitão de Corveta (MD), as praças podem usar os seguintes tratamentos verbais: Senhor Senhor Doutor Doutor Comandante.
De acordo com a OGSA, quem representará o Oficial de Serviço, quando em Serviço de Estado, em seu posto, durante as refeições? A) Mestre B) Imediato C) Contramestre de Serviço D) Oficial mais moderno de bordo E) Oficial mais antigo de bordo.
Com relação ao Oficial de Serviço, é INCORRETO afirmar que: A) em navio em regime normal, no porto, e OM de terra, o exercício de velar, durante um determinado período, pela segurança, pela manutenção da disciplina e pelo cumprimento da rotina da OM é de responsabilidade do Oficial de Serviço. B) quando em Serviço de Estado, no período compreendido entre a volta a exercícios e fainas e o silêncio, poderá observar repouso relativo na Sala de Estado ou Praça d’Armas, continuando, entretanto, responsável pelo que ocorrer. C) quando em Serviço de Estado, no período compreendido entre o pôr do sol e a alvorada será permitido ao Oficial de Serviço repouso completo. D) compete-lhe dirigir as fainas a serem executadas fora do horário de expediente. E) inspecionará as cobertas de rancho pessoalmente ou por intermédio de outro Oficial da Divisão de Serviço, antes das refeições. Inspecionará as cobertas do rancho e a cozinha antes do silêncio.
De acordo com OGSA, os Oficiais e Praças, ao longo da carreira, deverão empenhar-se permanentemente no aprimoramento dos atributos morais e profissionais indispensáveis para cidadãos que devem servir à Pátria e à Marinha. Dentre os principais atributos, relacionados abaixo, que devem ter os Oficiais e Praças, assinale aqueles que NÃO são atributos morais. A) Lealdade e Coragem Moral B) Critério e Probidade C) Discrição e Tato D) Presença de Ânimo e Ética E) Conduta Militar e Conduta Pessoal.
De acordo com as disposições gerais contidas no Título VII da OGSA (Serviços de Oficiais), assinale a alternativa INCORRETA. A) O Oficial, ao assumir o serviço, não o fará sem primeiro inteirar-se das condições administrativas da OM. B) O Oficial de Serviço não permitirá que permaneçam atracadas senão as embarcações que conduzam Oficiais-Generais ou Comandantes de Força, desde que não haja inconveniente para o serviço. C) O Oficial de Serviço não permitirá que as Praças das guarnições de embarcações estranhas as deixem ou que as de bordo embarquem nas mesmas, senão por motivo de serviço. D) O Oficial de Serviço fará vigiar as embarcações que, com bandeiras-insígnias, passarem nas proximidades do navio, a fim de se prestarem as honras devidas, de acordo com o Cerimonial da Marinha. E) O Oficial de Serviço não permitirá que haja luzes extraordinárias além das autorizadas e disso se certificará mandando passar as necessárias revistas. .
De acordo com a OGSA, em relação ao serviço em navio em viagem, assinale alternativa INCORRETA. A) Concorrem às Escalas de Serviço em navio em viagem os Oficiais Intermediários e Subalternos da unidade. O Comandante e Imediato, mesmo sendo Oficiais Intermediários ou Subalternos, normalmente não concorrem às Escalas de Serviço. B) O número de Divisões de Serviço em viagem será fixado pelo COMIMSUP e não deverá ser menor do que três nem maior do que seis. C) Em viagem os Oficiais serão escalados por Divisões de Serviço que se sucederão continuadamente em Serviço de Quartos. D) Em cada comissão, o serviço será iniciado pela Primeira Divisão; dentro da mesma comissão, o serviço reiniciar-se-á com a Divisão que se seguir à que houver estado de serviço por ocasião da interrupção da viagem. E) Quando o navio fundear, amarrar ou atracar, por menos de 24 horas, o regime e o serviço de viagem poderão, a critério do Comandante, não ser interrompidos.
Segundo a OGSA, o Oficial de Quarto é sempre aquele que, independente de sua antiguidade, estiver de serviço na estação de controle da manobra do navio em viagem. O Oficial de Quarto pode, sem ordem do Comandante, mandar fazer os seguintes sinais, EXCETO: A) sinais de emergência B) sinais ordenados pelo Imediato C) sinais de navegação, de marcha ou manobra do navio D) sinais de reconhecimento E) sinais que o Comandante da Força, no Capitânia, ordenar.
Com relação às disposições gerais dos serviços de oficiais previstos da OGSA, V (Verdadeiro) nas afirmativas abaixo: Logo após haver assumido o serviço, fará verificar se todo o pessoal de serviço acha-se convenientemente rendido em seus postos. Poderá deixar o serviço sem ter sido regularmente rendido por quem o deva substituir, desde que participe ao Imediato e ao Comandante. Tem autoridade para permitir que Oficiais e Praças se ausentem temporariamente de seus postos, por motivo justificado. Provará a mostra de rancho da guarnição antes de mandar distribuí-lo. Tem autoridade para inspecionar tudo quanto embarcar ou desembarcar da OM pertencente ao pessoal embarcado, destacado ou de passagem. .
Segundo a OGSA, quem deverá certificar-se, pelos meios disponíveis, da condição de fechamento do material e do estado de estanqueidade do navio? A) CEMAQ B) Oficial de CAv do navio C) Imediato D) Encarregado da Divisão de Máquinas E) Oficial de Serviço.
O serviço em navio em viagem, quando ocasionalmente o número de Oficiais ficar reduzido a dois, o Imediato, sendo Oficial Intermediário ou Subalterno, entrará na escala de oficial de quarto até que seja suprida sua deficiência. Se o navio, incluindo o Imediato, só contar com dois Oficiais, quem mais poderá entrar na escala de serviço, em travessias maiores que doze horas? A) Comandante ou Mestre B) Comandante e a praça especializada em HN C) Guardas-Marinha e, na falta destes, o Mestre do navio, desde que qualificados D) Mestre e na falta deste o Contramestre E) Mestre ou Supervisores.
Serviço de Estado é o serviço executado por período de duração superior a quantas horas ? Não podendo ultrapassar quantas horas? A) seis / vinte e quatro B) seis / vinte C) quatro / oito D) três / seis E) seis / doze.
Com relação aos serviços dos Oficiais, assinale a opção ERRADA. A) Serviço por Quartos é toda atribuição dada pelo Comandante da Organização Militar (OM) a determinado Oficial, para ser executada por período limitado de tempo. B) Serviço por Quartos é o serviço executado por períodos de duração igual ou inferior a seis horas. C) Expressão “Oficial de Serviço” aplica-se ao Oficial a quem cabe velar, durante determinado período de tempo, pela segurança, pela manutenção da disciplina e pelo cumprimento da rotina da OM. D) O Oficial de Serviço a bordo de navio, em regime de viagem, na estação de controle da manobra, denomina-se Oficial de Quarto. E) O Oficial de Serviço, na presença do Comandante ou do Imediato, não ordenará qualquer faina ou formatura sem lhe pedir licença; da mesma forma procederá na presença de Almirante ou Comandante de Força, se o seu Comandante não estiver presente.
Ao Oficial de Serviço é expressamente proibido sentar-se, bem como ocupar-se em leituras, conversas ou outros assuntos não ligados ao serviço e ao assumir o serviço, não o fará sem primeiro inteirar-se das situações, EXCETO: A) Das ordens especiais emanadas dos superiores hierárquicos B) Dos reparos ou fainas em que se achar empregada a guarnição, em andamento ou a executar C) Das embarcações e viaturas que se acharem fora, a serviço D) Da situação do pessoal que cumpre pena disciplinar E) De tudo quanto possa interessar ao serviço.
De acordo com a OGSA, NÃO é uma atribuição do Chefe de Departamento. A) Propor, quando for o caso, a atualização, alteração, substituição ou a revogação dos documentos normativos pertinentes, referentes às suas atribuições. B) Coordenar e controlar o preparo e o adestramento do pessoal subordinado. C) Assessorar diretamente o Comandante quando solicitado. D) Responder pela correta escrituração dos livros, modelos e demais documentos pertinentes ao seu Departamento. E) Cumprir e fazer cumprir as instruções técnicas em vigor, baixando, com aprovação do Comandante, instruções complementares.
De acordo com a OGSA, qual das opções abaixo NÃO apresenta uma atribuição do Encarregado de Divisão? A) Distribuir, com aprovação do Imediato, seu pessoal pelos diversos setores específicos B) Ser o responsável direto pela disciplina de seus subordinados C) Educar, orientar e adestrar seu pessoal para melhor aproveitamento no bem geral do serviço D) Estar sempre pronto a emitir seu conceito e demais informações sobre cada um de seus homens E) Fazer o detalhe de serviço diário que competir ao seu pessoal, submetendo à aprovação superior.
De acordo com a OGSA, nos navios, o Secretário, no que diz respeito ao exercício deste Encargo Colateral, será diretamente subordinado ao: A) Comandante B) Imediato C) Chefe de Operações D) Chefe de Administração E) Chefe de Intendência.
O serviço por quartos é o serviço executado por períodos de duração igual ou inferior a seis horas. Cada período de serviço denominar-se-á quarto. A quem cabe fixar a duração dos quartos para os navios em viagem? A) Comandante B) ComOpNav C) COMIMSUP D) CON E) Imediato.
Assinale abaixo a opção que NÃO apresenta uma atribuição do Assistente. A) Preparar ou fazer preparar, bem como distribuir Ordens do Dia, Ordens de Serviço, Portarias e demais documentos B) Coordenar e uniformizar os métodos, as normas e as práticas relativas ao preparo, à expedição, ao recebimento, à distribuição e ao arquivamento da correspondência C) Fazer o detalhe de serviço das Praças do Estado-Maior/Gabinete D) Representar o Almirante ou Comandante de Força em solenidades e outros atos, quando ordenado E) Auxiliar os Oficiais do Estado-Maior/Gabinete.
De acordo com a OGSA, são atribuições do Ajudante de Ordens, EXCETO: A) acompanhar o Almirante ou Comandante de Força nas inspeções, visitas ou representações Oficiais, e fazer as visitas de cortesia que lhe forem ordenadas B) assistir à recepção e à despedida de todos os Comandantes de Forças, navios e outras pessoas em visita ao Almirante ou Comandante de Força C) organizar a agenda do Almirante ou Comandante de Força D) representar o Almirante ou Comandante de Força em solenidades e outros atos E) auxiliar os Oficiais do Estado-Maior/Gabinete e administrar o rancho dos Oficiais.
De acordo com a OGSA, são deveres do Imediato, EXCETO. A) Supervisionar o adestramento da tripulação B) Apresentar ao Comandante, diariamente, os subordinados que estejam relacionados para sua audiência C) Distribuir, por delegação do Comandante, os camarotes e alojamento para Oficiais e Praças D) Controlar a administração do pagamento do pessoal E) A responsabilidade, a guarda e a administração dos bens públicos da OM, pelos quais responderá de acordo com a legislação em vigor.
De acordo com a OGSA, em relação deveres dos Oficiais em outros cargos e encargos colaterais, assinale a alternativa INCORRETA. São qualidades desejáveis do Oficial de Estado-Maior: A) dominar intelectualmente sua área de atividade e sobre ela exercer domínio profissional B) ter conhecimento das atualidades no país e no mundo C) ter conhecimentos estratégicos e táticos D) ter conhecimentos de história militar e naval E) ter a habilidade para o trabalho em grupo, a consciência de que a assessoria se destina à decisão do Chefe e de que uma vez esta assumida, deve empenhar-se totalmente no seu cumprimento.
São atribuições do Chefe de Gabinete, EXCETO. A) Assessorar o Almirante nas suas funções, auxiliando-o na transmissão de ordens, na execução de providências e nos entendimentos com as autoridades B) Preparar e processar a correspondência funcional e pessoal do Almirante C) Assistir o Almirante na sua representação funcional e social D) Acompanhar o Almirante ou Comandante de Força em suas inspeções E) Programar e dirigir o cerimonial e as solenidades oficiais.
De acordo com a OGSA, quem é o responsável em organizar a documentação histórica da OM? A) CEM B) Oficial do Estado-Maior C) Ajudante de Ordens D) Assistente E) Chefe de Gabinete.
Quem é o responsável perante o CHEGAB pela escrituração dos livros da OM? A) CEM B) Oficial do Estado-Maior C) Ajudante de Ordens D) Assistente E) Chefe de Gabinete.
Assinale a opção que NÃO apresenta, de acordo com a OGSA, um dos deveres específicos de todo Oficial da MB. A) Executar qualquer serviço que contribua para o cumprimento de tarefa atribuída à OM a que pertencer, com responsabilidade pela parte que lhe couber B) Empregar todos os esforços para o bom desempenho das tarefas e funções que lhe forem atribuídas C) Obter autorização do Imediato e dar ciência ao Oficial de Serviço quando tiver de reunir pessoal para qualquer faina D) Habituar-se a analisar os problemas realisticamente e com isenção de ânimo E) Esforçar-se para manter e aprimorar sua higidez.
De acordo com a OGSA, em relação ao deveres das praças especiais quando embarcadas, assinale a alternativa INCORRETA. As Praças Especiais, no que se refere às tarefas de bordo, devem: A) compor uma escala de serviço a parte B) tomar parte nas fainas e exercícios da OM, e ter máxima atenção àquelas a que assistirem C) auxiliar os encarregados dos setores nos quais estiverem distribuídas D) auxiliar o pessoal de serviço E) fazer os serviços de rancho que lhes forem atribuídos.
De acordo com OGSA, qual a principal atribuição do Praça? A) Desempenhar em serviço, no porto ou em viagem, as tarefas que lhes forem determinadas B) Participar dos exercícios de cultura física e desportos C) Tomar parte nas mostras, fainas e exercícios ocupando para isto o posto de que lhes for designado D) Executar as tarefas necessárias à manutenção e operações dos equipamentos e à conservação de compartimentos de suas OM. E) Cumprir as instruções que tiverem para o serviço, executando-as e fazendo com que sejam bem executadas por seus subordinados.
De acordo com OGSA, as Praças serão distribuídas por incumbências, observado o grau de competência que exijam do executor, para que este seja responsável pela execução da tarefa de que for incumbido. Essa distribuição será de acordo com A) as habilitações correspondentes às suas graduações e às especialidades B) as necessidades apresentadas na tabela de lotação da OM C) a quantidade de pessoal a ser distribuído D) as suas especialidades E) as suas graduações.
Classifique as alternativas abaixo com (V) se foram verdadeiras: Em substituição, por deficiência de pessoal ou inexistência de pessoal legalmente habilitado, ninguém na Marinha pode negar-se a assumir cargos, mesmo que inerentes a posto ou graduação superior, a responsabilidade do substituto fica limitada pela habilitação que legalmente tiver Respeitar seus superiores e ter para com eles a consideração devida, quer estejam ou não presentes e obedecer às ordens dos superiores são deveres das praças Todo militar pode, sempre que for conveniente à ordem à disciplina ou à normalidade do serviço, prender à sua ordem ou à de autoridade competente, quem tiver antiguidade inferior à sua É permitido ao pessoal, em ato de serviço, permanecer no passadiço no bordo em que estiver um Almirante, o Comandante da Força ou do Navio.
18 - Coloque V (verdadeiro) nas afirmativas abaixo, em relação aos deveres e responsabilidades dos Oficiais: O Oficial deve cumprir, com empenho, lealdade, presteza e dedicação as ordens que lhe forem dadas O Oficial deve exercitar os atributos de iniciativa, lealdade, sinceridade e discrição Todo Oficial deve dar conhecimento ao Imediato e ao Oficial de Serviço da execução de alguma ordem do Comandante de interesse ao serviço de sua OM Cabe aos Oficiais apresentarem-se ao Imediato, diariamente, ao entrar a bordo pela primeira vez e ao se retirar pela última vez.
Nas OM comandadas ou dirigidas por Almirantes, a delegação de competência para imposição de penas disciplinares deverá ser explicitada em quais dos documentos ? A) Ordem de Serviço ou Portaria B) Portaria ou Regimento Interno C) Regulamento ou Regimento Interno D) Regimento Interno ou Organização Administrativa E) Ordem de Serviço ou Regimento Interno.
Um Oficial de Quarto, de um navio, recebeu uma ordem de seu Comandante de “sair da Derrota”, com a finalidade de navegar bem próximo a uma ilha. Conforme preceitua a OGSA, qual deve ser a atitude correta deste Oficial de Quarto, ao perceber que tal ordem oferecerá risco à segurança da navegação? A) Ponderar respeitosamente, expondo as razões em que se fundamenta, por assim o entender B) Obedecer de pronto e lealmente C) Obedecer e depois ponderar D) Obedecer e solicitar a presença do Imediato ao Passadiço E) Não obedecer.
São preceitos corretos de acordo com a OGSA, EXCETO A) Todo Oficial ou Praça pode, sempre que for conveniente à ordem, à disciplina ou à normalidade do serviço, prender à sua ordem ou à de autoridade competente, quem tiver antiguidade inferior à sua B) Em substituição, por deficiência de pessoal ou inexistência de pessoal legalmente habilitado, ninguém da Marinha pode negar-se a assumir cargos, mesmo que inerentes a posto ou graduação superior C) O subordinado que se julgar com fundamento para ponderar sobre qualquer ato de superior que lhe pareça ilegal ou ofensivo tem direito de dirigir-lhe, verbalmente ou por escrito, representação respeitosa D) Todo Oficial ou Praça pode, em flagrante de crime inafiançável, prender à sua ordem ou à de autoridade superior qualquer Oficial ou Praça de antiguidade superior à sua E) O superior é responsável pelo acerto, oportunidade e consequências das ordens que der; e pelas consequências da omissão de ordens, nos casos em que for de seu dever providenciar.
Com relação aos deveres do pessoal previstos na OGSA, NÃO é correto afirmar que: A) proceder de acordo com as normas de boa educação civil e militar e com os bons costumes, de modo a honrar e preservar as tradições da Marinha, é um dever de todos os militares da MB B) todos devem tratar-se mutuamente com respeito e polidez, e com atenção e justiça os subordinados C) cumprir as instruções que tiverem para o serviço, executando-as e fazendo com que sejam bem executadas por seus subordinados, é um dever específico de todos os militares da MB D) empenhar-se em dirigir ou executar as tarefas de que forem incumbidos com o máximo de zelo e dedicação é um dever de todos os militares da MB E) os deveres das Praças relativos às suas incumbências serão fixados nos Regimentos Internos ou nas Organizações Administrativas e de Combate.
É responsável em manter, em todas as circunstâncias, na plenitude de sua autoridade a disciplina, a boa ordem nas fainas e serviços e a estrita execução da legislação em vigor, da presente Ordenança e das normas e instruções da Marinha. O enunciado acima refere-se: A) ao deveres do superior B) à responsabilidade do superior C) aos deveres do subordinado D) à responsabilidade do subordinado E) aos deveres dos Oficiais.
Os Oficiais exceto 01, as Praças de uma OM e a soma desses dois conjuntos constituem, respectivamente: A) Tripulação B) Tripulação e Comandante C) Gente de Bordo D) Guarnição, Oficialidade e Tripulação E) Oficialidade, Guarnição e Tripulação.
Correlacione os elementos de organização aos seus respectivos atributos: Organização Administrativa Estado-Maior da Armada Tabela de Lotação Estado-Maior de Força Regulamento da OM.
Com relação à Organização dos Estados-Maiores de Força, é correto afirmar que A) disporá de Praças em quantidade e especialidade fixadas em tabela mestra B) as Praças, embarcadas no Capitânia, ficarão subordinadas, para todos os efeitos, salvo o relacionado com a execução de suas tarefas específicas, ao Comandante da Força C) Os Oficiais não poderão intervir nas atividades inerentes ao navio em que estiverem embarcados, inclusive naquelas relativas a Cerimonial, a não ser por determinação do Comandante da Força, e com o conhecimento do Comandante do navio D) os Oficiais ficarão diretamente subordinados ao Comandante do navio, devendo, contudo, observar as disposições da organização da Força E) todos os Oficiais do EM terão o título de “Oficial”, seguido da designação da função e do nome do Comando da Força.
Tendo como base a estrutura de organização das OM de terra, é correto afirmar que: A) Regulamento é o documento que especifica o propósito, a subordinação, a sede, o posto do comandante e constituição de um núcleo de implantação, quando necessário B) Regimento Interno é o ato normativo que permite, em âmbito geral, o reconhecimento da sua missão, organização, estrutura e de outros dados de interesse C) Regulamento é ato administrativo que complementa o Regimento Interno, ordenando seu detalhamento e permitindo que, em âmbito interno, sejam disciplinadas todas as atividades rotineiras da OM D) A elaboração dos Regulamentos e Regimentos Internos das OM de terra será pautada em normas baixadas pelo EMA E) As OM de terra são estruturadas com base em três documentos fundamentais: Regulamento, Regimento Interno e Ordem Interna.
A elaboração dos Regulamentos e Regimentos Internos das OM de terra será pautada em normas baixadas pelo _______ e serão aprovados pelo _______, respectivamente. A) CEMA e Comandante da Marinha. B) Comandante da Marinha e CEMA. C) EMA e Comandante da Marinha. D) EMA e Ministro da Defesa. E) EMA e CEMA.
Classifique as alternativas abaixo com (V) se foram verdadeiras: O número e a qualificação do pessoal necessário para exercer os diversos cargos nas OM serão fixados em Tabelas de Lotação (TL) aprovadas pelo CEMA, ou por autoridade que tenha recebido expressa delegação de competência para tal. Nos casos em que uma TL não mais satisfizer às novas exigências do serviço, será proposta pelo COMIMSUP a alteração da existente. As autoridades competentes proverão as OM com o pessoal necessário para atender às respectivas lotações. Os Oficiais, exceto o Comandante, que servem numa OM, constituem a sua Oficialidade. Os Guardas-Marinha e os Aspirantes também farão parte da Oficialidade, porém com as restrições inerentes à sua situação de Praças Especiais.
No que diz respeito à Organização Administrativa de uma unidade de FN, é correto afirmar que esta será elaborada A) e aprovada pelo seu COMIMSUP. B) e aprovada pelo CM. C) com base no Regulamento da unidade. D) com base no Regimento Interno da OM. E) com base na Organização de Combate da unidade.
Em um navio de guerra, as fainas comuns e de emergências e sua execução serão abordadas no(a): A) Organização Administrativa (OA). B) Ordem Interna. C) Organização de Combate (OC). D) Regimento Interno. E) OA e OC.
Os serviços nos navios e estabelecimentos de terra estão previstos, respectivamente, nas (os): A) Regimento Interno e Organização Administrativa. B) Organização de Combate e Organização Administrativa. C) Organização de Combate e Regimento Interno. D) Regimento Interno e Organização de Combate. E) Organização Administrativa e Regimento Interno.
Relacione: Regulamento Regimento Interno Ato de Criação.
Os deveres funcionais das Praças relativos às suas incumbências nas OM's de TERRA e NAVIO serão fixados respectivamente: A) Regimento Interno / Organizações Administrativas e de Combate. B) Ordem Interna / Organização Administrativa C) Ordem Interna em ambos D) Regimento Interno / Organização de Combate E) Regulamento / Organização Administrativa.
Denunciar test Condiciones de uso
INICIO
CREAR TEST
COMENTARIOS
ESTADÍSTICAS
RÉCORDS
Otros tests del Autor