Usamos cookies para personalizar su experiencia. Si sigue navegando estará aceptando su uso. Más información.
option

LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS

INFORMACIÓN ESTADÍSTICAS RÉCORDS
REALIZAR TEST
Título del test:
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS

Descripción:
2 UNIDADE

Autor:
MMC
(Otros tests del mismo autor)

Fecha de Creación:
10/07/2020

Categoría:
Arte
Comparte el test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
REALIZAR TEST
Últimos Comentarios
No hay ningún comentario sobre este test.
Temario:
É uma metodologia de gestão estratégica que busca garantir que os objetivos organizacionais sejam atingidos, por meio do desenvolvimento do pessoal e da racionalização dos processos produtivos e gerenciais. Gestão Estratégica Gestão de Pessoas por Competência Gestão por Competência Competência Aptidão.
É um conceito moderno na gestão de recursos humanos. Resumidamente, pode ser definida como um processo de gestão de pessoas e suas competências, associadas às competências necessárias à execução das tarefas inerentes aos diversos cargos e funções existentes numa organização. Gestão Estratégica Gestão de Pessoas por Competência Gestão por Competência Competência Aptidão.
As atividades de planejamento, execução e controle na gestão de pessoal observam o tripé da logística constituída pelas fases básicas, do Ciclo Logístico de Pessoal. determinação de necessidades, obtenção e Logística determinação de necessidades, obtenção e distribuição determinação de necessidades, obtenção e execução determinação de necessidades, obtenção e controle .
É o sistema onde são criados, registrados e controlados todos os cargos, funções e incumbências da MB, consolidados em Tabelas Mestras que refletem uma visão integrada de toda a necessidade de FT de cada OM. TFT PROPES TMFT SisTMFT.
Utilizou instrumentos administrativos já existentes na MB e, quando aplicável, as modernas técnicas observadas pela gestão de competências, cujo o objetivo primordial ficou definido em alocar “a pessoa certa, no lugar certo, no momento certo.” TFT PROPES TMFT SisTMFT SisPes.
Foi introduzido para controlar os registros dos cargos, funções e incumbências dentro do sistema: Tabelas de Força de Trabalho (TFT) Tabelas Mestras de Forca de Trabalho (TMFT ) Número de Elemento Organizacional (NEO) Programa de Gestão de Pessoal (PROPES).
Atividade dedicada ao desenvolvimento, aquisição ou manutenção de habilidades, por intermédio de exercícios e fainas, programados de acordo com as necessidades e instruções em vigor na MB: Banco de dados Agregados de Pessoal (BDAg) Aptidão Aperfeiçoamento Atitude Adestramento.
Disposição natural ou adquirida para o exercício de uma atividade. Banco de dados Agregados de Pessoal (BDAg) Aptidão Aperfeiçoamento Atitude Adestramento.
Processo de capacitação destinado à habilitação de Oficiais e Praças, por meio da atualização e ampliação de conhecimentos técnico-profissionais, para o exercício de funções operativas e técnicas e a realização de atividades especializadas nos graus hierárquicos intermediários e superiores dos respectivos Corpos e Quadros. Banco de dados Agregados de Pessoal (BDAg) Aptidão Aperfeiçoamento Atitude Adestramento.
Estado de disponibilidade psicofísica das experiências vivenciadas (aspectos sociais, afetivos e motivacionais) e que exerce influência no comportamento do indivíduo, em relação ao trabalho. É o querer fazer. Banco de dados Agregados de Pessoal (BDAg) Aptidão Aperfeiçoamento Atitude Adestramento.
Coleção de dados (biográficos, endereço e vínculos), que permitem identificar, de forma unívoca, as pessoas de interesse para os sistemas de controle da MB. Banco de dados Agregados de Pessoal (BDAg) Certificações Banco de dados Integrador do Pessoal (BDI) Banco de dados do Pessoal da Marinha (BDPes) Sistema de Pessoal da Marinha (SisPes).
Coleção de dados específicos e diretamente relacionados ao escopo de atuação de cada OM envolvida no processo de gestão de pessoal. Banco de dados Agregados de Pessoal (BDAg) Certificações Banco de dados Integrador do Pessoal (BDI) Banco de dados do Pessoal da Marinha (BDPes) Sistema de Pessoal da Marinha (SisPes).
Constituído pelo Banco de Dados Integrador do Pessoal (BDI) e os diversos Bancos de Dados Agregados de Pessoal (BDAg). Banco de dados Agregados de Pessoal (BDAg) Certificações Banco de dados Integrador do Pessoal (BDI) Banco de dados do Pessoal da Marinha (BDPes) Sistema de Pessoal da Marinha (SisPes).
Referente à condição de quem está apto a desempenhar determinada atividade. Atitude Capacidade Competência Capacitação Aptidão.
Atividade deliberada, planejada, permanente e sistemática, que tem como principal propósito a preparação, o desenvolvimento e a integração das pessoas dentro de um processo de aquisição de competências. Atitude Capacidade Competência Capacitação Adestramento.
Combinação sinérgica de conhecimentos, habilidades e atitudes, que confere ao indivíduo a capacidade de executar determinadas atividades com eficiência e eficácia. Competência Capacitação Competências Comportamentais Conhecimento Competências Técnicas.
Conjunto de atribuições, deveres e responsabilidades, cometidos ao militar em serviço ativo. (EM, cap. IV, art. 20) Cargo Capacitação Encargo Cargo Publico Cargo Militar.
Conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor. (Lei nº 8.112/1990, tit. I, art. 3º) Cargo Público Capacitação Encargo Cargo Cargo Militar.
Ato formal, documental, que atesta a capacitação, habilitação ou qualificação de um profissional, emitido por autoridade investida de poder legal para fazê-lo. Cargo Público Capacitação Encargo Certificação Cargo Militar.
Aquelas diretamente relacionadas às atitudes; à exteriorização das emoções, dos sentimentos e dos valores pessoais. Competência Capacitação Competências Comportamentais Conhecimento Competências Técnicas.
Conjunto de conhecimentos e habilidades necessários ao desempenho de uma profissão. Competência Capacitação Competências Comportamentais Conhecimento Competências Técnicas.
Conjunto de informações obtido por um indivíduo ou organização, que contribui para a formação da competência e visa a execução de suas atividades, com eficiência e eficácia. Decorre de disseminação formal e é certificado por meio de avaliação. Competência Capacitação Competências Comportamentais Conhecimento Competências Técnicas.
Conjunto de atribuições, deveres e responsabilidades, previstos em uma estrutura organizacional, cujo propósito é contribuir para a missão de uma OM. Cargo Capacitação Encargo Cargo Publico Cargo Militar.
Obrigações que, pela generalidade, peculiaridade, duração, vulto ou natureza, não são catalogadas como posições tituladas em “Quadro de Efetivo”, “Quadro de Organização”, “Tabela de Lotação” ou dispositivo legal, são cumpridas como encargo, incumbência, comissão, serviço ou atividade, militar ou de natureza militar. (EM, cap. IV, art. 26) Encargo Colateral Capacitação Encargo Cargo Militar Encargo Militar ou de Natureza Militar.
Obrigações ou responsabilidades não previstas em tabelas de pessoal ou organização administrativa, em razão de sua generalidade, peculiaridade, duração, vulto ou natureza. Cargo Capacitação Encargo Cargo Publico Cargo Militar.
Aquele exercido por pessoal militar ou civil cumulativamente com qualquer cargo, função ou incumbência para os quais hajam sido designados e assim especificado no documento normativo de organização da OM. Encargo Colateral Capacitação Encargo Cargo Militar Encargo Militar ou de Natureza Militar.
Processo de capacitação destinado à habilitação de Oficiais e Praças para o desempenho de atividades que necessitem do domínio de conhecimentos e técnicas específicas. Especialização Aperfeiçoamento Adestramento Certificação Capacitação.
Ato educativo supervisionado que visa a aplicação prática de conhecimentos adquiridos. Especialização Aperfeiçoamento Estagiário Certificação Estágio.
Aquele que cumpre estágio em ambiente adequado à atividade profissional. Especialização Aperfeiçoamento Estagiário Certificação Estágio.
Conjunto dos recursos humanos, com competências específicas, autorizado para cada Organização Militar, visando ao cumprimento de sua missão. Compreende a totalidade dos militares da ativa, incorporados ou convocados, servidores civis, militares da Reserva da Marinha exercendo Tarefa por Tempo Certo e pessoal contratado que desempenha atividades e serviços. Força de Trabalho Formação Função Função Militar Função Comissionada.
Preparo de pessoal para o desempenho de atividades peculiares aos graus hierárquicos iniciais de oficiais e praças das diversas carreiras. Força de Trabalho Formação Função Função Militar Função Comissionada.
Exercício de atribuição específica, de âmbito delimitado e de natureza permanente, com as inerentes obrigações, cometido aos militares e civis, cuja promulgação do ato formal de designação compete ao Titular de OM, por meio de Ordem de Serviço. Cargo Militar Cargo Função Função Militar Função Comissionada.
Exercício das obrigações inerentes ao cargo militar. (EM, cap. IV, art. 23) Cargo Militar Cargo Função Função Militar Função Comissionada.
Atribuída ao servidor para o desempenho de atividades de chefia, assessoramento ou direção, mediante retribuição adicional. Encargo Colateral Função Encargo Função Comissionada Encargo Militar ou de Natureza Militar.
Referente à parcela da remuneração devida ao militar pelos cursos realizados, com aproveitamento, inerentes à sua progressão na carreira militar. (Lei nº 8.237/1991, art. 23) Habilidade Habilitação Gratificação de Habilitação Militar Encargo Militar ou de Natureza Militar Encargo Colateral.
Aplicação produtiva do conhecimento, ou seja, capacidade de empregar conhecimentos armazenados e utilizá-los em uma ação. É o saber fazer. Habilidade Aptidão Aperfeiçoamento Atitude Adestramento.
Titulação recebida após um processo de capacitação que confere as prerrogativas e responsabilidades inerentes ao exercício de uma profissão e ao provimento de um cargo, função ou incumbência. Habilidade Formação Habilitação Atitude Função.
Especificada em Tabela de Lotação, é o exercício de atribuição específica, de âmbito delimitado e de natureza permanente, com as inerentes obrigações, cometido às praças, de acordo com as habilitações correspondentes às suas graduações e às suas especialidades, cuja designação é formalizada por meio de Ordem de Serviço ou por lançamento nos registros de carreira (Caderneta-Registro). Função Incumbência Função comissionada Incumbência Militar ou de Natureza Militar Itinerário de Carreira.
Obrigações que, pela generalidade, peculiaridade, duração, vulto ou natureza, não são catalogadas como posições tituladas em Quadros de Efetivo, Quadros de Organização, Tabelas de Lotação ou dispositivo legal. (redação ajustada do EM, cap. IV, art. 26) Encargo Colateral Incumbência militar ou de natureza militar Encargo Cargo Militar Encargo Militar ou de Natureza Militar.
Exercício sequenciado de atividades, realizado por Oficiais e Praças, em cada posto e graduação, visando o exercício futuro de atividades mais complexas. Itinerário Formativo Incumbência Função comissionada Incumbência Militar ou de Natureza Militar Itinerário de Carreira.
Instrumento no qual são relacionados os requisitos de capacitação, experiências profissionais, certificações e requisitos de desempenho, necessários à realização de um determinado conjunto de atividades. Motivação Matriz de Competências (MC) Mapeamento de Processos Modelagem de processos Mapeamento.
Identificação e descrição dos processos de uma organização. Motivação Matriz de Competências (MC) Mapeamento de Processos Modelagem de processos Mapeamento.
Conjunto de atividades necessárias para a criação de representações de processos existentes, que ainda estão em planejamento ou sendo projetados. Motivação Matriz de Competências (MC) Mapeamento de Processos Modelagem de processos Mapeamento.
Disposição para a realização de uma ação, condicionada à capacidade desta ação satisfazer o indivíduo dentro dos objetivos da organização. Motivação Matriz de Competências (MC) Mapeamento de Processos Modelagem de processos Mapeamento.
Descrição, de forma concisa, das atividades e características de um profissional. Processos Competência Perfil Profissional Programa de Capacitação da Força Tipo Formação.
Conjunto de atividades inter-relacionadas e necessárias à realização de um trabalho visando atender objetivos específicos. Processos Competência Perfil Profissional Programa de Capacitação da Força Tipo Formação.
Preparação direcionada para o desempenho de cargos, funções e incumbências das unidades de uma Força Tipo e que proporciona a necessária capacitação para a progressão profissional. Processos Competência Perfil Profissional Programa de Capacitação da Força Tipo Formação.
Processo de capacitação, em geral de curta duração, que proporciona a aquisição ou atualização de competências requeridas para a execução de serviços e atividades específicas de uma OM. Qualificação Formação Habilitação Motivação Capacitação.
Descrição da atividade técnico-profissional de Oficiais e Praças de um determinado posto, graduação, quadro e especialidade. Define o perfil profissional e relaciona as competências profissionais necessárias ao exercício de uma determinada atividade. Requisitos de Capacitação Capacitação Competências Comportamentais Referencial de Competências Competências Técnicas.
Condições, de natureza formativa, necessárias ao exercício de um determinado cargo, função, incumbência ou atividade. Requisitos de Capacitação Capacitação Competências Comportamentais Referencial de Competências Competências Técnicas.
Pessoa legalmente investida em cargo público para provimento em caráter efetivo ou em comissão. Servidor Público Servidor Servidor Federal Servidor Estadual Servidor Militar.
Conjunto constituído de órgãos, processos e recursos, interligados e interdependentes, com o propósito de organizar, planejar, executar e controlar a gestão de pessoal na MB. TFT PROPES TMFT SisTMFT SisPes.
Detalha a distribuição do pessoal por cargos, funções, encargos e incumbências que permitem a uma OM operar/funcionar em qualquer situação. Tabela de Força de Trabalho (TFT) Programa de gestão de Pessoal (PROPES) Tabela Mestra da Força de Trabalho (TMFT) Sistema de Tabela Mestra de Força de Trabalho (SisTMFT) Tabela de Lotação (TL) Tabela Mestra (TM).
Documento que representa a determinação de necessidades quantitativas e qualitativas de militares permanentes da ativa para o guarnecimento de cargos, funções e incumbências de uma OM, visando ao cumprimento de suas atribuições regulamentares. Tabela de Força de Trabalho (TFT) Programa de gestão de Pessoal (PROPES) Tabela Mestra da Força de Trabalho (TMFT) Tabela de Alocação (TA) Tabela de Lotação (TL) Tabela Mestra (TM).
Documento que representa o conjunto de militares da reserva remunerada desempenhando Tarefa por Tempo Certo e, da reserva não remunerada, quando em serviço ativo, distribuídos para o guarnecimento de funções, incumbências ou encargos militares ou de natureza militar, a fim de compor a força de trabalho de uma OM. Tabela de Força de Trabalho (TFT) Programa de gestão de Pessoal (PROPES) Tabela Mestra da Força de Trabalho (TMFT) Tabela de Alocação (TA) Tabela de Lotação (TL) Tabela Mestra (TM).
Representação da distribuição de Pessoal que executa atividades, ainda que eventualmente, por força de contrato, convênio ou acordos congêneres com empresas ou organizações públicas ou privadas, em Organizações Militares. Tabela de Força de Trabalho (TFT) Tabela de Servidores Civis (TS) Tabela de Contratos (TC) Tabela de Alocação (TA) Tabela de Lotação (TL) Tabela Mestra (TM).
Representação da distribuição autorizada de todo o pessoal considerado essencial para guarnecer ou trabalhar, de forma permanente ou temporária visando ao cumprimento das atribuições regulamentares de uma OM. Tabela de Força de Trabalho (TFT) Programa de gestão de Pessoal (PROPES) Tabela Mestra da Força de Trabalho (TMFT) Tabela de Alocação (TA) Tabela de Lotação (TL) Tabela Mestra (TM).
Representação da distribuição de Servidores Civis permanentes para guarnecimento de cargos públicos em Organizações Militares. Tabela de Força de Trabalho (TFT) Tabela de Servidores Civis (TS) Tabela de Contratos (TC) Tabela de Alocação (TA) Tabela de Lotação (TL) Tabela Mestra (TM).
Composta por todo o pessoal que guarnece ou trabalha de forma permanente ou temporária em uma OM. Tabela de Força de Trabalho (TFT) Programa de gestão de Pessoal (PROPES) Tabela Mestra da Força de Trabalho (TMFT) Sistema de Tabela Mestra de Força de Trabalho (SisTMFT) Tabela de Lotação (TL) Tabela Mestra (TM).
Denunciar test Condiciones de uso
INICIO
CREAR TEST
INFORMACIÓN
ESTADÍSTICAS
RÉCORDS
Otros tests del Autor