Usamos cookies para personalizar su experiencia. Si sigue navegando estará aceptando su uso. Más información.
option

LIDERANÇA

INFORMACIÓN ESTADÍSTICAS RÉCORDS
REALIZAR TEST
Título del test:
LIDERANÇA

Descripción:
1 UNIDADE

Autor:
MMC
(Otros tests del mismo autor)

Fecha de Creación:
11/06/2020

Categoría:
Arte
Comparte el test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
REALIZAR TEST
Últimos Comentarios
No hay ningún comentario sobre este test.
Temario:
É um processo de escolha por meio de valores. Axiologia Ética Valor Moral Caráter.
É um conjunto de regras que determinam o comportamento dos indivíduos em uma dada sociedade: Axiologia Ética Valor Moral Teoria dos Valores.
É considerada a parte mais nobre - e a mais importante - da filosofia para a grande maioria dos filósofos, é chamada também de teoria dos valores: Axiologia Ética Valor Moral Personalidade.
É um processo de influenciar pessoas e deve existir em função daquilo que é do interesse específico da instituição Marinha do Brasil, tendo propósitos absolutamente impessoais: Axiologia Ética Liderança Moral Influenciação.
É um conjunto de regras que determinam o comportamento dos indivíduos em uma dada sociedade: Axiologia Ética Liderança Moral Influenciação.
Quais os três conceitos da psicologia os quais interessam, objetivamente, ao processo da liderança: Axiologia, Motivação e Moral Percepção, Motivação e Atitude Axiologia, Percepção, Moral Percepção, Moral e Ética.
É uma resultante da interação do indivíduo com a situação e seu nível varia tanto de indivíduo para indivíduo, quanto em um mesmo indivíduo em diferentes situações. Motivação Incentivação Atitude Comportamento Cultura.
Condição interna que leva o indivíduo a agir e persistir em um dado comportamento, visando um determinado objetivo: Motivação Incentivação Atitude Comportamento Cultura.
São objetos ou condições que podem despertar motivos ou simplesmente modificar o comportamento do indivíduo. Motivação Incentivação Atitude Comportamento Cultura.
É um conceito hipotético, isto é, não pode ser diretamente observável, o que não impede que seu feito possa ser inferido a partir do comportamento decorrente. Motivação Incentivação Atitude Comportamento Cultura.
É a capacidade que o ser humano tem de receber estímulos do mundo externo e responder a eles após os haver interpretado. Tais estímulos incluem coisas, pessoas e situações. Percepção Caráter Efeito Hallo Similaridade Suposta Motivação.
É, portanto, o resultado de todo o processo interno de emoções, pensamentos, cognições, memórias, traumas, condutas que levam uma determinada pessoa a determinado comportamento. Caráter Personalidade Ética Moral Atitude.
É a expressão de uma atitude (ou de uma combinação de atitudes), O indivíduo agi de maneira própria. Motivação Incentivação Atitude Comportamento Cultura.
Conjunto de características dela, a qual fazem com que ela “se relacione com o mundo”. É o que uma pessoa demonstra para o mundo, em diferentes situações, o que ela é. Chama-se? Caráter Personalidade Ética Moral Atitude.
Quais os dois elementos da Personalidade? Temperamento e Caráter Temperamento e Percepção Caráter e Comportamento Incentivação e Motivação Atitude e Comportamento.
Qual o nome científico para o erro de percepção conhecido pelo ditado popular: “A primeira impressão é a que fica”? Efeito Halo Similaridade Suposta Estereotipo Preconceito.
É a Base cognitiva do preconceito. Efeito Halo Similaridade Suposta Estereotipo Preconceito.
É a combinação de traços de personalidade que dão consistência ao comportamento e tem por base as crenças e valores, sendo o fator preponderante nas decisões e no modo de agir de qualquer pessoa.” Caráter Personalidade Ética Moral Atitude.
Em erros de Percepção qual das respostas a baixo tem crenças iniciais sobre características atribuídas a pessoas ou grupos. Efeito Halo Similaridade Suposta Estereotipo Preconceito.
É o que define o que é justo e correto e a ordem social pela preservação dos direitos em legalidade. Axiologia Ética Valores Moral Justiça.
Quais os três elementos, que compõem conjuntamente, a atitude de um indivíduo? Cognitivo, Afetivo e Comportamental Percepção, Motivação e Atitude Efeito Halo, Estereotipo e Preconceito Cognitivo, Afetivo e Sentimental Liderança, Moral e Ética.
É definida como a luta pela posse de recompensas cuja oferta é limitada. Tais recompensas incluem dinheiro, poder, status, amor e muitos outros. Cooperação Incentivo Motivação Conflito Competição.
Para o entendimento do comportamento humano é fundamental o estudo de história do pensamento e da filosofia. Só assim compreenderemos a origem e base dos três pilares que atualmente definem um comportamento humano. Quais são? Ética, Moral e Justiça Personalidade, Temperamento e Caráter Cognitivo, Afetivo e Comportamental Ética, Moral e Valores.
Em erros de Percepção qual das respostas a baixo tem a tentativa de avaliar alguém, a priori, por pertencer a um grupo étnico, religioso, político, etc. Efeito Halo Similaridade Suposta Estereotipo Preconceito.
Tudo que é socialmente aprendido e partilhado pelos membros de dada sociedade. A Língua A Culura Os Costumes As Técnicas.
Refere-se ao nível ou posição de uma pessoa em um grupo ou de um grupo em uma organização, envolve uma comparação social (conjunto de privilégios e deveres). Etnocentrismo Status Papel Costumes Valores.
Consiste em considerar a cultura do próprio grupo como superior às demais; ou seja, é usada como padrão de referência em relação às outras. Etnocentrismo Status Papel Costumes Valores.
É a parte da filosofia que se ocupa com a flexão a respeito dos fundamentos da vida moral, é chamada também de Filosofia Moral. Axiologia Ética Valor Moral Justiça.
Significa trabalhar em conjunto. Implica uma opção pelo coletivo em detrimento do individual. Para tal, torna-se importante o desenvolvimento e o estímulo das habilidades de cada membro em prol de um objetivo comum. Cooperação Incentivo Motivação Conflito Competição.
Sob muitos aspectos, é a forma ideal de atuação de grupos. Cooperação Incentivo Motivação Conflito Competição.
É o comportamento esperado de um indivíduo que detém determinado status. Etnocentrismo Status Papel Costumes Valores.
É a exacerbação da competição. Cooperação Incentivo Motivação Conflito Competição.
Quais são os processos de Interação Social de maior incidência nas sociedades e grupos humanos. Ética, Moral e Justiça Personalidade, Temperamento e Caráter Cognitivo, Afetivo e Comportamental Cooperação, Motivação e Conflito Associativos, Dissociativos e Cooperação.
Quais as características que identificam um grupo social, um povo, uma nação. Línguas Costumes Técnicas Valores Status Países.
Quais são os aspectos negativos do Etnocentrismo? Fortalece a autoestima do grupo aumento a sua lealdade interna e, consequentemente, sua autopreservação; É fator de estimulo do patriotismo, do nacionalismo, do espirito de corpo e do "espirito de navio”. Proteção contra eventuais mudanças e a não aceitação de elementos externos àquela cultura. Pode conduzir ao isolamento, à cristalização e à falta de autocritica no seio do grupo. Para tal, torna-se importante o desenvolvimento e o estímulo das habilidades de cada membro em prol de um objetivo comum.
Quais são os aspectos positivos do Etnocentrismo? Fortalece a autoestima do grupo aumento a sua lealdade interna e, consequentemente, sua autopreservação; É fator de estimulo do patriotismo, do nacionalismo, do espirito de corpo e do "espirito de navio”. Proteção contra eventuais mudanças e a não aceitação de elementos externos àquela cultura. Pode conduzir ao isolamento, à cristalização e à falta de autocritica no seio do grupo. Para tal, torna-se importante o desenvolvimento e o estímulo das habilidades de cada membro em prol de um objetivo comum.
Quais os erros de Percepção? Efeito Halo Similaridade Suposta Estereótipo Preconceito Etinocentrismo Axiologia.
Correlacione os Erros de Percepção: Efeito Halo Similaridade Suposta Estereotipo Preconceito.
Critérios que o homem utiliza para definir o que é certo ou errado? Correlacione: Ética Moral Justiça.
CULTURA é tudo que é socialmente aprendido e partilhado pelos membros de dada sociedade, Correlacione as características que identificam um grupo social, um povo, uma nação. A Língua Os Costumes As técnicas Os Valores.
Uma definição mais especifica afirma que tal processo consiste em obter recompensas pela eliminação ou enfraquecimento dos competidores Cooperação Incentivo Motivação Conflito Competição.
É caracterizada pela autoridade, ou seja, pelo poder para ordenar fazer com que (alguém) obedeça, mesmo que preferisse não fazê-lo, advinda da responsabilidade atribuída à função, associada com aquela decorrente de seu posto ou graduação. Chefia Liderança Dominância Manipulação Líder.
Chefia e liderança são processos alternativos e sim, simultâneos e complementares. Verdadeiro Falso.
Quando o chefe , não possui controle de suas ações, e utilizando-se da violência física ou verbal (coação) ou ameaça psicológica (apelo à disciplina, aos regulamentos e à obediência pura, coerção), a chefia fica desvirtuada, caracterizando a ______________. Chefia Liderança Dominância Manipulação Líder.
Quando este suposto Líder é seduzido a usar seu poder de influenciação em prol de interesses particulares e com propósitos absolutamente pessoais, a liderança fica desvirtuada, caracterizando a______________. Chefia Liderança Dominância Manipulação Líder.
Na _______________, os objetivos não são sociais, estão camuflados e atendem ao interesse do suposto “líder”. Chefia Liderança Dominância Manipulação Líder.
O exercício da Liderança possui 4 bases fundamentais para o seu desenvolvimento. Quais são as Bases da Liderança? Autoridade Organizacional, Autoridade Moral, Conhecimentos Técnicos e Carisma Efeito Halo, Similaridade Suposta, Etnocentrismo, Preconceito Línguas, Costumes, Técnicas e Valores Cultura, Etnocentrismo, status e Papel.
É a base da liderança alinhada com a “hierarquia”. Autoridade Organizacional Autoridade Moral Conhecimentos Técnicos Carisma Chefia.
É consequência da identificação entre o líder e seus liderados no que diz respeito a: valores, crenças, ideias, objetivos e metas a atingir. Autoridade Organizacional Autoridade Moral Conhecimentos Técnicos Carisma Chefia.
É a capacidade a respeito do assunto ou tema sobre o qual dá ordens. É fundamental para conquistar a confiança dos liderados. Autoridade Organizacional Autoridade Moral Conhecimentos Técnicos Carisma Chefia.
É a identificação dos liderados com os traços de personalidade do líder que eles gostariam de ter. Autoridade Organizacional Autoridade Moral Conhecimentos Técnicos Carisma Chefia.
A (o) _______________, consiste no direito legal e funcional em exercer o mando, podendo provir do ato de designação para o cargo e de ordem superior. Autoridade Organizacional Autoridade Moral Conhecimentos Técnicos Carisma Chefia.
A pessoa dotada de __________________ poderá́ exercer esse poder com tanta intensidade que os outros deixam de questionar, deixam de perguntar os por quês e perdem o poder sobre suas vontades. O seguidor passa a depender dele (Patologia-Seitas, falsos profetas, cometimento de crimes etc). Autoridade Organizacional Autoridade Moral Conhecimentos Técnicos Carisma Chefia.
Bases da Liderança, correlacione-as: Autoridade Organizacional Autoridade Moral Conhecimentos Técnicos Carisma.
É desejável que o Líder desenvolva algumas Competências, que podem ser definidas como “um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes específicas que permitem ao indivíduo desempenhar com eficácia determinadas tarefas, em qualquer situação, de forma peculiar”. O exposto acima refere-se que passo para exercício da liderança? Competências Almejadas Autoimagem Desenvolvimento da prática de feedback Obtenção do Perfil Real Gestão das Competências.
Quais são as competências mínimas que devem ser almejadas por aqueles que pretendem exercer a liderança na Marinha? Visão Entusiasmo Integridade ética Inteligência Intrapessoal Inteligência Interpessoal Iniciativa.
São as competências mínimas que devem ser almejadas por aqueles que pretendem exercer a liderança na Marinha, Correlacione-as: Visão Entusiasmo Integridade ética Inteligência Intrapessoal Inteligência Interpessoal Iniciativa.
É o processo de fornecer informações a uma pessoa de como o ambiente externo percebe o seu desempenho na Organização, suas dificuldades, suas ansiedades, seus filtros culturais/preconceitos e como este comportamento afeta a equipe, o trabalho e a organização. Esta prática é fundamental para aperfeiçoar o autoconhecimento. O exposto acima refere-se que passo para exercício da liderança? Competências Almejadas Autoimagem Desenvolvimento da prática de feedback Obtenção do Perfil Real Gestão das Competências.
O desenvolvimento da prática de feedback é um processo para fornecer informações a uma pessoa de como o ambiente externo percebe o seu desempenho na Organização, suas dificuldades, suas ansiedades, seus filtros culturais/preconceitos e como este comportamento afeta a equipe, o trabalho e a organização. Esta prática é fundamental para aperfeiçoar o autoconhecimento. Para superar essa deficiência existe uma ferramenta conceitual. Essa ferramenta nos auxilia nos relacionamentos interpessoais e no entendimento do processo de comunicação. De que ferramenta estamos falando? JANELA DE JOHARI INTELIGÊNCIA INTERPESSOAL INTELIGÊNCIA INTRAPESSOAL INTEGRIDADE E ÉTICA VISÃO.
Após o levantamento das competências e deficiências, apontadas no desenvolvimento do autoconhecimento e as apontadas pelos outros, no feedback (Ex.: Reunião de Aconselhamento), o Líder elabora a Planilha de Autoimagem X Heteroimagem e, com isso, obtém o seu perfil real. O exposto acima refere-se que passo para exercício da liderança? Competências Almejadas Autoimagem Desenvolvimento da prática de feedback Obtenção do Perfil Real Gestão das Competências.
Conhecendo o seu Perfil Real, o líder procura sanar as suas Lacunas de Competências (deficiências), aprimorando as competências, por intermédio de: experiências adquiridas, cursos; leituras, adestramentos, treinamentos etc. O exposto acima refere-se que passo para O EXERCÍCIO DA LIDERANÇA? Competências Almejadas Autoimagem Desenvolvimento da prática de feedback Obtenção do Perfil Real Gestão das Competências.
Quais os quatros fatores fundamentais para aplicação da liderança? A situação, fator de risco, cultura organizacional e liderados. Equipe, situação, liderados e cultura organizacional; Ser humano, equipe, situação e cultura organizacional; Ser humano, equipe, situação e autoconhecimento.
As principais escolas de liderança considera, a existência de sete estilos de liderança, divididos em três eixos. Quais são? Centralização de poder, tipo de estilo e foco Grau de centralização de poder, aspectos do líder e estilo Grau de centralização de poder, tipo de incentivo e quanto ao Foco Centralização participativa, atitude e foco.
Como podem ser os Estilos de Liderança quanto ao grau de centralização do poder? Centralizador, Participativo e Delegativo Centralizador, Sugestivo e Delegativo Centralizador, Participativo e Sugestivo Centralizador, Participativo e Positivo.
Marque os Processos de Influenciação que o líder poderá aplicar para o convencimento dos liderados de acordo com as circunstâncias? Efeito Atmosfera ou Ambiente INCENTIVAÇÃO AFIRMAÇÃO E REPETIÇÃO SUGESTÃO EXEMPLO PRESTÍGIO ARGUMENTAÇÃO EXORTAÇÃO.
Processos de Influenciação que o líder poderá aplicar para o convencimento dos liderados de acordo com as circunstâncias, Correlacione: Incentivação Afirmação e Repetição Sugestão Exemplo Prestígio Argumentação Exortação Efeito Atmosfera ou Ambiente.
Como podem ser classificados os Estilos de Liderança de acordo com o tipo de Incentivo utilizado pelo líder para inspirar seus liderados? Transacional e Transformacional Transacional e Tridimensional Transacional e Transuniversal Transformacional e Tridimensional.
Como podem ser os Estilos de Liderança quanto ao foco do líder? Orientada para a Tarefa Orientada para o Relacionamento Orientada para o Aperfeiçoamento Orientada para a Faxina Orientada para a Motivação.
É o conjunto de pressupostos básicos desenvolvidos que em um grupo a partir do aprendizado adquirido com problemas ocorridos internamente e com o meio externo, sendo valorizados e passados aos novos integrantes como sendo a forma correta de agir e pensar dentro do grupo. Cultura Organizacional Autoridade Organizacional Autoridade Moral Equipe Grupo.
Correlacione os Estilos de liderança quanto ao Tipo de Incentivo: Transacional Transformacional.
É o estado de espírito de alguém, gerado pelas circunstâncias que afetam a participação dele como membro de um grupo. Qual palavra denota este conceito? O moral O emocional A atitude O entusiasmo .
O líder militar pode escolher entre ser chefe ou líder somente? Não, pois, no ato de comandar, chefia e liderança não são processos alternativos, e sim, simultâneos e complementares. Sim, pois, no ato de comandar, chefia e liderança não são processos alternativos, e sim, simultâneos e complementares. Não, pois, no ato de comandar, chefia e liderança são processos alternativos, e não, simultâneos e complementares. Sim, pois, no ato de comandar, chefia e liderança são processos alternativos, e não, simultâneos e complementares. .
Conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes específicas que permitem ao indivíduo desempenhar com eficácia determinadas tarefas, em qualquer situação, de forma peculiar”, conhecido como: Matriz de Competências Matriz Gut Matriz de Comportamento Matriz de Aparências.
Na Competência Profissional, individualmente quias competências necessárias para que o líder consiga liderar com sucesso a sua equipe? Conhecimento Técnico Capacidade de se comunicar Integridade e ética Conhecimento Teórico Desenvolvimento Pessoal Fornecer Treinamento.
É o conjunto de preceitos a serem observados por TODOS os militares, oficiais e praças, ativos e inativos, homens e mulheres, no que diz respeito à conduta no âmbito militar, na vida pública e na particular. Ética Ética Militar Virtude Moral Valores.
Designação atribuída a alguém para o cumprimento de determinadas tarefas, conferindo-lhe, em consequência, a responsabilidade e a autoridade necessárias para a tomada das decisões afetas às citadas tarefas. Competência Delegação Chefia Autoridade Subordinação.
Processos de Influenciação que o Líder poderá aplicar, para o convencimento dos liderados, de acordo com as circunstâncias: Incentivação; Sugestão; Exemplo; Prestígio; Argumentação; Afirmação e Repetição; Exortação e Efeito Atmosfera ou Ambiente. Incentivação; Sugestão; Exemplo; Prestígio; Argumentação; Negação e Repetição; Exortação e Efeito Atmosfera ou Ambiente. Incentivação; Sugestão; Exemplo; Prestígio; Argumentação; Afirmação e Repetição; Exortação e Efeito Atmosfera ou Lealdade. Incentivação; Sugestão; Exemplo; Prestígio; Argumentação; Negação e Repetição; Exortação e Efeito Atmosfera ou Ambiente. Incentivação; Sugestão; Exemplo; Prestígio; Argumentação; Afirmação e Repetição; Exortação e Efeito Moral ou Ambiente.
Denunciar test Condiciones de uso
INICIO
CREAR TEST
INFORMACIÓN
ESTADÍSTICAS
RÉCORDS
Otros tests del Autor