option
Cuestiones
ayuda
daypo
buscar.php
TEST BORRADO, QUIZÁS LE INTERESE: método
COMENTARIOS ESTADÍSTICAS RÉCORDS
REALIZAR TEST
Título del Test:
método

Descripción:
método atítico

Autor:
mourajuliano12
OTROS TESTS DEL AUTOR

Fecha de Creación: 22/06/2024

Categoría: Letras

Número Preguntas: 70
COMPARTE EL TEST
COMENTARNuevo Comentario
No hay ningún comentario sobre este test.
Temario:
Como se denomina o fogo que lavra com intensidade, destruindo e, às vezes, causando prejuízos? Incêndio. Fogo. Combustão. Inflamação. Fogo rápido.
Os incêndios podem ser separados em quatro diferentes estágios: Fase Inicial, Fase Intermediária, Fase Avançada, Fase Terminal. Fase Inicial, Fase de Desenvolvimento, Incêndio Desenvolvido, Fase Terminal. Estágio Inicial, Estágio de Intermediário, estágio de Incêndio Desenvolvido, Estágio de queda de intensidade. Fase Inicial, Fase de Desenvolvimento, Incêndio Desenvolvido, Fase de queda de intensidade. 1ª Fase, 2ª Fase, 3ª Fase, 4ª Fase.
Todo o material do compartimento está em combustão, sendo a taxa de queima limitada pela quantidade de oxigênio remanescente, gases combustíveis queimam assim que encontram ar fresco, estamos falando da fase inicial. de desenvolvimento. de queda de intensidade. de incêndio desenvolvido. de combustão.
Qual condição a seguir pode indicar um Backdraft? Resíduos da fumaça impregnando o vidro das janelas. Uso desnecessário de materiais combustíveis. Temperatura da camada superior de fumaça a 700° C. Alta temperatura do piso ao teto. Ignição simultânea de todos os combustíveis no ambiente.
De acordo com o CAAML-1202 – Manual de Combate a Incêndio, assinale a alternativa INCORRETA. Algumas das principais causas de incêndios a bordo de navios, são as seguintes: Cigarros e fósforos atirados em locais próprios. Trapos e estopas embebidos em óleo ou graxa. Acúmulo de gordura nas telas e dutos de extração da cozinha. Serviços com equipamento de solda elétrica ou oxiacetileno. Porão com acúmulo de óleo ou lixo.
Os métodos de extinção de incêndios são: resfriamento, vapor, abafamento. abafamento, vapor, quebra de reação em cadeia. vapor, resfriamento, quebra de reação em cadeia. abafamento, resfriamento, quebra da reação em cadeia. abafamento, queda de temperatura, vapor.
Qual o método de extinção de incêndio que consiste em reduzir a quantidade de oxigênio para abaixo do limite de 13%? Resfriamento. Abafamento. Reação em cadeia. Isolamento. Quebra da reação em cadeia.
Qual o método utilizado para apagar incêndios, onde determinadas substâncias são introduzidas na reação química da combustão com o propósito de inibi-la? Resfriamento. Abafamento. Quebra da reação em cadeia. Reação química. Alagamento.
A _____, por meio da NBR 12693, classifica os incêndios de acordo com os _____ neles envolvidos. Essa classificação é feita para determinar os _____ adequados para cada tipo de incêndio. NORMAM / tipos / estilos ABNT / materiais / estilos NORMAM / materiais / agentes extintores NORMAM / tipos / agentes extintores ABNT / materiais / agentes extintores.
Butano, lítio, motor elétrico ligado e borracha quando em combustão pertencerão as quais classes de incêndio respectivamente? “A”, “B”, “C” e “D”. “B”, “D”, “C” e “A”. “D”, “B”, “A” e “A”. “B”, “B”, “C” e “A”. “B”, “D”, “C” e “B”.
Qual a classe de incêndio que se verificam em gordura animal, vegetal e têm sido por muito tempo a principal causa de incêndios em cozinhas. “A” “B” “C” “D” “K”.
O navio deve ter conhecimento dos riscos decorrentes da existência de todo material a bordo, sua localização e das medidas especiais a serem tomadas caso ocorra alguma avaria, confeccionando, para tal, um(a) _____. Lista de verificação. Relação de presença. Relação de inflamáveis. Lista de combustíveis. Tabela de inflamáveis.
Em relação às medidas preventivas, todo material introduzido a bordo deve ser relacionado e sua localização informada ao: Enc. de Divisão. fiéis de CAV. Enc. do CAV e Enc. de Divisão. Enc. do CAV. Oficial de Serviço.
NÃO se deve armazenar, se possível, material combustível _____, inclusive no convés _____. acima da linha d’água , 03. abaixo da linha d’água , 01. acima da linha d’água , principal. abaixo da linha d’água , 02. acima da linha d’água , 2.
Todos os combustíveis líquidos, particularmente aqueles que desprendem vapores altamente inflamáveis ou explosivos, devem ser guardados em recipientes _____ com tampa _____. próprios, hermética. grandes, ergométricas. próprios, de aço. pequenos, ferro. próprios, ergométricas.
De acordo com o CAAML-1202 – Manual de Combate a Incêndio, em relação às medidas preventivas, à redução de riscos de incêndio nas praças de máquinas e os perigos adicionais com o navio em período de reparo, analise as afirmativas e marque a alternativa correta. A manutenção do navio nas suas melhores condições de resistência ao fogo pode ser alcançada: I - por meio da realização de frequentes inspeções, de modo a manter os riscos de incêndio reduzidos ao mínimo. II - por uma contínua conscientização da tripulação quanto à necessidade de manter o navio seguro, o que é alcançado através do adestramento individual, por equipes e para os quartos de serviço, e de notas em Plano de Dia. São ações para a redução de riscos de incêndio nas praças de máquinas: III - testar e inspecionar os sistemas que envolvem inflamáveis, após reparos. IV - incentivar todas as práticas de prevenção a incêndios, como: manutenção rigorosa do material de CAv. A existência de grande quantidade de pessoal estranho a bordo: V - é um dos perigos adicionais com o navio em reparo que pode causar incêndio ou explosão a bordo. Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas. Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas. Apenas as afirmativas II, IV e V estão corretas. Apenas as afirmativas IV e V estão corretas. Todas as afirmativas estão corretas.
Como se denomina qualquer material empregado para resfriar, abafar as chamas ou quebrar a reação em cadeia, oriundas de uma combustão, proporcionando sua extinção? Agente extintor. Classe de incêndio. Extintor portátil. Método de Extinção. Fase de Incêndio.
ÁGUA é o agente extintor de uso mais comum, é aplicada nas formas de jato sólido e neblina de alta velocidade. Atua principalmente por _____, podendo atuar também, quando em forma de _____, por _____. abafamento / jato sólido / Resfriamento abafamento / neblina de alta velocidade / Resfriamento Resfriamento / jato sólido / abafamento Resfriamento / vapor / abafamento Resfriamento / neblina de alta velocidade / abafamento.
A espuma é um agente extintor aplicado, _____ em incêndios para classe _____, podendo ser também utilizada em incêndios classe _____. normalmente , “A” e “B”. preferencialmente , “B” e “A”. normalmente , “B” e “C”. preferencialmente , “B” e “C”. normalmente , “A” e “C”.
Em relação aos cuidados que devem ser tomados quanto ao uso dos agentes extintores a espuma, assinale a opção INCORRETA. Pode causar acidentes se utilizados contra equipamentos elétricos energizados. Reduz a resistência de isolamento de equipamentos e circuitos elétricos e eletrônicos. Alguns tipos possuem propriedades corrosivas sobre diversos materiais. Produz irritação na pele e, principalmente, nos olhos. Assim como na alternativa “A”, pode causar acidentes se utilizados contra equipamentos eletrônicos desalimentados.
O vapor de água pode ser utilizado como agente extintor por abafamento. resfriamento quebra da reação em cadeia abafamento e resfriamento resfriamento e quebra da reação em cadeia.
Qual o método de extinção de incêndio do gás carbônico? Resfriamento. Resfriamento e Quebra de Reação em Cadeia. Abafamento. Abafamento e Quebra de Reação em Cadeia. Resfriamento e Abafamento.
Alguns cuidados devem ser tomados com relação ao uso de extintores a Gás carbônico (CO2), assinale a opção INCORRETA. Pode causar acidentes por asfixia quando utilizado em ambientes fechados e sem ventilação. Pode causar queimaduras na pele e principalmente nos olhos, em face de sua baixa temperatura, se dirigido à curta distância sobre o pessoal. A descarga das ampolas de CO2 pode dar origem a formação de cargas de eletricidades estáticas. D) É indicada, portanto, a utilização das ampolas de CO2 É indicada, portanto, a utilização das ampolas de CO2 para a saturação de ambiente onde existam misturas inflamáveis e combates a incêndios já em evolução. É especialmente indicado para incêndios classe “D”.
Qual o documento que identificou o Halon como uma das numerosas combinações que requerem limitações de uso e produção, devido a sua implicação da destruição da camada de ozônio? Protocolo de Kioto. Protocolo de Montreal (16/09/87). Protocolo de Madri. Protocolo de Montreal (01/09/89). Protocolo de Madri (16/09/87).
Para o halon 1211, em uma concentração de até 4%, é aceitável a permanência no ambiente por ___ minutos, no máximo. 1 2 3 4 5.
Os _____ são considerados gases limpos, pois não deixam resíduo após a evaporação quando na supressão do incêndio e não são condutores elétricos. Compostos Halocarbonados. Gases Inertes. Agentes em Pó. Compostos Halogenados. Agentes Extintores.
Os principais agentes halocarbonados listados são: Heptafluoropropano, Trifluorometano, NAF-SIII, NAF-S125, NovecTM 1230. fluoropropano, fluorometano, NAF-SIII, NAF-S125, NovecTM 1230. Heptafluoropropano, Trifluorometano, NovecTM 1230. NAF-SIII, NAF-S125, NovecTM 1230. Heptafluoropropano, Trifluorometano, NAF-SIII, NAF-S125.
Todos os agentes em pó são obrigatórios para incêndio da classe “C”, exceto o pó seco especial (METL- X) que é para classe “D”. Qual desses agentes em pó tem sua substância química seca codificada pela cor azul clara e é ligeiramente alcalina. ABC (Foray). PLUS FIFTY. Purple-K. NAF-SIII. Pó Químico ABC (FORAY).
Qual o agente extintor que é empregado exclusivamente no combate a incêndios em metais combustíveis (classe “D”). MET-L-X. Halon. Espuma. Pó químico. CO2.
“Usada(o) a bordo de alguns navios para extinguir incêndios em óleos comestíveis e gorduras em geral, nas fritadeiras, ventilações da cozinha e dutos de extração. É o agente extintor para os incêndios da classe “K”.” O enunciado acima refere-se à Solução aquosa de pó químico (APC). ao Pó Químico Seco Especial - (MET-L-X). ao Pó químico seco. ao Plus Fifty®(PQS). ao Pó Químico ABC (FORAY).
Os extintores portáteis devem conter uma carga mínima de agente extintor em seu interior que é denominado (a) Unidade Extintora. Potência Extintora. Agente Extintor. Propelente. Produto para Extinção.
O extintor portátil que pode ser utilizado para incêndios das classes A e B é o Extintor de água. Extintor de MET-L-X. Extintor de PQS. Extintor de espuma mecânica pressurizada. Extintor de PKP.
De acordo com o CAAML-1202 – Manual de Combate a Incêndio, em relação aos extintores de dióxido de carbono (CO2), é correto afirmar que O extintor consiste de um cilindro de aço sem costura, no qual é comprimido o CO2 a uma pressão de 350 lb/pol.2. Um extintor de CO2 normalmente está localizado dentro de 15 metros de um equipamento energizado com alto potencial de incêndio. Os extintores portáteis de CO2 devem ser pesados mensalmente e logo após a recarga, devendo o registro ser feito em etiqueta própria afixada próxima ao extintor. O agente deve ser recarregado a cada 36 meses ou ao final da garantia dada pelo fabricante do extintor ou ainda, deve ser recarregado quando houver perda superior a 50% da carga nominal declarada.
Os extintores a bicarbonato de sódio foram originalmente conhecidos como pó _____, sendo esta denominação mantida para todos os extintores com agente extintor em pó, exceto aqueles para incêndios _____. químico - classe “D” seco - classe “D” químico - classe “B” seco - classe “C” abrasivo - classe “K”.
Os extintores de Halon devem ser substituídos a cada _____ ou quando a pressão lida no indicador de pressão, indicar valores fora da faixa de operação. 12 meses. Dois anos e seis meses. Três anos. Quatro anos e nove meses. Cinco anos.
De acordo com o CAAML-1202 – Manual de Combate a Incêndio, em relação aos extintores a pó químico seco para metais combustíveis, assinale a alternativa INCORRETA. O pó mais comumente empregado é o MET-L-X (cloreto de sódio com fosfato Tricálcio), aditivo termoplástico e metal estearato. O pó não é tóxico, não é combustível, não é abrasivo e não conduz eletricidade. Geralmente o propelente é o dióxido de carbono. O pó forma uma camada sólida, impedindo o contato do oxigênio com as chamas, extinguindo-as. É importante que a camada sólida não seja partida, o que permitiria entrada de oxigênio e consequente intensificação das chamas. O pó tem a característica de aderir em superfícies quentes, envolvendo perfis irregulares e fundidos. Os extintores que contêm o MET-L-X são indicados para incêndios que envolvem sódio, potássio, ligas de sódio potássio e magnésio. Esses extintores são normalmente conhecidos como extintores a “pó seco” e utilizados em incêndios das classes “D” e “K”.
Os extintores de agente úmido Classe _____, contém uma solução especial de Acetato de Potássio, diluída em água que, quando acionado, é descarregada com um jato tipo neblina (pulverização) como em um sistema fixo. O fogo é extinto por resfriamento e pelo efeito asfixiante da espuma (saponificação). “K” “D” “C” “B” “A”.
Entre as características importantes da Carreta de Espuma Mecânica, qual a capacidade de carga e o alcance médio do jato? 50 a 150 litros – 10 metros. 65 a 130 litros – 12 metros. 75 a 150 litros – 13 metros. 75 a 150 litros – 7,5 metros. 80 a 150 litros – 15 metros.
Entre as características importantes da Carreta de Gás Carbônico, qual a capacidade de carga e o alcance médio do jato? 15 a 40kg – 3 meros. 20 a 40kg – 2,5 metros. 25 a 50kg – 3 metros. 25 a 60kg – 4 metros. 30 a 50kg – 5 metros.
As inspeções, nos extintores portáteis, que consiste em verificar acesso, visibilidade e sinalização devem ser feitas mensalmente. semanalmente. semestralmente. anualmente. quinquenalmente.
De acordo com o Manual de CBINC, a execução da manutenção de segundo nível nos extintores portáteis deve ser realizada diariamente. mensalmente. semanalmente. semestralmente. anualmente.
Qual a identificação do extintor portátil utilizado no incêndio da classe A? Triângulo laranja com a letra “A”. Triângulo amarelo com a letra “A”. Triângulo verde com a letra “A”. Triângulo azul com a letra “A”. Triângulo vermelho com a letra “A”.
Extintores utilizados em incêndios classe “K” são identificados por meio de um Triângulo verde. Quadrado vermelho. Círculo azul. Estrela amarela de cinco pontas. Quadrado preto.
De acordo com o Manual de CBINC, e em relação à distribuição dos extintores portáteis, os locais destinados ao pouso e decolagem de aeronaves, píer ou cais para navios são áreas de pequeno risco. de risco especial. de médio risco. de grande risco. sem risco.
De acordo com o Manual de CBINC, são consideradas áreas pequeno risco Instalações industriais e comerciais, depósitos e laboratórios. Oficinas, cozinhas, lavanderias e casa de máquinas. Prédios residenciais, refeitórios e similares. Prédios de escritórios, hotéis, hospitais, escolas, creches e afins. Locais de reunião de público e garagem sem abastecimento.
Analise a afirmativa abaixo e a seguir assinale a opção CORRETA: “É o desenvolvimento simultâneo de calor e luz, que é produto da combustão de matérias inflamáveis, como, por ex., a madeira, o carvão, o gás.” Flashover Incêndio Rollover Fogo Backdraft.
Analise a afirmativa abaixo e a seguir assinale a opção CORRETA: “É o fogo que lavra com intensidade, destruindo e, às vezes, causando prejuízos.” Flashover Incêndio Rollover Fogo Backdraft.
De acordo com o CAAML 1202, os incêndios podem ser separados em quatro diferentes estágios. Nesse contexto, assinale a opção CORRETA: Fase Inicial, Fase de Desenvolvimento, Incêndio Controlado e Fase de extinção. Fase Inicial, Fase de Desenvolvimento, Incêndio Desenvolvido e Queda de Intensidade e Backdraft. Fase Inicial, Fase de Desenvolvimento, Incêndio Desenvolvido e Queda de Incêndio e Backdraft. Fase Inicial, Fase de Desenvolvido, Incêndio sob Controle e Fogo Extinto. Fase Inicial, Fase Intermediária, Incêndio Desenvolvido e Queda de Intensidade.
Analise a afirmativa abaixo e a seguir assinale a opção CORRETA: “É o fenômeno no qual os gases da combustão não queimados no incêndio misturam-se ao ar e se inflamam na parte superior do compartimento, devido à alta temperatura naquela área.” Flashover Incêndio Rollover Fogo Backdraft.
Analise a afirmativa abaixo e a seguir assinale a opção CORRETA: “São bolas de fogo que se formam na parte superior do compartimento.” Flashover Incêndio Rollover Fogo Backdraft.
Analise a afirmativa abaixo e a seguir assinale a opção CORRETA: “A característica principal desta fase é o repentino espalhamento das chamas a todo o material combustível existente no compartimento.” Flashover Incêndio Rollover Fogo Backdraft.
Analise a afirmativa abaixo e a seguir assinale a opção CORRETA: “Quando ar fresco for admitido nessa atmosfera rica em vapores combustíveis e gases explosivos e com temperatura próxima à de ignição, os três elementos do triângulo do fogo estarão novamente presentes e poderá ocorrer uma ignição explosiva.” Flashover Incêndio Rollover Fogo Backdraft.
Em relação à Fase Inicial de um incêndio, assinale a opção INCORRETA. Caso não ocorra a extinção do incêndio, poderá ocorrer o rollover, também conhecido como lean flashover. Rollover é o fenômeno no qual os gases da combustão não queimados no incêndio misturamse ao ar e se inflamam na parte superior do compartimento, devido à alta temperatura naquela área (são bolas de fogo que se formam na parte superior do compartimento). A temperatura do compartimento ainda não está muito elevada, e o fogo está localizado próximo ao foco do incêndio. As altas temperaturas concentram-se próximas ao foco do incêndio. A fumaça proveniente da combustão forma uma camada quente na parte superior do compartimento.
A característica principal desta fase é o repentino espalhamento das chamas a todo o material combustível existente no compartimento. Essa fase e fenômeno são respectivamente: Flashover e Fase de Desenvolvimento Lean Flashover e Fase Inicial Incêndio Desenvolvido e Flashover Fase de Desenvolvimento e Flashover Incêndio Desenvolvido e Lean Flashover.
É o fenômeno no qual os gases da combustão não queimados no incêndio misturam-se ao ar e se inflamam na parte superior do compartimento devido à alta temperatura naquela área. Em que fase ocorre o fenômeno descrito? Flashover Rollover Inicial Desenvolvido Backdraft.
De acordo com o CAAML 1202, é o método mais antigo de se apagar incêndios, sendo seu agente universal a água: Abafamento Isolamento Resfriamento Quebra da Reação em Cadeia Retirada do Material.
Associe a primeira coluna com a segunda e a seguir assinale a opção CORRETA: ( 1 ) Fase Inicial ( 2 ) Fase de Desenvolvimento ( 3 ) Incêndio Desenvolvido ( 4 ) Queda de Intensidade e Backdraft (___) Quase todo o material combustível já foi consumido e o incêndio começa a se extinguir. Após a extinção do incêndio, em casos específicos, pode ocorrer o fenômeno do reaparecimento. (___) O primeiro método básico de extinção de incêndios é o abafamento, que consiste em reduzir a quantidade de oxigênio para abaixo do limite de 13%. (___) Ocorre em um período relativamente curto de tempo e pode ser considerada um evento do incêndio (combustão súbita generalizada). (___) As altas temperaturas concentram-se próximas ao foco do incêndio, e a fumaça proveniente da combustão forma uma camada quente na parte superior do compartimento. (___) Consiste em reduzirmos a temperatura de um combustível ou da região onde seus gases estão concentrados, abaixo da temperatura de ignição, extinguindo o fogo. (___) O acesso a esse incêndio é praticamente impossível, sendo necessário um ataque indireto ao mesmo. ( 3 ) ( 1 ) ( - ) ( 4 ) ( 2 ) ( - ) ( 2 ) ( 3 ) ( 1 ) ( - ) ( 4 ) ( - ) ( 1 ) ( 2 ) ( - ) ( 3 ) ( - ) ( 4 ) ( 3 ) ( - ) ( 2 ) ( 1 ) ( - ) ( 4 ) ( 4 ) ( - ) ( 3 ) ( - ) ( 1 ) ( 2 ).
Em relação à Dinâmica do Incêndio, analise as afirmativas abaixo e marque a única alternativa CORRETA: I) Caso não ocorra a extinção do incêndio, poderá ocorrer o rollove”, também conhecido como lean flashover, que é o repentino espalhamento das chamas a todo o material combustível existente no compartimento. II) A característica principal da Fase de desenvolvimento é o fenômeno no qual os gases da combustão não queimados no incêndio misturamse ao ar e se inflamam na parte superior do compartimento, devido à alta temperatura naquela área (são bolas de fogo que se formam na parte superior do compartimento). III) Quando ar fresco for admitido nessa atmosfera rica em vapores combustíveis e gases explosivos e com temperatura próxima à de ignição, os três elementos do triângulo do fogo estarão novamente presentes e poderá ocorrer uma ignição explosiva, também conhecida como backdraft ou backdraught. I, II, e III estão corretas Apenas a III está correta I, II e III estão erradas II e III estão corretas Apenas a I está errada.
Com relação aos métodos de extinção de incêndio, marque a opção CORRETA: O método mais antigo de extinção de incêndios é o abafamento, que consiste em reduzir a quantidade de oxigênio para abaixo do limite de 16%. Resfriamento é o primeiro método básico dese apagar incêndios, sendo seu agente universal a água. O isolamento é um método que consiste na retirada do combustível, o que geralmente é utilizado quando não dispomos de equipamentos adequados para combater o incêndio. Quebra da reação em cadeia é um processo de extinção de incêndios em que determinadas substâncias são introduzidas na reação química da combustão, com o propósito de extingui-la. Um dos agentes extintores por quebra da reação em cadeia mais conhecido na Marinha do Brasil é o halon, que é um agente extintor de compostos químicos formados por elementos halogênios (flúor, cloro, bromo e iodo), porém, sua fabricação foi banida pelo Protocolo de Montreal, por ser nocivo à camada de ozônio.
De acordo com o CAAML 1202, é o primeiro método básico de extinção de incêndios, que consiste em reduzir a quantidade de oxigênio para abaixo do limite de 13%: Abafamento Isolamento Resfriamento Quebra da Reação em Cadeia Retirada do Material.
Os Incêndios da classe “D” são os que se verificam em metais como: lítio e cádmio (em motores); magnésio (em baterias); selênio; antimônio. potássio; alumínio fragmentado; monofosfato de amônia; zinco. sódio; zircônio; titânio; potássio. titânio; antimônio; magnésio (em baterias); grafite seco. lítio e cádmio (em motores); fósforo seco; grafite branco.
De acordo com o CAAML 1202, assinale a opção CORRETA: Incêndio Classe “A” são os que se verificam em materiais fibrosos ou sólidos, que formam brasas e deixam resíduos. São os incêndios em lítio e cádmio (em baterias), magnésio (em motores), selênio, antimônio, potássio, alumínio fragmentado, zinco, titânio, sódio e zircônio. (B) Incêndio Classe “B” são os que se verificam em líquidos inflamáveis (óleo, querosene, gasolina, tintas, álcool etc.) e também em graxas e gases inflamáveis e na maioria dos plásticos. Incêndio Classe “C” são os que se verificam em equipamentos e instalações elétricas como, por exemplo, um motor elétrico ligado. Incêndio Classe “D” é caracterizado pela queima em altas temperaturas e por reagir com extintores comuns (principalmente os que contenham água). Incêndio Classe “K” são os que se verificam em gordura animal/vegetal e têm sido por muito tempo a principal causa de incêndios em todos os compartimentos habitáveis.
Incêndios Classe “K” são os que se verificam em gordura animal/vegetal e têm sido por muito tempo a principal causa de incêndios em cozinhas. Com relação a essa classe de incêndio, assinale a opção CORRETA: Os óleos de cozinha usados para fritura têm uma faixa ampla de temperaturas de autoignição, que pode ocorrer em qualquer intervalo de 285°C a 388°C. Depois de ocorrida a autoignição, o óleo mudará ligeiramente sua composição ao queimarse, tornando a nova temperatura de autoignição mais alta que a original. Com isso o incêndio tornar-se-á sustentável, a menos que a massa inteira de óleo seja resfriada a uma temperatura abaixo desta nova. O agente extintor ideal é o Pó Químico Especial, que consiste numa solução de água com Acetato de Potássio, Carbonato de Potássio e Citrato de Potássio ou uma combinação destes compostos. A água da composição tem a função de resfriamento do produto, permitindo que a temperatura permaneça abaixo do ponto de autoignição.
A manutenção da doutrina do CAv, inclusive a detecção e correção de irregularidades observadas que venham a apresentar riscos de incêndios a bordo é de responsabilidade de todos a bordo, cabendo ao Encarregado do CAv, sua supervisão, com a ajuda dos: Encarregados das Divisões; Fiéis de CAv das Divisões; Fiéis de CAv de Serviço e do Pessoal de serviço. Encarregados das Divisões; Fiel de CAv do Navio; Fiéis de CAv das Divisões; e Fiéis de CAv de Serviço e Patrulhas. Encarregados das Divisões; Fiel de CAv do Navio; Fiéis de CAv das Divisões; e do Pessoal de serviço. Encarregados das Divisões; Encarregado do CAv; Fiéis de CAv das Divisões; e do Pessoal de serviço. Encarregado do CAv; Encarregados das Divisões; Fiéis de CAv das Divisões; e do Pessoal de serviço (Fiéis de CAv de Serviço e Patrulhas).
Em relação à Dinâmica do Incêndio, qual a característica principal da Fase de Desenvolvimento? Flashover Incêndio Rollover Fogo Backdraft.
Em relação à Dinâmica do Incêndio, trata-se de um dos principais causadores de acidentes graves com o pessoal envolvido no combate ao incêndio? Flashover Incêndio Rollover Fogo Backdraft.
Em relação à Fase de Desenvolvimento, assinale a opção CORRETA: É a fase de transição entre a fase do incêndio totalmente desenvolvido e a fase da queda da intensidade. Ocorre em um período relativamente curto de tempo, não sendo considerada um evento do incêndio (combustão súbita generalizada). Trata-se do momento no qual a temperatura da camada superior de fumaça atinge temperaturas em torno de 600ºF. A característica principal desta fase é o repentino espalhamento das chamas a todo o material combustível existente no compartimento. Este fenômeno, conhecido pelo nome de backdraught, é um dos principais causadores de acidentes graves com o pessoal envolvido no combate ao incêndio.
Analise a afirmativa abaixo e a seguir assinale a opção CORRETA: “A partir do aparecimento do _____________, entra-se na fase de incêndio desenvolvido.” Flashover Incêndio Rollover Fogo Backdraft.
Em relação à Fase de Incêndio Desenvolvido, assinale a opção CORRETA: Quase todo o material do compartimento está em combustão, sendo a taxa de queima limitada pela quantidade de oxigênio remanescente. A sobrevivência do pessoal fora local é improvável. Chamas podem sair por qualquer abertura, e os gases combustíveis na fumaça se queimam assim que encontram ar fresco. O acesso a esse incêndio é praticamente impossível, sendo necessário um ataque direto ao mesmo. Incêndios em praças de máquinas ou provocados pelo impacto de armamento inimigo não atingem este estágio rapidamente.
Em relação à Fase de Queda de Intensidade, assinale a opção INCORRETA: Quase todo o material combustível já foi consumido e o incêndio começa a se extinguir. Após a extinção do incêndio, em casos específicos, pode ocorrer o fenômeno do reaparecimento. A temperatura média do compartimento ainda não está muito elevada, e o fogo está localizado próximo ao foco do incêndio. Em um incêndio que tenha se extinguido por ausência de oxigênio, como por exemplo, em um compartimento estanque que tenha sido complemente isolado, vapores combustíveis podem estar presentes. Quando ar fresco for admitido nessa atmosfera rica em vapores combustíveis e gases explosivos e com temperatura próxima à de ignição, os três elementos do triângulo do fogo estarão novamente presentes e poderá ocorrer uma ignição explosiva, fenômeno também conhecido por “backdraft” ou “backdraught”.
Denunciar Test