option
Cuestiones
ayuda
daypo
buscar.php

Mineração

COMENTARIOS ESTADÍSTICAS RÉCORDS
REALIZAR TEST
Título del Test:
Mineração

Descripción:
Exercícios

Fecha de Creación: 2009/06/08

Categoría: Historia

Número Preguntas: 17

Valoración:(15)
COMPARTE EL TEST
Nuevo ComentarioNuevo Comentario
Comentarios
NO HAY REGISTROS
Temario:

O bandeirismo foi uma atividade paulista do século XVI e XVII. Suas expedições podem ser divididas em dois grandes ciclos: O dos capitães do mato e de prospecção. O de expansão das fronteiras e de prospecção. Da caça ao índio e o de busca do ouro. O dos capitães do mato e de caça ao índio. O de expansão das fronteiras e o de busca do ouro.

No século XVIII a produção do ouro provocou muitas transformações na colônia. Entre elas podemos destacar. a urbanização da Amazônia, o início da produção do tabaco, a introdução do trabalho livre com os imigrantes. a introdução do tráfico africano, a integração do índio, a desarticulação das relações com a Inglaterra. a industrialização de São Paulo, a produção de café no Vale do Paraíba, a expansão da criação de ovinos em Minas Gerais. a preservação da população indígena, a decadência da produção algodoeira, a introdução de operários europeus. o aumento da produção de alimentos, a integração de novas áreas por meio da pecuária e do comércio, a mudança do eixo econômico para o Sul.

Sobre os jesuítas, intimamente relacionados com a expansão européia e a realidade colonial, é correto afirmar que: foram expulsos de Portugal e do Brasil no reinado de D. José I. respeitaram as culturas alheias, mas fizeram da educação uma das tarefas menos constantes na América, na Ásia e na África. a Ordem dos Jesuítas nunca foi reconhecida pela Santa Sé e pelos monarcas absolutos. deliberadamente buscaram aniquilar os guaranis catequizados. foram indispensáveis na luta contra-reformista, mas não estavam sujeitos a um modelo de organização hierarquizada militarmente.

A expansão da Colonização Portuguesa na América, a partir da segunda metade do século XVIII, foi marcada por um conjunto de medidas, dentre as quais podemos citar: o esforço para ampliar o comércio colonial, suprimindo-se as práticas mercantilistas. a instalação de missões indígenas nas fronteiras sul e oeste, para garantir a posse dos territórios por Portugal. o bandeirismo paulista, que destruiu parte das missões jesuíticas e descobriu as áreas mineradoras do planalto central. a expansão da lavoura de cana para o interior, incentivada pela alta dos preços no mercado internacional. as alianças políticas e a abertura do comércio colonial aos ingleses, para conter o expansionismo espanhol.

A chamada "sociedade patriarcal", característica do Brasil Colonial, assentava-se em dois elementos essenciais, que eram: livre comércio e isenção de taxas;. mão-de-obra assalariada e monocultura;. pequena propriedade e exportação;. senhores e escravos;. comércio e lavoura.

Todas as alternativas contêm afirmações corretas sobre a tributação do ouro nas Minas no período colonial, EXCETO: A Derrama era a cobrança dos impostos atrasados quando não eram preenchidas as cotas anuais. A tributação do ouro se verificou inicialmente sob a forma de cobrança por bateias. O imposto da Capitação recaía sobre todo escravo empregado nos trabalhos auríferos. O ouro passou a ser quintado somente a partir da instalação das Casas de Fundição. O quinto correspondia a uma porcentagem sobre a produção paga pelos mineradores.

Qual destas definições expressa melhor o que foram as Bandeiras?. Expedições financiadas pela Coroa que se propunham exclusivamente a descobrir metais e pedras preciosas. Movimento de fundo catequético, liderados pelos jesuítas para a formação de uma nação indígena cristã. Expedições particulares que apresavam os índios e procuravam metais e pedras preciosas. Empresas organizadas com o objetivo de conquistar as áreas litorâneas e ribeirinhas. Incursões de portugueses para atrair tribos indígenas para serem catequizadas pelos jesuítas I.

Podemos afirmar sobre o período da mineração no Brasil que. atraídos pelo ouro, vieram para o Brasil aventureiros de toda espécie, que inviabilizaram a mineração. a exploração das minas de ouro só trouxe benefícios para Portugal. a mineração deu origem a uma classe média urbana que teve papel decisivo na independência do Brasil. o ouro beneficiou apenas a Inglaterra, que financiou sua exploração. a mineração contribuiu para interligar as várias regiões do Brasil, e foi fator de diferenciação da sociedade.

No processo histórico de Portugal o Tratado de Methuen consolidou a: subordinação econômica de Portugal à Inglaterra. prosperidade da indústria nacional portuguesa. liberdade de comércio entre as colônias portuguesas e inglesas. posse das terras situadas além do meridiano de Tordesilhas. supremacia da França como principal parceira comercial de Portugal.

Duas atividades econômicas destacaram-se durante o período colonial brasileiro: a açucareira e a mineração. Com relação a essas atividades econômicas, é correto afirmar que: na atividade açucareira, prevalecia o latifúndio e a ruralização, a mineração favorecia a urbanização e a expansão do mercado interno. o trabalho escravo era predominante na atividade açucareira e o assalariado na mineradora. o ouro do Brasil foi para a Holanda e os lucros do açúcar serviram para a acumulação de capitais ingleses. geraram movimentos nativistas como a Guerra dos Emboabas e a Revolução Farroupilha. favoreceram o abastecimento de gêneros de primeira necessidade para os colonos e o desenvolvimento de uma economia independente da Metrópole.

Foi tratado de limites territoriais entre Portugal e Espanha, em que Alexandre de Gusmão defendeu o princípio do "Uti possidetis, uta possideatis": Santo Ildefonso;. Utrecht;. Tordesilhas;. Madri;. Badajós.

Sobre a descoberta do ouro nas Minas Gerais, podemos afirmar EXCETO: ainda no século XVI, foram feitas as primeiras descobertas de ouro no Brasil;. foi estabelecido o Regimento das Minas para controlar a exploração do ouro;. o ouro atraiu vários tipos de pessoas e de todos os lugares para a região, favorecendo o surgimento de cidades;. entre os impostos sobre o ouro, o Quinto era a entrega de 20% do ouro encontrado à Coroa;. o comércio não se desenvolveu com a mineração;.

Nos centro urbanos do Brasil colonial, a arquitetura e as artes caracterizaram-se pelo estilo: Rococó;. Renascentista;. Art Nouveau;. Modernista;. Barroco.

A liderança do governo português pelo Marquês de Pombal repercutiu em vários aspectos da política colonial no Brasil, como o(a): recuo das ações portuguesas de expansão territorial no sul e centro-oeste. apoio à ação missionaria da Igreja como forma de consolidar a conquista do território. subsídio à lavoura canavieira nordestina, reforçando o caráter monocultor da economia colonial. incentivo ao ensino e sua liberalização sob a direção das Ordens Religiosas. política de rigoroso fiscalismo sobre a economia mineradora.

A Inconfidência Mineira foi um episódio marcado: pela influência dos acontecimentos de julho de 1789, a tomada da Bastilha. pela atitude anti-escravista, consensual entre seus participantes. pelo intuito de acabar com o predomínio da Companhia de Comércio do Brasil. pela insatisfação ante a cobrança do imposto sobre bateias. pelas idéias ilustradas e pela Independência dos Estados Unidos.

A chamada Guerra dos Mascates, ocorrida em Pernambuco em 1710, deveu-se. ao surgimento de um sentimento nativista brasileiro, em oposição aos colonizadores portugueses. ao orgulho ferido dos habitantes da vila de Olinda, menosprezados pelos portugueses. ao choque entre comerciantes portugueses do Recife e a aristocracia rural de Olinda pelo controle da mão-de-obra escrava. ao choque entre comerciantes portugueses do Recife e a aristocracia rural de Olinda cujas relações comerciais eram, respectivamente, de credores e devedores. a uma disputa interna entre grupos de comerciantes, que eram chamados depreciativamente de mascates.

Há duzentos anos, em 1798, um movimento pela Independência do Brasil inspirou-se nos ideais revolucionários franceses, defendendo a igualdade social, o trabalho livre e o fim das distinções de raça e cor. Teve caráter popular, influência maçônica e forte conteúdo social. Identifique-o nas alternativas abaixo. Inconfidência Mineira Inconfidência Mineira. Conspiração dos Suassunas. Revolução Pernambucana. inconfidência Baiana. Conjura Literária.

Denunciar Test