Cuestiones
ayuda
option
Mi Daypo

TEST BORRADO, QUIZÁS LE INTERESEProgramação Cliente Servidor

COMENTARIOS ESTADÍSTICAS RÉCORDS
REALIZAR TEST
Título del test:
Programação Cliente Servidor

Descripción:
Aula 1 a 5

Autor:
AVATAR

Fecha de Creación:
22/11/2018

Categoría:
Informática

Número preguntas: 81
Comparte el test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Comparte el test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Últimos Comentarios
No hay ningún comentario sobre este test.
Temario:
No Java, é uma interface que não permite elementos duplicados e modela a abstração matemática de conjunto. Contém apenas métodos herdados da interface Collection e adiciona a restrição de que elementos duplicados são proibidos. A interface citada é: HashMap List Map Set ArrayList.
Sobre os diferentes pacotes de java disponíveis, analise as afirmativas e selecione a alternativa correta: I) O pacote Java SE é suficiente para desenvolver todo e qualquer tipo de aplicação Java. II) É desnecessário identificar a versão da JVM do servidor de aplicações, visto que uma aplicação Java de qualquer versão sempre poderá ser executada em qualquer versão de JVM. III) O JDK é um pacote que inclui diversos elementos adicionais, a maioria deles necessários apenas para o desenvolvedor Java. Apenas I e III estão corretas. Apenas II e III estão corretas. Apenas uma afirmativa está correta. Todas as afirmativas estão corretas Apenas I e II estão corretas.
"Método que não pode ser sobrescrito". Assinale a alternativa que indica esse tipo de método. Método abstrato Método polimórfico Método final Método concreto Método de trabalho.
O comando break tem a função de: Condicionar a execução de um comando de atribuição a um operador lógico Segmentar a execução de um loop em duas ou mais partes aninhadas Impossibilitar o aninhamento de loops não lógicos Estabelecer um intervalo de depuração durante a execução de um loop Interromper a execução de um loop.
"Classes que não podem possuir métodos concretos, assim como também não podem possuir métodos construtores". Assinale a alternativa que indica esse tipo de classe Classes concretas Classe derivadas Interfaces Classes abstratas Classes filhas.
Analise as seguintes sentenças: I. Em Java, a plataforma Java 2 Enterprise Edition (J2EE) define um padrão para desenvolvimento de aplicações empresariais em múltiplas camadas. II. O J2SE aproveita as vantagens gerais da linguagem Java, mas roda somente no ambiente windows. III. Em Java, o modificador de acesso protected permite acesso para qualquer subclasse ou classe pertencente ao mesmo pacote da classe identificada. Das sentenças acima, apenas: I e III são verdadeiras II é verdadeira III é verdadeira I e II são verdadeiras I é verdadeira.
Assinale a alternativa que representa a técnica que permite que vários métodos tenham o mesmo identificador, variando somente sua assinatura. derivação de classes sobrescrita sobrecarga polimorfismo encapsulamento.
Qual a função do encapsulamento? Fazer uma conexão entre usuário e servidor. Cria novos objetos. Instancia um objeto dentro de classes private. Fazer a transferência de dados segura entre usuário e servidor. Impedir o acesso direto a um objeto.
Qual técnica permite que vários métodos tenham o mesmo identificador, variando somente sua assinatura? Sobrecarga Polimorfismo Encapsulamento Herança Sobrescrita.
Quando existe a necessidade de reescrever um método herdado da classe pai, mantendo a mesma assinatura que o método original, incluindo mesmo nome, mesmo tipo de dado de retorno e mesma lista de parâmetros, estamos nos referindo a que técnica? Herança Agregação Encapsulamento Sobrescrita Sobrecarga.
__________________ é a tecnologia que gerencia a memória alocada para um programa, a fim de liberar objetos que não estão sendo utilizados. Complete a questão escolhendo um dos itens a sequir: Java Collector Java Clean Garbage Drunk Java Virtual Machine Garbage Collector.
"Uma classe que não pode ser instanciada, podendo apenas ser estendida". Assinale a alternativa que indica esse tipo de classe. Interface Classe pai Classe concreta Classe abstrata Classe final.
Quando se cria programas de computador em Java, há possibilidade de ocorrer erros imprevistos durante sua execução, esses erros são conhecidos como exceções e podem ser provenientes de erros de lógica ou acesso a dispositivos ou arquivos externos. As exceções ocorrem quando algo imprevisto acontece, elas podem ser provenientes de erros de lógica ou acesso a recursos que talvez não estejam disponíveis. Sobre o tratamento de exceções em Java, assinale a afirmativa INCORRETA. Uma exceção é sempre um objeto do tipo Throwable A cláusula catch nem sempre é executada. A cláusula finally é sempre executada mesmo quando existente em um bloco try/catch. A cláusula try sempre é executada. As exceções em Java são fixas e não é possível definir novas exceções.
"Uma classe que não pode ser estendida, podendo apenas ser instanciada". Assinale a alternativa que indica esse tipo de classe. Classe abstrata Interface Classe filha Classe concreta Classe final.
Podemos dizer que é um modelo para criação de objetos. Objeto Polimorfismo Conexão Herança Classe.
Uma classe pode possuir mais de um método construtor, diferenciados pela listas de parâmetros. Assinale a alternativa que indica o mecanismo usado em tal implementação. Encapsulamento Sobrescrita Sobrecarga Polimorfismo Abstração.
Considere: I. Cobre parte da especificação JEE porém não as tecnologias servlet e JSP e nem as tecnologias Realms e JDBC DataSources. II. Tem a capacidade de atuar como servidor web, ou pode funcionar integrado a um servidor web dedicado como o Apache ou até mesmo o IIS. III. É distribuído pela Sun como software proprietário e é referência para as tecnologias Java Servlet e JavaServer Pages. Quanto ao Tomcat, é correto o que consta em I, II e III. III, somente. I e II, somente. I, somente. II, somente.
O que é Servlet ? uma extensão da classe JFrame um framework que auxilia no desenvolvimento de aplicações web um software criado pela Sun para desenvolvimento de aplicativos móveis em Java uma arquitetura genérica para web que implementa várias linguagens de programação, tais como PHP e o Java uma classe Java que é carregada e executada por um servidor web.
São considerados contêineres JSP/Servlet: Oracle e PostgreSql métodos e atributos classe abstrata e interface Apache Tomcat e Glassfish HttpServlet e Javascript.
O ambiente necessário para a execução de aplicações web desenvolvidas com as tecnologias Java Servlet e JSP é fornecido pelo container Web Servlet. Tomcat. Bean. IIS. Apache.
Qual é a linha completa este código? 1) public class Casdastro extends HttpServlet { 2) protected void service(HttpServletRequest request,HttpServletResponse response) { 3) ContatoDAO dao = new ContatoDAO(); 4) Contato contato = new Contato(); 5) contato.setNome(request.getParameter("nome")); 6) contato.setEndereco(request.getParameter("endereco")); 7) contato.setEmail(request.getParameter("email")); 8) dao.inserir(contato); 9) ??????? 10) rd.forward(request, response); 11) } 12) } Dispatcher rd = request.getDispatcher("/contato-adicionado.jsp"); ResponseDispatcher rd = response.getRequestDispatcher("/contato-adicionado.jsp"); RequestDispatcher rd = request.getRequestDispatcher("/contato-adicionado.jsp"); Dispatcher rd = response.getDispatcher("/contato-adicionado.jsp"); RequestDispatcher rd = response.get ResponseDispatcher("/contato-adicionado.jsp");.
Em relação a um Servidor de Aplicações JAVA (Contentor JAVA), os seguintes itens descrevem o seu funcionamento básico, EXCETO: Mostra o resultado no browser do cliente. Devolve a response para o cliente que enviou a request. Recebe a response do servlet. Aguarda pelas requests. Repassa a request para o servlet correto.
Para criar um Servlet é necessário: Criar uma classe que implemente a interface HttpServlet. Instanciar a classe Servlet que implemente Serializable. Implementar o método Servlet.service(Servlet.HTTP_REQUEST). Criar uma classe que estenda a classe HttpServlet. Implementar todos os métodos HttpServer.
Servlets são projetadas para fornecer aos desenvolvedores uma solução JAVA para criar aplicações web. Para criar Servlets é necessário importar as classes padrão de extensão dos pacotes: javax.servlet.smtp e javax.servlet.html javax.servlet e javax.http.servlet servlet.javax e servlet.javax.http javax.servlet e javax.servlet.http javax.servlet.html e javax.servlet.http.
Um Servlet é, basicamente, um programa Java que, ao receber uma requisição (request), realiza um processamento e gera uma resposta (response). Considerando o funcionamento dos Servlets, pode-se afirmar que: Para que um Servlet possa ser executado é necessário que um contentor Java, como o TomCat ou GlassFish, esteja em funcionamento. Apesar dos Servlets serem baseados na tecnologia Java, não há a necessidade de uma Máquina Virtual Java para executá-los. Jamais um Servlet aciona outro Servlet. Uma vez que um Servlet recebeu uma requisição, apenas ele deverá processá-la. Os Servlets são executados sempre no computador do usuário, nunca no servidor da empresa. Um Servlet pode apenas processar requisições do tipo "post", isto é, aquelas originadas de um formulário web.
Quando falamos de programação WEB, temos uma definição de uma classe na linguagem de programação Java que, dinamicamente, processa requisições e respostas, proporcionando, dessa maneira, novos recursos aos servidores. A definição, mais usada, considera-os extensões de servidores. Este módulo que estende a funcionalidade de um servidor web, através de módulos de aplicação implementados, em Java, estamos nos referindo a(o) PHP Java Web ASP Java Servlet.
Considere: I. Cobre parte da especificação JEE porém não as tecnologias servlet e JSP e nem as tecnologias Realms e JDBC DataSources. II. Tem a capacidade de atuar como servidor web, ou pode funcionar integrado a um servidor web dedicado como o Apache ou até mesmo o IIS. III. É distribuído pela Sun como software proprietário e é referência para as tecnologias Java Servlet e JavaServer Pages. Quanto ao Tomcat, é correto o que consta em I, II e III. I, somente. III, somente. II, somente. I e II, somente.
Ao estudar as especificações e frameworks Java EE, um Analista de Sistemas concluiu que: o container WEB do servidor de aplicações é o responsável por gerenciar o ciclo de vida de servlets e de EJBs utilizados numa aplicação Java Enterprise JavaBeans é um modelo de componentes padronizado, executado no lado do cliente e que facilita a construção de aplicações distribuídas robustas STRUTS é um framework de persistência que permite o gerenciamento de dados relacionais, utilizando-se de mapeamento objeto-relacional no container WEB, uma página JSP transforma-se em um servlet, que é compilado, carregado e inicializado a utilização de Java Persistent API obriga o uso de um container EJB com Session Beans.
São apenas tipos de componentes executados em servidores Web: JVM, Servlets e JSP. Beans, Servlets e JSP. Beans, Swing e JSP. Beans, Swing e JVM. Beans, Servlets e J2EE.
Analise as alternativas sobre Servlets: I - A tecnologia Java Servlet utiliza a plataforma Java para criar páginas web dinâmicas em aplicações independente de plataforma; II - Servlet é uma classe que estende (herda) de httpServlet; III - É baseada na construção de classes e são executadas no cliente (navegador). Todas as afirmativas estão corretas. Somente a II está correta. Somente a I e II estão corretas. Somente a III está correta. Somente a I está correta.
O descritor de implantação de um aplicativo web descreve as classes, os recursos e a configuração do aplicativo e como eles serão usados pelo servidor web para atender às solicitações da web. Quando o servidor web recebe uma solicitação do aplicativo, ele usa o descritor de implantação para mapear o URL da solicitação para o código que deve processá-la. O descritor de implantação em aplicações Java Servlet e Java Server Pages que utilizam o GlassFish é o contexto.xml server.xml manager.xml apache-config.xml web.xml.
Com relação às características de um Java Bean, qual alternativa abaixo está INCORRETA? Possui um construtor sem argumentos. Deve ser fornecido um "get" e "set" para cada um dos atributos. É um componente reutilizável de software. Seus atributos devem ser privados. Implementa a interface java.awt.event.MouseListener.
Ao se executar uma página JSP na plataforma J2EE, o servidor de aplicação: envia o conteúdo HTML ao navegador, substituindo o código delimitado por <% e %> pelos valores correspondentes. envia a página para um interpretador Java que faz o processamento e envia o código HTML resultante para o navegador. traduz o conteúdo da página em um Servlet, compila o Servlet e o executa, enviando o resultado para o navegador. envia todo conteúdo da página para o navegador, pois, devido à compatibilidade do código Java e JavaScript, ela pode ser processada diretamente pelo navegador. compila a página por meio de um compilador específico e a executa, enviando o resultado para o navegador.
Páginas JSP podem ser escritas sem qualquer comando Java explícito, desde que seja feito o uso de: Scriptlets Bibliotecas de tags Expressões JSP Declarações JSP XML Schema.
A respeito das características do JSP, assinale a alternativa INCORRETA Permitem a inserção, no código HTML, de código Java através do uso de marcadores (Tags) da forma <% %> Permitem que códigos adicionas jsp sejam incluídos, através dos marcadores da forma Permitem que um código do servlet seja incluído no código do servlet através do uso dos marcadores Permitem especificar parâmetros como a codificação implementada, bem com as bibliotecas utilizadas, através dos marcadores da forma <%@ %> (Directive Tag) Permitem a utilização de variáveis e métodos através dos marcadores de declaração (Declaration Tag) da forma <%! %>.
Um sistema de informações controla informações, para tanto, ele necessita executar as quatro operações básicas, o CRUD. Quando é criado um formulário de inclusão sem a utilização de AJAX, a página é submetida para um servidor Web que processa os dados e devolve uma resposta para o navegador. Após realizar a inclusão dos dados no banco qual é o procedimento correto a se fazer no código, contendo a explicação certa do motivo: Utilizar o método sendRedirect de um objeto do tipo HttpServletResponse, ele irá enviar uma nova solicitação ao navegador. O novo arquivo carregado não possui ligação com o formulário, não existindo a possibilidade de duplicação na inclusão de dados ao recarregar a página. Utilizar o método forward de um objeto do tipo RequestDispatcher, pois ele protege completamente quanto ao uso da tecla F5, não deixando que o usuário inclua o mesmo item várias vezes inadvertidamente. Utilizar o método forward de um objeto do tipo RequestDispatcher, impedindo que a pessoa perceba o nome do arquivo chamado e não existindo a possibilidade de duplicação de dados. Utilizar o método sendRedirect de um objeto do tipo HttpServletResponse, impedindo que a pessoa perceba o nome do arquivo chamado e não existindo a possibilidade de duplicação de dados. Utilizar o método forward de um objeto do tipo RequestDispatcher. Ele chama um novo arquivo, este não possui nenhuma ligação com o anterior, desconhecendo os dados recebidos anteriormente. Ele irá fazer a proteção porque os dados não serão usados automaticamente se a página for recarregada.
O ciclo de vida de Java Serves Pages (JSP) é definido em um container web, que realiza a conversão de de todo JSP em um(a): String de dados Framework Servlet Classe Java XML.
Assinale a alternativa que possui o conceito incorreto sobre sessão web: Serve para armazenar dados, tais como login, carrinho de compras em lojas virtuais, etc. É gerenciado pelo servidor, e não pelo cliente É possível atribuir valores, objetos e arrays em sessão Somente é possível atribuir valores originados de POST ou GET Utilizado para persistir com os dados entre páginas web.
São marcações utilizadas para indicar ao contêiner como tratar a página em questão. Objetos JSP Classes Diretivas Herança.
No contexto de sistemas Web, qual a utilidade de uma sessão? Armazenar dados relacionados a um usuário. Dividir as informações do website em assuntos específicos. Realizar cache das imagens estáticas. Realizar cache de textos HTML. Proteger contra ataques de força bruta.
Com relação às tecnologias JSP, Servlet e JavaScript, responda V ou F : ( ) O método POST envia os dados como um fluxo de dados juntamente com o pacote de dados http de forma não visível ao usuário ( ) Página JSP são interpretadas e executadas pelo Container Java Web sem nenhuma transformação adicional. Ocorre apenas a carga página em código fonte. ( ) Uma Servlet para ser acionada precisa da definição da URL-pattern de acesso definida no descritor de implantação da aplicação Web ( ) É necessário o código fonte e o bytecode (.class) de uma Servlet no Container Java Web, para que a Servlet seja executada. ( )Uma Servlet somente suporta requisições na forma POST V - F - V - V - V F - F - V -V - F V - V - V - F - V V - F - V - F - F V - F - F - F - F.
Com relação às características de um Java Bean, qual alternativa abaixo está INCORRETA? Seus atributos devem ser públicos. Possui um construtor sem argumentos. É um componente reutilizável de software. Implementa a interface java.io.Serializable Deve ser fornecido um "get" e "set" para cada um dos atributos.
Páginas JavaServer Pages são páginas web transformadas em bytecode e executadas no cliente escritas em Java, sem código HTML. combinadas com servlets no desenvolvimento exclusivo de páginas estáticas. que permitem combinar códigos Java, HTML estático, CSS, XML e JavaScript. interpretadas e não compiladas.
É característica de um arquivo JSP a impossibilidade de inclusão de comentários. presença maciça de código Assembly. compilação em um servlet. execução exclusiva em sistemas Windows execução exclusiva em sistemas Linux.
Em JSP quais membros equivalem às variáveis e métodos pertencente à instância de classe caso fossem declarados em um Servlet convencional? Declarações Taglibs Comentários Scriptlets Expressões.
Na diretiva page, do JSP, podemos utilizar o atributo import que permite importar figuras. importar arquivos htm. configurar pacotes. configurar arquivos html. importar pacotes.
Com relação às características de um Java Bean, qual alternativa abaixo está INCORRETA? Implementa a interface java.io.Serializable. Utiliza construtores privados. Seus atributos devem ser privados. É um componente reutilizável de software. Deve ser fornecido um "get" e "set" para cada um dos atributos.
Com relação à linguagem JSP, diretivas podem ser utilizadas para determinar configurações específicas da página. Marque a opção que expressa o correto relacionamento entre a diretiva e sua funcionalidade. I - Diretiva include II - Diretiva page III - Diretiva taglib a. Através dessa diretiva podemos inserir texto existente em outro arquivo em uma página jsp. b. Indica quais bibliotecas de tags customizadas iremos utilizar em nossa página. c. São informações de configuração especificas do conteúdo Java existente na página. I - a , II - c , III - b I - a , II - b , III - c I - c , II - a , III - b I - b , II - a , III - c I - c , II - b , III - a.
Para incluir blocos de código Java em uma página JSP utiliza-se a categoria de tags denominada expressões. scriptlets. diretivas. comentários. declarações.
Preencha as lacunas e, em seguida, assinale a alternativa correta. Uma JSP consiste em uma combinação de ___________ e ___________ , que contêm o código executável e a marcação estática, como ____________ ou ____________ . O código contido na JSP é identificado e executado pelo ___________ , e a página resultante é enviada para o cliente. tags JSP / HTML / Java / Java Script / compilador tags JSP / HTML / Java / XML / servidor tags JSP / scriplets / HTML / XML / compilador tags JSP / scriplets / HTML / XML / servidor tags JSP / HTML / Java / Java Script / servidor.
Qual tag do pacote Core da JSTL permite que seja feita uma iteração entre os elementos de uma coleção especificada? for repeat loop forEach while.
A tecnologia JSP é extremamente útil e pode facilitar muito o desenvolvimento de uma aplicação web. Assinale a alternativa INCORRETA sobre esta tecnologia: Um JSP tem a aparência de um código HTML com alguns trechos de código Java. É possível usar um componente ou uma classe Java por meio de um JSP. Todo arquivo JSP é, em sua primeira execução, convertido para um servlet. O principal foco de uso do JSP é a criação da interface com o usuário. Um JSP não pode trocar informações ou requisições com um Servlet.
Entre as tecnologias Java voltadas para a criação de aplicativos servidores encontram-se: JPA e SWING ASP e JSP JSP e Servlet ASP e SWING JPA e LINQ.
Em termos de segurança com Java, um pacote muito útil é o java.security, onde são encontradas várias classes e interfaces relevantes para os processos de criptografia, como a destrutiva, baseada em hash de dados, utilizada na guarda de senha. Cada processo pode utilizar diferentes algoritmos, como MD5 e RSA. Caso fosse necessário efetuar Hash MD5, qual seria a sintaxe correta para obter o objeto responsável pelo cálculo deste hash? Cipher c = Cipher.getInstance("MessageDigest5"); MessageDigest md = new MessageDigest5(); MessageDigest md = MessageDigest.getInstance("MD5"); MessageDigest md = new MD5(); Cipher c = new Cipher("MD5");.
A linguagem Java apresenta como middleware padrão para acesso a bancos de dados o JDBC, cuja utilização envolve vários passos, indo desde o registro do Driver até a recepção da consulta em ResultSets. Neste processo podem ocorrer duas exceções principais, no que se refere ao uso do JDBC, as quais são: ServletException e ArithmeticException SQLException e ServletException ClassNotFoundException e ArithmeticException ClassNotFoundException e ServletException SQLException e ClassNotFoundException.
É um dos cinco elementos básicos que nos permitem manipular bancos de dados através da API JDBC. SGBD DriverManager TagLib JSP Servlets.
Dada a classe abaixo, complete as lacunas de forma correta: import java.sql.Connection; import java.sql.DriverManager; import java.sql.ResultSet; import java.sql.Statement; public class Principal { public static void main(String[] args) { try { _______________("org.postgresql.Driver"); Connection con = __________("jdbc:postgresql:BancoProva","aluno","prova"); Statement stm =_____________________; ResultSet rs = ________________("select * from tabela"); while(________________) { System.out.println("Valor da primeira coluna do resultado" + rs.getString(1)); } con.close(); } catch(Exception e) { System.out.println("Erro:" + e.getMessage()); } } } DriverManager.getConnection, Class.forName, con.createStatement(),stm.executeQuery, rs.next() DriverManager.getConnection, Class.forName, rs.createStatement(),stm.executeQuery, rs.next() Class.forName, DriverManager.getConnection, con.createStatament(),stm.executeQuery, rs.hasNext() Class.forName, DriverManager.getConnection, con.createStatement(),stm.executeQuery, rs.next() DriverManager.getConnection, Class.forName, rs.createStatament(),stm.executeQuery, rs.hasNext().
(TRE-RR/2015) A interface PreparedStatement do Java permite executar instruções SQL parametrizadas, ou seja, que primeiro são construídas e depois recebem parâmetros. Neste contexto, considere que no bloco de código abaixo con é um objeto da interface Connection que representa uma conexão com um banco de dados, estabelecida com sucesso: String sql = "insert into contatos (nome, email, endereco) values (_I_, _II_, _III_); PreparedStatement stmt = con.prepareStatement(sql); stmt.setString(1, "Paulo"); stmt.setString(2, "paulo@email.com.br"); stmt.setString(3, "Rua Vergueiro, 1567"); stmt.execute(); ? * "Paulo", "paulo@email.com.br", e "Rua Vergueiro, 1567" 1, 2, 3 ${1}, ${2}, ${3}.
A persistência em Banco de Dados é uma constante em programas de automação comercial. Porém certas interfaces e classes geram dúvidas para programadores iniciantes. Entres elas encontra-se a Statement. Dada as alternativas abaixo, selecione a que define Statement. Implementado quando você planeja usar as instruções SQL muitas vezes. Aceita parâmetros de entrada em tempo de execução. É responsável por fornecer a conexão de uma aplicação Java com o Banco de dados Representa uma conexão a um banco de dados, a partir de uma URL JDBC recebida como parâmetro. Implementado para acesso de uso geral do banco de dados. É útil quando você estiver usando as instruções SQL estáticas no tempo de execução. Não pode aceitar parâmetros. Implementado quando você deseja acessar banco de dados procedimentos armazenados. Também pode aceitar parâmetros de entrada em tempo de execução.
Marque a opção correta sobre o conceito JDBC: uma classe Java que gera tabelas de banco de dados relacionais tecnologia que permite aos programas Java interagir com os bancos de dados é o kit de desenvolvimento Java para implementação em dispositivos móveis são metadados sobre um objeto de conexão framework para desenvolvimento web.
Qual a classe de JDBC é responsável pela interface entre os clientes e os drivers JDBC? DriverManager PreparedStatement EntityManagerFactory ResultSet EntityManager.
Baseado na linha de comando abaixo, marque qual deve ser o comando seguinte: st = Conexao.getConection().createStatement(); List = st.executeUpdate("select * from ALUNOS"); List = st().executeUpdate("select * from ALUNOS"); List = st.executeQuery("select * from ALUNOS"); ResultSet rs = st.executeUpdate("select * from ALUNOS"); ResultSet rs = st.executeQuery("select * from ALUNOS");.
O JDBC - Java DataBase Connectivity - é uma API que permite a interação com um SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados) em baixo nível, isto é, permite realizar conexões e consultas ao banco de dados. Sobre esta API, indique a afirmativa INCORRETA: Não é possível realizar uma busca sem realizar uma conexão. Não é possível construir aplicações para múltiplos SGBDs usando esta API. Não é possível acessar ao banco de dados sem a instalação de um driver para o SGBD. Não é possível realizar as buscas sem tratar ou jogar exceções. Não é possível acessar um SGBD com o JDBC sem indicar seu endereço.
Complete as lacunas no trecho de código-fonte abaixo com os termos corretos: (1)____________ banco = DriverManager.getConnection(url, "usuario", "senha"); (2)____________ comandoSql = banco.createStatement(); (3)____________ resultados = comandoSql.executeQuery("SELECT codigo, nome FROM clientes"); while (resultados.next()) { System.out.println(resultados.getInt("codigo")); System.out.println(resultados.getString("nome")); } resultados.close(); comandoSql.close(); banco.close(); (1) Database (2) Command (3) RecordSet (1) DbConnection (2) SqlCommand (3) ResultSet (1) EntityManager (2) Query (3) List (1) Connection (2) Command (3) RecordSet (1) Connection (2) Statement (3) ResultSet.
Para conectar uma aplicação ao banco de dados usamos drivers do tipo JDBC. Precisamos executar scripts SQL para acessarmos bancos relacionais e mantermos as informações. Quando estamos fazendo uma consulta, utilizamos um método específico, e quando queremos nos proteger de SQL Injection escolhemos um tipo que já possui tratamento para tal. Estamos nos referindo a: executeQuery - Statement executeUpdate - Statement executeSQL - PreparedStatement executeSQL - Statement executeQuery - PreparedStatement.
Analise as seguintes afirmações a respeito de JSP: I. Em uma aplicação Web, há apenas um objeto page em cada JSP. II. Comentários JSP aparecem na resposta ao cliente. III. Os objetos com escopo session duram por toda a sessão de navegação do cliente. Assinale a opção correta. Apenas a afirmação II é verdadeira. Apenas a afirmação III é verdadeira. Nenhuma das afirmações é verdadeira. As afirmações I, II e III são verdadeiras. Apenas a afirmação I é verdadeira.
Qual das classes abaixo não está relacionada ao uso de banco de dados através do JDBC? PreparedStatement HttpRequest Connection ResultSet DriverManager.
Java Database Connectivity(JDBC) consiste de um conjunto de classes e interfaces (API) escritas em Java que fazem o envio de instruções SQL para qualquer banco de dados relacional. Dentre as alternativas abaixo, assinale INCORRETA referente a Java Database Connectivity(JDBC): O método close() da classe Connection fecha uma conexão com o banco de dados O executeQuery é um método da classe Connection para execução de uma consulta O PreparedStatement é uma subinterface de Statement Statement representa uma conexão estabelecida com o Banco de Dados É possivel acessar Banco de Dados que não possuem Driver JDBC próprio através da ponte JDBC-ODBC.
Um elemento de grande relevância para a programação em qualquer linguagem da atualidade é o mapeamento objeto-relacional, responsável pela visualização e manipulação dos registros de bancos relacionais em termos de objetos da linguagem. Um exemplo deste tipo de ferramenta é o JPA, utilizado na linguagem Java, o qual usa coleções para receber relações do tipo ¿um-para-muitos¿. Assinale a alternativa CORRETA com relação às coleções Java: As coleções do tipo Map armazenam pares (chave, valor), onde estes podem ser qualquer tipo de objeto. As coleções do tipo LinkedList são implementadas com arrays, sendo muito utilizadas. As coleções do tipo Set são uma das possíveis implementações de HashSet. As coleções do tipo Set permitem objetos em duplicidade. As coleções do tipo TreeMap são implementadas com uso de árvores AVL.
Qual das seguintes consultas em JPQL retornaria corretamente todos os alunos que cursam o curso de "ADS", admitindo que existe um relacionamento de um para muitos entre cursos e alunos? SELECT * FROM Aluno a INNER JOIN Curso c ON a.cod_curso = c.codigo WHERE c.nome = "ADS" SELECT c FROM Curso c WHERE c.aluno.nome = "ADS" SELECT a FROM Aluno a WHERE a.getCurso().getNome().equals("ADS") SELECT a FROM Aluno a WHERE a.nome = "ADS" SELECT a FROM Aluno a WHERE a.curso.nome = "ADS".
Os estados do ciclo de vida de uma instância de uma entidade, definidos na JPA 2.0, são novo (new), temporário (temporary) e destacado (detached) novo (new), temporário (temporary), permanente (permanent) e destacado (detached). ativo (active), inativo (inactive) e removido (removed). gerenciado (managed), temporário (temporary), permanente (permanent) e destacado (detached). novo (new), gerenciado (managed), destacado (detached) e removido (removed).
"Especificação Java, JSR 14, que permite escrever códigos reutilizáveis por diferentes tipos de objetos; essa especificação determina ao compilador, qual tipo de classe deve ser interpretada no momento da compilação, permitindo ao programador especificar qualquer tipo de objeto para ser manipulado em uma classe". O texto se refere a: JSP Generics JPA Classes Anotações.
Qual das seguintes anotações de JPA permite especificar que um atributo da classe é chave primária da tabela relacionada? @Id @PrimaryKey @PK @IdentifierColumn @Unique.
Interface que representa um grupo de objetos únicos, isto é, não podem existir objetos em duplicidade dentro do conjunto: Vector List Set ArrayList Collection.
Complete as lacunas no trecho de código-fonte abaixo com os termos corretos: __________ emf = Persistence.createEntityManagerFactory("PU"); __________ em = emf.createEntityManager(); em.getTransaction().begin(); c = new Curso(3, "EE"); em.__________(c); em.getTransaction().commit(); EntityManagerFactory; EntityManager; persist EntityFactory; EntityManager; save Database; Entity; put EntityManager; Command; insert Connection; Statement; execute.
A API Hibernate é usada para que finalidade em uma aplicação web? Encapsula o paradigma MVC fornecendo suporte para a implementação deste padrão. Essencialmente como uma API de segurança fornece recursos de identificação de invasões. Fornece principalmente suporte de log e testes de aplicações web. Faclita o manuseio de objetos de interface com o usuário, tornando mais veloz a criação das interfaces. Realiza o mapeamento objeto-relacional, permitindo não usar SQL no código.
A sequencia correta de anotações JPA para a classe abaixo é? @1_______ @2_______(name="Alunos") public class Aluno implements Serializable{ @3_________ private String matricula; @4_________ private String nome; @6________(mappedBy="alunos") private Set turmas; @Entity, @Id, @Table, @Column, @ManyToMany @Table, @Id, @Entity, @Column, @ManyToMany @Entity, @Table, @Id, @Column, @ManyToMany @Entity, @Column, @Table, @Id, @ManyToMany @Entity, @Table, @ManyToMany, @Id, @Column.
A utilização de JPA é baseada em anotações sobre POJOs. Abaixo são apresentadas algumas anotações do JPA e descrições de funcionalidades. Marque a opção que expressa o correto relacionamento entre cada anotação e sua funcionalidade. I - @OneToMany II - @Table III - @GeneratedValue a. Utilizada para refletir valores gerados automaticamente, com auto-incremento. b. Indica que uma determinada entidade será persistida em uma tabela. c. Define uma relação de um-para-muitos. I - a , II - c , III - b I - a , II - b , III - c I - c , II - a , III - b I - b , II - a , III - c I - c , II - b , III - a.
Arquivo de configuração necessário para a configuração das conexões no JPA: context.xml manifest web.xml readme.txt persistence.xml.
Com base na classe abaixo declarada: @Entity public class Aluno{ @Id private int mat; private int numero; // demais declarações } Assinale a afirmativa falsa. A classe Aluno representa uma entidade de persistência de dados. No Mapeamento Objeto Relacional, os objetos da classe Aluno correspondem aos registros da tabela aluno. A chave primária da entidade Aluno corresponde ao atributo mat A anotação @Entity indica que a classe Aluno é uma entidade simples A chave primária da entidade Aluno corresponde ao atributo numero.
Um elemento de grande relevância para a programação em qualquer linguagem da atualidade é o mapeamento objeto-relacional, responsável pela visualização e manipulação dos registros de bancos relacionais em termos de objetos da linguagem. Um exemplo deste tipo de ferramenta é o JPA, utilizado na linguagem Java, o qual usa anotações para determinar os tipos de relações expressos. Assinale a alternativa INCORRETA com relação a estas anotações: @ManyToOne expressa relações do tipo muitos para um. @OneToMany tem o mapeamento reverso definido como @ManyToOne. @OneToOne expressa relações do tipo um para um. @OneToMany expressa relações do tipo um para muitos. @ManyToOne recebe o valor mapeado através de uma coleção.
Denunciar test Consentimiento Condiciones de uso