Cuestiones
ayuda
option
Mi Daypo

TEST BORRADO, QUIZÁS LE INTERESEProgramação Cliente Servidor

COMENTARIOS ESTADÍSTICAS RÉCORDS
REALIZAR TEST
Título del test:
Programação Cliente Servidor

Descripción:
Aula 6 a 10

Autor:
AVATAR

Fecha de Creación:
22/11/2018

Categoría:
Informática

Número preguntas: 54
Comparte el test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Comparte el test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Últimos Comentarios
No hay ningún comentario sobre este test.
Temario:
Qual o uso do padrão de projetos Command (Comando)? impossibilitar a criação por uma classe de mais de um instância dividir a arquitetura da aplicação em 3 ou mais camadas criar uma interface de acesso a persistência encapsular em um objeto as informações necessárias para a chamada de um método posteriormente ordenar a criação de um método.
Propostos por Erich Gamma, JohnVlissides, RalphJonhsone e RichardHelm, o GoF descreve 23 padrões que podem ser utilizados no desenvolvimento de sistemas de software em linguagens de programação orientados a objetos. Estes padrões de projeto são divididos em três categorias, sendo uma delas a criacional, referindo-se à criação de objetos. Marque a opção que apresenta apenas padrões criacionais: Facade, Flyweight e Proxy. Builder, Singleton e Adapter. Command, Strategy e Observer. Iterator, Mediator e Memento. Factory Method, Abstract Factory e Prototype.
Assinale a opção que apresenta apenas padrões de interface: State. Command e Interpreter Builder, Adapter e State Singleton, Adapter e Observer Builder, Memento e Prototype Adapter, Facade e Bridge.
O padrão de projeto Singleton tem o propósito de: permitir a organização do código em 3 camadas restringir a instanciação de uma classe a um único objeto criar um mecanismo de representação para encapsular uma informação usada para a chamada de método posteriormente possibilitar a utilização de uma API de testes para o código criar uma interface única de acesso aos dados.
O Padrão DAO - Data Access Objects - é bastante útil na implementação de sistemas que seguem a arquitetura MVC II. Indique a afirmativa que NÃO representa uma vantagem do padrão DAO: Elimina a necessidade de lidar com comandos de baixo nível como queries SQL. Simplifica a substituição de um gerenciador de banco de dados por outro. Facilita o reaproveitamento de código de acesso ao banco de dados. Centraliza o código de acesso ao banco de dados, facilitando a manutenção. Torna o acesso ao banco de dados "transparente" para o restante do sistema.
Sobre Design Patterns podemos afirmar: é uma forma de descrever uma solução, que geralmente serve para resolver algum problema utilizado para mapear um banco de dados classe Java utilizada para definir todos atributos existentes em um sistema é sinônimo de framework é uma documentação de análise de sistemas.
Sobre o modelo MVC é CORRETO afirmar: Em aplicações web desenvolvidas com Java os JSP são representados na camada referente ao controle. MVC é um modelo de 4 camadas, que inclui o modelo, o controle, a visão e o DAO Em aplicações web desenvolvidas com Java os Servlets são representados na camada referente ao modelo. JavaBeans são classes Java que, pela sua natureza, podem representar a camada referente ao modelo Todas as alternativas mencionadas estão incorretas.
Assinale a opção que apresenta apenas padrões de construção: Builder, Decorator e Memento Decorator, Iterator e Visitor Adapter, Facade e Bridge Singleton, Proxy e Bridge Builder, Prototype e Memento.
(DATAPREV/2011) Analise os itens a seguir sobre JEE e EJB. I. Um servidor J2EE fornece contêineres EJB e Web. II. O contêiner EJB gerencia a execução de EJBs em aplicações J2EE. III. O contêiner Web gerencia a execução de páginas JSP e componentes servlet em aplicações J2EE. IV. Um session bean representa um único cliente dentro do servidor J2EE. Para acessar um aplicativo que é instalado no servidor, o cliente invoca os métodos do session bean. Está correto o que se afirma em: I, II, III e IV. III e IV, apenas I e IV, apenas. I, III e IV, apenas. I e II, apenas.
(BNDES/2013) Cada tipo de enterprise bean passa por diferentes fases durante seu ciclo de vida. Um desses tipos possui um estado denominado Passivo. Quando um bean entra nesse estado, o container EJB o desloca da memória principal para a memória secundária. Qual tipo de bean se comporta dessa maneira? Stateful Session Bean Stateless Session Bean Singleton Session Bean Message-Driven Bean Web Service Bean.
Qual dos componentes abaixo não é um EJB? Stateful Session Bean Async Queued Bean Stateless Session Bean Entity Bean Message Driven Bean.
Qual o tipo de EJB voltado para as ações de persistência de dados? Sateful Session Bean Stateless Session Bean Message Driven Bean Entity Bean Async Queued Bean.
(COPEL/2015) Sobre Session Beans, conforme a especificação EJB (Enterprise JavaBeans) 3.1, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V ) ou falsas ( F): ( ) Não é possível utilizar Multithreading em EJBs do tipo Singleton. ( ) Stateless Session Beans não armazena nenhuma informação sobre o estado transacional (conversacional), ou seja, nenhuma informação é automaticamente mantida entre as diferentes requisições. ( ) Recomenda-se utilizar um Stateful Session Bean ao construir um carrinho de compras de um e-commerce, embora seja possível usar um Stateless Session Bean, tendo um pouco mais de trabalho. ( ) Existem apenas três tipos de Session Beans: Stateful, Stateless e Singleton. V - F - F - V F - V - V - V F - V - F - F V - V - V - F F - F - V - V.
O componente da arquitetura JEE responsável pelo tratamento de mensagens de forma assíncrona seria: Stateful Session Bean Entity Bean Stateless Session Bean Async Queued Bean Message Driven Bean.
Enterprise Java Beans são componentes da arquitetura corporativa de objetos distribuídos do Java Enterprise Edition. Qual das opções abaixo é uma afirmativa correta acerca dos EJBs? Os Session Beans só podem ser acessados remotamente. Os Entity Beans, bem como o JPA, visam cuidar da persistência em banco de dados. Os MDBs são capazes de armazenar estado. Os Session Beans só podem ser acessados localmente. A comunicação assíncrona é feita através de Satefull Session Beans.
O tipo de bean utilizado para tratamento de regras de negócio síncronas, onde ocorre a necessidade de guardar informações entre chamadas sucessivas seria: Entity Bean Async Queued Bean Stateful Session Bean Stateless Session Bean Managed Driven Bean.
Considere as instruções abaixo encontradas em um arquivo de uma aplicação que utiliza JSF Essas instruções indicam a existência de um bean gerenciado( classe Funcionario.java ) no pacote bean que poderá ser referenciado nas páginas JSP por meio da palavra func . O arquivo correto no qual essas instruções são colocadas é o config-bean.xml. faces-config.xml. context.xml. web.xml. web-inf.xml.
Os aplicativos da atualidade costumam seguir a arquitetura MVC, de ampla aceitação no mercado, a qual divide o aplicativo em 3 camadas, onde uma dessas é responsável pelos processos de negócios. Em termos das tecnologias Java, quem seria voltado exclusivamente para esta camada da arquitetura? Applet JPA JSF SessionBean Servlet.
Constitui-se de processos que aceitam conexões (sessões HTTP) solicitadas por clientes Web (Browsers) e, em resposta, fornecem informações na forma de mensagens e documentos de variados tipos, tais como, textos, imagens, som e vídeo. Trata-se de: Java API. Webserver. JavaServer Faces. JBoss. SOA (Service-Oriented Architecture).
Considere as seguintes descrições: I. Implementa persistência de dados com eficiência; faz o mapeamento entre objetos e tabelas do banco de dados; permite o uso de herança e de vários tipos de relacionamentos; e oferece recursos de cache e transações. II. Faz uso metodológico de tecnologias como Javascript e XML, providas por navegadores, para tornar páginas web mais interativas com o usuário, utilizando-se de solicitações assíncronas de informações. III. Especificação para o desenvolvimento de interfaces web com Java, que é baseada em componentes e eventos e especialmente integrada a ferramentas de desenvolvimento, o que facilita implementar recursos de validação, navegação e conversão. Os itens I, II e III referem-se, respectivamente, a: JBoss Seam, EJB3 e Facelets JEE, JSF e Hibernate JSF, JBoss Seam e AJAX JPA, AJAX e JSF Jboss Seam, JEE e JPA.
O desenvolvimento de sistemas em Java pode ter a interface do usuário sendo desenvolvida em JSP. Marque a afirmativa correta abaixo: Separar o código em vários scriptlets torna o código mais lento, pois uma página JSP é compilada toda vez que é chamada. faz com que as variáveis da página incluída possam ser usadas na página principal. Os atributos guardados no objeto application ou no objeto session só podem ser acessados pelo usuário que os criou. O uso de scripts do tipo expressões em JSP substituiu o uso de <% out.print( );%>. Uma chamada ao método forward de um objeto do tipo RequestDispatcher envia uma solicitação ao navegador para que ele chame um arquivo.
Para a manutenção do estado da página apenas ao nível do redirecionamento interno entre Servlets e JSPs o melhor escopo para um Managed Bean seria: Requisição Sem escopo Visão Aplicação Sessão.
Para o compartilhamento de informações entre todas as conexões vigentes, o melhor escopo para um Managed Bean seria: Sessão Aplicação Sem escopo Requisição Visão.
Para a guarda do estado de uma página em chamadas sucessivas, com uso de tecnologia JSF, deve ser utilizado qual escopo em um Managed Bean? Sem escopo Aplicação Visão Requisição Sessão.
(TRT - 24ª REGIÃO/2010) Em relação ao Enterprise Java Beans, é correto afirmar: Enterprise Java Beans é um componente J2EE do tipo servidor que executa no container do servidor de aplicação Message-Driven Bean é um EJB statefull. No Session Bean, toda vez que um método é invocado, o estado de suas variáveis se mantém apenas durante a invocação desse método. Um Message-Driven Bean é um EJB que possui as interfaces home e remote e apenas um método que recebe qualquer tipo de mensagem. Um Entity Bean é um tipo de EJB que representa dado não persistente armazenado em um banco de dados.
Suponha as empresas abaixo e suas respectivas plataformas de desenvolvimento de sistemas WEB. Empresa A: J2EE Empresa B: .NET Cada empresa necessita que seus sistemas se comuniquem com os sistemas da outra empresa, pela Internet, via HTTP, mantendo sua plataforma de desenvolvimento. A tecnologia recomendada para implantar tal interoperabilidade é: OnlyWeb Beehive VMWare Struts Web Services.
Considere as seguintes afirmações sobre o uso do JMS: I. JMS (Java Message Service) permite a comunicação assíncrona, através de mecanismos de filas e/ou tópicos; II. No modelo publish/subscribe (pub/sub - push), um produtor pode enviar mensagens a vários consumidores, ao publicar em um tópico, mas um consumidor só pode receber mensagens após se cadastrar como interessado em tal tópico. III. No modelo point-to-point messaging (pull), existe dependência de tempo entre a mensagem enviada e o recebimento por parte do consumidor, ou seja, o consumidor só recebe uma determinada mensagem se estiver "no ar" no momento em que a mesma é enviada. Sobre tais afirmativas, podemos dizer que: Apenas I e III estão corretas; Apenas a I está correta; Apenas II e III estão corretas; Apenas I e II estão corretas; Nenhuma está correta;.
Na arquitetura de Web Services, o componente que compreende um serviço de diretórios para armazenamento de descrições de serviços é a Arquitetura TCP/IP. a Linguagem de Definição de Web Services (WSDL). o Protocolo de Acesso a Objetos Simples (SOAP). a Linguagem de Marcação Hiper-Texto (HTML). a Descrição, Descoberta e Integração Universal (UDDI).
Sobre Web Services, assinale a alternativa incorreta. A interação entre o servidor e o consumidor se dá através de requisições web, com os dados trafegando em formato XML. As aplicações envolvidas podem ser independentes com relação à arquitetura: um cliente Java em Linux pode consumir o serviço de um Web Service .Net em Windows, por exemplo. Sistema de software projetado para suportar comunicação entre aplicações diferentes na Internet, objetivando integração e interoperabilidade entre essas aplicações. A ideia dos Web Services é expor sua funcionalidade como um serviço, através de uma interface aberta, permitindo aos consumidores acessar a interface e descobrir a funcionalidade do serviço. A linguagem utilizada para definição das funcionalidades de um Web Service chama-se Standard Generalized Markup Language, e é baseada em XML.
Web Services trata de uma tecnologia independente de plataforma que utiliza XML em todos os níveis funcionais. Para tal conta com os seguintes formatos, respectivamente, para o serviço de localização, dicionário de dados e protocolo de transmissão: COS, IDL e ORB StAX, DOM e JAX-RPC UDDI, DNS e HTTP UDDI, WSDL e SOAP DNS, RSS e HTTP.
Sobre as características dos WebServices, assinale a alternativa INCORRETA O SOAP é uma linguagem baseada em XML que permite padronizar o formato das requisições e respostas entre clientes e servidores Um WebService não deve ser projetado para trabalhar com apenas um cliente, ao contrário, deve ser definido através de uma interface padronizada que permita o seu uso por diferentes clientes que obedeçam a essa especificação As requisições a um WebService não devem ser realizadas através dos métodos do HTTP O UDDI é uma tecnologia desenvolvida para facilitar a busca pelos serviços oferecidos Para descrever os serviços oferecidos por um WebService, uma possibilidade é utilizar uma especificação WDSL.
Que protocolo na web fornece uma maneira de se comunicar entre aplicativos executados em diferentes sistemas operacionais , com diferentes tecnologias e linguagens de programação WWW SOAP RPC HTTP WDSL.
O componente que normalmente recebe as solicitações via HTTP em um sistema Java Web corporativo, principalmente se utilizado o padrão Front Control, seria: Servlet JSP Gateway RPC MDB Session EJB.
Nos aplicativos corporativos é comum concentrar as chamadas ao banco de dados em uma classe, segundo um padrão de desenvolvimento denominado: Singleton DAO Decorator Front Control Strategy.
No curso do desenvolvimento de uma aplicação que faz acesso a um servidor de banco de dados, foi necessária a substituição da tecnologia utilizada para acessar os dados. Constatou-se que uma porção grande do código-fonte da aplicação precisou ser reescrita, pois a tecnologia substituída era utilizada diretamente, de forma irrestrita, por vários módulos diferentes da aplicação. Qual padrão de projeto, se houvesse sido aplicado na aplicação, teria minimizado a incidência de alterações pela troca da tecnologia de acesso a dados? Singleton Front Controller Model-View-Controller Data Transfer Object Data Access Object.
O uso de um DAO (Data Access Object) em um código tem a função de: impedir que uma classe tenha mais de um objeto instanciado prover uma camada de segurança para a aplicação encapsular o usuário e senha de acesso ao banco de dados relacional gerenciar a geração de logs de acesso com API específica prover uma interface para acesso a um banco de dados ou outro mecanismo de persistência.
Diretivas JSP afetam a estrutura geral do Servlet resultante da compilação de uma página JSP. Entre outras coisas, diretivas podem ser usadas para definir a linguagem usada no documento JSP, arquivos a serem incluídos, bibliotecas de tags a serem usadas, etc. Diretivas são definidas entre as tags <%@ e %> ou usando a notação XML Dada as opções abaixo, identifique a que não corresponde a uma diretiva JSP. session errorPage contentType import isErrorJsp.
Uma das tecnologias utilizadas na criação de aplicativos Web em Java é a de Servlets, os quais são utilizados comumente para interfacear a view JSP com as camadas de negócio, mas que podem ser utilizados de forma independente. Com relação aos Servlets, assinale a opção correta. Permitem obter os dados enviados por formulários HTML através do método getAttribute de request. Podem armazenar dados no escopo de sessão. Processam informações de GET ou POST no mesmo método. São convertidos em JSP pelo container. Precisam ser definidos pela anotação @CGIServlet.
Qual o comando SQL usado para criar tabela? Create Table ExecuteSql Insert into Alter Table Primara key.
O middleware de acesso ao banco de dados utilizado pelo Java é denominado: JMS JNDI RPC JDBC RMI.
Qual das características abaixo NÃO se refere ao framework de persistência JPA? Uso de um gerenciador de persistência, o qual pode efetuar processos transacionais. Uso de anotações para a configuração do relacionamento entre a entidade e a tabela do banco de dados Ela detalha uma interface que pode ser implementada para permitir persistência em sistemas de memória principal volátil. Acesso direto ao banco de dados através de ODBC. Utilização simplificada pelo JEE através de anotações.
No que tange a persistência, o padrão Data Access Object (DAO) é um padrão introduzido no ambiente JEE [3], largamente utilizado na persistência de Dados Dada as opções abaixo, identifique a que não corresponde a este padrão. o objetivo do padrão é isolar a aplicação da tecnologia de acesso e localização dos dados. prover isolamento da tecnologia de persistência. não depende da linguagem de programação usada e pode ser implementado em qualquer linguagem, e que existem diversas implementações possíveis. permite criar as classes de dados independentemente da fonte de dados ser um BD relacional, um arquivo texto, um arquivo XML, etc. é um padrão de projeto que não abstrai e encapsula os mecanismos de acesso a dados escondendo os detalhes da execução da origem dos dados.
Os dois tipos de arquiteturas de envio e recepção que o JMS pode visualizar são: Assinaturas e Tópicos Filas e Tópicos Get e Post Síncrona e Assíncrona Filas e Assinaturas.
Considere uma aplicação JEE que utiliza a arquitetura MVC. A correspondência mais provável entre cada tipo de componente ativo da aplicação com o significado das letras da sigla MVC, nesta ordem, é: Servlet, Session Bean, JPA JPA, JSP, Session Bean Servlet, JSP, Session Bean JSP, JPA, Session Bean Session Bean, Servlet, JSP.
(TCM/GO/2015) Um Analista de Controle Externo da área de TI do TCM/GO está trabalhando em uma aplicação web utilizando a plataforma Java EE. Ciente que os componentes desta aplicação, para serem processados no servidor de aplicações, terão que ser implantados (deployed) em contêineres apropriados, ele esclareceu à equipe de desenvolvimento que servlets, JavaServer Pages, páginas HTML e Java Beans serão implantados e processados no contêiner A. Além disso, alguns componentes serão implantados e processados no contêiner B, destinado a prover a infraestrutura necessária para a execução de componentes de negócio distribuídos que estendem as funcionalidades de um servidor, permitindo encapsular lógica de negócio e dados específicos de uma aplicação. web container e EJB container. server container e client container. EJB container e web container. local container e remote container. glassfish container e tomcat container.
Enterprise Java Beans é uma tecnologia que cria a seguinte facilidade para os desenvolvedores: Realiza log automático dos dados do seu sistema. Gera interfaces de gerenciamento de projetos na sua ferramenta de programação. Implementa uma API de testes de facilitar o trabalho da equipe de testes. Criação automática de formulários para acesso a bancos de dados. Suporte a transação, consistência e segurança no servidor de aplicações.
Quando uma Aplicação Web é criada, usualmente são utilizados três tipos de elementos: páginas JSP, Servlets e classes de entidade (beans). Cada um destes elementos pode ser, usualmente, associado às seguintes camadas do modelo MVC, respectivamente: Controle, Visão e Modelo Modelo, Visão e Controle Visão, Modelo e Controle Modelo, Controle e Visão Visão, Controle e Modelo.
Qual a maior vantagem no uso do padrão de projeto Data Access Object? Permitir que dados sejam acessados pelos objetos Fazer conexão com bancos de dados relacionais Garantir acesso seguro aos dados, através da aplicação de criptografia de mão única Esconder os detalhes de implementação da camada de armazenamento do resto da aplicação Garantir que o mapeamento objeto-relacional seja devidamente efetuado.
No modelo MVC, a camada Model fica responsável pelas atividades relacionadas a: interação com usuário. transmissão em rede. operações aritméticas. serialização. persistência.
Assinale a opção que apresenta apenas padrões de extensão: Decorator, Iterator e Visitor Builder, Prototype e Memento Adapter, Facade e Bridge Singleton, Proxy e Flyweight State, Command e Interpreter.
Em relação aos padrões de projeto, o modelo MVC, que foi originalmente desenvolvido pela IBM, apresenta um modelo em três camadas. São elas: Model (Modelo de dados), View (Visão/Interface) e Controler (Controle/Negócio); Client (Cliente), Controler (Controle/ Negócio) e View (Visão/Interface); Model (Modelo de dados), Controler (Controle/Negócio) e Data (Negócio/Dados); Model (Modelo de dados), Business Interface (Interface/negócios) e Data (dados). Client (Cliente), View (Visão/Interface) e Data (Interface/Dados);.
Em aplicações web escritas em Java, ao se empregar o padrão arquitetural MVC, é natural fazer a implementação da camada de visão utilizando: Páginas JSP Páginas PHP Scripts Python Páginas ASP Scripts Perl.
Sobre o padrão MVC podemos afirmar que: Um controlador é o responsável pela troca de informações entre as classes de visão e de modelo. "M" no modelo MVC representa as classes de modelo que buscam realizar a comunicação entre as interfaces com o usuário e as classes de entidade. As classes de interface representam o C do modelo MVC. As classes de interface representam o C do modelo MVC.Um código jsp é um exemplo clássico de uma classe de modelo. As classes de entidade são responsáveis pelas interfaces com o usuário do sistema.
No projeto de arquitetura modelo-visão-controle (MVC), o controlador encapsula funcionalidades e objetos de conteúdo, o modelo renderiza a interface de usuário a partir da visão e a visão processa e responde a eventos e invoca alterações ao controlador. renderiza a interface de usuário a partir da visão, o modelo encapsula funcionalidades e objetos de conteúdo e a visão processa e responde a eventos e invoca alterações ao controlador. encapsula funcionalidades e objetos de conteúdo, o modelo processa e responde a eventos e invoca alterações ao controlador e a visão renderiza a interface de usuário a partir do modelo. encapsula funcionalidades e objetos de conteúdo, o modelo processa e responde a eventos e invoca alterações ao controlador e a visão renderiza a interface de usuário a partir do modelo. processa e responde a eventos e invoca alterações ao modelo, o modelo encapsula funcionalidades e objetos de conteúdo e a visão renderiza a interface de usuário a partir do modelo.
Denunciar test Consentimiento Condiciones de uso