Psicopedagogia da condução 4

INFORMACIÓN
ESTADÍSTICAS
RÉCORDS
REALIZAR TEST
Título del test:
Psicopedagogia da condução 4

Descripción:
Condução

Autor:
André Gonçalves
(Otros tests del mismo autor)

Fecha de Creación:
19/02/2020

Categoría:
Test de conducir
Comparte el test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
REALIZAR TEST
Últimos Comentarios
No hay ningún comentario sobre este test.
Temario:
Assinale o método e exercícios de que o instrutor se poderá socorrer, para avaliar se o candidato a condutor pratica ou não uma condução defensiva: Método fraccionado com realização de exercícios analíticos. Método global com realização de exercícios analíticos. Método fraccionado com realização de exercícios globais. Método global com realização de exercícios globais.
Das seguintes afirmações referentes ao papel do instrutor, assinale a situação que o instrutor deve evitar: Sempre que possível, o instrutor deverá adaptar o processo formativo ao grupo de instruendos presentes em sala. O instrutor deverá ser visto, não só como transmissor de conhecimentos, mas mais do que isso, como animador de grupos de indivíduos em formação. Uma vez efectuada a planificação da formação dos instruendos, o instrutor deverá ter por preocupação evitar todo e qualquer desvio da mesma. Mais do que um conjunto de competências exclusivamente técnicas, o instrutor deverá evidenciar competências do foro pessoal e racional.
Qual o nível do saber em que um dos principais objectivos é formar condutores com uma elevada componente cívica, capazes de comunicar com os outros vários utentes da via publica? Saber-saber. Saber-fazer Saber-ser.
Durante a aprendizagem da tarefa da condução automóvel, a escolha de aulas de maior duração e mais espaçadas no tempo designa-se por: Aprendizagem maciça. Aprendizagem global Aprendizagem distribuída Aprendizagem fraccionada.
Das afirmações abaixo transcritas, assinale a que melhor descreve o método global: Permite uma aprendizagem progressiva, em função da dificuldade das matérias. Coloca o instruendo a resolver as tarefas exigidas pela situação real de trânsito Revela-se útil para a aquisição de conhecimentos do Código da Estrada. Implica ministrar aulas de maior duração e menos espaçadas no tempo.
Como se designa o conjunto de informações, regras e imagens mentais existentes na memória, que permitem ao condutor entender a realidade circundante? Conhecimentos. Representações Atitudes Valores.
Das seguintes afirmações referentes ao papel do instrutor, assinale a que é falsa: A falta de aptidões relacionais pode comprometer a competência técnica do instrutor. Se no ensino prático se deve assistir à adaptação do instrutor ao instruendo, no ensino teóricos é o instruendo que se deve adaptar ao instrutor. A adequação das representações dos instruendos à realidade rodoviária constitui uma importante tarefa do instrutor.
A que tipo de objectivos pedagógicos corresponde a aquisição de um conjunto de atitudes, valores e motivações adequados a uma condução segura? Cognitivos. Psicomotores. Afectivos.
Durante a aprendizagem da tarefa da condução automóvel, a escolha de aulas de menor duração e menos espaçadas no tempo, designa-se por: Aprendizagem maciça. Aprendizagem global Aprendizagem distribuída. Aprendizagem fraccionada.
Das seguintes afirmações relativas ao ensino colectivo, assinale a que é falsa: O ensino colectivo permite a mudança de atitudes. O ensino colectivo exige muito menos competências ao instrutor que o ensino individual. Ao ministrar o ensino colectivo, o instrutor de condução deve ser visto como um animador de grupos de alunos em formação.
Qual o tipo de aprendizagem mais eficaz para a aquisição de conhecimentos e mudança de atitudes? Aprendizagem em grupo. Aprendizagem distribuída. Aprendizagem individual. Aprendizagem por ensaio e erro.
Das afirmações abaixo transcritas referentes à técnica da condução comentada, assinale a que é falsa: Consiste numa técnica de aprendizagem em situação real de trânsito que é útil e eficaz nas etapas iniciais da formação do instruendo Obriga o instruendo a fazer um esforço para prever. Facilita ao instruendo a tomada de consciência das dificuldades encontradas e a forma de as superar.
Assinale a situação que corresponda a uma correcta planificação da formação prática dos candidatos a condutores: Realização de tarefas complexas com base numa aprendizagem global e recurso a exercícios maciços. Realização de tarefas simples com base numa aprendizagem distribuída e recurso a exercícios analíticos. Realização de tarefas complexas com base numa aprendizagem analítica e recurso a exercícios maciços Realização de tarefas simples com base numa aprendizagem fraccionada e recurso a exercícios analíticos.
Assinale a afirmação falsa: O método global tem a desvantagem de ser difícil, por vezes mesmo impossível, definir uma progressão na formação. O método analítico permite ao candidato a aprendizagem das tarefas por etapas de complexidade decrescente. O método global deve ser utilizado na aprendizagem de tarefas de resolução complexa. A aquisição de automatismos motores é facilmente conseguida, recorrendo ao método fraccionado.
A aplicação do método global deve fazer-se em situação de trânsito real? Sim, sempre. Por regra sim, mas existem algumas excepções em que este método se aplica nas aulas teóricas. Não, nunca. Por regra não, mas existem algumas excepções em que este método se aplica nas aulas práticas.
método pedagógico mais utilizado no ensino teórico da condução automóvel, será também o mais adequado para a aquisição e mudança de atitudes dos candidatos a condutores? Sim, o método expositivo é o mais utilizado no ensino teórico da condução automóvel e o mais adequado à aquisição e mudança de atitudes. Não, o método expositivo é o mais utilizado no ensino teórico da condução automóvel, mas o activo é o mais adequado à aquisição e mudança de atitudes. Sim, o método activo é o mais utilizado no ensino teórico da condução automóvel e o mais adequado à aquisição e mudança de atitudes. Não, o método activo é o mais utilizado no ensino teórico da condução automóvel, mas o expositivo é o mais adequado à aquisição e mudança de atitudes.
Qual a desvantagem do recurso aos métodos activos? Transmissão de grande quantidade de informação. Não favorecimento da iniciativa dos instruendos. Comunicação unilateral. Elevada morosidade.
Assinale a frase que reune o(s) método(s), a(s) técnica(s) e o(s) meio(s) pedagógico(s), passíveis de ser utilizados no ensino prático da ultrapassagem: Método maciço, técnica das perguntas e da condução comentada e área de treino. Método expositivo e activo, técnica das perguntas e meios audiovisuais. Método global, técnica das perguntas e da condução comentada e automóvel. Método fraccionado, técnica das perguntas e simulador.
Como devem ser planeadas pelo instrutor, as sessões destinadas à aprendizagem da inversão do sentido de marcha? Sessões práticas mais curtas e menos espaçadas no tempo. Sessões práticas mais longas e menos espaçadas no tempo. Sessões práticas mais longas e mais espaçadas no tempo. Sessões práticas mais curtas e mais espaçadas no tempo.
A simulação pedagógica: É um método a aplicar indistintamente a todos os candidatos. Apenas pode ser utilizada como método global. Poder ser utilizada como método parcial ou global. Só pode ser utilizada para o treinada formação teórica.
Se no ensino da condução automóvel, o instrutor pretender transmitir ao aluno situações como o treino de manobras perigosas ou pouco frequentes (por exemplo, controle de derrapagem, travagem eficaz a altas velocidades, etc.), deve utilizar: O Método Global Simulação Método Fraccionado O Método Demonstrativo.
Assinale o método e exercícios de que o instrutor se poderá socorrer, para levar o aluno à pratica de condução defensiva: Método fraccionado com realização de exercícios analíticos. Método global com realização de exercícios analíticos. Método fraccionado com realização de exercícios globais. Método global com realização de exercícios globais.
Se antes de dar início à prova das aptidões e do comportamento, o examinador tiver algum conhecimento acerca de um candidato (por exemplo, origem social, empenhamento na formação, etc), qual o efeito passível de vir a condicionar a avaliação que faz desse candidato? Efeito de Halo. Efeito de contraste. Efeito da informação prévia. Efeito de estereotipia.
Qual o aspecto condicionante da avaliação, passível de levar um instrutor a avaliar um aluno sempre da mesma forma, indiferente à sua evolução ou retrocesso, em diferentes momentos de avaliação? Ausência de critérios comuns. Estereotipia. Existência de informação prévia. Efeito de Halo.
Na prova das aptidões e do comportamento, o resultado da avaliação do segundo candidato é, em parte, condicionado pelo desempenho evidenciado pelo primeiro candidato. Qual o efeito responsável por esse facto? Existência de informação prévia. Efeito de Halo. Efeito de contraste. Estereotipia.
Qual das seguintes afirmações considera que melhor caracteriza a avaliação criterial? Tem como principal finalidade classificar no sentido de comparar os formandos entre si. O desempenho de cada formando é comparado com o desempenho médio do grupo de que faz parte. Tem como principal consequência estimular a competição entre os vários formandos. O desempenho do formando é analisado por referência a objectivos de aprendizagem.
Relativamente às características do processo de aprendizagem, assinale as incorrectas: Pontual e esporádico. Gradativo e cumulativo. Dinâmico e pessoal. Contínuo e global.
As avaliações individual e em grupo dos candidatos a condutores são direccionadas para avaliar o mesmo tipo de objectivos? Sim, ambos os tipos de avaliação são especificamente direccionados para avaliar os objectivos cognitivos. Não, a avaliação individual visa sobretudo avaliar os objectivos cognitivos, enquanto a avaliação em grupo é fundamentalmente orientada para os objectivos psicomotores. Sim, ambos os tipos de avaliação são sobretudo direccionados para avaliar os objectivos psicomotores. Não, a avaliação individual visa sobretudo avaliar os objectivos psicomotores, enquanto a avaliação em grupo é fundamentalmente orientada para os objectivos cognitivos.
Relativamente aos efeitos da fadiga no comportamento do condutor, assinale a afirmação falsa: À excepção da etapa do pensar, qualquer uma das restantes fases da condução automóvel é influenciada pela fadiga. O aparecimento de micro-sonos é um dos possíveis efeitos da fadiga na condução automóvel. A dificuldade em controlar simultaneamente a velocidade e a direcção, é uma das eventuais consequências da fadiga na condução automóvel. Durante a condução automóvel, a fadiga pode manifestar-se a nível muscular, nervoso e visual.
Qual a importância do instrutor fazer uso do princípio do reforço? Incentivar a realização de comportamentos correctos. Permitir ao candidato vivenciar as consequências dos seus erros. Fomentar a ligação entre a teoria e a prática de condução. Levar o candidato a reter as circunstâncias em que o erro ocorreu.
Como acha que o instrutor pode avaliar a capacidade do candidato para aplicar os conhecimentos teóricos? Observando o domínio que o candidato tem sobre o veículo. Fomentando a repetição das sequências gestuais mais simples. Observando o cumprimento das regras e sinais de trânsito. Questionando o candidato acerca das regras formais do Código da Estrada.
Qual a grande vantagem de utilização das áreas de treino? Facilidade do candidato na detecção dos seus próprios erros. do candidato acerca das diferentes componentes da tarefa da condução Aumento do ritmo de execução das sequências gestuais mais elementares. Contacto progressivo do candidato com as diversas situações de condução.
Considera que o estado emocional é um factor determinante para o bom desempenho da tarefa da condução? Sim, o estado emocional influencia de forma determinante o comportamento do condutor. Sim, mas apenas no caso de condutores inexperientes. Não.
Considera que o estado emocional é um factor determinante para o bom desempenho da tarefa da condução? Sim, o estado emocional influencia de forma determinante o comportamento do condutor. Sim, mas apenas no caso de condutores inexperientes. Não.
A distância de segurança pode ser optimizada através da utilização de técnicas que os instrutores devem transmitir aos seus instruendos? Sim em todo o processo de aprendizagem. Sim, em fase avançada do processo de aprendizagem. Não.
Quando um instrutor diz a um candidato a condutor para prever o desenrolar dos acontecimentos, o que pretende que ele faça? Que seleccione o comportamento mais adequado, em função dos índices pertinentes recolhidos. Que classifique os índices em categorias com significado. Que realize os procedimentos necessários para detectar a presença ou ausência de índices críticos. Que imagine o que pode acontecer, a partir dos índices pertinentes.
Na visão nocturna, regra geral, existe uma diminuição do campo visual, alterando: A capacidade de decisão. A visão periférica. A cinestesia.
O Saber-Fazer deve ser considerado um objectivo: Psicomotor Afectivo. Cognitivo.
O método global tem a desvantagem do instrutor poder ter dificuldade em aperceber-se da aquisição de conhecimentos pelos candidatos a condutores. Esta afirmação é verdadeira. Esta afirmação é falsa.
Qual deverá ser a principal função na avaliação feita pelo instrutor, do desempenho do candidato a condutor nas aulas práticas de condução? Função pedagógica. Função de selecção. Função de orientação. Função de certificação de competências.
De entre os vários tipos de avaliação existentes, qual o que lhe compete a si fazer, enquanto instrutor de condução automóvel? Avaliação sumativa. Avaliação formativa. Avaliação diagnóstica. Avaliação contínua.
A que tipo(s) de avaliação corresponde(m) as duas provas realizadas pelo candidato a condutor? A prova teórica a uma avaliação formativa, enquanto que a das aptidões e do comportamento corresponde a uma avaliação sumativa. Ambas as provas correspondem a avaliações formativas. A prova teórica a uma avaliação sumativa, enquanto que a das aptidões e do comportamento corresponde a uma avaliação formativa. Ambas as provas correspondem a avaliações sumativas.
Quais dos seguintes critérios considera fundamentais para a eficácia do processo de avaliação na formação? Precisão e subjectividade Rapidez e objectividade. Rapidez e subjectividade. Precisão e objectividade.
Qual das seguintes afirmações é verdadeira: A percepção é, pois, uma sensação á qual atribuímos um significado através dos nossos conhecimentos, da nossa experiência passada, isto é, um processo de conhecer os objectos através dos sentidos. A percepção não está sujeita à aprendizagem, nem depende dos conhecimentos armazenados na nossa memória e da nossa experiência. A percepção é a Capacidade do sistema visual para detectar, reconhecer, discriminar ou localizar objectos.
Fazem parte da fase de tratamento de informação: Previsão e Decisão. Decisão e Acção. Exploração Perceptiva e Identificação Identificação e Previsão.
Indique uma estratégia de exploração visual perceptiva. Manter a distancia de segurança necessária. Estar atento aos comandos do veículo. Percepcionar o conjunto da situação. Procurar pontos de fixação.
O Papel pedagógico do erro, reverte-se da maior importância, uma vez que se rege por três pricípios: Exploração, Diferenciação, Pedagógico. Orientação, Descoberta e Tentativa e erro. Correcção Imediata, Facilitação e seleção.
O condutor, elabora novas regras que embora não existam formalmente no código, permitem-lhe resolver determinadas situações concretas de condução. Isto acontece devido: Ás representações do condutor uma vez que à medida que a experiência aumenta, o condutor constrói uma representação operatória do código da estrada, que cada vez mais se afasta do que aprendeu. À falta de civismo dos condutores, pois para estes o código não é mais que um mal necessário para poder ter a carta de condução, e asim que tal acontece é para esquecer. Ao facto do processo decisional realizado pelo condutor falhou redondamente, pois todo o processo de recolha e tratamento de informação foi incorrecto.
A que tipos de avaliação se submete o candidato a condutor quando realiza a prova de aptidões e comportamento Avaliação individual e sumativa. Avaliação individual e formativa Avaliação em grupo e sumativa Avaliação em grupo e formativa.
Qual é o método mais eficaz para treinar as diferentes subtarefas da condução em situação de transito não real. Método da simulação global Método analítico fraccionado Método simulação distribuída. Método da simulação parcial.
Denunciar test Condiciones de uso
CREAR TEST
Usamos cookies para personalizar su experiencia. Si sigue navegando estará aceptando su uso. Más información.