Cuestiones
ayuda
option
Mi Daypo

TEST BORRADO, QUIZÁS LE INTERESEQualidade e Testes de Software

COMENTARIOS ESTADÍSTICAS RÉCORDS
REALIZAR TEST
Título del test:
Qualidade e Testes de Software

Descripción:
Aula 1 a 5

Autor:
AVATAR

Fecha de Creación:
29/05/2019

Categoría:
Informática

Número preguntas: 74
Comparte el test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Comparte el test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Últimos Comentarios
No hay ningún comentario sobre este test.
Temario:
Segundo Pressman, na qualidade do software, as inspeções, revisões e testes utilizados ao longo do processo de software, para garantir que cada produto de trabalho satisfaça os requisitos estabelecidos, são conhecidas como: garantia de qualidade; gold plate; controle de qualidade; reengenharia de processos; custo da qualidade;.
Existem muitas estratégias de teste de software propostas e todas fornecem um modelo para o teste e têm basicamente algumas características genéricas. Qual das opções abaixo está em desacordo com a afirmação anterior? O teste é feito pelo desenvolvedor do software e (para grandes projetos) por um grupo independente de teste. Para executar um teste eficaz, proceder a revisões técnicas eficazes. Fazendo isso, muitos erros serão eliminados antes do começo do teste. Diferentes técnicas de teste são apropriadas para diferentes abordagens de engenharia de software e em diferentes pontos no tempo. O teste começa no nível do componente e progride em direção à integração do sistema computacionais como um todo. Devemos nos preocupar como teste somente após o código tiver sido gerado.
Marque a opção INCORRETA sobre Qualidade de Software. A qualidade de software e processos uniformes e consistentes de todas as etapas de desenvolvimento tendem a gerar software seja eficiente. A qualidade de software é um processo sistemático que focaliza todas as etapas e artefatos gerados com objetivo de garantir a conformidade e uniformidade de processos e produtos, prevenindo e eliminado defeitos. A qualidade de software é um processo sistemático que focaliza todas as etapas e artefatos gerados com objetivo de garantir a conformidade e uniformidade de processos e produtos, prevenindo e eliminado defeitos. Softwares mal testados geram prejuízos as empresas, como Re-trabalho, aumentando o custo do projeto;Informações erradas que podem originar decisões equivocadas; Insatisfação dos usuários e outros prblemas correlatos. Em relação a qualidade de produto seu objetivo principal é a garantia da qualidade do produto tecnológico gerado durante o ciclo de desenvolvimento e é garantida com a aplicação de testes sistemáticos nos vários estágios de desenvolvimento.
Tendo em vista que a qualidade de software tem como objetivo garantir a conformidade e uniformidade de processos e produtos de software, prevenindo e eliminado defeitos, qual a vantagem para a organização na utilização de uma equipe de teste independente? Somente a equipe de teste conhece o processo de teste e tem capacidade de realizar todos os testes necessários para a aferição da qualidade. Somente a equipe de teste independente deve fazer os testes de aceitação com os usuários. Somente a equipe de teste independente conhece os requisitos necessários para a realização dos testes de caixa branca. Liberar a equipe de desenvolvimento para outras atividades já que todos os testes devem ser realizados por esta equipe. A equipe de teste não está envolvida emocionalmente nem politicamente com o projeto, tendo um comportamento mais objetivo e direto na avaliação do produto.
O teste de software tem como objetivo demostrar que um programa faz o que é proposto a fazer e a descobrir seus defeitos antes do uso. Ele possui dois objetivos distintos: 1. Descobrir situações em que o software se comporta de maneira incorreta, indesejável ou de forma diferente das especificações dos requisitos. 2. Demonstrar ao desenvolvedor e ao cliente que o software atende a seus requisitos. Desta forma podemos afirmar que: o objetivo de todo teste é verificar se ele atende apenas aos requisitos funcionais. o objetivo dos testes é identificar os requisitos funcionais solicitados pelos clientes. o objetivo do processo de verificação é validar os requisitos de especificação que não reflitam os desejos ou necessidades dos clientes. os testes podem demonstrar que um determinado software está livre de defeitos. os testes podem identificar a ausência ou a presença de erros.
Por volta de 1979, Myers produziu um dos primeiros trabalhos mais completos e profundos trabalho sobre um processo de teste de software. Myers é o autor do livro "The Art of Software Testing", considerado por muitos como a primeira obra de real valor sobre teste de software e a criadora de termos muito usados como 'Caixa Branca e Caixa Preta" e "Caso de Teste". O que a Regra 10 de Myers afirma ? A Regra 10 de Myers mostra que os defeitos tem custo de correção constante independente do momento em que são descobertos. A Regra 10 de Myers mostra que quanto mais tarde os defeitos forem encontrados tanto mais caro será corrigi-los. A Regra 10 de Myers mostra que a fase de testes deve ser realizada apenas no final do desenvolvimento para concentrar o investimento e a atenção da equipe. A Regra 10 de Myers mostra que quanto mais tardio os defeitos são descobertos, menor é seu custo de correção devido ao maior dominio da equipe de desenvolvimento do sistema. A Regra 10 de Myers mostra que não existe software sem erro, assim não se deve investir recursos e tempo para testar sistemas.
A implantação de um processo de qualidade tanto no processo, como no produto tem um custo, porém é vantajosa, pois quanto mais tardiamente os erros forem descobertos, mais cara custa a solução. Podemos entender que o custo da qualidade é todo o investimento realizado com a finalidade de um produto ou serviço atingir a qualidade desejada. Chamamos de __________________________ o esforço para garantir a qualidade, ou seja, todos os investimentos realizados para planejar e manter toda uma infraestrutura de pessoas, processos e ferramentas cujo objetivo seja prevenir e detectar. Custo da conformidade Custo do teste Custo da não-conformidade Custo do projeto Custo do erro.
Existem diferentes papéis com diferentes reponsabilidade dentro de uma equipe de teste independente. Marque a opção INCORRETA: Gerente de Teste - responsável pela liderança de um projeto de teste específico. Arquiteto de Teste - Responsável pela montagem do ambiente de teste(infraestrutura) e escolha de ferramentas. Testador - Responsável pela execução dos casos de teste e script de teste. Analista de Teste - responsável pela modelagem e elaboração dos casos de testes e scripts de teste. Product Owner - Responsável pela análise dos dados de teste.
O ___________________________________ está relacionado aos defeitos e suas correções. São todos os custos de atividades ligadas ao esforço de reparar falhas de produtos originados no decorrer do processo de desenvolvimento. Custo da não conformidade Custo da conformidade Custo da revisão Custo de desenvolvimento Custo dos testes.
Marque a opção INCORRETA: A qualidade de um software é definida pelo número de requisitos que forma adequadamente testados e estão em conformidade com o especificado. A equipe de qualidade, ou de testes, deve ser o mais independente possível da equipe de desenvolvimento de forma a não estar envolvida emocionalmente nem politicamente com o projeto, tendo um comportamento mais objetivo e direto. Myers concluiu que zero-defeito é algo inatingível! Ou seja, pela complexidade envolvida e pelo número altíssimo de situações existentes, torna-se impossível imaginar um produto de software ¿livre de erros¿. Sempre existirão erros a serem descobertos. A qualidade de software trabalha com o conceito de zero-defeito, ou seja, representa a não tolerância a erros. O objetivo é definir um processo que contenha mecanismos de inibição de defeitos, impedimento de que falhas sejam criadas e propagadas para as fases seguintes. Myers concluiu que zero-defeito é algo real com investimentos em processos e produtos independente da complexidade envolvida.
No início do desenvolvimento, quando só existia a função de programador e que era exercida por poucos, não havia atividades de testes. Na verdade não havia nem processo definido de desenvolvimento de software. Este quadro foi sendo modificado ao longo dos anos, e a implantação de um processo de garantia de qualidade de software passou a ser uma questão de estratégia de sobrevivência em um mercado cada vez mais exigente e competitivo. A partir de quando a equipe de qualidade e teste teve seu crescimento notado de forma significativa: A partir do ano de 1970 A partir do ano de 1960 A partir do ano 2000 A partir do ano de 2010 A partir do ano de 1980.
Analise a afirmativa abaixo: "A implantação de um processo de qualidade tanto no processo, como no produto possui um custo, porém é vantajosa, pois quanto mais tardiamente os erros forem descobertos, mais cara custará a solução." Esta afirmativa está baseada na: na lei de Moore na lei Boyle na regra de Morgan na regra 10 de Myers na teoria de Bloom.
No contexto atual os softwares tornaram-se cada vez mais parte do nosso dia-a-dia. Eles são um dos aspectos mais estratégicos para se viabilizar o aprimoramento e a inovação dos produtos e serviços nas organizações. Entretanto, o que acontece de fato, é que as indústrias de software estão despreparadas para atender às rápidas necessidades dos mercados porque não investiram em seus processos internos. Neste contexto as assertivas estão corretas, EXCETO: A qualidade de software é um processo sistemático que focaliza todas as etapas e artefatos gerados com objetivo de garantir a conformidade e uniformidade de processos e produtos, prevenindo e eliminado defeitos. O processo de garantia de qualidade de software é divido em: Planejamento da qualidade, Implementação da qualidade e Garantia da qualidade. Segundo a regra 10 de Myers, significa que quando um erro não é identificado, os custos de sua correção multiplicam-se por 10 para cada fase do processo de desenvolvimento de software em que o erro migra. O objetivo geral do controle de qualidade de software e da gestão da qualidade é eliminar problemas de qualidade no software. Tais problemas são conhecidos por diversos nomes: bugs, falhas, erros ou defeitos. De uma forma ampliada podemos definir testes como "processo sistemático e planejado que tem por finalidade única a identificação de erros.".
Qualidade pode ser entendida como um conjunto de características a serem satisfeitas em um determinado grau, de modo que o produto de software atenda às necessidades explícitas e implícitas de seus usuários. No contexto de avaliação de software, analise as afirmativas a seguir: I. Características de qualidade do processo podem ser computadas a partir de características de qualidade do produto. II. Processos possuem características de qualidade próprias e informações sobre a qualidade do produto gerado não influenciam em sua avaliação. III. Características de qualidade do produto devem seguir padrões durante o desenvolvimento de software, sem serem influenciados por padrões de documentação Assinale: se todas as afirmativas estiverem corretas. se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. se somente a afirmativa I estiver correta.
Marque a opção INCORRETA A qualidade de um software é definida pelo número de defeitos encontrados durante a fase de testes e com o acréscimo de novos requisítos independente da necessidade dos usuário. O Controle da Qualidade avaliará sistematicamente a qualidade do processo em execução e a qualidade do produto tecnológico que está sendo desenvolvido. Um erro é definido como um problema de qualidade encontrado antes do software ser liberado aos usuários finais O defeito é um problema de qualidade encontrado depois do software ter sido liberado aos usuários finais. O objetivo geral do controle de qualidade de software e da gestão da qualidade é eliminar problemas de qualidade no software. Tais problemas são conhecidos por diversos nomes: bugs, falhas, erros ou defeitos.
Marque a opção INCORRETA sobre Qualidade de Software. Softwares mal testados geram prejuízos as empresas, como Re-trabalho, aumentando o custo do projeto;Informações erradas que podem originar decisões equivocadas; Insatisfação dos usuários e outros prblemas correlatos. A qualidade de software e processos uniformes e consistentes de todas as etapas de desenvolvimento tendem a gerar software seja eficiente. Em relação a qualidade de produto seu objetivo principal é a garantia da qualidade do produto tecnológico gerado durante o ciclo de desenvolvimento e é garantida com a aplicação de testes sistemáticos nos vários estágios de desenvolvimento. A qualidade de software é um processo sistemático que focaliza todas as etapas e artefatos gerados com objetivo de garantir a conformidade e uniformidade de processos e produtos, prevenindo e eliminado defeitos. A qualidade de software é um conjunto de estratégias que buscam a satisfação da equipe de desenvolvimento utilizando produtos (hardware e software) de última geração.
Marque a opção INCORRETA Deve-se investir ao máximo na automatização dos processos de testes, pois as interferências humanas tornam o modelo muito frágil, desacreditando todo o esforço que está sendo realizado. A utilização de procedimentos manuais durante o processo de teste pode ser considerada não confiável, pois não temos como garantir que o executor dos testes executou criteriosamente a sequencia correta dos procedimentos de testes e se conferiu se ocorreu o comportamento esperado . Sobre os testes de validação pode-se afirmar que é o processo formal de avaliação de produtos tecnológicos que podem ser aplicado em componentes isolados, módulos existentes ou mesmo a totalidade do sistema. O planejamento de testes deve valorizar aspectos como reaproveitamento de cenários de testes já realizados, mecanismos de reexecução de testes e conferência de resultados , redução do impacto das mudanças nas documentações/procedimentos de testes já implementados e redução de esforço na manutenção das diversas versões de testes, para cada versão de software existente. Sobre os testes de verificação pode-se afirmar que é o processo de auditoria de atividades e avaliação de documentos gerados em todas as fases do processo de desenvolvimento do software. Não envolve o processamento de softwares, pois não exste uma encarnação deste ainda. Os testes de verificação serão aplicados respeitando os estágios do desenvolvimento. Quando o planejamento é feito pelo analista de sistema , uma enorme vantagem surge. Somente o analista de sistemas, o qual desenvolveu o produto, tem a percepção e experiência das diversas técnicas de desenvolvimento aplicadas, sabe como organizá os testes e como emprega-los, propiciando mais eficiência na detecção de erros.
Em relação aos testes de validação, marque a opção INCORRETA: Validação do aceite: A validação do aceite é o último estágio do processo de validação. Trata-se do último processo formal de detecção de erros no sistema, antes de sua disponibilização no ambiente de produção. Validação da integração: A validação de integração é uma continuação natural dos testes unitários. Estes testes têm por objetivo validar a compatibilidade entre componentes de um software. validação do sistema: A validação do sistema tem com objetivo validar a solução como um todo. Quando este estágio é atingido a maior parte das falhas de funcionalidade deve ter sido detectada pelos testes unitários e pelos testes de integrações. Validação de Usuário:A validação de usuário é uma análise das características dos usuários do sistemas que tem por objetivo avaliar o grau de experiência do usuário em relação ao software desenvolvido. Validação da unidade: A validação de unidade é a primeira etapa do processo de validação que tem por objetivo testar componentes individuais de uma aplicação.
O objetivo desta fase do processo de avaliação da qualidade é garantir a qualidade do código-fonte gerado pela equipe de desenvolvimento. Essa qualidade é atribuída pela prática das regras da boa programação. Neste caso estamos falando do teste de: Verificação de requisitos Verificação de implementação Validação da modelagem e análise Verificação de sistema Validação de código-fonte.
Devemos garantir a qualidade de todas as etapas do processo de desenvolvimento, não sendo possível um processo de qualidade que não seja integrado ao processo de desenvolvimento. Quando temos como objetivo validar a solução como um todo e considerando que falhas de funcionalidade já deverão ter sido detectadas pelos testes unitários e pelos testes de integração, neste caso estamos nos referindo aos testes de: Validação da modelagem e análise Validação de Sistema Verificação de requisitos Validação de código-fonte Verificação de implementação.
O objetivo do teste de validação é avaliar a conformidade do software com os requisitos e especificações analisadas e revisadas nas etapas iniciais do projeto. Qual é a primeira etapa do processo de validação? Validação da integração Validação do sistema Validação do aceite Validação da unidade Validação da implementação.
É um equívoco pensarmos que somente obteremos qualidade após a codificação de partes do produto a ser desenvolvido. Desta forma devemos garantir a qualidade de todas as etapas do processo de desenvolvimento, não sendo possível um processo de qualidade que não seja integrado ao processo de desenvolvimento. Chamamos de teste de ___________________________ de requisitos o teste aplicado para a garantia da qualidade dos requisitos funcionais e não funcionais do software a ser desenvolvido. Sistema Revisão Validação Caixa branca Verificação.
Existem diversas fases dentro de um processo de verificação que podem ser aplicadas em momentos diferentes do desenvolvimento do software. Qual a fase cujo objetivo é garantir que os diversos documentos produzidos tenham aderência às necessidades apontadas pelos clientes? Verificação do usuário Verificação de requisitos Verificação de negócio Verificação de análise e modelagem Verificação de implementação.
Em relação aos Fatores do Insucesso dos Processos de Qualidade, marque a opção INCORRETA: Falta de um modelo corporativo de qualidade Ausência da gerência de qualidade independente Qualidade é aplicada tardiamente no projeto Falta de técnicas e ferramentas de testes de software no mercado. Deficiência no planejamento dos testes.
É um equívoco pensarmos que somente obteremos qualidade após a codificação de partes do produto a ser desenvolvido. Desta forma devemos garantir a qualidade de todas as etapas do processo de desenvolvimento, não sendo possível um processo de qualidade que não seja integrado ao processo de desenvolvimento. Chamamos de teste de ___________________________ de integração o teste aplicados para a garantia da qualidade da integração dos componentes de um software. Verificação Sistema Caixa branca Revisão Validação.
É um equívoco pensarmos que somente obteremos qualidade após a codificação de partes do produto a ser desenvolvido. Desta forma devemos garantir a qualidade de todas as etapas do processo de desenvolvimento, não sendo possível um processo de qualidade que não seja integrado ao processo de desenvolvimento. Chamamos de teste de ___________________________ ao processo de auditoria de atividades e avaliação de documentos gerados em todas as fases do processo de desenvolvimento de software. Sistema Revisão Caixa branca Validação Verificação.
O objetivo do teste de validação é avaliar a conformidade do software com os requisitos e especificações analisadas e revisadas nas etapas iniciais do projeto. Qual é a última etapa do processo de validação? Validação da unidade Validação da implementação Validação da integração Validação do aceite Validação do sistema.
Marque a alternativa correta: I - Os testes de verificação e validação são complementares, não devendo ser encarados como atividades redundantes. Cada um possui natureza e objetivo distinto, fortalecendo desta forma o processo de detecção de erros e aumentando a qualidade final do produto. II - Os testes de verificação visam garantir o processo. III - Os testes de validação visam a garantia de qualidade do produto. Apenas as sentenças I e II estão corretas Todas as sentenças estão corretas Apenas as sentenças II e III estão corretas Apenas a sentença I está correta Todas as sentenças estão erradas.
Os testes de validação caracterizam-se pela presença física do software e de seu processamento em um ambiente tecnicamente preparado. As atividades de teste deverão ocorrer em paralelo às atividades de construção de componentes executáveis e respeitando os estágios de desenvolvimento. Neste caso qual o primeiro nível de estagio de teste de validação que iremos aplicar? Homologação Aceitação Unidade Integração Sistemas.
O processo de desenvolvimento de software é dividido em dois momentos que possuem características diferentes e consequentemente necessitam de métodos de avaliação também diferentes. Um destes momentos caracteriza-se pela presença física do software e de seu processamento em um ambiente tecnicamente preparado. Neste caso devemos aplicar os testes de: Requisitos Caixa branca Verificação Documentação Validação.
Quanto mais tardiamente descobrimos os erros, mais caros eles ficam. Quando um erro não é identificado, os custos de sua correção multiplicam-se por 10 para cada fase do processo de desenvolvimento de software em que o erro migra. Por isso _________________, ao longo do processo de desenvolvimento tornam-se uma ajuda na redução dos custos de qualidade: detectam o problema antes de ser implementado. os testes de integração os testes de caixa preta os testes de integração os testes de validação os testes de sistemas os testes de verificação.
Em relação aos testes de verificação, marque a opção INCORRETA: Verificação da analise e modelagem: O objetivo desta fase não está somente na avaliação da aderência da solução tecnológica aos requisitos funcionais e não funcionais estabelecidos pelo cliente, mas também em avaliar a modelagem da solução como um todo. Verificação da Implantação: O objetivo desta fase não está somente na avaliação da aderência da solução tecnológica aos requisitos funcionais e não funcionais estabelecidos pelo cliente, mas também em avaliar a aplicação de boas práticas de programação. Verificação da Implementação: O objetivo desta fase é garantir a qualidade do código-fonte gerado pela equipe de desenvolvimento. Essa qualidade é atribuída pela prática das regras da boa programação. É um processo formal de verificação do código produzido. Verificação dos requisitos:O objetivo desta fase é a verificação das especificações do levantamento dos requisitos funcionais e não funcionais do software a ser desenvolvido. Verificação dos negócios: O objetivo desta fase é garantir que os diversos documentos produzidos tenham total aderência às necessidades apontadas pelos clientes.
Na empresa de João existe um processo de desenvolvimento de software formal. Dentre as diversas atividades descritas no processo estão previstos: 1-O registro dos defeitos encontrados 3. A produção das atas de reuniões 4. As realizações das reuniões de revisões, 5. As elaborações das documentações obrigatórias Para garantir que todas as atividades envolvidas no processo de desenvolvimento de software sejam realmente executadas devemos realizar: Inspeções Testes Validações Auditorias Revisões.
Marque a alternativa correta: Cada etapa do processo de desenvolvimento cumpre uma etapa e produz documentos e/ou modelos pertinentes a finalidade da fase. A etapa de verificação é fundamental no processo, pois desde as fases iniciais pode-se aferir a qualidade do processo e não deixar que problemas sejam migrados para as fases seguintes. Em relação as fases no processo de desenvolvimento de software temos: Verificação de negócios - Verificação de desenvolvimento - Verificação de implementação - verificação de suporte Verificação de análise e modelagem - Verificação de desenvolvimento - verificação de suporte Verificação de negócios - Verificação de instalação - Verificação de análise e modelagem - Verificação de encerramento financeiro Verificação de progresso - Verificação de instalação - Verificação de encerramento financeiro - Verificação de treinamento Verificação de negócios - Verificação de requisitos - Verificação de análise e modelagem - Verificação de implementação.
A etapa de verificação é fundamental no processo de desenvolvimento de software, pois desde as fases iniciais, pode-se aferir a qualidade do processo e não deixar que problemas sejam migrados para as fases seguintes. O teste de verificação que tem como objetivo garantir que os código gerados estão compatíveis com os modelos, normas e padrões de desenvolvimento chama-se: Verificação de requisitos Verificação de análise e modelagem Verificação de código-fonte Verificação de sistema Verificação de implementação.
No processo de desenvolvimento de software cada fase cumpre um objetivo e produz documentos e/ou modelos pertinentes a finalidade da fase. Para a garantia da qualidade do software desenvolvido, estudamos a importância da aferição da qualidade desde as etapas iniciais. Neste contexto o processo de verificação é fundamental para o processo de desenvolvimento de software de forma a não deixar que problemas sejam migrados para as fases seguintes. Na fase de verificação do negócio é importante verificar se: As normas e padrões de desenvolvimento. A rastreabilidade entre requisitos e necessidades. A aderência de requisitos não funcionais com a solução. Todas as necessidades, metas e exigências foram listadas. A consistência da arquitetura da solução.
À medida que o software é desenvolvido é normal que ocorram erros. Para garantir a qualidade do produto produzido é importante que estes erros sejam encontrados e corrigidos antes que sejam passados para os usuários finais. Um dos métodos utilizados para a detecção destes erros logo no início do processo de desenvolvimento de software é conhecido como: Revisão Teste de integração Teste de validação Teste de regressão Depuração.
Os testes de verificação devem garantir a qualidade de todas as etapas do desenvolvimento de sistemas. Neste sentido a qualidade será obtida através da correta construção de documentos e a adequada realização das atividades previstas no processo corporativo de engenharia de software. Desta forma os testes de verificação devem concentra-se em dois aspectos bem distintos: Teste da caixa branca e teste da caixa preta Revisões e auditorias Levantamento de requisitos e teste do produto Levantamento de requisitos e auditoria Teste do produto e revisões.
Nesta fase toda a documentação produzida nas fases anteriores será transformada em código de uma determinada linguagem de desenvolvimento. O objetivo da verificação neste caso é garantir a qualidade do código-fonte gerado pela equipe de desenvolvimento. Esta verificação pode ser realizada através das "boas práticas de programação" garantidas pela adoção de normas e padrões corporativos seguidos pela equipe de desenvolvimento. Estamos nos referindo a qual fase de verificação? Análise. Implementação. Modelagem. Negócio. Teste.
O processo de verificação requer um conjunto de procedimentos e regras, dentre várias possibilidades, que auxiliarão as equipes de qualidade na verificação. As verificações devem ser aplicadas com um nível de formalidade apropriado para o produto a ser construído, a cronologia do projeto e as pessoas que estão realizando o trabalho. Neste sentido são identificadas quatro características que contribuem para a formalidade na qual o processo de verificação deve ser conduzido: 1-Levantamento, 2-preparação, 3-verificação, 4-correção 1-Planejamento e preparação, 2-levantamento, 3-correção e verificação e 4-auditoria 1-Planejamento e preparação, 2-estrutura da reunião, 3-correção e verificação,4- papeis desempenhados pelos indivíduos 1-Planejamento, 2-estrutura da reunião, 3- verificação e correção,4- auditoria 1-Levantamento e preparação, 2-correção e verificação, 3-auditoria e 4- testes.
Você trabalha em uma empresa de desenvolvimento de software e está participando de uma a Revisão Técnica Formal (RTF). Na reunião seu chefe distribuiu documentos, explicou os objetivos, processos e documentos para cada participante da reunião. Ele checou também os critérios de entrada. Esta fase é normalmente conhecida como: Retrabalho Preparação Individual Kick-off Planejamento Acompanhamento.
O checklist é um importante instrumento que auxilia revisores e auditores no processo de verificação. Quais das opções abaixo não faz parte das atividades do Modelo de Negócios: Estimar os prazos do projeto de software Modelar as atividades e estabelecer uma macro visão Identificar expectativas e exigências do cliente Modelar uma solução que suporte todos os requisitos Estimar os custos do projeto de software.
A etapa de verificação é fundamental no processo de desenvolvimento de software, pois desde as fases iniciais, pode-se aferir a qualidade do processo e não deixar que problemas sejam migrados para as fases seguintes. O teste de verificação que tem como objetivo verificar consistência da arquitetura da solução, sua aderência de requisitos funcionais e não funcionais com a solução, chama-se: Verificação de sistema Verificação de implementação Verificação de código-fonte Verificação de análise e modelagem Verificação de requisitos.
Os testes de verificação devem garantir a qualidade de todas as etapas do desenvolvimento de sistemas. Neste sentido a qualidade será obtida através da correta construção de documentos e a adequada realização das atividades previstas no processo corporativo de engenharia de software. Neste sentido é correto afirmar que _____________________ tem foco nas documentações e _________________________ tem foco nas atividades. As revisões e os testes Os testes e as auditorias As Auditorias e os testes As Auditorias e as revisões As revisões e as auditorias.
Durante a Revisão Técnica Formal (RTF), um revisor registra ativamente todos os problemas levantados que serão, ao final da reunião de revisão, sintetizados. Será então produzido o relatório sintetizado da revisão técnica formal. Quais são as três perguntas que o relatório deve responder? Qual era o problema? Qual a consequência? Quando será corrigido? O que foi revisado? Quem o revisou? Quais foram as descobertas e as conclusões? O que foi revisado? Qual o defeito? Quais foram as descobertas e as conclusões? Qual era o erro? Quem o revisou? Quando será corrigido? Qual era o defeito? Qual a consequência? Quem o revisou?.
Técnica estruturada que baseia-se em reuniões com um grupo de profissionais responsáveis em identificar falhas presentes em documentos gerados nas diversas etapas do desenvolvimento. Esta técnica visa identificar o maior número possível de erros nas documentações. Neste caso estamos nos referindo a: Teste de verificação, revisão informal Teste de validação, auditoria Teste de validação, revisão formal Teste de validação, revisão informal Teste de verificação, revisão Formal.
Segundo Bartié, a auditorias concentram-se nas atividades críticas de um processo de engenharia de software. Marque a opção que NÃO corresponde a um dos objetivos de uma auditoria de qualidade: Avaliar se estão produzindo as atas de reuniões Avaliar se um determinado projeto e as diversas equipes estão respeitando o processo de desenvolvimento Avaliar e garantir que não estão envolvendo clientes e usuários nos processos Avaliar se estão atualizando o mapa de riscos dos projetos Avaliar se estão registrando os defeitos encontrados.
Um programa valida um campo numérico da seguinte maneira: Valores inferiores ou iguais a 0 são rejeitados, valores entre 1 e 150 são aceitos, valores maiores ou iguais a 151 são rejeitados. Qual das alternativas contém os valores de entrada que cobre todas as partições de equivalência? 10,150,200 -151,65,150 -1,50,120 0,1,151 0,1,150.
O campo de entrada para cadastramento do ano do aniversário no sistema da empresa Canvas aceita valores de 1900 até 2015. Utilizando a técnica de análise do valor limite , quais seriam os possíveis valores a serem utilizados no teste deste campo? 1899,1900,2014,2015 0,1900,2014,2015 1900, 2014 1900,2015 1899, 1900, 1901,2013,2014,2015.
Marque a alternativa correta: I - Testes progressivos são elaborados de acordo com a evolução do produto. Á medida que o software recebe novas funcionalidades, um novo conjunto de testes deve ser criado. Desta forma, os testes de progressão testam somente as inovações do software (novas funções implementadas), assumindo que nenhum erro foi introduzido após seu processo de desenvolvimento. II - Testes regressivos visam reexecutar um subconjunto (total ou parcial) de testes previamente executados. Seu objetivo é garantir que as alterações e inserções não prejudicarão o funcionamento do software. As novas versões do produto devem ser submetidas a uma nova sessão de testes para detectar eventuais impactos em outras funcionalidades. III - Caso de teste é o documento que registra todo o planejamento dos testes e o que será testado. Deve identificar o maior número cenários e variações possíveis, assim como os resultados esperados. Apenas as sentenças II e III estão corretas Todas as sentenças estão corretas Todas as sentenças estão erradas Apenas a sentença III está correta Apenas as sentenças I e II estão corretas.
O teste da caixa preta é também conhecido como teste comportamental, pois focaliza os requisitos funcionais do software. Normalmente é utilizado como teste complementar para o teste da caixa branca. Existem diferentes métodos de testes de caixa-preta que podem ser subdivididos em: Teste da complexidade ciclomática, Teste de matriz ortogonal, Baseado em Grafo, Teste do fluxo de dados Particionamento em Equivalência, Teste de matriz ortogonal, Teste de Condição, Baseado em Grafo Baseado em Grafo, Particionamento em Equivalência, Análise do valor Limite, Teste de matriz ortogonal Teste do fluxo de dados, Análise do valor limite, Baseado em grafo, Particionamento em Equivalência Teste do ciclo, Baseado em Grafo, Análise do valor Limite , Teste do fluxo de dados.
Marque a alternativa correta: I - Testes regressivos são elaborados de acordo com a evolução do produto. Á medida que o software recebe novas funcionalidades, um novo conjunto de testes deve ser criado. Desta forma, os testes de regressivos testam somente as inovações do software (novas funções implementadas), assumindo que nenhum erro foi introduzido após seu processo de desenvolvimento. II - Testes progressivos visam reexecutar um subconjunto (total ou parcial) de testes previamente executados. Seu objetivo é garantir que as alterações e inserções não prejudicarão o funcionamento do software. As novas versões do produto devem ser submetidas a uma nova sessão de testes para detectar eventuais impactos em outras funcionalidades. III - No planejamento dos testes a equipe deve verificar qual abordagem utilizará e escolher entre testes caixa branca ou testes caixa preta já que as abordagens não permitem que sejam utilizadas em conjunto em um mesmo projeto de software. Todas as sentenças estão erradas Apenas as sentenças I e II estão corretas Apenas as sentenças II e III estão corretas Apenas a sentença III está correta Todas as sentenças estão corretas.
O objetivo do teste de validação é avaliar a conformidade do software com os requisitos e especificações analisadas e revisadas nas etapas iniciais do projeto. Qual é a etapa que tem como objetivo validar a solução como um todo? Validação da unidade Validação do aceite Validação da integração Validação da implementação validação do sistema.
A empresa QUINCAS possui um sistema de comercialização de produtos, Zinga, atendido por vários clientes. O sistema Zinga atende a duas categorias de clientes, o cliente Regular e o cliente VIp. O cliente VIP responde por 75% do faturamento. Existe a necessidade de políticas de negociação para clientes OCASIONAIS. Esta funcionalidade não estava prevista no sistema e gerou demanda para o desenvolvimento de uma nova funcionalidade. Por conta disso foi gerada uma nova versão do sistema e somente foram aplicados testes progressivos e não foi percebido que a política de negociação do cliente VIP foi afetada com esta mudança, ocasionando reduções nos preços das linhas inteiras de produtos. Qual o tipo de teste deveria ter sido aplicado para que este problema não ocorresse? Teste de usabilidade Teste regressivo Teste progressivo Teste de integração Teste de verificação.
Em relação aos testes Caixa Branca (também conhecidos como testes caixa de vidro ou teste estrutural), marque a opção correta: diferentemente dos testes da caixa-preta, o teste da caixa-branca não requer o conhecimento da tecnologia empregada e dos conceitos de implementação do software. devem ser feitos durante todo o processo de desenvolvimento porém mais intensamente nas fases iniciais de coletas de requisitos para esclarecer os requisitos funcionais. Isto só é possível pois estes tipos de testes não preveem acesso a estrutura do sistema que esta sendo desenvolvido. é baseado na arquitetura interna do software e utiliza a estrutura de controle descrita no programa para derivar casos teste. devem ser feitos apenas no final processo de desenvolvimento mesmo que estes tipos de testes não preveem acesso a estrutura do sistema que esta sendo desenvolvido, os requisitos funcionais só podem ser testados quando o software está pronto. focaliza os requisitos funcionais do software e utiliza técnicas para garantir que os requisitos do sistema sejam amplamente atendidos pelo software construído.
Indique a opção que Não representa um dos tipos de Teste de Caixa Branca. Teste de caminho básico Teste comportamental Teste de condição Teste de fluxo de dados Teste de ciclo.
Há várias formas (Bartié, 2002) de identificar e planejar os casos de testes a serem aplicados nos testes de validação, porém, o direcionamento dos testes baseia-se exclusivamente em requisitos da solução tecnológica a ser desenvolvida ou na estrutura interna do código-fonte a ser implementado. São exemplos de métodos baseados na estrutura interna do código fonte: Baseado em grafo, Particionamento da equivalência, análise do valor limite, teste da matriz ortogonal Teste de caminho básico, Baseado em grafo, Teste de condição, análise do valor limite Teste de ciclo, teste de caminho básico, Baseado em grafo, Particionamento da equivalência Teste de fluxo de dados, Teste de condição, análise do valor limite, teste da matriz ortogonal Teste de fluxo de dados, Teste de condição, Teste de ciclo, teste de caminho básico.
Testes baseados em requisitos são baseados nos documentos de requisitos e modelados através de especificações funcionais e suplementares, os requisitos devem ser decompostos em casos de testes de forma a avaliarem todos os cenários existentes e validarem todas as variações. Os diferentes métodos podem ser sub-divididos de em:Baseado em Grafo, Particionamento em Equivalência, Análise do valor Limite e Teste de matriz ortogonal. Em relação aos de Particionamento em Equivalência, marque a opção correta. Pode ser aplicado a problemas nos quais o domínio de entrada é relativamente pequeno, mas muito grande para acomodar um teste exaustivo. O objetivo do teste é a construção de caso de teste com uma visualização geométrica associada aos valores de entrada de uma aplicação. Este método permite ao projetista de casos de teste derivar uma medida da complexidade lógica de um projeto procedimental e usar essa medida como guia para definir um conjunto de base de caminhos de execução. Este método seleciona caminhos de teste de um programa de acordo com as localizações de definições e usos de variáveis no programa. São úteis para selecionar caminhos de teste de um programa que contenha instruções de laços e if aninhadas. Neste método o domínio de entrada de um programa é divido em classes de dados a partir das quais podem ser criados casos de teste. Um caso de teste ideal descobre sozinho uma classe de erros (por exemplo, processamento incorreto de todos os dados de caracteres) que poderia de outro modo requerer que fossem executados muitos casos de teste até que o erro geral aparecesse. Este tipo de teste focaliza exclusivamente a validade das construções de ciclo, já que são em sua grande maioria a base da maioria dos algoritmos implementados.
Depois do software pronto é normal a evolução do produto. Neste caso é necessário que o software seja novamente testado, ou seja, a medida que o software recebe novas funcionalidades, um novo conjunto de testes deve ser criado. Como chamamos os testes que testam somente as inovações do software (novas funções implementadas), assumindo que nenhum erro foi introduzido após seu processo de desenvolvimento? Teste de verificação Teste progressivo Teste de integração Teste de usabilidade Teste regressivo.
Indique a opção que Não representa um dos tipos de Teste de Caixa Preta. Baseado em Grafo Teste de matriz ortogonal Análise do valor Limite Teste de ramos Particionamento em Equivalência.
Segundo Pressman o teste de caixa branca, utiliza a estrutura de controle descrita no programa para derivar o casos teste. São baseados nos elementos internos de um trecho de programa. Os casos de teste são determinados a partir das estruturas de controle do programa e desta forma forçar que todos os caminhos possíveis do fluxo de controle do programa sejam percorridos durante os testes. Desta forma, identifique a opção que Não representa uma atividade do teste Caixa Branca. Executam todos os ciclos em seus limites e dentro de suas fronteiras operacionais; Exercitam todas as decisões lógicas nos seus estados verdadeiro e falso; Identifiquem funções incorretas ou faltando Garantam que todos os caminhos independentes de um módulo foram exercitados pelo menos uma vez; Exercitam estruturas de dados internas para assegurar sua validade.
João desenvolveu um site de comércio eletrônico e precisa testar se o sistema construído funciona nos diversos sistemas operacionais existentes e ainda nas diferentes versões de browsers de mercado. Qual o teste de validação deverá ser utilizado nesta situação? Configuração Volume Carga Segurança Infraestrutura.
João desenvolveu um site de comércio eletrônico e precisa testar a capacidade da aplicação de operar ininterruptamente durante todos os dias da semana e 24 horas por semana. Neste caso qual a categoria de teste baseado ISO/IEC 9126-1 João precisa utilizar? Conectividade Funcionalidade Segurança Continuidade Eficiência.
João desenvolveu um site de comércio eletrônico e precisa testar o acesso a funcionalidades e informações que requerem perfil avançado. Qual o teste de validação deverá ser utilizado nesta situação? Infraestrutura Volume Configuração Carga Segurança.
A empresa Xpto implantou recentemente um sistema web de controle de documentos. Percebeu-se que após algum tempo de execução o tempo de resposta do servidor degrada e acaba por torna-se inaceitável. Após solicitar auxílio a equipe de teste chegou-se a conclusão que deveria ser realizado que tipo de teste? Navegação Componente Segurança Configuração Desempenho.
Existem diversas categorias de testes de validação. Qual o tipo de teste que enfatiza o nível de facilidade de uso da aplicação por seus clientes ou usuários? Vale ressaltar que estes testes focalizam o nível de facilidade de navegação entre as telas da aplicação, assim como as telas de ajuda que deverão ser avaliadas quanto a clareza do seu conteúdo e linguagem, bem como as mensagens de erro. Teste funcional Teste de usabilidade Teste requisitos Teste de linguagem Teste de negócio.
Categoria de teste que tem por objetivo avaliar e garantir que todos os requisitos especificados sejam implementados, geralmente servindo como base de um processo de verificação automática. Os testes funcionais estão relacionados as regras de negócio para que se obtenha ampla cobertura dos cenários de negócio. Sua melhor descrição está em um modelo de casos de uso e em casos de uso.Marque a categoria que melhor representa a descrição anterior. Teste de Funcionalidade Teste de Usabilidade Teste de Performance (Desempenho) Teste de Confiabilidade e Disponibilidade Teste de Compatibilidade (Versionamento).
A empresa XPTO desenvolveu um software de controle de estoque e decidiu comercializar cópias para diversos clientes espalhados pelo território nacional. Porém verificou-se que estes clientes possuem diferentes tipos de hardware e software. Neste caso, qual o tipo de teste de software mais indicado para que o software possa ser executado nos diferentes clientes? Teste de Instalação Teste de Configuração Teste de Regressão Teste de Desempenho Teste de Integridade.
No modelo FURPS do RUP fazem parte da categoria de testes funcionais os testes: usabilidade, contenção, carga e perfil de desempenho avaliação , contenção, carga e perfil de desempenho interface e usabilidade Integridade, estrutura, estresse, smoke test Funcional, regressão, segurança e Volume.
Indique a opção que representa o teste que devemos usar para responder a seguinte pergunta: "O tempo de resposta do servidor degrada de forma a tornar-se inaceitável?". Desempenho Configuração Navegação Segurança Componente.
O presidente de uma empresa solicita um novo sistema de informação e pede atenção para que o sistema possua uma interface intuitiva e muito fácil de utilizar. Durante o desenvolvimento desse sistema, o tipo de teste que deve ser realizado com redobrada atenção é o de: segurança. desempenho. stress. destruição. usabilidade.
No modelo FURPS do RUP quais os testes fazem parte da categoria de testes de confiabilidade ? Funcional, regressão, segurança e Volume avaliação , contenção, carga e perfil de desempenho carga e perfil de desempenho e usabilidade interface e usabilidade Integridade, estrutura, estresse, smoke test.
Categoria de teste destinado a avaliar o comportamento do software após a ocorrência de um erro ou de determinadas condições anormais. Devem também contemplar os procedimentos de recuperação do estado inicial da transação interrompida, impedindo que determinados processamentos sejam realizados pela metade e sejam interpretados como completos.Marque a categoria que melhor representa a descrição anterior. Teste de Segurança Teste de Performance (Desempenho) Teste de Configuração (Ambiente) Teste de Recuperação Teste de Contigência.
João está desenvolvendo um projeto de um sistema transacional e necessita saber se o sistema irá suportar 500 transações simultâneas. Neste caso qual o teste João precisa utilizar? Segurança Configuração Volume Performance ou desempenho Contenção.
Denunciar test Consentimiento Condiciones de uso