Usamos cookies para personalizar su experiencia. Si sigue navegando estará aceptando su uso. Más información.
option

QUESTION

INFORMACIÓN ESTADÍSTICAS RÉCORDS
REALIZAR TEST
Título del test:
QUESTION

Descripción:
SIMULON

Autor:
MMC
(Otros tests del mismo autor)

Fecha de Creación:
20/07/2020

Categoría:
Arte
Comparte el test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
REALIZAR TEST
Últimos Comentarios
No hay ningún comentario sobre este test.
Temario:
É instrumento de quantificação, avaliação e controle dos resultados ou desempenho de uma ação planejada, de modo a fornecer elementos para o gerenciamento eficaz de processos. INDICADOR DA PRODUTIVIDADE. INDICADOR DE DESEMPENHO. GRÁFICO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO. LISTA DE DESEMPENHO. FOLHA DE VERIFICAÇÃO.
Tem o propósito de comparar suas medidas (índices) com metas numéricas preestabelecidas. Basicamente, pode se desdobrar em indicadores de qualidade e indicadores de produtividade. INDICADOR DA PRODUTIVIDADE. INDICADOR DE DESEMPENHO. GRÁFICO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO. LISTA DE DESEMPENHO. FOLHA DE VERIFICAÇÃO.
Esta ferramenta de gestão facilita a visualização dos dados obtidos em qualquer atividade. FLUXOGRAMA. HISTOGRAMA. MATRIZ DE GUT. DIAGRAMA DE PARETO. DIAGRAMA DE CAUSA E EFEITO.
É representada por um gráfico de barras que apresenta a distribuição de frequência de dados agrupados estatisticamente por categoria. FLUXOGRAMA. HISTOGRAMA. MATRIZ DE GUT. DIAGRAMA DE PARETO. DIAGRAMA DE CAUSA E EFEITO.
São os riscos associados à própria estrutura da OM, seus processos, estrutura de governança, quadro de pessoal, recursos ou ambiente de tecnologia. EXTERNOS. FINANCEIROS. LEGAIS. INTERNOS. ESTRATÉGICOS.
Etapa da aplicação do Programa Netuno se caracteriza por ações destinadas à avaliação da gestão, à melhoria de processos, à gestão de riscos, à gestão estratégica e à gerência de projetos? VALIDAÇÃO E PREMIAÇÃO. PUBLICAÇÃO DOS RESULTADOS. LEGALIDADE. INSTITUCIONALIZAÇÃO. CAPACITAÇÃO.
O princípio básico da Gestão da Qualidade, tem por base que os métodos de trabalho sempre podem ser aprimorados e, deste modo, a busca constante da excelência deve ser aplicada nas OM por meio do envolvimento ativo de toda a tripulação. O FOCO NO USUÁRIO. A EFICIÊNCIA. A MELHORIA CONTÍNUA. A EFICÁCIA. A AGILIDADE.
Originária do termo japonês Kaizen, tem por base que os métodos de trabalho sempre podem ser aprimorados e, deste modo, a busca constante da excelência deve ser aplicada nas OM por meio do envolvimento ativo de toda a tripulação. O FOCO NO USUÁRIO. A EFICIÊNCIA. A MELHORIA CONTÍNUA. A EFICÁCIA. A AGILIDADE.
É um conjunto de princípios e conceitos, apoiados por ferramentas e procedimentos, oriundos da evolução do pensamento da administração e fundamentados nas melhores práticas de gestão identificadas em diversas organizações de sucesso. Visa que as organizações envidem seus esforços para alcance, eficaz, eficiente e efetivo, dos resultados. GESTÃO PARTICIPATIVA. RECURSOS HUMANOS. SISTEMA ADMINISTRATIVO. GESTÃO POR COMPETÊNCIA GESTÃO POR EXCELÊNCIA.
É uma ferramenta excelente e simples para detalhar o planejamento de qualquer ação, Para a sua utilização, deve-se elaborar uma planilha que contenha as atividades e as perguntas a fazer, de modo que sejam preenchidas as respostas, É indicada para a elaboração do PMGes e PEO, como o PAG. MATRIZ DE GUT. 5W3H. BRAINSTORMING. DIAGRAMA DE PARETO. DIAGRAMA DE CAUSA E EFEITO.
Para a sua utilização, deve-se elaborar uma planilha que contenha as atividades e as perguntas a fazer, de modo que sejam preenchidas as respostas, É indicada para a elaboração do PMGes e PEO, como o PAG. MATRIZ DE GUT. 5W3H. BRAINSTORMING. DIAGRAMA DE PARETO. DIAGRAMA DE CAUSA E EFEITO.
Ferramenta indicada para a elaboração do PMGes e PEO, como o PAG. MATRIZ DE GUT. 5W3H. BRAINSTORMING. DIAGRAMA DE PARETO. DIAGRAMA DE CAUSA E EFEITO.
Se constitui em um processo que abrange o estabelecimento das estratégias organizacionais, a sua implementação e monitoramento. MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO PÚBLICA (MEGP). INSTRUMENTO PARA AVALIAÇÃO DA GESTÃO PÚBLICA (IAGP). PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ORGANIZACIONAL (PEO). PLANO DE MELHORIA DE GESTÃO (PMGes). PLANEJAMENTO TÁTICO ORGANIZACIONAL (PTO).
Permitirá à organização melhor aplicação de seus recursos na direção institucional que lhe é estabelecida nos planos superiores da MB. Sua materialização, é o estabelecimento de um plano estratégico, que preveja essas instabilidades externas e traga análises dos ambientes internos e externos, resultando em objetivos estratégicos a serem perseguidos por essa organização, os quais devem ter ampla divulgação para todos da OM. MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO PÚBLICA (MEGP). INSTRUMENTO PARA AVALIAÇÃO DA GESTÃO PÚBLICA (IAGP). PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ORGANIZACIONAL (PEO). PLANO DE MELHORIA DE GESTÃO (PMGes). PLANEJAMENTO TÁTICO ORGANIZACIONAL (PTO).
Sua materialização, é o estabelecimento de um plano estratégico, que preveja essas instabilidades externas e traga análises dos ambientes internos e externos, resultando em objetivos estratégicos a serem perseguidos por essa organização, os quais devem ter ampla divulgação para todos da OM. MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO PÚBLICA (MEGP). INSTRUMENTO PARA AVALIAÇÃO DA GESTÃO PÚBLICA (IAGP). PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ORGANIZACIONAL (PEO). PLANO DE MELHORIA DE GESTÃO (PMGes). PLANEJAMENTO TÁTICO ORGANIZACIONAL (PTO).
O planejamento pode ser realizado em diversos níveis na organização, em qual deles o nível do plano está voltado para o estabelecimento do rumo da organização e, normalmente, é de responsabilidade dos níveis mais altos da administração. ESTRATÉGICO. TÁTICO. OPERACIONAL. ELABORADO. TRADICIONAL.
O planejamento pode ser realizado em diversos níveis na organização, qual deles está voltado para as operações da organização mais relacionado às rotinas, e ao acompanhamento das ações no curto prazo, como o PAG. ESTRATÉGICO. TÁTICO. OPERACIONAL. ELABORADO. TRADICIONAL.
Administrar recursos humanos, financeiros e materiais, a fim de atender a determinado propósito. Está presente em todos os momentos e em qualquer atividade, desde aquelas mais corriqueiras do dia a dia até as mais complexas que envolvem milhares de pessoas e processos. COMANDAR. LIDERANÇA. CHEFIAR. GESTÃO. ADMINISTRAÇÃO.
O planejamento pode ser realizado em diversos níveis na organização, qual deles trabalha com os objetivos e desafios estabelecidos no nível Estratégico, objetivando estabelecer a utilização eficiente dos recursos disponíveis para a consecução dos objetivos fixados. Como exemplo de Planos Táticos pode-se citar o PMGes. OPERACIONAL. ESTRUTURAL. ESTRATÉGICO. ORGANIZACIONAL. TÁTICO.
O efeito (positivo ou negativo) da incerteza nos processos, sistemas e decisões, causando variações (esperadas ou inesperadas) em seu desempenho frente aos objetivos das partes interessadas em relação àquela organização. RISCO. ACERTO. ORDEM. DECISÃO. REAÇÃO.
São todas as interações funcionais, internas e externas, incluindo os procedimentos, as rotinas, o fluxo de trabalho no desenvolvimento e na consecução de um produto/serviço, bem como o relacionamento com os fornecedores e usuários. RECURSOS HUMANOS. PROCESSOS. USUÁRIO. SISTEMA ADMINISTRATIVO. INDICADOR DE DESEMPENHO.
Recebem insumos, transformando-os, de acordo com uma lógica preestabelecida e com agregação de valores, em produtos/serviços para responderem às necessidades dos usuários RECURSOS HUMANOS. PROCESSOS. USUÁRIO. SISTEMA ADMINISTRATIVO. INDICADOR DE DESEMPENHO.
Nas opções abaixo, assinale uma das etapas do processo de avaliação da gestão das OM: PROFISSIONALISMO. AUTOAVALIAÇÃO. TREINAMENTO. PREMIAÇÃO. CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL.
Usualmente é realizada por meio da análise SWOT. AVALIAÇÃO EXTERNA. AVALIAÇÃO INTERNA. DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO. AVALIAÇÃO ESTRATÉGICA. AVALIAÇÃO OPERACIONAL.
O termo SWOT é uma sigla oriunda do idioma inglês, e é um acrônimo de Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). Essa avaliação busca identificar as FORÇAS e FRAQUEZAS INTERNAS, bem como as OPORTUNIDADES e AMEAÇAS EXTERNAS. AVALIAÇÃO EXTERNA. AVALIAÇÃO INTERNA. DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO. AVALIAÇÃO ESTRATÉGICA. AVALIAÇÃO OPERACIONAL.
Sugere-se, também, que _______________ e demais OM operativas que contenham estrutura reduzida, sejam dispensados de elaborar os seus PEO. Porém, devem ser descritas ações específicas para essas OM nos PEO de seu Comando Imediatamente Superior. CAPITANIAS E AGÊNCIAS FLUVIAIS. CENTROS DE INSTRUÇÃO. ESCOLA DE APRENDIZES-MARINHEIROS. HOSPITAIS. NAVIOS.
Integra-se à estrutura organizacional da OM como órgão de assessoramento, sendo responsável pela promoção da qualidade de sua gestão, em conformidade com os conceitos e fundamentos disseminados por meio do programa de excelência gerencial da Marinha. Possui composição variável em função dos temas a serem discutidos. CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO. DEPARTAMENTO DE PESSOAL. CONSELHO DE GESTÃO. DEPARTAMENTO DE INTENDÊNCIA. DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO.
Instrumentalizar as OM com ferramentas de análise e melhoria de processos; Acompanhar e avaliar as ações de melhoria da qualidade dos serviços da OM alinhadas com os conceitos da GESPÚBLICA; Incentivar a capacitação e participação do pessoal por meio de treinamentos contínuos e Sensibilizar os diversos níveis da estrutura naval são: Objetivos do Sistema de Ensino Naval (SEN) Objetivos do Programa Netuno Objetivos da Melhoria Continua Objetivos da Gestão de Qualidade. Objetivos da MB .
MANTER o adestramento da tripulação das OM ; APERFEIÇOAR a estrutura administrativa; VALORIZAR o elemento humano e RACIONALIZAR custos, combater o desperdício e perseguir a austeridade financeira. São diretrizes de que: Programa Nuclear Programa Nacional Estratégico Programas Estratégicos Programa Nacional de Defesa Programa Netuno .
Constitui-se em um dos principais meios para a transformação organizacional, pois permite traçar um diagnóstico do sistema de gestão das OM que servirá de subsídio para a adoção de medidas de melhoria. Consiste em duas etapas: INSTRUMENTO PARA CAPACITAÇÃO DA GESTÃO DA MB ORIENTAÇÕES PARA A AVALIAÇÃO A FORÇA DE TRABALHO E SEUS COLABORADORES INSTRUMENTO PARA A AVALIAÇÃO DA GESTÃO DA MB ORIENTAÇÕES PARA A AUTOAVALIAÇÃO.
Nas organizações, corresponde a uma escolha, adotada a partir da análise dos caminhos prováveis a seguir no rumo dos objetivos propostos. CAMINHO. PROPÓSITO. OBJETIVO. MISSÃO. ESTRATÉGIA.
Em sua implementação em uma organização, busca-se uma cultura focada em uma metodologia padronizada de caracterização, melhoria e controle de processos, diminuindo-se a sua variabilidade. LEAN MANUFACTURING. 7M. SIX SIGMA. BRAINSTORMING. 5W3H.
Sua abordagem é ancorada em técnicas de Controle Estatístico do Processo (CEP) SIX SIGMA LEAN MANUFACTURING. LEAN SIX SIGMA 5W3H. BRAINSTORMING.
É caracterizada pela autoridade, ou seja, pelo poder para ordenar fazer com que (alguém) obedeça, mesmo que preferisse não fazê-lo, advinda da responsabilidade atribuída à função, associada com aquela decorrente de seu posto ou graduação. Segue as regras obtidas por meio de alguma formalidade (por exemplo, um decreto). A LIDERANÇA. O COMANDO. A VONTADE. AS ORDENS. A CHEFIA.
Apenas o líder decide sem nenhuma participação do grupo, definindo todos os parâmetros para o cumprimento das tarefas. O Líder é disciplinador e exerce pressão contínua. O Líder determina. PARTICIPATIVO. TRANSACIONAL. TRANSFORMACIONAL. DELEGATIVO. CENTRALIZADOR.
É a capacidade, que vem sendo demonstrada pela Praça, de auxiliar e contribuir espontaneamente, com as atividades de outrem, esforçando-se em benefício de uma causa comum. ESPÍRITO DE COOPERAÇÃO. COMPORTAMENTO SOCIAL. MOTIVAÇÃO. DISCIPLINA. COERÊNCIA DE ATITUDES.
Consiste em considerar a cultura do próprio grupo como superior às demais; ou seja, é usada como padrão de referência em relação às outras. SIMILARIDADE SUPOSTA. ESTEREÓTIPO. ETNOCENTRISMO. EFEITO HALO. EFEITO COGNITIVO.
Qual o instrumento constitui-se no veículo para a coleta dos dados necessários para a gestão de desempenho na MB? FR-EAD. SisTMFT. ModEaD. TMFT SISPES.
Atitude proativa diante dos desafios, principalmente, em situações adversas ou na ausência dos Superiores é uma das competências mínimas para exercer a liderança na Marinha conhecida como: INTELIGÊNCIA INTERPESSOAL. INTELIGÊNCIA INTRAPESSOAL. ENTUSIASMO. INICIATIVA. VISÃO.
É o atributo, que vem sendo demonstrado pela Praça, de conduzir-se, com firmeza e convicção de atos e procedimentos, de acordo com as regras de conduta compatíveis com os princípios e valores éticos consagrados no meio militar-naval. DISCIPLINA. MOTIVAÇÃO. ATITUDE MILITAR. HABILIDADE. CARÁTER.
Aquela que abrange todos os requisitos que podem ser associados a um cargo, função ou incumbência, ou seja, colocar a "pessoa certa" no "lugar certo" são definidos e registrados na base de dados da DPMM. MATRIZ SWOT. MATRIZ DE COMPETÊNCIAS. FOLHA DE VERIFICAÇÃO. MATRIZ DE GUT. DIAGRAMA DE PARETO.
É a capacidade, que vem sendo demonstrada pela Praça, de dedicar-se com paixão, vibração e entusiasmo nas tarefas que lhe são confiadas, buscando alcançar os melhores resultados na sua execução, mesmo diante de situações adversas ou que exijam sacrifício pessoal. Demonstrar intenso amor a Marinha, devotamento pela grandeza da sua profissão e verdadeira vocação e um sadio patriotismo. LIDERANÇAS MILITAR. CULTURA GERAL. MOTIVAÇÃO. INTERESSE PELA CARREIRA. DISCIPLINA.
É a hierarquização dos valores. Caberá ao líder alinhar essa hierarquização com os valores colocados como prioritários para a MB. MORAL, ÉTICA, AXIOLOGIA, JUSTIÇA, VALOR.
É definido pela Marinha do Brasil como: “o processo que consiste em influenciar pessoas no sentido de que ajam, voluntariamente, em prol do cumprimento da missão”. COMANDAR. AUTORIDADE. LIDERANÇA. CHEFIA. ORDENAR.
Nas opções abaixo, assinale uma das competências mínimas que deve ser almejada por aqueles que pretendem exercer a liderança na Marinha. TOLERÂNCIA. VISÃO. DOMINAÇÃO. EDUCAÇÃO. MANIPULAÇÃO.
É uma ferramenta conceitual, criada por Joseph e Harrington em 1955, que nos auxilia nos relacionamentos interpessoais (no meu relacionamento com outra pessoa ou grupo) e no entendimento do processo de comunicação. JANELA DE JOHARI. GRÁFICO DE PARETO. MATRIZ DE COMPETÊNCIAS. ANELA DE GOLDSMITH. MATRIZ DE GUT.
Agir de maneira digna e com retidão em relação a si mesmo e a Instituição é uma habilidade de qual Atributo Moral da ModEAD? LIDERANÇA MILITAR. CARÁTER. AUTONOMIA. EXPRESSÃO ORAL. DISCIPLINA.
É a capacidade, que vem sendo demonstrada pela Praça, de apresentar aprumo militar, conjugado com o apuro dos trajes civis e militares e os cuidados com a aparência física, requeridos ao militar. LIDERANÇA MILITAR. DISCIPLINA. CULTURA GERAL. INTERESSE PELA CARREIRA. APRESENTAÇÃO PESSOAL.
O Programa estratégico “MARINHA 2030, Pessoal: nosso maior patrimônio” reúne uma série de iniciativas distribuídas em quatro eixos estratégicos, um deles é: PARTICIPAÇÃO SOCIAL NA GOVERNANÇA. GESTÃO DE COMPETÊNCIA. UMA MARINHA DO FUTURO. MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO DO PESSOAL. UMA VISÃO DO FUTURO.
O Programa estratégico “MARINHA 2030, Pessoal: nosso maior patrimônio” reúne uma série de iniciativas distribuídas em quatro eixos estratégicos. Quais são? MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO DO PESSOAL APRIMORAMENTO DA CAPACITAÇÃO SAÚDE INTEGRADA FAMÍLIA NAVAL UMA VISÃO DO FUTURO.
É a facilidade, que vem sendo demonstrada pela Praça, de conviver e integrar-se socialmente, com correção de atitude e cortesia, em todos os círculos sociais que frequenta. COERÊNCIA DE ATITUDES. COMPORTAMENTO SOCIAL. LEALDADE. ESPÍRITO DE COOPERAÇÃO. CARÁTER.
Capacidade de tratar e resolver habilmente questões com outrem, manifestando-se de forma comedida, em atitudes, maneiras e linguagem. Cumprimento dos deveres de cidadão. COERÊNCIA DE ATITUDES. COMPORTAMENTO SOCIAL. LEALDADE. ESPÍRITO DE COOPERAÇÃO. CARÁTER.
Os pontos obtidos são importantes indicadores, devem corresponder à realidade da OM; O número absoluto obtido é apenas uma das possíveis formas para o acompanhamento do sistema de gestão da OM; O objetivo é a melhoria contínua mediante o aumento relativo da pontuação obtida nas IAM futuras; O preenchimento da lista deve ser realizado por várias pessoas dos diversos setores da OM, pois os dados a serem informados contemplam todos os setores da OM; São orientações para: AVALIAÇÃO DE RESULTADOS AVALIAÇÃO DE PROCESSOS AVALIAÇÃO PERIFÉRICA AVALIAÇÃO DE PONTOS AUTOAVALIAÇÃO.
Não é necessário aguardar a IAM na OM para realizá-la. É recomendável que a OM a realize anteriormente ações de melhoria antes da IAM, de modo que, quando ocorrer a autoavaliação formal por ocasião da IAM, a OM apresente melhores resultados em sua gestão; São orientações para: AVALIAÇÃO DE RESULTADOS AVALIAÇÃO DE PROCESSOS VALIDAÇÃO AVALIAÇÃO DE PONTOS AUTOAVALIAÇÃO.
Seu instrumento é formado por dois documentos, um questionário discursivo, no qual serão descritas as práticas adotadas pela OM, e uma tabela quantitativa, na qual constará a pontuação relativa às práticas; São orientações para: AVALIAÇÃO DE RESULTADOS AVALIAÇÃO DE PROCESSOS VALIDAÇÃO AVALIAÇÃO DE PONTOS AUTOAVALIAÇÃO.
É a capacidade, que vem sendo demonstrada pela Praça, de cumprir e de fazer cumprir ordens e respeitar regulamentos, a despeito de suas ideias e concepções pessoais. Faculdade de imbuir-se do espirito das ordens dadas e dos propósitos a serem alcançados, mesmo diante de condições adversas e situações desmotivastes. HIGIDEZ FISICA DISCIPLINA LEALDADE APRESENTACAO PESSOAL MOTIVACAO.
Crenças iniciais sobre características atribuídas a pessoas ou grupos. Base cognitiva do preconceito. EFEITO DE HALLO PRECONCEITO ETNOCENTRISMO SIMILARIDADE SUPOSTA ESTERIÓTIPO.
Define-se como a designação atribuída a alguém para o cumprimento de determinadas tarefas, conferindo-lhe, em consequência, a responsabilidade e a autoridade necessárias para a tomada das decisões afetas às citadas tarefas. EFEITO DE HALLO SIMILARIDADE SUPOSTA ESTERIÓTIPO PRECONCEITO DELEGAÇÃO DE COMPETÊNCIAS.
É o atributo, que vem sendo demonstrado pela Praça, de manter relação logica e harmônica entre suas ações e entre estas e suas ideias expressas. CARÁTER LEALDADE COERÊNCIA DE ATITUDES EQUILIBRIO EMOCIONAL DISCIPLINA.
Aquele exercido por pessoal militar ou civil cumulativamente com qualquer cargo, função ou incumbência para os quais hajam sido designados e assim especificado no documento normativo de organização da OM. ENCARGO COLATERAL ENCARGO MILITAR ESPECIALIZAÇÃO COMPETÊNCIAS TÉCNICAS CARGO PÚBLICO.
É conduzida, principalmente, pelo Sistema de Ensino Naval (SEN). CAPACITAÇÃO INSTITUCIONALIZAÇÃO UBLICIDADE DOS RESULTADOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO VALIDAÇÃO E PREMIAÇÃO.
É composta por cursos e estágios relacionados à Autoavaliação da Gestão (AVG); Análise e Melhoria de Processos (AMP); Gestão de Riscos e Planejamento Estratégico Organizacional (PEO), destinados a todos os militares e servidores civis da MB e, principalmente, aos membros dos Conselhos de Gestão das Comissões Executivas e elementos de contato do Programa Netuno de cada OM que são os naturais candidatos para a condução do Programa em suas OM e disseminadores dos conhecimentos adquiridos à tripulação. CAPACITAÇÃO INSTITUCIONALIZAÇÃO UBLICIDADE DOS RESULTADOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO VALIDAÇÃO E PREMIAÇÃO.
É caracterizada pela autoridade, ou seja, pelo poder para ordenar fazer com que (alguém) obedeça, mesmo que preferisse não fazê-lo, advinda da responsabilidade atribuída à função, associada com aquela decorrente de seu posto ou graduação. Segue as regras obtidas por meio de alguma formalidade (por exemplo, um decreto). CARISMA MANIPULAÇÃO DOMINÂNCIA CHEFIA INTERAÇÃO SOCIAL.
Não são processos alternativos e sim, simultâneos e complementares. LIDERANÇA E CHEFIA LIDERANÇA E MANIPULAÇÃO DOMINÂNCIA E CHEFIA CARISMA E MANIPULAÇÃO DOMINÂNCIA E LIDERANÇA.
Quando um chefe não possuir controle de suas ações, extrapolar para a utilização da violência física ou verbal ___________ ou ameaça psicológica (apelo à disciplina, aos regulamentos e à obediência pura, coerção), a chefia fica desvirtuada, caracterizando o processo de ________. DOMINÂNCIA / CHEFIA LIDERANÇA / CHEFIA DOMINÂNCIA / DOMINAÇÃO CARISMA / MANIPULAÇÃO DOMINÂNCIA / LIDERANÇA.
É definida como a luta pela posse de recompensas cuja oferta é limitada. Tais recompensas incluem dinheiro, poder, status, amor e muitos outros. Outra forma de descrevê-lo o mostra como a tentativa de obter uma recompensa superando todos os rivais. CONFLITO COMPETIÇÃO COOPERAÇÃO INTERAÇÃO SOCIAL VISÃO.
Capacidade em criar, compartilhar uma estratégia baseada em uma Visão Prospectiva, criando condições para torná-la realidade e humildade para executar correções de rumo, se necessárias. VISÃO ENTUSIASMO INTEGRIDADE ÉTICA INTELIGÊNCIA INTRAPESSOAL COMPETIÇÃO.
Ferramentas de gestão que tem por objetivo mensurar, semestralmente, o grau de desempenho do militar na Forca. Esses instrumentos constituem-se no veículo para a coleta dos dados necessários para a gestão de desempenho na MB. TABELA DE FORCA DE TRABALHO (TFT) TABELA DE SERVIDORES CIVIS (TS) ModFAO-2 e ModEAD TABELA MESTRA DA FORÇA DE TRABALHO (TMFT) TABELA MESTRA DA FORÇA.
É uma versão atualizada da antiga Folha de Respostas da Escala de Avaliação de Desempenho de Praças (FR-EAD), apresentando, como característica principal, a alteração de pautas comportamentais por uma avaliação por atributos. TESTE DE APTIDÃO FÍSICA ModEAD ModFAO-2 MILITAR PADRÃO TABELA MESTRA DA FORÇA.
Representa o estilo de gestão que determina uma atitude gerencial da alta administração que busque o máximo de cooperação das pessoas, reconhecendo a capacidade e o potencial diferenciado de cada um e harmonizando os interesses individuais e coletivos, afim de conseguir a sinergia das equipes de trabalho. RESPONSABILIDADE SOCIAL CONTROLE SOCIAL GESTÃO PARTICIPATIVA DESENVOLVIMENTO DE PARCERIAS GERAÇÃO DE VALOR.
Tendência a categorizar o objeto de nossa percepção em termos de bom ou mau, deduzindo a partir dessa primeira classificação os demais traços do indivíduo observado. A pessoa é rotulada como boa ou má e passa a ser cercada com uma “aura” positiva ou negativa. Conduz a juízos superficiais, simplificações e descrições pobres. EFEITO DE HALLO SIMILARIDADE SUPOSTA ESTERIÓTIPO PRECONCEITO CARATER.
Desburocratizar os processos de modo a desenvolver tarefas e atividades demandadas no menor tempo possível para serem realizadas corretamente, conforme esperado pelas partes interessadas. AGILIDADE CONTROLE SOCIAL GESTÃO PARTICIPATIVA DESENVOLVIMENTO DE PARCERIA VISÃO DE FUTURO.
É a busca da excelência nas organizações diretamente relacionada à capacidade de estabelecer um estado futuro desejado que garanta coerência ao processo decisório e que permita à organização antecipar-se às necessidades e expectativas dos seus usuários. DEFINIÇÃO DA VISÃO DE FUTURO LIDEANÇA E CONSTÂNCIA DE PROPÓSITOS ORIENTAÇÃO POR PROCESSOS E INFORMAÇÕES PENSAMENTO SISTÊMICO AGILIDADE.
Com relação à Gestão da Qualidade, pode-se afirmar que tem como princípio básico: O foco no usuário. A melhoria contínua. A eficácia. A eficiência. A agilidade.
Conjunto de princípios e conceitos, apoiados por ferramentas e procedimentos oriundos da evolução do pensamento da administração é entendido como: Gestão Participativa. Recursos Humanos. Sistema Administrativo. Processos Administrativos. Gestão por Excelência.
Com relação à Avaliação Estratégica da Organização é correto afirmar que: É a imagem que a organização tem a respeito da si mesma. Indica uma intenção da OM para seu desempenho futuro. Tem como propósito final justificar a existência da organização. Orienta a ação e o sentido do processo decisório. É realizada por meio da análise SWOT.
Qual órgão na estrutura organizacional da OM é responsável pela promoção da qualidade de sua gestão? Conselho de Administração. Departamento de Pessoal. Conselho de Gestão. Departamento de Intendência. Departamento de Administração.
Nas opções abaixo, assinale uma das diretrizes básicas que orienta o Programa Netuno a contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços. Instrumentalizar as OM com ferramentas de análise e melhoria de processos. Incentivar a capacitação e participação do pessoal por meio de treinamentos. Acompanhar e avaliar as ações de melhoria da qualidade dos serviços da OM. Sensibilizar os diversos níveis da estrutura naval para a importância da conquista da excelência em gestão. Manter o adestramento da tripulação das OM, sempre buscando a otimização do emprego dos recursos humanos.
O processo de avaliação da gestão constitui-se em um dos principais meios para a transformação organizacional, pois permite traçar um diagnóstico do sistema de gestão das OM. Consiste em etapas, sendo uma delas: A validação. A capacitação profissional. A premiação. O treinamento. O profissionalismo.
Analise a sentença e assinale a opção proposta a ela. “Nas organizações, corresponde a uma escolha, a seguir no rumo dos objetivos propostos.” adotada a partir da análise dos caminhos prováveis. Um propósito. Um objetivo. Uma missão. Uma estratégia. Um caminho.
Nas opções abaixo, assinale aquela que caracteriza a chefia: A liderança. O comando. A vontade. As ordens. O poder de ordenar.
Quando o líder define todos os parâmetros para o cumprimento das tarefas está praticando qual estilo de Liderança? Participativo. Transacional. Transformacional. Delegativo. Centralizador.
Ser sincero, franco, honesto e fiel aos seus compromissos assumidos. Demonstra uma habilidade de qual Atributo Moral da ModEAD? Espírito de Cooperação. Coerência de Atitudes. Lealdade. Caráter. Disciplina.
A __________ se difundiu, tanto no setor público quanto no privado, porque tem provado ser uma forma eficaz de: Definir os conhecimentos, as habilidades e as atitudes (comportamentos) necessários para que as pessoas façam bem seu trabalho. GESTÃO POR COMPETÊNCIAS GESTÃO POR EXCELÊNCIA GESTÃO ADMINISTRATIVA GESTÃO GESTÃO DA QUALIDADE.
O instrumento de gestão mais conhecido e adequado para a implementação da melhoria contínua nas organizações; É aplicável a qualquer problema ou processo organizacional para o alcance de melhores resultados. MATRIZ DE GUT. 5W3H. BRAINSTORMING. DIAGRAMA DE PARETO. CICLO PDCA.
Gráfico que mostra a ordem de importância na resolução dos problemas pesquisados. A correta utilização desse gráfico oferece consistência às análises realizadas pelo grupo de melhoria de processos, sinalizando por onde se deve começar a otimização do processo estudado. MATRIZ DE GUT. 5W3H. BRAINSTORMING. DIAGRAMA DE PARETO. CICLO PDCA.
O instrumento de gestão mais conhecido e adequado para a implementação da melhoria contínua nas organizações é o ciclo PDCA (Plan – Do – Check – Act). É aplicável a qualquer problema ou______________ para o alcance de melhores resultados. PROCESSO ORGANIZACIONAL PROCESSO ADMINISTRATIVO PROCESSO DELIBERATIVO PROCESSO FINANCEIRO PROCESSO.
É o estado de espírito de alguém, gerado pelas circunstâncias que afetam a participação dele como membro de um grupo. Qual palavra denota este conceito? O MORAL A ÉTICA O CARÁTER O COMPORTAMENTO A CULTURA.
Quais as vantagens da delegação de competência? MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO DO PESSOAL APRIMORAMENTO DA CAPACITAÇÃO SAÚDE INTEGRADA FAMÍLIA NAVAL AUMENTO DO MORAL DO PESSOAL RESOLUÇÃO EM NÍVEL DE EXECUÇÃO AUTODESENVOLVIMENTO AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE COGNITIVA.
É uma boa ferramenta para priorizar as ações que serão realizadas para resolver problemas. Deve ser utilizada pelas OM para a priorização das ações para a elaboração do PMGes e na Matriz SWOT para a elaboração do PEO. MATRIZ DE GUT. 5W3H. BRAINSTORMING. DIAGRAMA DE PARETO. DIAGRAMA DE CAUSA E EFEITO.
Ferramenta utilizada a partir de uma pesquisa feita junto ao cliente do processo, por meio de questionários ou entrevistas, para padronizar e verificar resultados de trabalhos ou para facilitar e organizar o processo de coleta e registro de dados. MATRIZ DE GUT. 5W3H. BRAINSTORMING. DIAGRAMA DE PARETO. LISTA DE VERIFICAÇÃO.
Ao se receber aplausos de um público após uma palestra ou explanação, qual o processo de influenciação da liderança caracterizado nesta cena? EXORTAÇÃO INICIATIVA PRESTÍGIO ARGUMENTAÇÃO AFIRMAÇÃO E REPETIÇÃO.
Uma _____________ repetida suficientemente acaba criando uma opinião e mais tarde uma crença. Processo de influenciação Apelo ao hábito e à memória: EXORTAÇÃO INICIATIVA REPETIÇÃO ARGUMENTAÇÃO AFIRMAÇÃO E REPETIÇÃO.
Constituem um conjunto de crenças, valores, percepções e práticas compartilhados por uma comunidade que forma uma visão particular da realidade,que é a base da maneira como a comunidade se organiza. Este é o conceito de: PARADIGIMAS VALORES MORAL ÉTICA CULTURA.
Capacidade de compreender as necessidades e prioridades da organização, globalmente, sem ater-se apenas aos problemas peculiares e limitados de seus afazeres. ESPÍRITO DE COOPERAÇÃO. COMPORTAMENTO SOCIAL. MOTIVAÇÃO. DISCIPLINA. COERÊNCIA DE ATITUDES.
É realizado por meio de análise do ambiente, que tem o objetivo de identificar as oportunidades e as ameaças no ambiente externo em que a organização interage, bem como seus pontos fortes e fracos em relação a seu ambiente interno. Diagnóstico Estratégico Definição da Visão de Futuro Estabelecimento de Iniciativas Estratégicas Estabelecimento de Objetivos Estratégicos Acompanhamento e controle.
É o atributo, que vem sendo demonstrado pela Praça, de Apresentar relações lógicas entre ideias e ações; Ser consistente em suas exposições; Agir de acordo com suas ideias; e Ter sensibilidade para saber expor ideias e opiniões. CARÁTER LEALDADE COERÊNCIA DE ATITUDES EQUILIBRIO EMOCIONAL DISCIPLINA.
Instrumento no qual são relacionados os requisitos de capacitação, experiências profissionais, certificações e requisitos de desempenho, necessários à realização de um determinado conjunto de atividades. JANELA DE JOHARI. GRÁFICO DE PARETO. MATRIZ DE COMPETÊNCIAS. ANELA DE GOLDSMITH. MATRIZ DE GUT.
Sua definição está ligada à área militar, descreve aquele caminho que leva os exércitos a cumprirem seus objetivos. CAMINHO. PROPÓSITO. OBJETIVO. MISSÃO. ESTRATÉGIA.
É a correção de procedimentos, que vem sendo demonstrada pela Praça, com seus pares, seus superiores e subalternos. ESPÍRITO DE COOPERAÇÃO. COERÊNCIA DE ATITUDES. LEALDADE. CARÁTER. DISCIPLINA.
É um processo administrativo destinado a aprimorar a gestão das Organizações Militares (OM) e, consequentemente, proporcionar a Marinha do Brasil (MB) as melhores condições para estar pronta a à estrutura político-estratégica exigida pelo País. Programa Nuclear Programa Nacional Estratégico Programas Estratégicos Programa Nacional de Defesa Programa Netuno .
Este instrumento de gestão prevê que todo militar deve ser avaliado durante determinado período de tempo, a partir da observação das tarefas por ele executadas, suas aptidões e qualidades necessárias a boa execução de seu trabalho. TESTE DE APTIDÃO FÍSICA ModEAD ModFAO-2 MILITAR PADRÃO TABELA MESTRA DA FORÇA.
Fidelidade a palavra dada; Honestidade de proposito e franqueza; Empenho no cumprimento de decisões de seus superiores, ainda que, no íntimo, não esteja de acordo com elas. ESPÍRITO DE COOPERAÇÃO. COERÊNCIA DE ATITUDES. LEALDADE. CARÁTER. DISCIPLINA.
É a imagem que a organização tem a respeito de si mesma e do seu futuro. DEFINIÇÃO DA VISÃO DE FUTURO LIDEANÇA E CONSTÂNCIA DE PROPÓSITOS ORIENTAÇÃO POR PROCESSOS E INFORMAÇÕES PENSAMENTO SISTÊMICO AGILIDADE.
É a descrição de um estado futuro ambicioso difícil, porém passível de ser alcançado exprimindo uma conquista de grande valor estratégico para a organização. DEFINIÇÃO DA VISÃO DE FUTURO LIDEANÇA E CONSTÂNCIA DE PROPÓSITOS ORIENTAÇÃO POR PROCESSOS E INFORMAÇÕES PENSAMENTO SISTÊMICO AGILIDADE.
Quando um chefe não possuir controle de suas ações, extrapolar para a utilização da violência física ou verbal _________(coação) ou ameaça psicológica (apelo a disciplina, aos regulamentos e a obediência pura, coerção), a chefia fica desvirtuada, caracterizando o processo de: PODER CHEFIA DOMINAÇÃO MANIPULAÇÃO LIDERANÇA.
Quando o suposto Líder é seduzido a usar seu poder de influenciação em prol de interesses particulares e com propósitos absolutamente pessoais, a liderança fica desvirtuada, caracterizando a _______________. DIREÇÃO CHEFIA DOMINAÇÃO MANIPULAÇÃO LIDERANÇA.
A liderança é caracterizada, dentre outros aspectos, pelo esforço diuturno de orientar, instruir, avaliar e inspirar os liderados. A maneira mais eficiente de conseguir tudo isso é: EFEITO DE HALLO SIMILARIDADE SUPOSTA ESTERIÓTIPO PRECONCEITO DELEGANDO COMPETÊNCIAS.
Denunciar test Condiciones de uso
INICIO
CREAR TEST
INFORMACIÓN
ESTADÍSTICAS
RÉCORDS
Otros tests del Autor