Revisão 231

INFORMACIÓN
ESTADÍSTICAS
RÉCORDS
Título del test:
Revisão 231

Descripción:
Revisão sobre: vanguardas europeias, variantes linguísticas e tipos de sujeito

Autor:
AVATAR

Fecha de Creación:
25/03/2019

Categoría:
Letras
Sigue en facebook las noticias y los mejores tests de daypo apretando en 'Me gusta'
Últimos Comentarios
No hay ningún comentario sobre este test.
Temario:
Sobre as vanguardas europeias, é correto afirmar, exceto: a) Entre suas principais manifestações estão o Cubismo, o Futurismo, o Expressionismo, o Dadaísmo e o Surrealismo, todos surgidos na Europa no início do século XX. b) As tendências literárias que compuseram as vanguardas europeias estavam unidas por um único projetor artístico, cuja proposta era a de retomar os ideais clássicos nas artes e na literatura. c) As vanguardas europeias influenciaram as artes no mundo ocidental de maneira contundente. No Brasil, as inovações nas artes e na literatura ficaram conhecidas como Modernismo. d) A palavra “vanguarda” tem origem no francês avant-garde, que significa “o que marcha na frente”, ou seja, as correntes de vanguarda antecipavam o futuro com suas práticas artísticas inovadoras e nada convencionais. e) Não havia um projeto artístico em comum que agregasse os artistas de vanguarda em torno de uma única proposta, contudo, estavam unidos por uma mesma causa: a de inovar as artes e romper com os padrões clássicos vigentes.
(UCP – PR) Movimento literário brasileiro que recebeu influências de vanguardas europeias, tais como o Futurismo e o Surrealismo. a) Modernismo b) Parnasianismo c) Romantismo d) Realismo e) Simbolismo.
(ENEM) O modernismo brasileiro teve forte influência das vanguardas europeias. A partir da Semana de Arte Moderna, esses conceitos passaram a fazer parte da arte brasileira definitivamente. Tomando como referência o quadro O mamoeiro, identifica-se que, nas artes plásticas, a a) imagem passa a valer mais que as formas vanguardistas. b) forma estética ganha linhas retas e valoriza o cotidiano. c) natureza passa a ser admirada como um espaço utópico. d) imagem privilegia uma ação moderna e industrializada. e) forma apresenta contornos e detalhes humanos.
Das orações: “Ele solicitou vossa dedicação”, “A casa amanhecia aos poucos”, “Fazia um frio insuportável naquela tarde” – o sujeito classifica-se respectivamente como: a- ( ) indeterminado, inexistente, simples b- ( ) oculto, simples, inexistente c- ( ) inexistente, inexistente, inexistente d- ( ) oculto, inexistente, simples e- ( ) simples, simples, inexistente.
Analise a notícia em pauta, e posteriormente responda às questões que a ela se referem: Nota zero Depois de liderar as manifestações contrárias à realização do provão do MEC para avaliar a qualidade dos concursos superiores, o presidente da UNE [...] explicou o protesto estudantil às câmeras de TV: - Na minha opinião, não houveram tumultos. Agora sim dá para entender por que a UNE queria que os estudantes entregassem a prova em branco... ( O Estado de S. Paulo, 12/11/1996.) Como já é do nosso conhecimento, a linguagem jornalística, além de denotativa, deve obedecer aos “ditames” atribuídos pela língua-padrão. Na sua opinião, a notícia em voga procurou priorizá-los, ou ocorreu algum desvio? Na possibilidade de uma resposta positiva, justifique-a.
Ligue o sujeito às orações correspondentes. Sujeito determinado simples Sujeito determinado composto Sujeito oculto Sujeito indeterminado Sujeito inexistente ou oração sem sujeito.
Ligue os elementos componentes do esquema de comunicação a suas respectivas funções. Remetente Destinatário Mensagem Referente Contato ou canal Código.
Relacione as orações com os tipos de sujeito: Choveu muito ontem à noite. Cantar faz bem para a alma. As chaves e as malas da Joana já estão no carro. Não encontraram o culpado. Perdi o voo.
“AQUI NO NORTE DO PARANÁ, AS PESSOAS CHAMAM A CORRENTEZA DO RIO DE CORREDEIRA. QUANDO A CORREDEIRA ESTÁ FORTE É PERIGOSO PASSAR PELA PINGUELA, QUE É UMA PONTE MUITO ESTREITA FEITA, GERALMENTE, COM UM TRONCO DE ÁRVORE. SE TEMOS MUITA CHUVA A PINGUELA PODE FICAR SUBMERSA E, PORTANTO, IMPOSSIBILITA A PASSAGEM. MAS SE OCORRE UMA MANGA DE CHUVA, UMA CHUVINHA PASSAGEIRA, ESSE PROBLEMA DEIXA DE EXISTIR.” (TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. São Paulo: Cortez, 1996.) Qual é a variação que corresponde ao texto acima? variação diastrática variação diatópica variação diacrônica variação diafásica.
As gírias, expressões populares de um determinado grupo social e os jargões, que compõem o linguajar usado em um grupo especifico, podendo ser profissional, cultural ou social são exemplo de variações diatópicas variações diafásicas variações diacrônicas variações diastráticas.
“ANTIGAMENTE, AS MOÇAS CHAMAVAM-SE MADEMOISELLES E ERAM TODAS MIMOSAS E MUITO PRENDADAS. NÃO FAZIAM ANOS: COMPLETAVAM PRIMAVERAS, EM GERAL DEZOITO. OS JANOTAS, MESMO SENDO RAPAGÕES, FAZIAM-LHES PÉ-DE-ALFERES, ARRASTANDO A ASA, MAS FICAVAM LONGOS MESES DEBAIXO DO BALAIO.” Carlos Drummond de Andrade O texto apresenta variação diatópica diafásica diastrática diacrônica.
Assinale a alternativa que menciona somente movimentos artísticos das Vanguardas Europeias. Barroco, Rococó e Art-nouveau. Expressionismo, Cubismo e Surrealismo. Neoclassicismo, Impressionismo e Romantismo. Pop-art, Dadaísmo e Futurismo. Construtivismo, Concretismo e Naturalismo.
Em 1924, os surrealistas lançaram um manifesto no qual anunciaram a força do inconsciente na criação de novas percepções. Valorizavam a ausência de lógica das experiências psíquicas e oníricas, propondo novas experiências estéticas. Sobre o Surrealismo, é correto afirmar: Acredita que a liberação do psiquismo humano se dá por meio da sacralização da natureza. Baseia-se na razão, negando as oscilações do temperamento humano. Destaca que o fundamental, na arte, é o objeto visível em detrimento do emocionalismo subjetivo do artista. Concede mais valor ao livre jogo da imaginação individual do que à codificação dos ideais da sociedade ou da história. Busca limitar o psiquismo humano e suas manifestações, transfigurando-os em geometria a favor de uma nova ordem.
Leia o texto abaixo, referente a uma “receita” para se fazer um poema: “Pegue um jornal. Pegue a tesoura. Escolha no jornal um artigo do tamanho que você deseja dar a seu poema. Recorte o artigo. Recorte em seguida com atenção algumas palavras que formam esse artigo e meta-as num saco. Agite suavemente (...)” TZARA, Tristan. In: TELES, Gilberto Essa “teoria poética”, que tende para o mais completo anarquismo, é uma plataforma do: Futurismo Expressionismo Dadaísmo Surrealismo Cubismo.
Vanguarda europeia de Pablo Picasso:.
Denunciar test Condiciones de uso
Usamos cookies para personalizar su experiencia. Si sigue navegando estará aceptando su uso. Más información.