option
Mi Daypo

Revolução Francesa III

COMENTARIOS ESTADÍSTICAS RÉCORDS
REALIZAR TEST
Título del test:
Revolução Francesa III

Descripción:
Exercícios

Autor:
Prof. Lucio
(Otros tests del mismo autor)

Fecha de Creación:
23/08/2009

Categoría:
Historia

Número preguntas: 8
Comparte el test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Comparte el test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Últimos Comentarios
No hay ningún comentario sobre este test.
Temario:
Sobre os acontecimentos que marcaram o período da Revolução Francesa conhecido como Convenção Nacional (1792-1794), é correto afirmar que em fins do ano de 1793, os jacobinos formaramum governo apoiado pelos "sans coulottes", os quais defendiam os interesses dos pobres, por meio de uma tributação progressiva e de um teto máximo para preços e salários. entre setembro de 1792 e junho de 1793, estabeleceu-se a República Girondina, criando-se o tribunal revolucionário encarregado de descobrir os suspeitos de traição. a Constituição do Ano I, elaborada pela República Jacobina, estabeleceu o sufrágio censitário. caracterizou-se como uma fase de vitórias externas, especialmente contra as coligações anti-França lideradas pela Áustria e pela Espanha. foi criado, pelos Girondinos, um Comitê de Segurança Geral, com o objetivo de confiscar os bens do Clero.
Leia estes versos, que eram cantados na França, durante a fase do Terror, ocorrida entre junho de 1793 e julho de 1794:Santa Guilhotina, protetora dos patriotas, rogai por nós;Santa Guilhotina, terror dos aristocratas, protegei-nos.Máquina adorável, tende piedade de nós. Máquina admirável, tende piedade de nós.Santa Guilhotina, livrai-nos de nossos inimigos.(Com a melodia da Marselhesa)Ó celeste Guilhotina,Você abrevia rainhas e reis .Por tua influência divina Reconquistamos nossos direitos. (bis) Sustenta as leis da pátria E que teu soberbo instrumento Torne-se sempre permanente Para destruir uma seita ímpia.Afia tua lâmina para Pitt e seus agentes, Enriquece tua bagagem com cabeças de tirano! (Citado por ARASSE, Daniel. "A guilhotina e o imaginário do Terror". São Paulo: Ática, 1989. p.106-107.) A partir da leitura desses versos, é CORRETO afirmar que a difusão da idéia de uma "pátria em perigo" ficou sem efeito prático, limitada ao discurso político. a guilhotina foi utilizada como um instrumento capaz de representar o ato de justiça do povo. a ordem interna, na fase do Terror, se enfraqueceu devido à ação do Comitê de Salvação Pública o ardor contra-revolucionário, expresso no louvor à guilhotina, era endereçado aos seguidores de Bonaparte.
A Revolução Francesa de 1789 apresentou distintas fases com resultados diferentes. De qualquer forma, ela foi responsável pela eliminação do Antigo Regime e pela transformação da sociedade francesa e européia da época. Assinale entre as alternativas abaixo, relativas aos resultados obtidos no campo, a que estiver INCORRETA. Abolição da monarquia e criação de um amplo setor de pequenos proprietários rurais. Eliminação da condição de servidão que se mantinha entre parte da população camponesa. bolição dos deveres e tributos discriminatórios feudais e reais que recaíam sobre as diferentes regiões e o campo. Expropriação e venda das terras da monarquia, da Igreja e da aristocracia contra-revolucionária aos burgueses e aos camponeses. Transformação dos senhorios feudais em empresas agrícolas pela libertação do ônus do serviço militar e expulsão dos camponeses servis.
Na Revolução Francesa, a Convenção Jacobina pode ser caracterizada pela anulação das medidas mais radicais e de maior alcance social, levadas a efeito durante o governo provisório. pelo predomínio político da alta burguesia, que toma medidas marcadas pela moderação e pela exclusão das massas populares. pela radicalização do processo revolucionário, que coloca o "terror" na ordem do dia e pelas pressões dos sans-cullotes. pelo controle político da burguesia industrial que promove a abolição da escravidão nas colônias e das indenizações exigidas dos camponeses. pela conspiração dos camponeses, de inspiração socialista contra a Convenção.
"Chegou a hora da igualdade passar a foice por todas as cabeças. Portanto, legisladores, vamos colocar o terror na ordem do dia."(Discurso de Robespierre na Convenção)A fala de Robespierre ocorreu num dos períodos mais intensos da Revolução Francesa. Esse período caracterizou-se: pela fundação da monarquia constitucional, marcada pelo funcionamento da Assembléia Nacional. pela organização do Diretório, marcado pela adoção do voto censitário. pela reação termidoriana, marcada pelo fortalecimento dos setores conservadores. pela convocação dos Estados Gerais, que pôs fim ao absolutismo francês. pela criação do Comitê de Salvação Pública e a radicalização da revolução.
As grandes revoluções burguesas, a revolução industrial e a francesa abalaram estruturas sociais seculares e acenaram com possibilidades de construção de uma sociedade mais justa e igualitária. A Declaração Universal dos Diretos do Homem evidencia essa perspectiva otimista e a prevalência das idéias iluministas. Essa Declaração: defendia a igualdade de todos perante a lei, contrariando as práticas jurídicas da sociedade feudal. mantinha a ordem jurídica dos tempos do feudalismo; contestava apenas alguns dos seus princípios básicos. apesar de certos limites, estabelecia a afirmação de princípios que garantiam mudanças sociais importantes. evidencia a vitória que a burguesia obteve com a revolução industrial e a revolução francesa. assegurava o respeito pela propriedade privada, garantindo sua legitimidade jurídica.
As mudanças provocadas pela Revolução Francesa (1789-1815), que alteraram a ordem política na configuração do Estado, foram a convocação dos Estados Gerais e a reivindicação por igualdade jurídica. aprovação de uma constituição e a instauração do regime republicano. extinção da cobrança de tributos e de privilégios feudais e a criação da Guarda Nacional. elaboração de leis antigreves e a proibição da associação de trabalhadores pelo Estado burguês. consolidação da Convenção Nacional e a promoção de acordos para salvar a vida do rei.
O Antigo Regime, expressão cunhada no final do século XVIII para designar o conjunto de instituições que caracterizavam a sociedade francesa até aquele momento, pode ser definido através, EXCETO: da liberdade individual no nível jurídico. do absolutismo monárquico no nível político. do ordenamento estamental no nível social. da política mercantilista no nível econômico.
Denunciar test Condiciones de uso
INICIO
CREAR TEST
COMENTARIOS
ESTADÍSTICAS
RÉCORDS
Otros tests del Autor