Cuestiones
ayuda
option
Mi Daypo

TEST BORRADO, QUIZÁS LE INTERESESegurança Orgânica (SEGORG 2019)

COMENTARIOS ESTADÍSTICAS RÉCORDS
REALIZAR TEST
Título del test:
Segurança Orgânica (SEGORG 2019)

Descripción:
Matéria do C-FSG

Autor:
Igor
(Otros tests del mismo autor)

Fecha de Creación:
20/03/2019

Categoría:
Otros

Número preguntas: 131
Comparte el test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Comparte el test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Últimos Comentarios
No hay ningún comentario sobre este test.
Temario:
O exercício da ............... constitui fator indispensável de assessoria à tomada de decisão: Atividade de Inteligência (AI) Órgão de Inteligência (OgI) Células de Inteligência (CInt) Agências de Inteligência (AgI) Contrainteligência (CI).
É uma entidade cujo propósito é o de prestar serviço especializado para uma clientela específica: Órgão de Inteligência (OgI) Atividade de Inteligência (AI) Agências de Inteligência (AgI) Órgão de Cúpula (OC) Células de Inteligência (CInt).
Um conjunto de conceitos, princípios, normas, métodos e processos, que orientem e disciplinem uma atividade. Entende-se por: Doutrina Inteligência Política Sistema Legislação.
Desenvolvem doutrinas próprias: Instituições privadas Instituições públicas SISBIN PNI DNI.
As Instituições Públicas fazem parte do ..............., seguem a ............... e a ............., respectivamente: SISBIN, PNI, DNI SISBIN, AI, OC SIMAR, DNI, PNI SIMAR, DNI, AI SISBIN, SIMAR, DNI.
A Doutrina de Inteligência é fundamentada na legislação que a ampara e no propósito a atingir. A legislação pode ser: Ostensiva ou restrita Ostensiva ou Sigilosa Sigilosa ou Restrita Secreta ou Sigilosa Secreta ou Ostensiva.
Adota como fundamentos, de um lado, a teoria de sentido especulativo e universal e, de outro, a própria realidade, em suas dimensões interna e externa: DNI PNi AI SIMAR CI.
A atividade que produz conhecimentos para o assessoramento dos escalões superiores: Atividade de Inteligência (AI) Política Nacional de Inteligência (PNI) Agências de Inteligência (AgI) Contrainteligência (CI) Órgãos de Cúpula (OC).
Lei que cria o Sistema Brasileiro de Inteligência (SISBIN): 9.883/1999 5.143/1997 5.349/2005 9.134/1995 6.577/1991.
Define a AI como "o exercício permanente de ações especializadas, voltadas para a produção e difusão de conhecimentos, com vistas ao assessoramento das autoridades governamentais[...]": PNI DNI SISBIN SIMAR AI.
Dos princípios básicos que regem a produção de Inteligência, é aquele que "o conhecimento produzido sobre o fato ou situação deve ser o mais amplo possível, sem perder a concisão, a fim de facilitar seu entendimento." Amplitude Clareza Oportunidade Controle Simplicidade.
Dos princípios básicos que regem a produção de Inteligência, é aquele que "o resultado final, ou seja, o conhecimento produzido deve ser de completa e imediata compreensão pelo usuário, sem permitir duplas interpretações." Clareza Simplicidade Controle Imparcialidade Interação.
Dos princípios básicos que regem a produção de Inteligência, é aquele que "as ações que devem ser praticadas sob acompanhamento permanente de um responsável, por meio de procedimentos próprios para cada caso". Controle Interação Segurança Preservação da Fonte Amplitude.
Dos princípios básicos que regem a produção de Inteligência, é aquele que "o conhecimento difundido deve ser pertinente e isento de idéias preconcebidas, subjetivismo e outras influências que gerem distorções na sua interpretação". Imparcialidade Objetividade Clareza Simplicidade Interação.
Dos princípios básicos que regem a produção de Inteligência, é aquele que "todos os dados e conhecimentos obtidos devem ser processados, a fim de que o produto resultante seja o conhecimento integrado." Integração Interação Objetividade Oportunidade Simplicidade.
Dos princípios básicos que regem a produção de Inteligência, é aquele que "implica em estabelecer e/ou adensar relações de cooperação que possibilitem otimizar esforços para a consecução das Tarefas de Inteligência." Interação Integração Segurança Controle Imparcialidade.
Dos princípios básicos que regem a produção de Inteligência, é aquele que "o conhecimento deve ser produzido de modo a atender objetivos bem definidos pela necessidade da AI a fim de minimizar custos, tempo e, principalmente, riscos desnecessários." Objetividade Oportunidade Simplicidade Clareza Preservação da Fonte.
Dos princípios básicos que regem a produção de Inteligência, é aquele que "por ser uma atividade de assessoria, os conhecimentos produzidos devem chegar a quem decide com antecedência suficiente para que este possa tomar quaisquer ações conseqüentes." Oportunidade Objetividade Simplicidade Amplitude Controle.
Dos princípios básicos que regem a produção de Inteligência, é aquele que "a produção do conhecimento deve ser protegida, ou seja, todas as medidas de segurança devem ser tomadas para que somente as pessoas credenciadas e com a necessidade de conhecer o assunto possam ter acesso a ele." Segurança Preservação da Fonte Controle Integração Oportunidade.
Dos princípios básicos que regem a produção de Inteligência, é aquele que "implica planejar e executar ações de forma mais simples possível, de modo que sejam evitados custos e riscos desnecessários." Simplicidade Clareza Objetividade Controle Amplitude.
Dos princípios básicos que regem a produção de Inteligência, é aquele que "o profissional de Inteligência obterá seus dados por meio de uma pessoa, de uma Organização, uma imagem, documentos ou de quaisquer outros meios, e essas fontes não podem ser divulgadas." Preservação da Fonte Segurança Controle Amplitude Integração.
Tem por propósito integrar as ações de planejamento e execução da AI no País, com a finalidade de fornecer subsídios ao Presidente da República nos assuntos de interesse nacional. SISBIN SIMAR DNI PNI CIM.
É responsável pelo processo de obtenção, análise de dados e pela difusão de conhecimentos necessários ao processo decisório do Poder Executivo. SISBIN SIMAR CIM EMA ComOpNav.
É o conjunto de todos os órgãos de Inteligência empenhados na atividade de Inteligência. SIMAR SISBIN CIM DNI PNI.
Tem como propósito assessorar ao Comandante da Marinha, ao Órgão de Direção-Geral, ao Almirantado e, subsidiariamente, aos Titulares de OM, no processo de tomada de decisão. SIMAR SISBIN EMA CIM ComOpNav.
O SIMAR está estruturado em: Órgãos de Cúpula (OC) Agências de Inteligência (AgI) Células de Inteligência (CInt) Agências de Informação (AgInf) Órgãos Diretores (OD).
O SIMAR dispõe de um CONSECON, de caráter: Permanente Individual Variável Coletivo Institucional.
É o órgão centralizador, coordenador da produção e produtor de conhecimentos do Campo Externo, relacionado ao conhecimento Estratégico-Militar. EMA ComOpNav CIM AgI OgI.
É responsável pela Doutrina de Inteligência da Marinha, assessorado pelo ComOpNav e CIM nas suas respectivas áreas de responsabilidade. EMA Almirantado CM AgI OgI.
É o órgão centralizador, coordenador da produção e produtor de conhecimentos operacionais, bem como supervisor no ramo da Contrainteligência na MB, no que se refere à Segurança Orgânica. EMA ComOpNav CIM AgI OgI.
Assessora o EMA no estabelecimento e na condução da Doutrina de Inteligência nos assuntos relacionados aos temas de sua competência. ComOpNav Almirantado CM AgI OgI.
É o órgão centralizador, coordenador da produção e produtor de conhecimentos do Campo Interno e no que se refere ao ramo da Contrainteligência na MB.. EMA ComOpNav CIM AgI OgI.
É também supervisor no ramo da Contrainteligência, no que se refere à Segurança Ativa. EMA ComOpNav CIM AgI OgI.
Tem em sua competência a produção de Estudos de Inteligência e a orientação e coordenação da Atividade de Inteligência das Células de Inteligências, em sua área de atuação. Agência de Inteligência (AgI) Estado Maior da Armada (EMA) Comando de Operações Navais (ComOpNav) Centro de Inteligência da Marinha (CIM) Órgãos de Cúpula (OC).
Preconiza o uso de uma linguagem especializada entre os profissionais da Atividade de Inteligência (AI). DNI PNI SISBIN SIMAR CI.
É o conhecimento resultante de juízo formulado pelo profissional de Inteligência e que expressa a sua certeza ou opinião sobre fato ou de uma situação, passado ou presente, contendo qualquer tipo de desdobramento futuro. INFE INFO APREC ESTM REST.
É o conhecimento resultante de raciocínio elaborado pelo profissional de Inteligência e que expressa sua opinião sobre fato ou situação passado, presente, ou de um futuro imediato. INFE INFO APREC ESTM REST.
É o conhecimento resultante de raciocínio e da aplicação de técnicas complexas, elaborado por equipe composta por vários profissionais de Inteligência e que expressa a opinião sobre a evolução futura de um fato ou de uma situação. INFE INFO APREC ESTM REST.
Atividade que objetiva prevenir, detectar, obstruir e neutralizar a Inteligência adversa e as ações que constituam ameaça à salvaguarda de dados, conhecimentos, pessoas, áreas e instalações de interesse da sociedade e do Estado. PNI DNI AI CI SISBIN.
É a ação realizada por pessoal adverso, vinculado ou não a serviço de Inteligência, visando à obtenção de conhecimento ou dados sigilosos para beneficiar Estados, grupos de países, organizações, facções, empresas, personalidades ou indivíduos. Espionagem Sabotagem Terrorismo Propagando Adversa Desinformação Adversa.
É o ato deliberativo, de efeitos físicos e psicológico, executado por agentes adversos, vinculados ou não a serviço de Inteligência, com o objetivo de inutilizar ou de adulterar conhecimento, dado, material, equipamento ou instalações. Espionagem Sabotagem Terrorismo Propagando Adversa Desinformação Adversa.
Caracteriza-se pela ameaça ou emprego da violência física ou psicológica, de forma premeditada, por indivíduos ou grupos adversos, apoiados ou não por Estados. Espionagem Sabotagem Terrorismo Propagando Adversa Desinformação Adversa.
Caracteriza-se pela manipulação planejada de quaisquer informações, ideias ou doutrinas para influenciar grupos e indivíduos, com vistas a obter comportamentos pré-determinados que resultem em benefício ao seu patrocinador. Espionagem Sabotagem Terrorismo Propagando Adversa Desinformação Adversa.
É uma técnica especializada utilizada para iludir ou confundir um centro decisor, por meio da manipulação planejada de informações falsas e/ou verdadeiras, visando, intencionalmente, a induzi-lo a erro de avaliação. Espionagem Sabotagem Terrorismo Propagando Adversa Desinformação Adversa.
É a possibilidade ou a oportunidade de uma pessoa obter conhecimento ou dado classificado. Deriva necessariamente de uma autorização oficial emanada de autoridade competente, ou da superação das medidas de salvaguarda aplicada aos mesmos. Acesso Sigilo Classificação Disponibilidade Necessidade de Conhecer.
É a certificação de que o dado ou conhecimento é verdadeiro e fidedigno tanto na origem quanto no destino Autenticidade Reclassificação Classificação Credencial de Segurança Ostensivo.
É a atribuição, pela autoridade competente, de grau de sigilo a dado, conhecimento, documento, material, área ou instalação. Compartimentação Credenciamento Classificação Grau de Sigilo Reclassificação.
É a restrição do acesso com base na necessidade de conhecer. Compartimentação Sigilo Necessidade de Conhecer Grau de Sigilo Integridade.
É a perda de segurança resultante do acesso não autorizado. Comprometimento Sigilo Vazamento Disponibilidade Integridade.
É a autorização oficial, concedida por autoridade competente, que habilita determinada pessoa a ter acesso a dados ou conhecimentos, nos diferentes graus de sigilo. Credenciamento Sigilo Grau de Sigilo Acesso Necessidade de Conhecer.
É o certificado que materializa o credenciamento para acesso a áreas que se tenha necessidade Credenciamento Credencial de Segurança Autenticidade Acesso Necessidade de Conhecer.
É o cancelamento, pela autoridade competente ou pelo transcurso de prazo, da classificação, tornando ostensivos dados ou conhecimentos. Desclassificação Ostensivo Reclassificação Integridade Classificação.
É a facilidade de recuperação ou acessibilidade de dados e conhecimentos. Disponibilidade Necessidade de Conhecer Acesso Integridade Classificação.
É a gradação atribuída a dados, conhecimentos, área ou instalação considerada sigilosa em decorrência de sua natureza ou conteúdo. Grau de Sigilo Reclassificação Compartimentação Integridade Classificação.
É a incolumidade de dados ou conhecimentos na origem, no trânsito ou no destino. Grau de Sigilo Reclassificação Compartimentação Integridade Classificação.
É a averiguação sobre a existência dos requisitos indispensáveis para concessão de credencial de segurança. Grau de Sigilo Credencial de Segurança Credenciamento Investigação para Credenciamento Classificação.
É a condição, inerente ao efetivo exercício de cargo, função, emprego ou atividade, indispensável para que uma pessoa possuidora de credencial de segurança tenha acesso a dados ou conhecimentos sigilosos. Grau de Sigilo Credencial de Segurança Credenciamento Necessidade de Conhecer Acesso.
É o documento sem classificação; o acesso pode ser franqueado, pois não há restrição. Desclassificação Autenticidade Sigilo Ostensivo Acesso.
É a alteração do grau de sigilo atribuído a dado, conhecimento, material, área ou instalação. Reclassificação Autenticidade Grau de Sigilo Integridade Classificação.
É o conhecimento restrito a pessoas credenciadas; proteção contra revelação não autorizada. Sigilo Acesso Necessidade de Conhecer Integridade Credenciamento.
É a divulgação não autorizada de conhecimentos ou dados classificados. Vazamento Acesso Autenticidade Comprometimento Desclassificação.
É a pessoa cuja entrada foi admitida, em caráter excepcional, em área ou instalação sigilosa Vazamento Acesso Visitante Comprometimento Sigilo.
Define a Inteligência como: "(...) a atividade que objetiva a obtenção, análise e disseminação de conhecimentos dentro e fora do território nacional sobre fatos e situações de imediata ou potencial influência sobre o processo decisório e a ação governamental e sobre a salvaguarda e a segurança da sociedade e do Estado." Lei n° 9.883/1999 Política Nacional de Inteligência (PNI) Doutrina Nacional de Inteligência (DNI) Agência de Inteligência (AI) Estado Maior da Armada (EMA).
Derivada da Lei nº 9.883/1999, trata de enfatizar a importância da AI como "o exercício permanente de ações especializadas". Sistema Brasileiro de Inteligência (SISBIN) Política Nacional de Inteligência (PNI) Doutrina Nacional de Inteligência (DNI) Sistema de Inteligência da Marinha (SIMAR) Estado Maior da Armada (EMA).
Para a racionalização dos trabalhos de CI, as ações a serem executadas agrupam-se em DOIS segmentos, de acordo com a DNI: Segurança Orgânica Segurança Ativa Segurança de Acesso Segurança Ostensiva Segurança Inativa.
A Segurança Orgânica tem caráter: Preventivo Proativo Pré-ativo Permanente Individual.
A Segurança Ativa tem caráter: Preventivo Proativo Pré-ativo Permanente Individual.
É o segmento da CI que preconiza a adoção de um conjunto de medidas destinadas a prevenir e obstruir ameaças, de qualquer natureza, dirigidas a pessoas, dados, conhecimentos, materiais, áreas e instalações do órgão Segurança Orgânica Segurança Ativa Segurança Proativa Segurança Permanente Segurança Geral.
A implementação da SegOrg é sempre, em caráter intransferível, de responsabilidade dos: Comandantes e Diretores Agentes de Inteligência Órgãos de Cúpula Oficiais de inteligência Conselhos Militares.
As medidas de segurança podem causar algum transtorno administrativo (como lentidão no controle de entrada)? Verdadeiro Falso.
A implementação da SegOrg é em caráter intransferível? Verdadeiro Falso.
As medidas de SegOrg devem ser consideradas definitivas? Verdadeiro Falso.
De acordo com a DNI, para atingir seus objetivos, a SegOrg desdobra-se nos seguintes grupos de atividades: Segurança do Pessoal; da Documentação e do Material; da Informação Digital; das Comunicações; e das Áreas e Instalações Segurança da Documentação e do Material; do Pessoal; das Comunicações; da Informação Impressa; e das Áreas e Instalações Segurança do Meio Ambiente; do Pessoal; da Informação Impressa; e das Áreas e Instalações Segurança dos Postos de Serviço; da Comunidade; das Comunicações; da Informação Impressa; e das Áreas e Instalações Segurança dos Militares; da Nação; da Informação Digital; e das Áreas e Instalações.
Compreende um conjunto de medidas destinado a proteger a integridade física dos recursos humanos, evitando que sejam utilizados como meio para a consecução de fins favoráveis a ações adversas e a preservar os princípios éticos e morais individuais e os valores institucionais. Segurança do Pessoal Segurança da Documentação e do Material Segurança da Informática Segurança das Comunicações Segurança das Áreas e Instalações.
É a proteção de dados e conhecimentos sigilosos ou sensíveis, cujo acesso irrestrito ou divulgação não autorizada, em razão da sua importância para o desenvolvimento nacional, possa acarretar prejuízos à sociedade e ao Estado. Segurança do Pessoal Segurança da Documentação e do Material Segurança da Informática Segurança das Comunicações Segurança das Áreas e Instalações.
Conjunto de medidas voltado para a salvaguarda de recursos materiais que, mesmo não contendo dado ou conhecimento sensíveis, interesse à sociedade e ao Estado preservar. Segurança do Pessoal Segurança da Documentação e do Material Segurança da Informática Segurança das Comunicações Segurança das Áreas e Instalações.
Cada órgão tem seu sistema próprio de proteção, geralmente conhecido como: Segurança de Tecnologia de Informação (TI) Firmware Sistema de Inteligência da Marinha (SIMAR) Segurança das Comunicações Sistema de Proteção de Dados.
Um computador (ou sistema computacional) é dito seguro se este atende a três requisitos básicos relacionados aos recursos que o compões: Confidencialidade, integridade e disponibilidade Acesso, integridade e autenticidade Disponibilidade, acesso e classificação Compartimentação, integridade e acesso Integridade, acesso e disponibilidade.
De acordo com os três requisitos básicos de um computador seguro "a informação só está disponível para aqueles devidamente autorizados", refere-se à: Disponibilidade Integridade Confidencialidade Acesso Sigilo.
De acordo com os três requisitos básicos de um computador seguro "a informação não é destruída ou corrompida e o sistema tem um desempenho correto", refere-se à: Disponibilidade Integridade Confidencialidade Comprometimento Classificação.
De acordo com os três requisitos básicos de um computador seguro "os serviços/recursos do sistema estão disponíveis sempre que forem necessários", refere-se à: Disponibilidade Integridade Confidencialidade Acesso Vazamento.
"Alguém obtém acesso não autorizado ao seu computador e lê todas as informações contidas na sua Declaração de Imposto de Renda". Este exemplo refere-se à qual requisito de segurança de um computador: Confidencialidade Integridade Disponibilidade Acesso Vazamento.
"Alguém obtém acesso não autorizado ao seu computador e altera informações da sua Declaração de Imposto de Renda, momentos antes de enviá-la à Receita". Este exemplo refere-se à qual requisito de segurança de um computador: Confidencialidade Integridade Disponibilidade Acesso Vazamento.
"O seu provedor sofre uma grande sobrecarga de dados ou um ataque de negação de serviço e, por este motivo, fica impossibilitado de enviar a Declaração de Imposto de Renda à Receita Federal". Este exemplo refere-se à qual requisito de segurança de um computador: Confidencialidade Integridade Disponibilidade Acesso Autenticidade.
Conjunto de medidas voltado para a salvaguarda de conhecimentos e dados sigilosos durante as ações de transmissão e recepção. Segurança do Pessoal Segurança da Documentação e do Material Segurança da Informática Segurança das Comunicações Segurança das Áreas e Instalações.
Conjunto de medidas voltado para a Informática, visando a estabelecer padrões que permitam garantir a segurança e a integridade do hardware, do software, dos sistemas de gerenciamento dos bancos de dados e dos próprios bancos de dados. Segurança do Pessoal Segurança da Documentação e do Material Segurança da Informática Segurança das Comunicações Segurança das Áreas e Instalações.
Compreende um conjunto de medidas com o objetivo de salvaguardar áreas, edificações, instalações e serviços essenciais que interesse à sociedade e ao Estado preservar. Segurança do Pessoal Segurança da Documentação e do Material Segurança da Informática Segurança das Comunicações Segurança das Áreas e Instalações.
É um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo Protocolo de Internet que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados. Internet Extranet Intranet Redes Sociais World Wide Web.
São sistemas corporativos de informações, privadas, que cumprem o papel de conectar entre si filiais, departamentos, fornecedores, clientes, etc, mesclando as suas redes particulares de informação com a estrutura de comunicações da Internet. Internet Extranet Intranet Redes Sociais World Wide Web.
O uso da Internet para ter acesso à Intranet é conhecido como Extranet (acesso a Intranet "de fora" da Empresa ou Organização)? Verdadeiro Falso.
A Internet é de domínio público? Verdadeiro Falso.
A Intranet é restrita à Empresa? Verdadeiro Falso.
É o segmento da CI que preconiza a adoção de um conjunto de medidas , de caráter eminentemente proativo, destinado a detectar, identificar, avaliar e neutralizar ações adversas. Segurança Orgânica Segurança Ativa Segurança Preventiva Segurança Permanente Segurança Geral.
Procura acompanhar as possíveis origens das ações adversas, para detectá-las antes de seu início e neutralizá-las. Segurança Orgânica Segurança Ativa Segurança Preventiva Segurança Permanente Segurança Geral.
Procura criar obstáculos para impedir as ações adversas provenientes de organizações e indivíduos. Segurança Orgânica Segurança Ativa Segurança Proativa Segurança Permanente Segurança Geral.
São aquelas que cada indivíduo deve ter por iniciativa própria e que colaboram com a segurança do órgão. São de caráter preventivo que dão segurança ao indivíduo, à família e ao órgão onde ele atua e que devem ser observadas por todos. Medidas Preventivas Mentalidade de Segurança Disciplina Consciente Medidas Proativas Mentalidade de inteligência.
As 3 Medidas Preventivas mais difundidas são: Autodisciplina Proteção de Identidade Segregação Integridade Confidencialidade.
De acordo com as Medidas Preventivas, é o sigilo com que o indivíduo deve manter de suas funções e seu local de trabalho, não revelando ou deixando transparecer o tipo de atividade que desenvolve. Proteção da identidade Autodisciplina Segregação Comprometimento Integridade.
De acordo com as Medidas Preventivas, é a ação necessária para limitar o trato de matéria sigilosa somente a quem tenha necessidade de conhecer. Proteção da identidade Autodisciplina Segregação Necessidade de Conhecer Integridade.
De acordo com as Medidas Preventivas, deve evitar falar de sua atividade profissional com quem quer que seja, inclusive com familiares. Proteção da identidade Autodisciplina Segregação Necessidade de Conhecer Integridade.
De acordo com as Medidas Preventivas, jamais mencionar assuntos sigilosos por telefone. Proteção da identidade Autodisciplina Segregação Sigilo Integridade.
De acordo com as Medidas Preventivas, não revelar, nem deixar que familiares revelem hábitos, ausências, deslocamentos, saídas e outras particularidades a pessoas estranhas. Proteção da identidade Autodisciplina Segregação Sigilo Integridade.
É a representação de um conjunto de crenças, atitudes, funções, métodos sociais e técnicos que, quando agregados ao sistema de conceitos e valores dos membros de uma organização, capacita-os a aumentar sua consciência situacional e a aprimorar a gerência das suas percepções. Medidas Preventivas Mentalidade de Segurança Disciplina Consciente Medidas Proativas Mentalidade de inteligência.
Todo elemento, incluindo pessoas, que componha os processos, que manipule ou processe informações, a contar dela própria e o meio que a suporte, bem como o material, as áreas e as instalações de uma organização, além dela própria, que, por constituírem um determinado valor, necessitem de proteção adequada. Ativo Ameaça Danos Vulnerabilidade Consciência situacional.
É o conjunto de atores, motivação e capacidade de realizar ação hostil real ou potencial, com possibilidade de comprometer as informações, afetar o material, o pessoal e os valores deste, bem como as áreas e instalações, por intermédio da exploração de deficiências, podendo causar danos. Ativo Ameaça Danos Vulnerabilidade Consciência situacional.
É a abrangência dos impactos negativos decorrentes de uma ação hostil, na exploração de vulnerabilidades existentes. Ativo Ameaça Danos Vulnerabilidade Consciência situacional.
É a fragilidade presente ou associada a pessoas, áreas e instalações e/ou material, bem como os suportes que manipulam, armazenam e/ou processam informações, que devido à possibilidade de ser explorada por ameaças, pode permitir a ocorrência de um incidente de segurança, com impactos negativos. Ativo Ameaça Danos Vulnerabilidade Consciência situacional.
É a capacidade de manter o estado de alerta que permite perceber uma variedade de estímulos externos ao indivíduo, fundamentais para a tomada de decisão e para a manutenção de níveis satisfatórios de segurança. Ativo Ameaça Danos Vulnerabilidade Consciência situacional.
É um processo que, a partir da fixação dos propósitos a alcançar, determina o que deverá ser feito, quando e onde fazer, quem deverá fazê-lo e de que maneira. Planejamento Organização Classificação Segregação Compartimentação.
As três características especiais do planejamento como aspecto particular do processo de tomada de decisão são: a tomada de decisão antecipada, a interconexão das decisões e a criação de um estado futuro desejável? Verdadeiro Falso.
O Planejamento Corrente é definido na MB como Plano de Segurança Orgânica - PSO, enquanto o Planejamento Contingencial é definido como Planos de Contingência? Verdadeiro Falso.
O planejamento é dirigido para a decisão acerca do que fazer e como fazer, antes de colocada em prática a ação requerida. Nesse caso, o planejamento envolve um processo formal que precede a ação. Tomada de decisão antecipada Interconexão das decisões Criação de um estado futuro desejável Planejamento Contigencial Planejamento Corrente.
No planejamento busca-se a conjunção das decisões já tomadas nos diversos níveis e áreas da organização, bem como envolver uma ou mais decisões antecedentes ou subsequentes, produzindo um ambiente continuado, integrado e unificado. Tomada de decisão antecipada Interconexão das decisões Criação de um estado futuro desejável Planejamento Contigencial Planejamento Corrente.
O planejamento procura alcançar uma situação futura favorável para a organização. Este futuro desejável pode se referir a propósitos organizacionais globais, departamentais ou setoriais. Tomada de decisão antecipada Interconexão das decisões Criação de um estado futuro desejável Planejamento Contigencial Planejamento Corrente.
As Agências de Inteligência são compostas por: Estados-Maiores dos Comandos de Distritos Navais Estados-Maiores dos Comandos de Força Adidâncias Navais no Exterior DCTIM CIM Almirantado Estado Conjunto das Forças Armadas ComOpNav Estruturas de Inteligência das demais OM e Órgãos vinculados da MB.
As Células de Inteligência são compostas por: Estados-Maiores dos Comandos de Distritos Navais Estados-Maiores dos Comandos de Força Adidâncias Navais no Exterior DCTIM CIM Almirantado Estado Conjunto das Forças Armadas ComOpNav Estruturas de Inteligência das demais OM e Órgãos vinculados da MB.
Os Órgãos de Cúpula são compostos por: Estados-Maiores dos Comandos de Distritos Navais EMA Adidâncias Navais no Exterior DCTIM CIM Almirantado Estado Conjunto das Forças Armadas ComOpNav Estruturas de Inteligência das demais OM e Órgãos vinculados da MB.
Exerce a Subchefia de Estratégia: EMA EMCFA ComOpNav CIM Almirantado.
Exerce a Subchefia de Inteligência Operacional: EMA EMCFA ComOpNav CIM Almirantado.
Compõem a CONSECON: Comandantes e Diretores dos Distritos Oficiais-Generais que chefiam os OC Oficiais de Inteligência e seus Auxiliares Oficiais de inteligência que chefiam as AgI Conselhos Militares.
De caráter permanente, integrado pelos Oficiais-Generais que chefiam ou dirigem os OC, com o propósito de coordenar as atividades no âmbito do SIMAR: CONSECON SISBIN CInt DCTIM AgI.
No caso de eventual necessidade de se utilizar modem 3G como solução de acesso, na rede local da OM, o projeto devera ser apreciado e analisado pelo(a): DCTIM DNI SISBIN SIMAR CIM.
É vedada a instalação de qualquer programa, equipamento ou dispositivo voltado a segurança de rede local, ou de estação de trabalho, sem análise e autorização previas do(a): DCTIM DNI SISBIN SIMAR CIM.
É entendida como a missão precípua da Inteligência, que deve fixar seu esforço no universo antagônico, na preservação dos objetivos nacionais em face de ameaças de qualquer ordem. Salvaguarda da sociedade e do Estado Coordenar as atividades no âmbito do SIMAR Coordenar a produção de conhecimento do Campo Interno Orientar e coordenar as AI das Células de Inteligência Proteger a integridade física dos recursos humanos.
A Inteligência contempla duas vertentes, voltadas para a(o): Campo Interno Campo Externo Campo Operacional Campo Ativo Campo Orgânico.
São fatores de diferenciação dos conhecimentos resultantes dos diferentes estados em que a mente humana pode situar-se em relação à verdade; Certeza Opinião Dúvida Ignorância Idéia Juízo Raciocínio.
São fatores de diferenciação dos conhecimentos resultantes dos diferentes graus de complexidade do trabalho intelectual necessário a produção do conhecimento: Certeza Opinião Dúvida Ignorância Idéia Juízo Raciocínio.
Preconiza uma diferenciação dos conhecimentos produzidos no âmbito da AI: DNI PNI CI CIM SISBIN.
Regras Básicas para o Uso de Senhas. Toda e qualquer senha sempre é individual e intransferível, devendo seu responsável: Nunca compartilha-la Não utilizar sequência fácil ou óbvia de caracteres Utilizar palavras existentes em dicionários Utilizar aleatoriamente letras minúsculas, maiúsculas, números e caracteres especiais Escrevê-la em lugares visíveis, de fácil acesso ou em claro Cumprir a política de tempo de validade de senhas que estiver em vigor, não trocando-a regularmente.
De acordo com as regras básicas para o uso de senhas, seu responsável deve proceder as devidas precauções para mantê-la em sigilo, conforme previsto também na(o): Termo de Responsabilidade Individual Doutrina Nacional de Inteligência Política Nacional de Inteligência Ordem de Serviço Manual de Utilização de Senhas.
Os princípios e conceitos da atividade de Contrainteligência e Segurança Orgânica, na Marinha do Brasil, estão estabelecidos no: EMA-352 (1a Revisão) EMA-411 EMA-210 (2a Revisão) EMA-345 EMA-443.
Denunciar test Consentimiento Condiciones de uso