Cuestiones
ayuda
option
Mi Daypo

TEST BORRADO, QUIZÁS LE INTERESEGeografia - 7º ano - 2º bim - 2019

COMENTARIOS ESTADÍSTICAS RÉCORDS
REALIZAR TEST
Título del test:
Geografia - 7º ano - 2º bim - 2019

Descripción:
Training

Autor:
Fabrício
(Otros tests del mismo autor)

Fecha de Creación:
25/06/2019

Categoría:
Geografía

Número preguntas: 39
Comparte el test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Comparte el test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Últimos Comentarios
No hay ningún comentario sobre este test.
Temario:
Formação territorial do Brasil Para compreender a atual configuração de nosso território e as relações políticas do Brasil com países vizinhos e de outras partes do mundo, é importante pensar como os limites territoriais nacionais foram organizados. Tais limites foram construídos ao longo da história do Brasil e são caracterizados por seu ____________. A seguir, será visto como esse processo aconteceu. A configuração atual do território brasileiro é muito diferente daquela originalmente demarcada pelo Tratado de Tordesilhas, em 1494. .
Formação territorial do Brasil A origem da formação de nosso território está associada à combinação de uma série de fatores de ordem econômica, política e social. Por exemplo, no fim do século XVI, não foi possível manter a divisão proposta por __________ e __________ por meio do Tratado de Tordesilhas. A ocorrência da União Ibérica, entre 1580 e 1640, possibilitou a expansão de possessões lusas e hispânicas sob controle de um mesmo governo. Ou seja, nessa situação não havia obrigatoriedade de se respeitarem as fronteiras. Portugal Espanha França Holanda.
Formação territorial do Brasil A origem da formação de nosso território está associada à combinação de uma série de fatores de ordem econômica, política e social. Por exemplo, no fim do século XVI, não foi possível manter a divisão proposta por Portugal e Espanha por meio do Tratado de _____________. A ocorrência da União Ibérica, entre 1580 e 1640, possibilitou a expansão de possessões lusas e hispânicas sob controle de um mesmo governo. Ou seja, nessa situação não havia obrigatoriedade de se respeitarem as fronteiras.
Formação territorial do Brasil A origem da formação de nosso território está associada à combinação de uma série de fatores de ordem econômica, política e social. Por exemplo, no fim do século XVI, não foi possível manter a divisão proposta por Portugal e Espanha por meio do Tratado de Tordesilhas. A ocorrência da ___________________, entre 1580 e 1640, possibilitou a expansão de possessões lusas e hispânicas sob controle de um mesmo governo. Ou seja, nessa situação não havia obrigatoriedade de se respeitarem as fronteiras.
Formação territorial do Brasil A origem da formação de nosso território está associada à combinação de uma série de fatores de ordem econômica, política e social. Por exemplo, no fim do século XVI, não foi possível manter a divisão proposta por Portugal e Espanha por meio do Tratado de Tordesilhas. A ocorrência da União Ibérica, entre 1580 e 1640, possibilitou a expansão de possessões lusas e hispânicas sob controle de um mesmo governo. Ou seja, nessa situação _________ obrigatoriedade de se respeitarem as fronteiras. não havia havia.
Formação territorial do Brasil Durante muito tempo, era comum os ____________ avançarem para além do que foi estabelecido pelo Tratado de Tordesilhas. Foi o caso dos bandeirantes, que saíam da região paulista em busca de indígenas, das chamadas "drogas do sertão" e de pedras preciosas, a fim de atenderem a interesses econômicos. Alguns padres jesuítas, por sua vez, trilhavam o território formando reduções e divulgando o cristianismo entre as populações indígenas.
Formação territorial do Brasil Durante muito tempo, era comum os portugueses avançarem para além do que foi estabelecido pelo Tratado de Tordesilhas. Foi o caso dos _____________, que saíam da região paulista em busca de indígenas, das chamadas "drogas do sertão" e de pedras preciosas, a fim de atenderem a interesses econômicos. Alguns padres jesuítas, por sua vez, trilhavam o território formando reduções e divulgando o cristianismo entre as populações indígenas.
Formação territorial do Brasil Durante muito tempo, era comum os portugueses avançarem para além do que foi estabelecido pelo Tratado de Tordesilhas. Foi o caso dos bandeirantes, que saíam da região paulista em busca de ___________, ________________________ e de ________________, a fim de atenderem a interesses econômicos. Alguns padres jesuítas, por sua vez, trilhavam o território formando reduções e divulgando o cristianismo entre as populações indígenas. indígenas das chamadas "drogas do sertão" pedras preciosas terras a serem descobertas tesouros perdidos.
Formação territorial do Brasil Durante muito tempo, era comum os portugueses avançarem para além do que foi estabelecido pelo Tratado de Tordesilhas. Foi o caso dos bandeirantes, que saíam da região paulista em busca de indígenas, das chamadas "drogas do sertão" e de pedras preciosas, a fim de atenderem a interesses econômicos. Alguns padres __________, por sua vez, trilhavam o território formando reduções e divulgando o cristianismo entre as populações indígenas.
Formação territorial do Brasil Durante muito tempo, era comum os portugueses avançarem para além do que foi estabelecido pelo Tratado de Tordesilhas. Foi o caso dos bandeirantes, que saíam da região paulista em busca de indígenas, das chamadas "drogas do sertão" e de pedras preciosas, a fim de atenderem a interesses econômicos. Alguns padres jesuítas, por sua vez, trilhavam o território formando reduções e divulgando o ____________ entre as populações indígenas.
Formação territorial do Brasil Durante muito tempo, era comum os portugueses avançarem para além do que foi estabelecido pelo Tratado de Tordesilhas. Foi o caso dos bandeirantes, que saíam da região paulista em busca de indígenas, das chamadas "drogas do sertão" e de pedras preciosas, a fim de atenderem a interesses econômicos. Alguns padres jesuítas, por sua vez, trilhavam o território formando reduções e divulgando o cristianismo entre as populações indígenas. Para que houvesse o reconhecimento desses movimentos para além das fronteiras, portugueses e espanhóis, após vários acordos, reuniram-se e firmaram o _______________________, em 1750.
Formação territorial do Brasil O Tratado de Madrid foi firmado para _________ oficialmente as bases propostas pelo Tratado de Tordesilhas. Segundo esse documento, o reconhecimento das fronteiras passaria a adotar o princípio de "uti possidetis", ou seja, tinha direito à posse quem ocupasse a região primeiro. anular confirmar.
Formação territorial do Brasil O Tratado de Madrid foi firmado para anular oficialmente as bases propostas pelo Tratado de Tordesilhas. Segundo esse documento, o reconhecimento das fronteiras passaria a adotar o princípio de "_________________", ou seja, tinha direito à posse quem ocupasse a região primeiro.
Formação territorial do Brasil O Tratado de Madrid foi firmado para anular oficialmente as bases propostas pelo Tratado de Tordesilhas. Segundo esse documento, o reconhecimento das fronteiras passaria a adotar o princípio de "uti possidetis", ou seja: tinha direito à posse quem ocupasse a região primeiro. tinha direito à posse quem derrotasse o outro em combate.
Formação territorial do Brasil O Tratado de Madrid foi firmado para anular oficialmente as bases propostas pelo Tratado de Tordesilhas. Segundo esse documento, o reconhecimento das fronteiras passaria a adotar o princípio de "uti possidetis", ou seja, tinha direito à posse quem ocupasse a região primeiro. Com base nesse princípio, Portugal também teve controle sob as regiões que hoje correspondem aos estados de ___________, __________, _____________ e _________________ e à _______________. A Espanha ficou com a Colônia de Sacramento (onde hoje é o Uruguai). Santa Catarina Paraná Rio Grande do Sul Mato Grosso do Sul região amazônica Colônia de Sacramento (onde hoje é o Uruguai).
Formação territorial do Brasil O Tratado de Madrid foi firmado para anular oficialmente as bases propostas pelo Tratado de Tordesilhas. Segundo esse documento, o reconhecimento das fronteiras passaria a adotar o princípio de "uti possidetis", ou seja, tinha direito à posse quem ocupasse a região primeiro. Com base nesse princípio, Portugal também teve controle sob as regiões que hoje correspondem aos estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul e à região amazônica. A Espanha ficou com a _______________________________. Santa Catarina Paraná Rio Grande do Sul Mato Grosso do Sul região amazônica Colônia de Sacramento (onde hoje é o Uruguai).
Formação territorial do Brasil Os jesuítas e indígenas que habitavam a região de Sete Povos das Missões (conjunto de aldeamentos fundados por jesuítas espanhóis, onde está localizado o Rio Grande do Sul) se voltaram contra os portugueses. Isso gerou diversos conflitos no sul do país. Em 1761, o Tratado de Madrid foi anulado pelo __________________.
Formação territorial do Brasil As questões políticas em relação às fronteiras e aos conflitos só foram resolvidas com o Tratado de Santo Ildefonso, em 1777, que estabelecia para os espanhóis as colônias de Sacramento e Sete Povos. Por outro lado, os portugueses receberiam a ilha de Santa Catarina (Florianópolis), que havia sido ocupada pelos espanhóis em 1776.
Formação territorial do Brasil Em 1801, com a assinatura do __________________, terminaram as tensões e os conflitos envolvendo Portugal e Espanha com relação às fronteiras que definiriam o sul do Brasil.
Formação territorial do Brasil Em 1801, com a assinatura do Tratado de Badajoz, terminaram as tensões e os conflitos envolvendo Portugal e Espanha com relação às fronteiras que definiriam o sul do Brasil. Esse tratado estabelecia que a Espanha abriria mão do controle sobre os Sete Povos das Missões. Os portugueses deveriam desocupar definitivamente a região de Sacramento, sendo o rio __________ o limite entre terras portuguesas e espanholas. Tal compromisso fez com que as bases originais do Tratado de Madrid fossem retomadas.
Formação territorial do Brasil Ao longo do século XIX, após a independência do Brasil, várias áreas menores ao longo das fronteiras terrestres foram anexadas ao território brasileiro. Vale ressaltar que o _____________________ (1903) propiciou a anexação do Acre ao Brasil.
Formação territorial do Brasil Ao longo do século XIX, após a independência do Brasil, várias áreas menores ao longo das fronteiras terrestres foram anexadas ao território brasileiro. Vale ressaltar que o Tratado de Petrópolis (1903) propiciou a anexação do ________ ao Brasil.
Formação territorial do Brasil Ao longo do século XIX, após a independência do Brasil, várias áreas menores ao longo das fronteiras terrestres foram anexadas ao território brasileiro. Vale ressaltar que o Tratado de Petrópolis (1903) propiciou a anexação do Acre ao Brasil. Desde 1750, o território desse estado pertencia à _________. À época, o governo brasileiro já apresentava grande interesse na região, em virtude do ciclo da borracha. Ficou decidido que o Acre passaria a pertencer ao Brasil, que pagou uma indenização de 2 milhões de libras esterlinas à Bolívia. O governo brasileiro também entregou algumas áreas da fronteira do Mato Grosso e construiu uma estrada de ferro que tinha saída da Bolívia para o oceano Atlântico, a estrada de ferro Madeira-Mamoré, com cerca de 400 km de extensão.
Formação territorial do Brasil Ao longo do século XIX, após a independência do Brasil, várias áreas menores ao longo das fronteiras terrestres foram anexadas ao território brasileiro. Vale ressaltar que o Tratado de Petrópolis (1903) propiciou a anexação do Acre ao Brasil. Desde 1750, o território desse estado pertencia à Bolívia. À época, o governo brasileiro já apresentava grande interesse na região, em virtude do ciclo da __________. Ficou decidido que o Acre passaria a pertencer ao Brasil, que pagou uma indenização de 2 milhões de libras esterlinas à Bolívia. O governo brasileiro também entregou algumas áreas da fronteira do Mato Grosso e construiu uma estrada de ferro que tinha saída da Bolívia para o oceano Atlântico, a estrada de ferro Madeira-Mamoré, com cerca de 400 km de extensão.
Formação territorial do Brasil Ao longo do século XIX, após a independência do Brasil, várias áreas menores ao longo das fronteiras terrestres foram anexadas ao território brasileiro. Vale ressaltar que o Tratado de Petrópolis (1903) propiciou a anexação do Acre ao Brasil. Desde 1750, o território desse estado pertencia à Bolívia. À época, o governo brasileiro já apresentava grande interesse na região, em virtude do ciclo da borracha. Ficou decidido que o Acre passaria a pertencer ao Brasil, que pagou uma indenização de ______________________ à Bolívia. O governo brasileiro também entregou algumas áreas da fronteira do Mato Grosso e construiu uma estrada de ferro que tinha saída da Bolívia para o oceano Atlântico, a estrada de ferro Madeira-Mamoré, com cerca de 400 km de extensão. 2 milhões de libras esterlinas 2 milhões de libras 2 milhões de lebres esterlinas 2 milhões de libras espanholas.
Formação territorial do Brasil Ao longo do século XIX, após a independência do Brasil, várias áreas menores ao longo das fronteiras terrestres foram anexadas ao território brasileiro. Vale ressaltar que o Tratado de Petrópolis (1903) propiciou a anexação do Acre ao Brasil. Desde 1750, o território desse estado pertencia à Bolívia. À época, o governo brasileiro já apresentava grande interesse na região, em virtude do ciclo da borracha. Ficou decidido que o Acre passaria a pertencer ao Brasil, que pagou uma indenização de 2 milhões de libras esterlinas à Bolívia. O governo brasileiro também entregou algumas áreas da fronteira do Mato Grosso e construiu uma estrada de ferro que tinha saída da Bolívia para o oceano Atlântico, a estrada de ferro ________________, com cerca de 400 km de extensão.
Fusos horários do Brasil Em virtude da grande extensão territorial e longitudinal, o Brasil apresenta ________ fusos horários, todos a oeste de Greenwich. Muitos estados da Federação, para evitar problemas comerciais e administrativos, adotaram os limites práticos, que acompanham suas fronteiras.
Fusos horários do Brasil Em virtude da grande extensão territorial e longitudinal, o Brasil apresenta quatro fusos horários, todos a ________ de Greenwich. Muitos estados da Federação, para evitar problemas comerciais e administrativos, adotaram os limites práticos, que acompanham suas fronteiras.
Relacione os fusos horários: Primeiro fuso (-2GMT) Segundo fuso (-3GMT) Terceiro fuso (-4GMT) Quarto fuso (-5GMT).
Fusos horários do Brasil Horário de verão no Brasil O horário de verão é caracterizado pelo ______________ do relógio em 1 hora. Foi proposto pelo estadunidense Benjamin Franklin, em 1784, que buscava economizar o uso de velas, adiantando a hora nos relógios.
Fusos horários do Brasil Horário de verão no Brasil O horário de verão é caracterizado pelo adiantamento do relógio em ___ hora. Foi proposto pelo estadunidense Benjamin Franklin, em 1784, que buscava economizar o uso de velas, adiantando a hora nos relógios.
Fusos horários do Brasil Horário de verão no Brasil O horário de verão é caracterizado pelo adiantamento do relógio em 1 hora. Foi proposto pelo estadunidense __________________, em 1784, que buscava economizar o uso de velas, adiantando a hora nos relógios.
Fusos horários do Brasil Horário de verão no Brasil O horário de verão é caracterizado pelo adiantamento do relógio em 1 hora. Foi proposto pelo estadunidense Benjamin Franklin, em 1784, que buscava economizar o uso de _________, adiantando a hora nos relógios.
Fusos horários do Brasil Horário de verão no Brasil A medida foi adotada pela primeira vez somente durante a __________ Guerra Mundial (1914-1918). Depois, o horário de verão foi instituído na Europa e em vários outros pontos do mundo. Nos dias atuais, a ideia do horário de verão é aproveitar ao máximo a luz do dia e economizar no uso de eletricidade, principalmente entre 18h e 21h.
Fusos horários do Brasil Horário de verão no Brasil A medida foi adotada pela primeira vez somente durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Depois, o horário de verão foi instituído na Europa e em vários outros pontos do mundo. Nos dias atuais, a ideia do horário de verão é aproveitar ao máximo a luz do dia e economizar no uso de ______________, principalmente entre 18h e 21h.
Fusos horários do Brasil Horário de verão no Brasil No Brasil, o horário de verão é instituído por decreto federal, assinado pelo presidente da República, e dura de _________________. Foi adotado pela primeira vez em 1931/1932, durante o governo de Getúlio Vargas. Nos anos seguintes, ele continuou sendo praticado, mas não em períodos consecutivos. Somente a partir de 1985, o horário de verão passou a vigorar todos os anos. outubro a fevereiro novembro a janeiro setembro a fevereiro.
Fusos horários do Brasil Horário de verão no Brasil No Brasil, o horário de verão é instituído por decreto federal, assinado pelo presidente da República, e dura de outubro a fevereiro. Foi adotado pela primeira vez em 1931/1932, durante o governo de _________________. Nos anos seguintes, ele continuou sendo praticado, mas não em períodos consecutivos. Somente a partir de 1985, o horário de verão passou a vigorar todos os anos.
Fusos horários do Brasil Horário de verão no Brasil O horário de verão coincide com o fenômeno do __________ de verão, período do ano em que um dos hemisférios da Terra está recebendo luz solar por mais tempo. No caso do Brasil, esse fenômeno atinge seu ápice no dia 21/12. Os estados que adotam,o horário são: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Espírito Santo.
Fusos horários do Brasil Horário de verão no Brasil O horário de verão coincide com o fenômeno do solstício de verão, período do ano em que um dos hemisférios da Terra está recebendo luz solar por mais tempo. No caso do Brasil, esse fenômeno atinge seu ápice no dia _________. Os estados que adotam,o horário são: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Espírito Santo.
Denunciar test Consentimiento Condiciones de uso