Cuestiones
ayuda
option
Mi Daypo

TEST BORRADO, QUIZÁS LE INTERESEVanguardas Europeias

COMENTARIOS ESTADÍSTICAS RÉCORDS
REALIZAR TEST
Título del test:
Vanguardas Europeias

Descripción:
Vanguardas europeias

Autor:
AVATAR

Fecha de Creación:
28/05/2018

Categoría:
Letras

Número preguntas: 20
Comparte el test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Comparte el test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Últimos Comentarios
No hay ningún comentario sobre este test.
Temario:
Sobre as vanguardas europeias, é correto afirmar, exceto: Entre suas principais manifestações estão o Cubismo, o Futurismo, o Expressionismo, o Dadaísmo e o Surrealismo, todos surgidos na Europa no início do século XX. As tendências literárias que compuseram as vanguardas europeias estavam unidas por um único projetor artístico, cuja proposta era a de retomar os ideais clássicos nas artes e na literatura. As vanguardas europeias influenciaram as artes no mundo ocidental de maneira contundente. No Brasil, as inovações nas artes e na literatura ficaram conhecidas como Modernismo. A palavra “vanguarda” tem origem no francês avant-garde, que significa “o que marcha na frente”, ou seja, as correntes de vanguarda antecipavam o futuro com suas práticas artísticas inovadoras e nada convencionais. Não havia um projeto artístico em comum que agregasse os artistas de vanguarda em torno de uma única proposta, contudo, estavam unidos por uma mesma causa: a de inovar as artes e romper com os padrões clássicos vigentes.
Sobre o Futurismo, estão corretas as seguintes alternativas: I. No Brasil, todas as tendências de vanguarda foram chamadas de Modernismo, que equivale ao Futurismo, para os italianos, e ao Expressionismo, para os alemães. II. Na literatura brasileira, seus principais representantes foram Manuel Bandeira e Augusto Frederico Schmidt, que se apropriaram de ideais futuristas para a realização de uma escrita automática e telegráfica. III. O Futurismo difundiu-se por meio de manifestos e conferências, encontrando na literatura seu meio ideal de realização artística. IV. Entre suas principais características estão a decomposição das figuras em formas geométricas, a não retratação da realidade de forma real (realidade fragmentada), a não utilização da perspectiva e tridimensionalidade e o uso do humor. Todas estão corretas. Apenas I está correta. I e III estão corretas. II e IV estão corretas. II e IV estão corretas.
Em 1924, os surrealistas lançaram um manifesto no qual anunciaram a força do inconsciente na criação de novas percepções. Valorizavam a ausência de lógica das experiências psíquicas e oníricas, propondo novas experiências estéticas. Sobre o Surrealismo, é correto afirmar: Acredita que a liberação do psiquismo humano se dá por meio da sacralização da natureza. Baseia-se na razão, negando as oscilações do temperamento humano. Destaca que o fundamental, na arte, é o objeto visível em detrimento do emocionalismo subjetivo do artista. Concede mais valor ao livre jogo da imaginação individual do que à codificação dos ideais da sociedade ou da história. Busca limitar o psiquismo humano e suas manifestações, transfigurando-os em geometria a favor de uma nova ordem.
Leia o texto abaixo, referente a uma “receita” para se fazer um poema: “Pegue um jornal. Pegue a tesoura. Escolha no jornal um artigo do tamanho que você deseja dar a seu poema. Recorte o artigo. Recorte em seguida com atenção algumas palavras que formam esse artigo e meta-as num saco. Agite suavemente (...)” TZARA, Tristan. In: TELES, Gilberto Essa “teoria poética”, que tende para o mais completo anarquismo, é uma plataforma do: Futurismo Expressionismo Dadaísmo Surrealismo Cubismo.
Vanguarda europeia de Anita Mafaltti: ____________________.
Vanguarda europeia a qual foi seguida por Marcel Duchamp: __________________.
Vanguarda europeia que influenciou Tarsila do Amaral: _______________________.
Vanguarda europeia de Pablo Picasso: _______________________.
ESPM 2017/1 Centrando-se, assim, no moderno, [...] faziam apologia da velocidade, da máquina, do automóvel (“um automóvel é mais belo que a Vitória de Samotrácia”, dizia Marinetti no seu primeiro manifesto), da agressividade, do esporte, da guerra, do patriotismo, do militarismo, das fábricas, das estações ferroviárias, das multidões, das locomotivas, dos aviões, enfim, de tudo quanto exprimisse o moderno nas suas formas avançadas e imprevistas. (Massaud Moisés, Dicionário de Termos Literários, Cultrix, p.234) O texto acima define um dos primeiros “ismos” das vanguardas artísticas europeias que sacudiram o século XX. Trata-se do: Cubismo Futurismo Surrealismo Dadaísmo Impressionismo.
Primeiro movimento merecedor da classificação de vanguarda, caracteriza-se pelo interesse ideológico na arte. Sua produção preconiza a subversão radical da cultura e dos costumes, negando o passado em sua totalidade e pregando a adesão à pesquisa metódica e à experimentação estilística e técnica. Dadaísmo Futurismo Surrealismo Expressionismo Cubismo.
Resultado das experiências de Pablo Picasso (1881 – 1973) e de Georges Braque (1882 – 1963), esteve, inicialmente, ligado à pintura e teve por princípio a valorização das formas geométricas. Na literatura, caracteriza-se pela fragmentação da linguagem e geometrização das palavras, dispostas no papel de maneira aleatória a fim de conceber imagens. Futurismo Cubismo Dadaísmo Expressionismo Surrealismo.
Surgiu em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918), constituiu um grito de revolta contra o capitalismo burguês e o mundo em guerra. Por isso, os representantes desta vanguarda são contra as teorias e ordenações lógicas. Futurismo Cubismo Expressionismo Dadaísmo Surrealismo.
Assim como o Expressionismo, preocupou-se com a sondagem do mundo interior, a liberação do inconsciente e a valorização do sonho. Esse fascínio pelo que transcende a realidade aproximou os representantes desta vanguarda das ideias do psicanalista austríaco Sigmund Freud (1856 – 1939). Dadaísmo Surrealismo Expressionismo Futurismo Cubismo.
Os movimentos de vanguarda emergiram na Europa nas duas primeiras décadas do século 20 e provocaram ruptura com a tradição cultural do século 19. Foram extremamente radicais e influenciaram manifestações artísticas em todo o mundo. Esta colagem, da artista Hannah Höch (1889-1978), pertence ao _______________. Futurismo Dadaísmo Cubismo Surrealismo Expressionismo.
A existência dos homens criadores modernos é muito mais condensada e mais complicada do que a das pessoas dos séculos precedentes. A coisa representada, por imagem, fica menos fixa, o objeto em si mesmo se expõe menos do que antes. Uma paisagem rasgada por um automóvel, ou por um trem, perde em valor descritivo, mas ganha em valor sintético. O homem moderno registra cem vezes mais impressões do que o artista do século XVIII. LEGÉR, F. Funções da pintura. São Paulo: Nobel, 1989. A vanguarda europeia, evidenciada pela obra e pelo texto, expressa os ideais e a estética do: Cubismo, que questionava o uso da perspectiva por meio da fragmentação geométrica. Expressionismo alemão, que criticava a arte acadêmica, usando a deformação das figuras. Dadaísmo, que rejeitava a instituição artística, propondo a antiarte. Futurismo, que propunha uma nova estética, baseada nos valores da vida moderna. Neoplasticismo, que buscava o equilíbrio plástico, com utilização da direção horizontal e vertical.
O poeta expressa seus desejos interiores profundos, sem se importar com coerência ou adequação; busca a transposição do universo dos sonhos para o plano artístico. Cite o movimento de vanguarda a que o texto acima pode ser associado. Dadaísmo Surrealismo Expressionismo Futurismo Cubismo.
No Brasil, a influência da vanguarda ________________ aparece na obra de Oswald de Andrade que mostra estranhas associações que deslocam o olhar para diversos aspectos da realidade, ao mesmo tempo. O poema Hípica, por exemplo, retrata o ambiente de uma corrida de cavalos na hípica, mas há uma superposição de imagens, deslocando o olhar do leitor da pista para outros planos da realidade. HÍPICA Saltos records / cavalos da Penha / correm jóqueis de Higienópolis / os magnatas / as meninas / E a orquestra toca / Chá / na sala de cocktails. dadaísta cubista surrealista expressionista futurista.
(UFRJ) A Crítica literária considera que a poesia "Escapulário", de Oswald de Andrade, apresenta duas vertentes: uma ‘destrutiva’ e uma ‘construtiva’. Oswald rompe com o discurso religioso e, a partir da oração do “Pai Nosso” cria um novo lirismo. Caracteriza-se pela utilização de fórmulas já prontas, tendência do movimento conhecido como _________________. Futurismo Dadaísmo Surrealismo Expressionismo Cubismo.
Observe as afirmações abaixo e associe os nomes das vanguardas europeias do início do século passado com suas principais características. A arte representa o movimento incansável da vida urbana. Irracionalismo interpretativo “Arte do sonho” Quebra dos valores artísticos ligados ao belo e à ideologia norteadora Representação incoerente Culto ao mundo moderno e suas representações: a máquina, a indústria, etc. Associações alucinatórias e ligação com o mundo psíquico Destruição do passado.
O quadro "O Grito" é uma obra de arte ___________________ da autoria do pintor norueguês Edvard Munch e simboliza o sentimento de angústia do ser humano. Esta é uma das pinturas mais populares de todos os tempos e é uma obra que revela várias características de Munch: a força expressiva das linhas, redução das formas e o valor simbólico da cor. Edvard Munch pintou quatro versões desta obra, 3 estão em museus, e uma está na posse de um empresário estadunidense, que comprou o quadro por 119 milhões de dólares, um recorde na venda de obras de arte. expressionista cubista surrealista dadaísta futurista.
Denunciar test Consentimiento Condiciones de uso