option
Cuestiones
ayuda
daypo
buscar.php

CTB - bateria 16

COMENTARIOS ESTADÍSTICAS RÉCORDS
REALIZAR TEST
Título del Test:
CTB - bateria 16

Descripción:
EXERCÍCIOS DOS MESTRES DO TRÂNSITO

Fecha de Creación: 2013/09/25

Categoría: Otros

Número Preguntas: 40

Valoración:(43)
COMPARTE EL TEST
Nuevo ComentarioNuevo Comentario
Comentarios
NO HAY REGISTROS
Temario:

560. Nos trechos em curvas e em aclives sem visibilidade suficiente, bem como nas passagens de nível, pontes e viadutos, o condutor: a) poderá efetuar ultrapassagens;. b) deverá efetuar ultrapassagens;. c) não poderá efetuar ultrapassagens;. d) não deverá efetuar ultrapassagens.

561. Antes de iniciar qualquer manobra que implique um deslocamento lateral, o condutor deverá indicar seu propósito de forma clara e com a devida antecedência, por meio: a) da luz indicadora de direção de seu veículo;. b) da buzina;. c) de qualquer sinal sonoro;. d) nenhuma das alternativas.

562. A transposição de faixas, movimentos de conversão à direita à esquerda e retornos são: a) proibidos;. b) são permitidos;. c) são manobras irregulares;. d) são entendidos como deslocamento lateral.

563. Nas vias providas de acostamento, a conversão à esquerda e a operação de retorno deverão ser feitas: a) pelo acostamento;. b) nos locais apropriados;. c) pelo meio da pista;. d) pela faixa da esquerda.

564. Nas vias urbanas, a operação de retorno deverá ser feita: a) pelo acostamento;. b) pelo bordo da pista;. c) nos locais para isto determinados;. d) nenhuma das alternativas.

565. O condutor manterá acesos os faróis do veículo, utilizando luz baixa, durante: a) tarde e noite. b) Dia e noite;. c) Somente à noite;. d) Durante toda a tarde e noite.

566. Nas vias não iluminadas o condutor deve usar: a) luz baixa;. b) luzes de posição do veículo;. c) lanterna;. d) luz alta.

567. Quando sob chuva forte, neblina ou cerração, o condutor manterá acesas pelo menos: a) as luzes de posição do veículo. b) lanternas;. c) luz baixa;. d) deverá acender os faróis.

568. Durante a noite, em circulação, o condutor manterá acesa a luz: a) baixa;. b) alta;. c) de posição do veículo;. d) de placa.

569. Os veículos de transporte coletivo regular de passageiros, quando circularem em faixas próprias a eles destinadas deverão utilizar: a) lanterna;. b) farol de luz baixa;. c) luzes de posição do veículo;. d) farol de luz alta.

570. Os veículos de que trata a questão anterior deverão utilizar-se das luzes ali determinadas nos períodos: a) do dia;. b) da noite;. c) do dia e noite;. d) da tarde e noite.

571. O condutor de veículo só poderá fazer uso de buzina desde que: a) em toques longos;. b) em toques breves;. c) em toques intermitentes;. d) em toques altos.

572. Sempre que for necessária a imobilização temporária de um veículo no leito viário, em situação de emergência, deverá ser providenciada a imediata sinalização de emergência, na forma estabelecida pelo: a) CONTRAN;. b) DENATRAN;. c) Sistema Nacional de Trânsito;. d) CETRAN.

573. A operação de carga e descarga será regulamentada pelo: a) CONTRAN;. b) CETRAN;. c) DENATRAN;. d) Órgão ou entidade com circunscrição sobre a via.

574. A operação tratada na questão anterior será considerada: a) parada irregular;. b) parada regulamentada;. c) estacionamento;. d) nenhuma das alternativas.

575. Nas paradas, o veículo deve ser posicionado no sentido do fluxo: a) paralelo ao bordo da pista de rolamento;. b) perpendicular ao bordo da pista de rolamento;. c) em sentido transversal ao bordo da pista de rolamento;. d) tangenciando o bordo da pista de rolamento.

578. O estacionamento dos veículos sem abandono do condutor poderá ser feito somente nos locais previstos no Código de Trânsito Brasileiro ou naqueles regulamentados: a) pelo CONTRAN;. b) pelo CETRAN;. c) por sinalização específica;. d) por legislação específica.

579. O embarque e desembarque deverão ocorrer sempre: a) sobre a calçada;. b) do lado da calçada;. c) de modo perpendicular à calçada;. d) durante o dia.

581. Nas vias internas pertencentes a condomínios constituídos por unidades autônomas, a sinalização de regulamentação da via será implantada e mantida às expensas: a) do órgão ou entidade com circunscrição sobre a via;. b) do condomínio;. c) do CONTRAN;. d) do CETRAN.

582. Para efeito do disposto na questão anterior, é necessária prévia aprovação por parte: a) do órgão ou entidade com circunscrição sobre a via;. b) do condomínio;. c) do CONTRAN;. d) do CETRAN.

583. Os veículos de tração animal, sempre que não houver faixa especial a eles destinada, deverão circular pela: a) faixa da direita;. b) faixa da esquerda;. c) direita da pista;. d) esquerda da pista.

584. Quando uma via comportar duas ou mais faixas de trânsito e a da direita for destinada ao uso exclusivo de outro tipo de veículo, os ciclomotores deverão circular: a) pelo acostamento;. b) pela faixa da direita;. c) pela faixa da esquerda;. d) pela faixa adjacente à da direita;.

585. Nas vias urbanas e nas rurais de pista dupla, a circulação de bicicletas deverá ocorrer, quando não houver ciclovia, ciclofaixa, ou acostamento: a) no meio da pista de rolamento;. b) nos bordos da pista de rolamento;. c) na faixa da direita;. d) na faixa da esquerda.

586. Na hipótese tratada na questão anterior, o deslocamento das bicicletas deverá ser feito: a) no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via;. b) no sentido contrário ao da circulação regulamentado para a via;. c) em sentido oposto ao regulamentado para a via;. d) nenhuma das alternativas.

587. O responsável por autorizar a circulação de bicicletas em sentido diferente ao determinado na questão anterior é: a) a autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via;. b) o CONTRAN;. c) o CETRAN;. d) o DENATRAN.

588. Para efeito do disposto na questão anterior é necessário: a) estudo prévio acerca das condições de trânsito na via;. b) a existência de acostamento;. c) a existência de sinalização específica;. d) a existência de ciclofaixa.

592. A velocidade máxima permitida para a via será: a) indicada por meio de sinalização;. b) determinada pelo órgão ou entidade com circunscrição sobre a via;. c) determinada pelo CONTRAN;. d) determinada pelo CETRAN.

593. Será permitida a circulação de bicicletas nos passeios, desde que autorizados e devidamente sinalizado: a) pelo CONTRAN;. b) pelo CETRAN;. c) pelo órgão ou entidade com circunscrição sobre a via;. d) pelo DETRAN.

599. As crianças com idade inferior a dez anos deverão ser transportadas nos bancos traseiros, salvo exceções regulamentadas pelo: a) DETRAN;. b) DENATRAN;. c) CONTRAN;. d) CETRAN.

604. Em direitos e deveres, o ciclista desmontado empurrando a bicicleta equipara-se: a) a qualquer outro ciclista. b) a qualquer veículo ciclomotor;. c) aos animais;. d) ao pedestre.

605. Nas áreas urbanas quando não houver passeios ou quando não for possível a utilização destes, a circulação de pedestre na pista de rolamento será feita com prioridade: a) sobre os animais;. b) sobre os veículos;. c) sobre os automóveis;. d) sobre os ciclistas.

608. Onde não houver faixa ou passagem para pedestre, o cruzamento deverá ser feito: a) em sentido transversal ao de seu eixo;. b) em sentido paralelo ao de seu eixo;. c) em sentido perpendicular ao de seu eixo;. d) em sentido tangencial ao de seu eixo;.

609. Nas interseções e em suas proximidades, onde não existam faixas de travessia, os pedestres devem atravessar a via: a) na esquina;. b) na continuação da calçada;. c) em sentido transversal ao eixo da pista;. d) nenhuma das alternativas.

610. Nos locais em que houver sinalização semafórica de controle de passagem será dada, em caso de mudança do semáforo liberando a passagem dos veículos, preferência de passagem: a) aos ciclomotores;. b) aos veículos;. c) aos ciclistas;. d) aos pedestres.

611. O dever de manter, obrigatoriamente, as faixas e passagens de pedestres em boas condições de visibilidade, higiene, segurança e sinalização é: a) do órgão ou entidade com circunscrição sobre a via;. b) do CONTRAN;. c) do CETRAN;. d) da Prefeitura se via municipal.

612. O direito de solicitar, por escrito, sinalização, fiscalização e implantação de equipamentos de segurança, bem como sugerir alterações em normas, legislação e outros assuntos é: a) dos Policiais Militares;. b) do cidadão;. c) dos agentes de trânsito;. d) dos órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito.

614. O dever de esclarecer quais as atribuições dos órgãos e entidades pertencentes ao Sistema Nacional de Trânsito incumbe: a) ao CONTRAN;. b) ao CETRAN;. c) ao DETRAN;. d) às campanhas de trânsito.

624. A criação de corpos técnicos interprofissionais para levantamento e análise de dados estatísticos relativos ao trânsito será feita pelo: a) Ministério da Educação e do Desporto;. b) Ministério da Justiça;. c) CONTRAN;. d) DENATRAN.

625. Para efeito do disposto na questão anterior, é necessária proposta do: a) Ministério da Educação e do Desporto;. b) Ministério da Justiça;. c) CONTRAN;. d) DENATRAN.

629. Assinale a alternativa incorreta. O desenvolvimento e implementação de programas destinados à prevenção de acidentes será feito: a) pelo Ministério da Saúde;. b) pelo Ministério da Educação e do Desporto. c) pelo Ministério do trabalho, dos transportes e da Justiça. d) As alternativas se completam.

Denunciar Test