option
Cuestiones
ayuda
daypo
buscar.php

HISTÓRIA MARÍTIMA - INTRODUÇÃO H.M BRASIL - CAP 02

COMENTARIOS ESTADÍSTICAS RÉCORDS
REALIZAR TEST
Título del Test:
HISTÓRIA MARÍTIMA - INTRODUÇÃO H.M BRASIL - CAP 02

Descripción:
Tem por objetivo fixar o conteúdo.

Fecha de Creación: 2024/06/02

Categoría: Otros

Número Preguntas: 41

Valoración:(0)
COMPARTE EL TEST
Nuevo ComentarioNuevo Comentario
Comentarios
NO HAY REGISTROS
Temario:

SEGUNDO O VICE-ALMIRANTE BITTENCOURT, o pioneirismo português, ao assumir a liderança do processo de expansão marítima européia no final do séc XIV, encontra explicação em dois acontecimentos decisivos: o país estava com FRONTEIRAS ESTABELECIDAS, APÓS as GUERRAS DA RECONQUISTA e firmava-se como o PRIMEIRO ESTADO EUROPEU moderno, politicamente CENTRALIZADO, após a vitória contra os reinos vizinhos de Leão e Castela. Verdadeiro. Falso.

SEGUNDO O VICE-ALMIRANTE BITTENCOURT, a expansão ultramarina ensejou uma aliança entre setores MERCANTIS e a NOBREZA, tendo o Estado o controle e direção de tal empreendimento. Verdadeiro. Falso.

SEGUNDO O VICE-ALMIRANTE BITTENCOURT, a primeira conquista portuguesa no ultramar foi a CIDADE de CEUTA, ao norte da África onde hoje fica situado o Marrocos. Verdadeiro. Falso.

SEGUNDO O VICE-ALMIRANTE BITTENCOURT, A condição fundamental para o processo de formação das nações européias foi a CRISE do FEUDALISMO. Verdadeiro. Falso.

SEGUNDO O VICE-ALMIRANTE BITTENCOURT, o Estado português iniciou com a expulsão dos mouros no movimento denominado RECONQUISTA, quando Portugal consolidou seu território e firmou-se como “o primeiro Estado europeu moderno”. Mas somente após a vitória na BATALHA DE ALJUBARROTA , e a assinatura do TRATADO DE PAZ e ALIANÇA PERPÉTUA com o Reino de Castela, em 1411, a paz foi selada. Verdadeiro. Falso.

SEGUNDO O VICE-ALMIRANTE BITTENCOURT, a guerra deflagrada contra os mouros contou com o apoio de grande parte da aristocracia européia, atraída pelas terras que a conquista lhes proporcionaria. Verdadeiro. Falso.

SEGUNDO O VICE-ALMIRANTE BITTENCOURT, durante o reinado de Afonso V dois nobres franceses – Raimundo e Henrique de Borgonha – receberam como recompensa pelos serviços prestados na campanha a mão das filhas do rei, além de terras como dote. D. RAIMUNDO recebeu as terras a norte do Rio Minho, o CONDADO DE GALIZA, e D. HENRIQUE o DE PORTUCALENSE. Verdadeiro. Falso.

SEGUNDO O VICE-ALMIRANTE BITTENCOURT, a origem do próprio Estado português se deu com a formação do Condado Portucalense, sob o domínio de D. Henrique de Borgonha. Verdadeiro. Falso.

SEGUNDO O VICE-ALMIRANTE BITTENCOURT, o caráter inicial da formação dos reinos ibéricos, definido pelos ASPECTOS MILITAR e RELIGIOSO desenvolvidos nas lutas contra os mouros, marcou as tendências principais da constituição desses Estados. Verdadeiro. Falso.

SEGUNDO O VICE-ALMIRANTE BITTENCOURT, de um lado, o processo de EXPULSÃO DO INIMIGO muçulmano DEU PRIORIDADE ao ASPECTO MILITAR, o que criou a necessidade de unificação do comando das forças cristãs. Por outro lado, o PROFUNDO CARÁTER RELIGIOSO tomado pela Reconquista, identificada com as CRUZADAS contra os infiéis muçulmanos, fez com que a Igreja de Roma tivesse grande interesse no sucesso das forças cristãs. Verdadeiro. Falso.

SEGUNDO O VICE-ALMIRANTE BITTENCOURT, o TRATADO DE ZAMORA, firmado entre o Duque portucalense D. Afonso Henriques (1128-1185), filho de Henrique de Borgonha, e D. Afonso VII, imperador de Leão, DETERMINOU O RECONHECIMENTO por parte deste último DA INDEPENDÊNCIA DO REINO PORTUCALENSE, agora Reino de Portugal. Verdadeiro. Falso.

SEGUNDO O VICE-ALMIRANTE BITTENCOURT, o PAPA ALEXANDRE III, pela BULA MANIFESTIS PROBATUM, RECONHECEU Dom AFONSO HENRIQUES COMO REI DE PORTUGAL. Verdadeiro. Falso.

SEGUNDO O VICE-ALMIRANTE BITTENCOURT, seus contingentes, em muitos casos, formaram a base dos exércitos cristãos. Em conseqüência dessa atuação, várias ORDENS receberam doações de terras nos reinos ibéricos. Em Portugal, as ordens dos TEMPLÁRIOS, DE AVIS e DE SANTIAGO foram as mais beneficiadas por tais privilégios. Verdadeiro. Falso.

SEGUNDO O VICE-ALMIRANTE BITTENCOURT, as ORDENS,não se destacaram apenas pelo seu aspecto militar. CONTRIBUÍRAM significativamente para o POVOAMENTO DO TERRITÓRIO português, a partir das regiões que lhes foram distribuídas.Desde a RECONQUISTA,as ordens tomaram a peito a colonização de ZONAS DESERTAS OU DIZIMADAS PELA GUERRA, criando novos focos de povoamento e estimulando a exploração da terra. Verdadeiro. Falso.

SEGUNDO O VICE-ALMIRANTE BITTENCOURT, além de setores diretamente ligados à Igreja, assinala-se também intensa vinculação da nobreza portucalense na formação do Estado Nacional lusitano. Este setor social, cujo PODER se originava NA PROPRIEDADE da TERRA,participou de forma decisiva nas guerras da Reconquista, apoiando o esforço militar da realeza. Verdadeiro. Falso.

SEGUNDO O VICE-ALMIRANTE BITTENCOURT,o apoio do rei aos CONCELHOS VISAVA a ENFRAQUECER o PODER da NOBREZA FUNDIÁRIA em sua própria base territorial, impedindo assim que os senhoresde terras fizessem prevalecer livremente seus interesses nas áreas que comandavam, sem levar em conta as determinações régias. Verdadeiro. Falso.

SEGUNDO O VICE-ALMIRANTE BITTENCOURT, além da AGRICULTURA, o COMÉRCIO MARÍTIMO e a PESCA eram as mais importantes atividades praticadas em Portugal, país de solo nem sempre fértil e produtivo. Verdadeiro. Falso.

SEGUNDO O VICE-ALMIRANTE BITTENCOURT, ao reinado de D. SANCHO II podem ser assinaladas as PRIMEIRAS TENTATIVAS DE IMPLANTAÇÃO de UMA FROTA NAVAL PERTENCENTE ao ESTADO, ordenando, inclusive, a construção de locais específicos nas praias para reparo de embarcações. Verdadeiro. Falso.

SEGUNDO O VICE-ALMIRANTE BITTENCOURT, pelo TRATADO de ALCANIZES formou a paz com Castela,ocasião em que foram DEFINIDAS as FRONTEIRAS ATUAIS entre os países ibéricos. Verdadeiro. Falso.

SEGUNDO O VICE-ALMIRANTE BITTENCOURT, D. SANCHO II preocupado com a infra-estrutura do país, ordenou a exploração de minas de cobre, estanho e ferro, fomentou as trocas comerciais com outros países, assinou o primeiro tratado comercial com a Inglaterra, em 1308, e INSTITUIU a MARINHA REAL. NOMEOU então O PRIMEIRO ALMIRANTE DA MARINHA PORTUGUESA. Verdadeiro. Falso.

SEGUNDO O VICE-ALMIRANTE BITTENCOURT, NUNO Fernandes COGOMINHO é O PRIMEIRO ALMIRANTE DA MARINHA PORTUGUESA. Verdadeiro. Falso.

SEGUNDO O VICE-ALMIRANTE BITTENCOURT, no reinado de D. FERNANDO I ÚLTIMO SOBERANO DA DINASTIA de BORGONHA, foi baixada a LEI DE SESMARIAS. Tendo como medida coercitiva mais rígida a expropriação das terras não produtivas, essa lei foi mais uma tentativa de solucionar a carência de mão-de-obra no campo,causada pela fuga das populações para o centro urbano.O resultado foi uma séria crise de abastecimento alimentício no reino. A Lei de Sesmarias, que mais tarde seria aplicada no Brasil, TEVE POUCO EFEITO PRÁTICO. Verdadeiro. Falso.

SEGUNDO O VICE-ALMIRANTE BITTENCOURT, no reinado de D. FERNANDO I, a construção naval recebeu grande incentivo, mediante a isenção de impostos e a concessão de vantagens e garantias aos construtores navais, tais como a autorização aos construtores de embarcações com mais de CEM TONÉIS que cortassem a madeira necessária nas matas reais com isenção de impostos. Também ficou isenta de impostos, a matéria-prima importada destinada à construção naval. Verdadeiro. Falso.

SEGUNDO O VICE-ALMIRANTE BITTENCOURT, no reinado de D. FERNANDO I, foi criada a COMPANHIA DAS NAUS, que funcionava como uma empresa de seguros destinada a evitar a ruína financeira dos homens do mar. Verdadeiro. Falso.

SEGUNDO O VICE-ALMIRANTE BITTENCOURT, outra importante iniciativa de D. FERNANDO I foi a instalação da Torre do Tombo, o ARQUIVO NACIONAL PORTUGUÊS, onde se guardavam documentos importantes que preservavam a memória e a história de Portugal. Verdadeiro. Falso.

SEGUNDO O VICE-ALMIRANTE BITTENCOURT, após a morte de D. FERNANDO, os portugueses não aceitaram a regência da rainha viúva em nome da filha, a Infanta Dona Beatriz, casada com um potencial inimigo, o rei de Castela. Este fator, somado à continuidade da CRISE DE ABASTECIMENTO, deflagrou a REVOLUÇÃO DE AVIS. Vitoriosa em Lisboa, a revolta transformou-se em movimento de fidalgos e plebeus em guerra contra Castela, cujo rei declarou pretensão à coroa portuguesa. Os castelhanos foram derrotados na BATALHA DE ALJUBARROTA (1385). A paz só foi selada em 1411. Verdadeiro. Falso.

SEGUNDO O VICE-ALMIRANTE BITTENCOURT, pela LEI MENTAL, os bens doados pela coroa à nobreza só poderiam ser herdados pelo filho varão legítimo mais velho. Isso permitiu à coroa retomar uma série de propriedades antes doadas às famílias nobres, reforçando seu poder e, de alguma maneira, minando as bases do poderio senhorial. Tal PROCESSO de CENTRALIZAÇÃO DO PODER FOI o ELEMENTO ESSENCIAL que permitiu ao reino português lançar-se na EXPANSÃO ULTRAMARINA. Verdadeiro. Falso.

SEGUNDO O VICE-ALMIRANTE BITTENCOURT, a EXPANSÃO MARÍTIMA portuguesa caracterizou-se por DUAS VERTENTES. A primeira, de ASPECTO IMEDIATISTA, realizada ao norte do continente africano, visava à obtenção de riquezas acumuladas naquelas regiões através de prática de pilhagens. A TOMADA DE CEUTA ,no norte da África (Marrocos), em 1415, seria um dos exemplos mais representativos deste tipo de empreendimento e MARCA o INÍCIO DA EXPANSÃO PORTUGUESA rumo à África e à Ásia. Verdadeiro. Falso.

SEGUNDO O VICE-ALMIRANTE BITTENCOURT, na segunda vertente, o objetivo colocava-se mais a LONGO PRAZO, já que se BUSCAVA CONQUISTAR pontos estratégicos das ROTAS COMERCIAIS com o Oriente, criando ali entrepostos (feitorias) controlados pelos comerciantes lusos. Foi o caso da tomada das cidades asiáticas.Tal modo de expansão também ficou marcado pelo aspecto RELIGIOSO (cruzadas), pois mantinha-se a idéia de luta cristã contra os muçulmanos. Verdadeiro. Falso.

SEGUNDO O VICE-ALMIRANTE BITTENCOURT, a EXPANSÃO ULTRAMARINA permitiu, assim, uma convergência de interesses entre os setores mercantis e a nobreza ,TENDO o ESTADO O PAPEL DE CONTROLE E DIREÇÃO DE TAL EMPREENDIMENTO. Verdadeiro. Falso.

SEGUNDO O VICE-ALMIRANTE BITTENCOURT, em 1444, os portugueses atingiram a ILHA DE ARGUIM em SENEGAL, onde instalaram a PRIMEIRA FEITORIA EM TERRITÓRIO AFRICANO e iniciaram a COMERCIALIZAÇÃO de ESCRAVOS, marfim e ouro. Verdadeiro. Falso.

SEGUNDO O VICE-ALMIRANTE BITTENCOURT, durante o reinado de D. João II, iniciado em 1481, a EXPANSÃO ULTRAMARINA ATINGIU O AUGE COM OS feitos dos NAVEGADORES DIOGO CÃO e BARTOLOMEU DIAS, deslocando o foco do comércio mundial do MEDITERRÂNEO PARA O OCEANO ATLÂNTICO. Verdadeiro. Falso.

SEGUNDO O VICE-ALMIRANTE BITTENCOURT, foi justamente um genovês, Cristóvão Colombo, a serviço da Espanha, quem abalou as pretensões de D. João II na sua política expansionista, ao descobrir a América em 1492. Para resolver a questão foram arbitrada TRÊS bulas do PAPA ALEXANDRE VI, que concederam à Espanha os direitos sobre as terras achadas por seus navegadores a ocidente do meridiano traçado a CEM LÉGUAS a OESTE das Ilhas dos AÇORES e de CABO VERDE. Verdadeiro. Falso.

SEGUNDO O VICE-ALMIRANTE BITTENCOURT, os portugueses discordaram da proposta e novas negociações resultaram na assinatura do TRATADO de TORDESILHAS (cidade espanhola) em 7 de junho de 1494, que garantiu à coroa portuguesa as terras que viessem a ser descobertas até 370 LÉGUAS a OESTE do Arquipélago de CABO VERDE. As terras situadas além desse limite pertenceriam à Espanha. Verdadeiro. Falso.

SEGUNDO O VICE-ALMIRANTE BITTENCOURT, - EXPEDIÇÃO DE 1501-1592-preocupado em realizar o RECONHECIMENTO a nova terra,D. Manuel enviou, antes mesmo do retorno de Cabral, uma expedição composta por TRÊS CARAVELAS COMANDADAS por GONÇALO COELHO, TENDO a COMPANHIA do florentino AMÉRICO VESPÚCIO. Verdadeiro. Falso.

SEGUNDO O VICE-ALMIRANTE BITTENCOURT, na Praia dos Marcos (RN), deu-se o primeiro desembarque, tendo sido fincado um MARCO de pedra, sinal da POSSE DA TERRA. A partir de então,Gonçalo Coelho deu partida a sua missão exploradora navegando pela costa, EM DIREÇÃO AO SUL. O périplo costeiro da expedição teve como limite sul a região de Cananéia, localizada no atual litoral Sul do Estado de São Paulo. Verdadeiro. Falso.

SEGUNDO O VICE-ALMIRANTE BITTENCOURT, - EXPEDIÇÃO DE 1502-1503- a SEGUNDA EXPEDIÇÃO foi resultado do ARRENDAMENTO da Terra de Santa Cruz(nome inicial das nossas terras) A UM CONSÓRCIO formado por cristãos-novos, ENCABEÇADO por FERNANDO de NORONHA, e que tinha a obrigação, conforme contrato, de mandar todos os anos SEIS NAVIOS às novas terras COM a MISSÃO DE DESCOBRIR,a cada ano,300 LÉGUAS a vante e CONSTRUIR uma FORTALEZA. Verdadeiro. Falso.

SEGUNDO O VICE-ALMIRANTE BITTENCOURT, - EXPEDIÇÃO DE 1503-1504- a TERCEIRA EXPEDIÇÃO era composta por SEIS NAUS, e NOVAMENTE foi COMANDADA por GONÇALO COELHO.Ao chegarem em Fernando de Noronha, NAUFRAGOU A CAPITÂNIA. Neste local deu-se a separação da frota. Havendo aguardado por dois meses e quatro dias, na BAÍA DE TODOS OS SANTOS, por alguma notícia de Gonçalo Coelho, decidiram percorrer o litoral em direção ao sul, onde ergueram uma fortificação e deixaram 24 homens. Verdadeiro. Falso.

SEGUNDO O VICE-ALMIRANTE BITTENCOURT- EXPEDIÇÃO GUARDA-COSTAS- A costa do pau-brasil prolongava-se desde o RIO JANEIRO até PERNAMBUCO. Notando a grande a presença de CONTRABANDISTAS FRANCESES no Brasil, D. Manuel resolveu enviar o fidalgo português CRISTÓVÃO JAQUES, com a MISSÃO de realizar o PATRULHAMENTO da costa brasileira. JAQUES realizou viagens ao longo de nossa costa entre os períodos de 1516 a 1519, 1521 a 1522 e de 1527 a 1528, combatendo as atividades do comércio clandestino. Verdadeiro. Falso.

SEGUNDO O VICE-ALMIRANTE BITTENCOURT- EXPEDIÇÃO COLONIZADORA- Em 1530, Portugal resolveu enviar ao Brasil uma expedição comandada por MARTIM AFONSO DE SOUSA visando à OCUPAÇÃO da nova terra. A Armada tinha a MISSÃO de COMBATER os franceses, que continuavam a freqüentar o litoral e contrabandear o pau-brasil; DESCOBRIR TERRAS e explorar rios; e ESTABELECER núcleos de POVOAÇÃO. Verdadeiro. Falso.

SEGUNDO O VICE-ALMIRANTE BITTENCOURT- EXPEDIÇÃO COLONIZADORA- Em 1532, Martim Afonso fundou no atual litoral de São Paulo a Vila de São Vicente,trouxe as primeiras mudas de cana que plantou no Brasil, construindo o primeiro engenho de cana-de-açúcar. Em 1532,para impulsionar a colonização, utilizando a tradicional distribuição de terras. O regime de CAPITÂNIAS HEREDITÁRIAS consistiu em dividir o Brasil em imensos tratos de terra que foram distribuídos a fidalgos da pequena nobreza, ABRINDO À INICIATIVA PRIVADA A COLONIZAÇÃO. Verdadeiro. Falso.

Denunciar Test