Usamos cookies para personalizar su experiencia. Si sigue navegando estará aceptando su uso. Más información.
option

Curso de Instrutores de Condução 2019

INFORMACIÓN ESTADÍSTICAS RÉCORDS
REALIZAR TEST
Título del test:
Curso de Instrutores de Condução 2019

Descripción:
Mecânica

Autor:
AVATAR

Fecha de Creación:
15/12/2019

Categoría:
Test de conducir
Comparte el test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
REALIZAR TEST
Últimos Comentarios
No hay ningún comentario sobre este test.
Temario:
De entre as seguintes afirmações, relativas às características dos veículos de 2 rodas, assinale a que é falsa: Não tem carroçaria, pelo que em caso de acidente, as consequências são geralmente mais graves Têm pequena dimensão, pelo que por vezes não são vistos por outros utentes São veículos instáveis, pelo que só podem ser conduzidos por quem seja titular de carta de condução.
Qual o óleo que confere maior nível de protecção ao motor dum automóvel? Mineral Semi – Sintético Multigraduado mineral 100% Sintético.
Basicamente, um motor eléctrico é constituído por: Carcaça e estator, induzido ou rotor, colector e suportes do induzido Cabos condutores, colector, carcaça e acumuladores de ferro – níquel Carcaça, induzido, rotor, colector e acumuladores de ferro – níquel.
Num automóvel a gasolina com carburador, no primeiro tempo do motor, entra num dos cilindros? Unicamente gasolina Unicamente Ar Ar e Gasolina alternadamente Uma mistura de ar e gasolina.
Imagine a seguinte situação: ao ministrar uma aula de prática de condução, um condutor impaciente utiliza os sinais sonoros insistentemente e imediatamente atrás do seu veículo, diminuindo cada vez mais a distância de segurança. Como devo agir? Devo aumentar um pouco a velocidade, sem que o instruendo se aperceba, evitando assim o desconforto de quem circula atrás Devo diminuir se necessário a velocidade, favorecendo as condições de ultrapassagem ao condutor impaciente Devo diminuir um pouco a velocidade e utilizar o travão de serviço, com o objectivo de fazer entender ao outro condutor que a distância de segurança é fundamental.
Numa embraiagem convencional, o disco é empurrado contra o volante do motor pelo: Prato de pressão Veio primário da caixa de velocidades.
Nos automóveis podem ser utilizadas molas, tipo semielípticas. A firmação está correcta A afirmação está incorrecta.
O volante do motor encontra-se montado, numa das extremidades: Do veio de manivelas Do veio de excêntricos Da distribuição .
Nos motores a diesel dos automóveis, os injectores têm por função: Injectar a mistura de ar e gasóleo no momento certo. Injectar gasóleo na camara de combustão Pulverizar gasóleo e ar na câmara de combustão Injectar a mistura de ar e gasóleo nas quantidades adequadas.
Nos automóveis pesados, os sistemas de suspensão pneumática substituem: As molas helicoidais por molas semi- elípticas Os amortecedores por colchão de ar por molas helicoidais As molas ou feixes de molas semi- elípticas por colchão de ar.
Num automóvel com amortecedores em mau estado: A distancia de paragem podem ser influenciada A distância de travagem não sofre qualquer alteração A distância de paragem não sofre qualquer alteração .
Nos automóveis pesados equipados com aquecedor de curtas paragens, este têm por função: Não deixar arrefecer a água do radiador Manter o motor na sua temperatura normal de funcionamento Manter a temperatura da cabina, depois de desligar o motor Não permitir que a temperatura do gasóleo desça abaixo dos zero graus.
Nos automóveis pesados, é cada vez mais frequente a utilização de travões de disco. Este relativamente aos travões de tambor tem: Menor capacidade de promoverem uma travagem equilibrada e estável, após a utilização prolongada Melhor resposta de travagem.
Em que circunstancias se deve optar pela técnica da condução comentada? Desde o início da aprendizagem prática da condução automóvel Apenas quando instruendo já adquiriu um suficiente domínio do veículo Em articulação com o método analítico ou fraccionado.
Os factores internos e externos são ambos passiveis de exercer influencia na distância de paragem? Sim Não.
Entre outros, como a redução de velocidade, qual deve ser o comportamento a adoptar quando se circula numa zona com grande intensidade de vento: Segurar o volante com especial suavidade, por forma a não contrariar as oscilações do veiculo Rodar ligeiramente o volante para o lado oposto á direcção do vento Segurar o volante com firmeza.
Podem considerar- se equipamentos de segurança activa: Sistema de anti – bloqueio de travagem (ABS) Os cintos de segurança .
Sempre que possível, na utilização de sistemas de navegação GPS, os condutores devem optar por: Orientação por voz Orientação cartográfica Orientação através de mensagens escritas.
Os pré – tensores dos cintos de segurança, necessitam de algum tipo de manutenção? Não uma vez que são equipamentos de duração vitalícia Sim, uma vez que tem que ser rearmados, sempre que exercem a sua função de pré – tensão.
De um modo geral, poderemos afirmar que os veículos equipados com sistema de posicionamento global GPS, podem contribuir para melhora as condições de segurança em circulação? Sim, uma vez que esse sistema contribui para uma significativa redução de hesitações na tarefa da condução, relativamente á escolha de itinerários. Não, uma vez que os referidos sistemas são equipamentos complementares de conforto, sem intervenção nas condições de segurança em circulação. Sim, uma vez que esses sistemas também funcionam como limitadores de velocidade Não, pois os referidos sistemas tem unicamente a mesma finalidade e aplicação que os tradicionais mapas de estrada.
Nos automóveis equipados com sistema de bloqueio de diferencial, este deve ser utilizado quando: Circularem em auto – estrada Existem uma difícil progressão do veículo, por falta de aderência das rodas motoras Tiver dificuldade em engrenar qualquer das velocidades.
O mecanismo que permite a ligação mecânica entre o veio de transmissão e os semieixos das rodas, tem o nome: Caixa de velocidades Rolamento de encosto Diferencial.
No âmbito dos sistemas de direcção assistida dos automóveis, um cilindro de duplo efeito deve ser entendido como: Um dispositivo que exerce a sua acção em dois sentidos Um dispositivo com a capacidade de exercer duplamente a energia da sua acção, mas num só sentido Um cilindro de dois êmbolos, que exerce a sua acção num só sentido.
Regra geral, num sistema de travagem pneumático, quando existe uma fuga de ar, sempre que o pedal do travão é pressionado, a causa directa pode ser: Uma folga excessiva nas maxilas de travão Uma fuga de ar numa válvula do travão Uma fuga de ar entre o compressor e o respectivo reservatório.
Nos sistemas de travagem dos automóveis, a mola localizada nas maxilas dos travões, tem como função: Dosear a força de travagem na sua fase inicial Afastar do tambor as maxilas e os respectivos calços Pressionar contra o tambor as maxilas e os respectivos calços Reduzir o esforço do condutor sobre o pedal do travão.
A T.A.S do condutor pode influenciar a distância de paragem do veículo que conduz: A afirmação está correcta A afirmação está errada.
Um individuo titular de carta de condução, com averbamento da categoria “ D”, considera-se habilitado para a condução de: Automóveis ligeiros e pesados de passageiros e conjuntos de veículos composto por veiculo tractor da subcategoria D1 e reboque de peso bruto superior a 750 kg Automóveis pesados de passageiros, motocultivadores, tractocarros e quadriciclos Automóveis pesados de passageiros com reboque de peso bruto superior a 750kg, tractores agrícolas e florestais sem reboque e máquinas industriais pesadas.
O automóvel de marca “ Featini” tem de lotação Y lugares sentados, incluindo o do condutor, e Z kg de peso bruto. O “ Featini” é considerado: Automóvel pesado se Y igual a 8 e Z igual a 3500kg Automóvel pesado se Y menor ou igual a 9 ou Z menos ou igual a 3500kg Automóvel pesado se Y maior que 9 ou Z maior que 3500kg.
Nos automóveis com direcção assistida, a paragem do motor implica que a direcção fique: Bastante mais pesada Bastante mais leve Descontrolada.
Nos sistemas de direcção mecânica, regra geral, o pendural deve ser montado: Entre o crenque da direcção por cremalheira e a barra transversal. Na direcção do tipo carreto e cremalheira Na direcção do tipo sem – fim e sector dentado.
Em caso de forte colisão frontal, a coluna de direcção deve: Resistir, mantendo a resistência e o funcionamento mecânico do conjunto Deformar-se ou retrair se, de modo a não entrar no habitáculo Resistir a qualquer quebra do seu funcionamento mecânico .
O taquímetro instalado no painel de instrumentos dos automóveis, tem como função: Indicar a velocidade instantânea do automóvel Indicar o número de rotações do motor em cada instante Registar os tempos de trabalho do motor.
Uma mola auxiliar típica é constituída por: Um cilindro de compressão, um pistão operador e uma membrana de borracha Borracha, oferecendo rigidez progressiva e funcionamento como bloco de fim de curso. Um tubo onde trabalha um êmbolo que pressiona o óleo, forcando-o a passar por tubos calibrados.
Nos automóveis ligeiros de passageiros é possível a substituição de pneumáticos, modificando as suas dimensões? Sim, desde que seja por pneumáticos de largura inferior á que equipava o veiculo Sim, desde que seja por pneumáticos certificados Sim, desde que seja por dimensões comtempladas no livrete do veiculo.
Ao lavar o motor de um automóvel diesel, devo ter especial cuidado de: Utilizar unicamente água misturada com gasóleo Aguardar o arrefecimento do motor, caso tenha estado em funcionamento prolongado.
Dos seguintes combustíveis, qual apresenta maior índice de octano? O GPL A gasolina 95 RON.
Pode dizer-se que o aumento da idade pode influenciar negativamente alguns aspectos da eficácia do exercício da condução? Sim Não.
Pode dizer-se que os componentes de trânsito são: O utente, o veiculo e o ambiente, sendo o condutor aquele que mais influencia a interacção entre todos, bem como o único responsável pela influencia negativa que os veículos em circulação possam exercer sobre a referida interacção. O utente, o veiculo e o ambiente, sendo o utente aquele que, em principio, mais pode influenciar a interacção entre todos. O Homem, o utente, o veiculo e o ambiente, sendo os mais importantes o Homem e o utente, já que o homem se apresenta com capacidade susceptível de influenciar todos os demais, e o utente é, tão só todo e qualquer peão. O Homem, o veiculo e o ambiente, sendo o mais importante o veiculo, já que é aquele que influencia negativamente as consequências do acidente, por força das velocidades que atinge.
O ar condicionado e a instalação radiofónica, são equipamentos de: Segurança Activa Segurança Passiva Conforto.
Um automóvel pode circular com equipamento radiofónico, que emita ruido superior ao registado no livrete do veículo? Sim, uma vez que o valor máximo de decibéis estipulado no livrete do veiculo, é referente unicamente ao ruido do motor. Sim, mas unicamente em circulação diurna e interurbana Não, se o ruido total for superior em mais de 5 db (A), ao estipulado no livrete.
É causa de reprovação na prova das aptidões e do comportamento deixar por imperícia, parar o motor cinco vezes : A afirmação está correcta A afirmação está errada.
O fenómeno de aquaplanagem, deve ser explicado aos instruendos: Como uma situação pouco frequente, uma vez que só ocorre quando se circula com velocidade excessiva. Em lições teóricas e práticas Como uma situação inevitável em condução com chuva Durante as aulas teóricas, na sexta unidade temática.
Durante a condução com chuva, porque a aderência pode estar comprometida, o condutor deve ter presente que: A utilização do travão é o único meio de garantir a estabilidade do veiculo. A utilização irregular do travão pode agravar a eventual falta de controlo do veiculo Somente os automóveis equipados com ABS conseguem sair com sucesso de uma situação de derrapagem em piso molhado.
O desempenho do condutor durante a actividade da condução pode ser influenciado por diversos factores de ordem interna, tais como: A fadiga, a idade, as drogas, o álcool, os conflitos psicológicos, as condições atmosféricas adversas A sonolência, a idade, a fadiga, as doenças A idade, a fadiga, as doenças, os conflitos psicológicos, as drogas, o álcool, o estado da via e a estabilidade do veículo.
As suspensões pneumáticas que equipam os automóveis, regra geral: Não permitem reduzir em caso algum, a normal distância do veiculo ao solo Permitem manter constante a distância do veiculo ao solo, independentemente do peso da carga transportada.
Qual das afirmações considera correcta? Os automóveis ligeiros de motorização hibrida ou eléctrica ainda não se encontram disponíveis e em fase de comercialização Regra geral, os automóveis tornam se mais poluentes com o desgaste do motor.
Os sistemas de controlo de tracção têm por finalidade: Limitar a velocidade máxima destes veículos Evitar que as rodas motoras “ patinem”, quando são exigidos esforços de tracção .
Nos automóveis, os sistemas de controlo de tracção, podem considerar-se: Sistema de segurança activa Sistemas de segurança passiva.
O sistema, que permite o início automático do funcionamento dos limpa-pára-brisas, sempre que chove, pode contribuir para melhorar as condições de segurança da condução? Não, pois é um sistema de conforto sem intervenção na segurança activa. Sim, uma vez que elimina, tarefas não essenciais ao exercício da condução. .
Nos automóveis a gasolina equipados com conversores catalíticos, não deve utilizar: Aditivos para a gasolina que contenham chumbo Gasolina sem chumbo Gasolina aditivada.
Sempre que procedo á substituição dos pneumáticos, relativamente aos pneumáticos usados, devo: Certificar-me que me é debitada a eco-taxa, relativa ao serviço de tratamento ecológico dos pneus usados. Deixá-los na oficina, que realizou a substituição, unicamente, se se tratar de um estabelecimento certificado. Colocá-los num ecoponto, o mais rapidamente possível.
Sempre que se mostre necessária a utilização do triangulo de pré – sinalização de perigo, os condutores: Só podem utilizar modelos cujas características técnicas sejam conforme as do modelo aprovado Podem utilizar qualquer triângulo, desde que seja retro-reflector Devem, preferencialmente, utilizar modelos de cor vermelha ou alaranjado.
No transporte e acondicionamento do triangulo de pré – sinalização deve atender-se a que: Aquele não que fique exposto á luz solar, pelo que deve ser transportado debaixo dos assentos do veiculo. Aquele não contacte com qualquer tipo de solvente, sem qualquer outro cuidado especial. Permaneça devidamente acondicionado em bolsa própria, evitando assim, qualquer tipo de agressão. .
Um automóvel pesado que transporte matérias perigosas, deve estar munido de, pelo menos: Um extintor com capacidade mínima de 2 kg de pó Um extintor com capacidade mínima de 4 kg de pó Dois extintores com capacidade mínima de 2 kg de pó cada.
Em caso de avaria de um automóvel pesado, de noite e com ocupação parcial da faixa de rodagem, o condutor deve: Colocar o triangulo de pré sinalização de perigo a pelo menos, 30 m do veiculo Colocar o triângulo de pré – sinalização de perigo a pelo menos 50 m do veiculo por forma a ser visível a pelo menos 50m Colocar o triangulo de pré sinalização de perigo a pelo menos 25 m do veiculo, por forma a ser visível a, pelo menos 90 m.
O transporte de alimentos perecíveis por via rodoviária, deve ser efectuado em automóveis que contenham: Estruturas/ contentores frigoríficos com a largura máxima de 2.60 m Estruturas/ Contentores frigoríficos com a largura máxima de 2.65 m Estruturas/ contentores frigoríficos com a largura máxima de 2.55 m .
Relativamente ao transporte de produtos alimentares perecíveis efectuado em automóveis pesados, é necessário que: Se encontrem equipados com filtros de odores, e não seja excedida a altura de 3 metros a contar do solo. Se encontrem equipados com sistema de escape especial, e não seja excedida a altura de 3.5 metros a contar do solo. Se encontrem equipados com caixa isotérmica e rede de frio, e não seja excedida a altura de 4 metros a contar do solo.
Relativamente aos cuidados a ter com o quadro de um automóvel pesado para transporte de mercadorias perigosas, deve ser verificado periodicamente o estado: Das uniões e fixações das longarinas e travessas, bem como das juntas e dos cardans Das uniões e fixações das longarinas e travessas, bem como dos suportes de ligação/ apoio da suspensão. Das juntas de dilatação, das travessas intermédias, dos cardans e dos suportes de apoio do motor e da caixa de velocidades.
Para fixação de estrutura ou quadro auxiliar que possibilite a montagem da caixa de carga basculante, utiliza-se: Grampos em “U” que periodicamente devem ser reapertados. Soldadura a todo o comprimento do quadro, evitando-se assim o sistema de aparafusamento. Um quadro especial, que deve substituir o de serie.
As estruturas do tipo cisterna, montadas em automóveis pesados que transportam combustíveis para os postos de abastecimento, devem ser constituídas por: Compartimento único, como forma de diminuir as peças metálicas envolvidas e com maior possibilidade de oxidação. Por dois compartimentos no máximo, tendo em vista questões ligadas á segurança rodoviária, nomeadamente, o aspecto dinâmico e o efeito onda. Por vários compartimentos.
Denunciar test Condiciones de uso
INICIO
CREAR TEST
INFORMACIÓN
ESTADÍSTICAS
RÉCORDS
Otros tests del Autor