option
Mi Daypo

fisioterapia MARINHA

COMENTARIOS ESTADÍSTICAS RÉCORDS
REALIZAR TEST
Título del test:
fisioterapia MARINHA

Descripción:
CSM/S 2017

Autor:
AVATAR

Fecha de Creación:
29/03/2021

Categoría:
Oposiciones

Número preguntas: 48
Comparte el test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Comparte el test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Últimos Comentarios
No hay ningún comentario sobre este test.
Temario:
assinale a opção que apresenta uma contraindicação para o uso de suporte ventilatório NÃO INVASIVO ASMA EDEMA AGUDO DE PULMÃO DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA Pós-extubação OBSTRUÇÃO DE VIAS AÉREAS SUPERIORES.
Aorganização mundial de saúde reconhece que há indícios consistentes do aumento de casos da síndrome de GUILLAIN-BARRÉ em regiões afetadas pelo virs zica .A relação entre a síndrome e a infecção por Zica foi primeiramente detectada no surto na polinésia francesa em 2013-2014. SÃO características da síndrome de Guillain-BARRÉ o exame do liquor revela redução do numero de proteínas sem pleositose déficit motor assimétrico de acometimento crônico. A progressão atinge o máximo em um ano,com alterações esficteriana déficit motor assimétrico,inicia-se pelos membros superiores. déficit motor progressivo,geralmente ascendente, de instalção aguda acompanhada com arreflexia.
A sarcopenia nos idosos está associada a mudanças intrínsecas no tecido muscular caracterizado por: Perda da coordenação e da flexibildade Perda do equilíbrio,da coordenção e da capacidade de desenvolver um pico de contração alteração do tipo de fibra muscular e perda da coordenação Perda da massa muscular,da força e da qualidade de contração em esforço máximo Perda da massa muscular, da coordenação e da capacidade de desenvolver um pico de contração.
quanto aos transtornos do controle motor ,quadro clínico que apresenta massa muscular normal, contração muscular involuntária(coreia),tonus muscular variável e controle postural anormal é compatível com Doença de hutington Doença de Parkison Doença de Alzheimer lesão do neurônio motor superior Lesão do neurônio motor inferior.
Marque as afirmativas corretas. As principais causas de hipoxemia são hipoventilação, comprometimento da difusão, shunt,desigualdade da ventilação/perfusão a acidose respiratória é causada por retenção de CO², A qual reduz o denominador da equação henderson-Hasselback e deprime o PH. A alcalose respiratória é vista na hiperventilação aguda ,na qual o PH eleva-se .Em grandes altitudes a compesação ocorre á medida que o rim excreta bicarbonato A alcalose metabólica pode ocorrer quando um paciente com doença pulmonar de longa duração e acidose respiratória compensada é ventilado demasiadamente. A acidose lática é uma forma de acidose metabólica e isso pode complicar a insuficiência respiratória ou cardíaca aguda severa por hipóxia tecidual. Se esse paciente for ventilado artificialmente, o Ph permanecerá abaixo de 7,4 quando o PCO² retornar ao normal.
A valiação da força muscular em pacientes sedados pode ser mensurada por meio de sua habilidade de levantar o membro contra a gravidade em resposta um estimulo doloroso.Porém, quando o paciente é cooperativo, o (MRC) MEDICAL RESEACH COUNCIL faz pontuação sobre a força muscular periférica , com relação ao MRC assinale a opção correta são avaliados ao todo 5 movimentos Pontuação igual a 60 indica força muscular normal A pontuação total varia de 0 a 50 cada movimento pode receber o máximo 4 pontos A flexão da cabeça é um dos movimentos avaliados.
A avaliação do status funcional do paciente idoso é o contraponto do bom atendimento geriátrico. A escala que leva em consideração a comunicação, a interação social,as atividades domésticas, o trabalho, o lazer e as atividades cotidianas do idoso, ou seja, as atividades instrumentais da vida diária ,Denomina-se escala de LAWTON BARTHEL GLASGOW WISCONSIN MINI-MENTAL.
Os ritmos cardíacos anormais podem ser detectados e descritos pelos traçados que produzem, sendo assim correlacione os ritmos cardíacos ás suas definições. TAQUICARDIA VENTRICULAR FLUTTER BLOQUEIO ATRIO VENTRICULAR DE 1 GRAU FIBRILAÇÃO BLOQUEIO ATRIO VENTRICULAR 3 GRAU.
Na transição da vida intrauterina para uma vida extrauterina, ocorrem várias alterações fisiológicas complexas. Com relação à circulação sanguinea do recem-nascido a termo, sabe-se que o canal arterial se fecha em consequência de aguns fatores. Assinale a opção que apresenta um desses fatores. O efeito direto de constrição PCO2 mais elevada Aumento do fluxo sanguineo por meio do canal arterial Remoção das fontes maternas de prostraglandinas Aumento da resistencia vascular periférica Aumento da pressão da artéria pumonar.
Com relação a polineuropatia simétrica distal, forma mais comum de neuropatia na infecção por SIDA (Sindrome da Imunodeficiência Adquirida) assinale a opção correta. As pessoas acometidas por essa doença apresentam dormencia, queimação e parestesias inicialmente nas mãos. Os sintomas são geralmente assimétricos, porem sem alteração da marcha. Há acometimento dos membros superiores e a fraqueza distal, que se da no início do quadro das pessoas que possuem essa doença. A incidencia da polineuropatia simétrica distal aumenta com o avanço da imunosupressão, em paralelo com as contagem de CD4 aumentadas. Citocinas, fator de necrose tumoral e interleucina-1, são encontradas nos nervos dos pacientes com SIDA.
Com relação a fratura por estresse na perna, assinale a opção que apresenta corretamente o quadro clínico e exames de imagens utilizados para diagnosticos. Dor de fusa que melhora com repouso e piora com o calor, constatada por meio cintilografia óssea negativa. Dor de fusa ao longo dos dois terços mediais da borda tibial, melhora com repouso e calor, constatada por meio de cintilografia óssea com capitação periosteal. Dor profunda e localizada, dor em repouso, especialmente no torno, constatada por meio de cintilografia óssea positiva. Dor profunda com irradiação, dor em repouso, especialmente noturna, constatada por meio de cintilografia óssea positiva. Câimbra intensa, que melhora com o calor e melhora com o repouso, constatada por meio de radiografia negativa.
Apartir de estimulações nervosas periféricas especializadas, os nociceptores tornam-se excitados com estimulação mecánica,elétrica e química constrição e dilatação dos vasos. Sendo assim, assinale a opção correta a anatomia da dor. O estimulo nocicepitivo viaja em fibras A-Delta e C para o corpo dorsal da medula. O estímulo nocicepitivo acende no trato espinotalâmico homolateral ao estimulo recebido. As fibras de primeira ordem realizam sinaps com os neurônios de segunda ordem de corno lateral da medula. O trato espinotalâmico se divide em duas partes, a anterior (paleosespinitalâmico) e a posterior (neoespinotalâmico). Os neuronios de primeira ordem realizam sinaps com os neuronios motores que causam movimentos reflexos, com fibras autônomas e nas lâminas da medula espinal.
As articulações tarsometatarsais são compostas pelas bases dos cincos ossos metatarsais, além dos ossos. Navicular e Cuboide. Cuboide e Talus Trêis Cuneiforme e Cuboide Trêis Cuneiforme e Navicular Talus e Trêis Cuneiforme.
No brasil a ataxia espinocerebelar é o tipo 3, também conhecida como doença de Machado-joseph, cujos sinais neurológicos são apraxia cotical,hipotonia, coreia e elevação palpebral. sinal de babinsk, fraqueza ,hipotonia,atrofia do nervo óptico. ataxia cerebelar,espasticidade ,distonia, parkinsonismo e atrofia muscular. arreflexia ,fasciculação, lesões do corno anterior da medula. arreflexia tendínea profunda ,dedos em garra,alterações sensitivas e motoras.
sobre a utilização da PEEP e seus efeitos sistêmicos, pode-se afirmar que ocorre aumento do débito cardíaco pelo aumento da pressão intratorácica e redução do retorno venoso para o coração, resultando na diminuição do enchimento ventricular direito. aumento do débito urinário de 30% a 50%. aumento da PaO² e consequentementre a melhora do conteúdo arterial de oxigênio ,mas não há , obrigatoriamente, o aumento do transporte de O². Aumento do shunt intrapulmonar, piora da relação ventilação/perfusão e melhora complacência. O desmame da PEEP deve ser gradual e independente da melhora clínica, gasométrica,radiológica e da estabilidade hemodinâmica do paciente.
o fator natriurético atrial atua em reposta a distensão das paredes atriais pelo vollume sanguíneo. aumentando absorção de água e sal nos glomérulos. reduzindoa TFG (Taxa de filtração glomerular). inibindo a aldosterona com finalidade de aumetar o volume circulante em reposta a distensão das paredes ventriculares pelo vollume sanguíneo reduzido.
A neoglicogênese é a formação de glicose, a partir de moléculas não carboidratos, que ocorre quando em jejum prolongado associado ao baixo nível de secreção de insulina, juntamente com a secreção elevada de glucagon. Portanto, qual é a enzima responsável pela utilização do glicogênio hepático como fonte adicional de glicose sanguinea? Glicogênio fosfatado. Glicose-6-fosfatase. Glicose-1-fosfatase Triiodotironina (T3). Tetraiodotironina(T4).
A Medida de Independência Funcional (FIM) avalia a eficácia da terapia sobre a independência funcional do paciente. A respeito da FIM, é correto afirmar que tem oito níveis de dependência funcional utilizados para determinar o estado de um indivíduo. leva em torno de dez minutos para ser feita. o nível de independência 6 significa dependência modificada com auxílio mínimo. pontuação total varia de 18 a 126 as funções avaliadas são cuidado pessoal, controle de esfincter, equilibrio e tônus. .
Como é denominado o nervo que é essencialmente motor, mas contém fibras proprioceptivas dos músculos que ele inerva, que é formado por uma raiz craniana (bulbar) e uma raiz espinhal a qual inerva os músculos esternocleidomastoideo e trapézio? Hipoglosso. Vago. Acessório. Glossofaringeo. Troclear.
A ventilação de alta frequência (VAF) é uma modalidade amplamente aceita de ventilação mecânica na terapia intensiva neonatal. Sendo assim, assinale a opção que apresenta uma forma de ajuste ventilatório que aumenta a eliminação de CO2 na VAF. Aumento da frequência ventilatória Aumento da frequência sonora Diminuição da pressão média das vias aéreas. Aumento da amplitude de onda. Diminuição da pressão inspiratória máxima.
Um paciente de 40 anos deu entrada no hospital após ingestão de cloreto de amônio. A gasometria arterial desse paciente revelou pH de 7,37, PCO² de 22 mmHg, PO2 94mmHg, HCO3- de 11mEq/L e EB de -9mEq/L. Sendo assim, assinale a opção que indica a condição ácido básica desse paciente. Acidose metabólica compensada. Acidose metabólica parcialmente compensada. Alcalose respiratória compensada. Alcalose respiratória aguda. Acidose respiratória compensada. .
Além do órgão neurotendineo, há um outro mecanismo que influi inibitoriamente sobre o motoneurônio alfa. Esse mecanismo está sob a responsabilidade das células de Schwan. Purkinje. Betz. Renshaw. Martinotti. .
O manguito rotador inclui os seguintes músculos: subescapular, supraespinhoso, grande dorsal e redondo menor. subescapular, supraespinhoso, infraespinhoso e redondo menor. bíceps, supraespinhoso, deltoide e redondo menor tríceps, supraespinhoso, infraespinhoso e grande dorsal. subescapular, deltoide, infraespinhoso e redondo menor, .
A estabilidade do cotovelo é conferida por um grupo ligamentar. Dentre os ligamentos do cotovelo, o mais importante e que geralmente está lesado nas instabilidades em varo é denominado: Colateral medial anterior. Colateral medial posterior. Anular do rádio. Colateral ulnar Colateral radial.
O esvaziamento voluntário da bexiga depende da atividade coordenada da uretra e do músculo detrusor, com o relaxamento do assoalho pélvico. Isso ocorre com a ativação no músculo vesical dos receptores somáticos. sensoriais. proprioceptivos. simpáticos. parassimpáticos.
Com relação às sindromes de infarto cerebral, que artéria é mais comumente afetada? Cerebral anterior Cerebral média Cerebral posterior. Carótida interna. Basilar. .
Que teste ortopédico especial da mão indica que o semilunar está luxado? Teste do dedo em malha. Sinal de froment. Sinal de jeanne Sinal de murphy. Teste de phalen.
Quanto aos níveis de amputação e suas características, assinale a opção correta. Syme deformidade em pé equino, resultante da perda da inserção dos flexores dorsais do pé e o consequente predomínio do triceps sural. Desarticulação do quadril: normalmente o coto evolui em equino-varo, devido à preservação da inserção do tibial posterior e à perda da inserção dos flexores dorsais. Lisfranc ou desarticulação do tornozelo: permite descarga terminal, preservando o coxim gorduroso da fáscia plantar. Desarticulação do joelho: nível de amputação que preserva a musculatura da coxa e permite descarga terminal e um bom braço de alavanca. Há uma vantagem em relação à colocação da prótese, que pode ser feita com o paciente sentado, aumentando sua independência. Boyd e Pirogoff: desarticulação do quadril ou hemipelvectomia, níveis difíceis de protetização devido ao alto custo energético despendido à marcha. .
O barotrauma é comprovadamente uma das complicações da ventilação mecânica. A presença de pico de pressão excessiva e volume corrente elevado durante a insuflação pulmonar podem resultar na ruptura da parede alveolar. Assinale a opção que indica a complicação de maior importância clínica entre as potenciais formas de ar no espaço extra-alveolar, podendo causar sérios problemas hemodinâmicos, incluindo a parada cardíaca. Pneumomediastino. Enfisema Subcutâneo. Pneumoperitônio. Pneumotorax hipertensivo. Enfisema pulmonar.
O senso de equilibrio é provido por estruturas da orelha interna, coletivamente denominadas aparelho vestibular. Sendo assim, assinale a opção correta. A estimulação das células ciliadas do aparelho vestibular ativa neurônios sensitivos do VII par craniano. Outrículo é mais sensível à aceleração horizontal. O sáculo é mais sensível à aceleração vertical. O senso de aceleração rotacional é promovido pelos canais semicirculares, que ajudam a manter o equilíbrio quando se vira a cabeça. O aparelho vestibular e a mácula, envolvida na audição, formam a orelha interna nos ossos temporais do crânio. .
O músculo que, atuando isoladamente, inclina a cabeça para o mesmo lado, rodando simultaneamente a cabeça para o lado oposto, e que, atuando em conjunto, a partir das inserções, produz a rotação da cabeça de um lado para o outro e leva a cabeça para frente, podendo atuar na elevação da cabeça com o corpo em decúbito dorsal e auxiliar na inspiração forçada, é denominado: longo da cabeça. longo do pescoço escaleno ECOM. esplênio da cabeça e do pescoço. .
No exame neurológico do traumatismo raquimedular (ASIA), a avaliação da motricidade pelo movimento dos dorsiflexores do tornozelo é indicação da preservação da raiz nervosa de L3 L4 L5 S1 S2.
Durante a abertura ativa da boca, o fisioterapeuta pode observar a presença de desvios que podem sugerir hipomobilidade ou hipermobilidade da articulação temporomandibular, desequilibrio muscular ou deslocamento do côndilo. A amplitude funcional aproximada de abertura da boca e o músculo envolvido nessa ação são, respectivamente: 05 mm e músculo masseter. 95 mm e músculo temporal. 40 mm e músculo digástrico. 120 mm e músculo pterigóideo lateral 150 mm e músculo miloioideo. .
Assinale a opção que apresenta a escala usada para avaliação quantitativa da espasticidade por meio da medida em que o grau de amplitude de movimento torna a hipertonia mais evidente Ashworth modificada. Tardieu. Aitken. Hall. Dal Mont-Donzelli. .
Gnosia é a capacidade de reconhecimento de estímulos sensitivos ou sensoriais não relacionados especificamente com os elementos da linguagem. Na prova das luvas, na qual o paciente acaba colocando somente uma das luvas do par esse reconhecimento ocorre por alteração da anosognosia prosopagnosia. amusia estereognosia. somatognosia.
Lesões completas em níveis mais altos da medula espinhal causam anormalidades mais graves da regulação autônoma, porque mais segmentos medulares ficam sem o controle simpático descendente. A perda desse controle nos pacientes com lesões acima de T6 acarreta três disfunções principais. Assinale a opção que apresenta essas disfunções. Disreflexia autônoma, termorregulação deficiente e hipotensão ortostática. Disreflexia autônoma, termorregulação aumentada e hipertensão ortostática. Hipersensibilidade abaixo do nivel da lesão, disreflexia autônoma, hipotensão ortostática. Hipotensão ortostática, hipersensibilidade acima do nível da lesão, termorregulação aumentada. Termorregulação deficiente, sinal de babinsk e hipertensão ortostática .
A amputação parcial do tarso por meio das articulações mediotarsais também é denominada: amputação de Syme amputação de Lisfranc desarticulação de Chopart. desarticulação de Hunter amputação de Swanson. .
A enfermidade causada pela deficiência da distrofina, que acomete um a cada 3000-4000 pessoas do sexo masculino, e que manifesta-se por fraqueza muscular simétrica e progressiva, inicialmente nas pernas, com os músculos das cinturas escapular e pélvica mais comprometidos que os dos pés e mãos, é denominada: Amiotrofia espinhal progressiva. Doença de Strumpell. Distrofia muscular congênita. Distrofia muscular de Duchenne. Distrofia miotonica. .
As deformidades dos dedos são comuns, incluindo desvio ulnar, deformidade em pescoço de cisne e deformidade em boutonnière na progressão de que doença? Osteoartrose. Osteoporose. Polimiosite Febre reumática Artrite reumatoide. .
A doença de todas as glândulas exócrinas, causada por uma anormalidade genética que afeta o transporte de cloreto e sódio. Acomete principalmente o pâncreas, e no pulmão, assume a forma de bronquectasia e bronquiolite. O tratamento fisioterapêutico dessa doença é de suma importância devido à tosse produtiva, tamponamento mucoso das pequenas vias aéreas e atividade ciliar prejudicada. Essa doença é denominada: tuberculose. diabetes mellitus tipo I fibrose cística. fibrose pulmonar intersticial difusa. bissinose. .
Com relação aos planos, eixos e movimentos do corpo humano, assinale a opção correta. O plano coronal divide o corpo em metade direita e esquerda. O plano horizontal divide o corpo em segmento superior e inferior. Os movimentos que ocorrem nesse plano são flexão e extensão. No plano sagital, ocorrem os movimentos de abdução e adução. O plano frontal divide o corpo em metade anterior e posterior, nele ocorrem os movimentos de flexão e extensão No plano transversal, ocorrem os movimentos de rotação interna e externa. .
Cristas ampulares e máculas são espessamentos do epitélio, das ampolas dos ductos semicirculares e do utriculo é sáculo, respectivamente, diferenciados em neuroepitélio, no qual terminam as ramificações da parte vestibular do nervo vestibulococlear. Sendo, assim é correto afirmar que as cristas ampulares são o meio pelo qual obtêm-se informações sobre respostas à aceleração linear. deslocamentos com a aceleração angular alterações na temperatura do meio ambiente modificações no comprimento das fibras musculares. alterações na tensão exercida pelos músculos. .
Um paciente de 33 anos do sexo masculino apresenta alterações sensoriais, paralisia dos membros inferiores, da bexiga e do intestino. Não há hipertonia muscular e hiper reflexia e os neurônios motores superiores permanecem intactos. Esse quadro clínico é compatível com síndrome da medula anterior, síndrome medular central. síndrome de brown séquard, esclerose múltipla. síndrome da cauda equina.
Um dos acometimentos mais comum em pessoas idosas é a osteoporose. Sendo assim, com relação a esse distúrbio, é correto afirmar que caracteriza-se por perdas paralelas da matriz mineral e aumento da densidade óssea. a perda de massa óssea acomete mais os homens do que as mulheres da mesma faixa etária. a queda da secreção de estrogênio na menopausa pode contribuir para o quadro. a redução de esteróides sexuais reduz a formação de osteoclastos. as mulheres na pré-menopausa que apresentam uma baixa porcentagem de gordura corpórea e amenorreia possuem menor probabilidade de ter osteoporose, .
Assinale a opção que apresenta a descrição do sinal de Tinel. Sensação de dor ou desconforto na distribuição distal de um nervo periférico, induzida pela estimulação cutânea sobre o nervo lesado Sensação de choque elétrico que desce pelo dorso ou membros, induzida pela flexão do pescoço. Movimento de um membro afastando-se do estímulo. Extensão reflexa do hálux, frequentemente acompanhada pelo afastamento dos outros dedos Constrição pupilar do olho oposto quando uma luz brilhante ilumina um dos olhos. .
Sabe-se que de 10% a 20% dos pacientes internados apresentam Delirium. Com relação a esse transtorno, assinale a opção INCORRETA. Pode acompanhar infecções, transtornos metabólicos ou outras doenças clínicas ou neurológicas. Pode ser acompanhado de flutuações de consciència, ansiedade, alucinações, ilusões e delírio. É uma emergência médica e a pronta revisão dos fatores precipitantes é crucial. A desorganização do ciclo do sono-vigilia, sonolência, irritabilidade e labilidade emocional são características associadas Ficam alteradas as funções de memória, orientação, abstração, linguagem e funções executivas superiores. .
Como se chama a via aferente do cerebelo que auxilia na correção dos movimentos em execução, uma vez que fornece ao cortex cerebelar detalhes da intenção de cada movimento? Via cortico-pontocerebelar. Feixe vestibulocerebelar Trato espinocerebelar dorsal. Feixe olivocerebelar. Trato espinocerebelar ventral.
Assinale a opção que completa corretamente as lacunas da sentença abaixo: A síntese do surfactante parece ser um processo sujeito a uma variedade de mecanismos regulatórios. Entre as substâncias que aumentam a síntese do surfactante, a mais utilizada na clínica obstétrica é._________________,Essa substância é administrada na gestante com risco de parto prematuro. Esse tratamento tem acarretado redução na incidência de ________ neonatal, pois estaria envolvido com a maior produção do fator ________________o qual atuaria nas células________________ para estimular a síntese de fosfolípides. o glicocorticoide/ SARA/ fibroblástico / tipo II. o estrógeno / SARA/ fibroblástico / tipo I. o glicocorticoide / edema agudo / fibrolítico / tipo III. o estrógeno / edema agudo / fibrolítico / tipo II. a prolactina / pneumotorax / fibroblástico / tipo I. .
Denunciar test Condiciones de uso
INICIO
CREAR TEST
COMENTARIOS
ESTADÍSTICAS
RÉCORDS
Otros tests del Autor