option
Cuestiones
ayuda
daypo
buscar.php

GCM - Port - 02

COMENTARIOS ESTADÍSTICAS RÉCORDS
REALIZAR TEST
Título del Test:
GCM - Port - 02

Descripción:
Orações subordinadas: ( Adjetivas, Adverbiais e Substantivas)

Fecha de Creación: 2021/07/14

Categoría: Otros

Número Preguntas: 20

Valoración:(0)
COMPARTE EL TEST
Nuevo ComentarioNuevo Comentario
Comentarios
NO HAY REGISTROS
Temario:

Considere a seguinte frase para responder à questão: “No entanto, isso não necessariamente significa a garantia da realização desse direito na prática, o que permanece como um desafio a ser enfrentado.” (1º parágrafo) A expressão “o que permanece como um desafio a ser enfrentado” estabelece com o restante da frase um sentido de: (SELECON). conformidade. consequência. concessão. condição.

“Também há antinutrientes que inibem as proteases e as amilases, que são enzimas que catalisam as reações necessárias para digerir as proteínas e os carboidratos” (3º parágrafo). Considerando a estrutura do período, é possível afirmar que o trecho destacado tem o papel de: (SELECON). propor uma alternativa. especificar uma ideia. indicar uma consequência. apresentar uma comparação.

“e todos contam uma versão falsa do crime que estão investigando, impulsionada por motivos políticos” (5º parágrafo). O trecho sublinhado expressa, em relação à frase, um valor semântico de: (SELECON). consequência. concessão. condição. causa.

“Chegados a este ponto, convém (fazer uma distinção entre notícias falsas e propaganda)”. A oração sublinhada possui função de: (SELECON). sujeito. objeto direto. objeto indireto. adjunto adverbial.

No período “Uma delas foi inventada por homens (que amam a precisão dos números,...)”, a oração destacada é classificada como: (IDIB). subordinada adverbial final. subordinada adjetiva restritiva. coordenada sindética explicativa. subordinada substantiva objetiva direta.

Nos versos “Queria (que a minha voz tivesse um formato de canto¹)/ (Porque eu não sou da informática²):...”, as orações grifadas são classificadas como: (IDIB). 1. subordinada substantiva objetiva direta / 2. coordenada sindética explicativa. 1. subordinada substantiva subjetiva / 2. subordinada adjetiva explicativa. 1. coordenada sindética explicativa / 2. subordinada adjetiva explicativa. 1. subordinada substantiva objetiva indireta / 2. coordenada sindética explicativa.

No período “Pensando bem, (imprimir mais dinheiro do que livros) é uma monstruosidade!”, a oração destacada pode ser classificada como. subordinada substantiva objetiva direta reduzida de infinitivo. subordinada adverbial consecutiva reduzida de infinitivo. subordinada adverbial concessiva reduzida de infinitivo. subordinada substantiva subjetiva reduzida de infinitivo.

Analise sintaticamente os períodos a seguir: I. “Um povo torna-se cúmplice da loucura do sistema (na medida em que partilha das suas mentiras)”. II. “Os efetivamente responsáveis (que se sentem culpados pelos tempos sombrios) (Hannah Arendt) são poucos. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a classificação das orações destacadas. (IDIB). I. Oração subordinada adverbial concessiva. II. Oração coordenada sindética explicativa. I. Oração subordinada substantiva subjetiva. II. Oração subordinada adverbial consecutiva. I. Oração subordinada adverbial proporcional. II. Oração subordinada adjetiva restritiva. I. Oração subordinada adverbial comparativa. II. Oração subordinada adjetiva explicativa.

A oração destacada no trecho “Costumo dizer (que sou um sábio do minuto seguinte), um virtuoso sem timing” é classificada como oração subordinada substantiva: (IDIB). completiva nominal. objetiva direta. objetiva indireta. subjetiva.

Considere a seguinte passagem do texto para responder à questão. • Embora seja cedo para qualquer conclusão definitiva, as evidências (até aqui) colhidas (sugerem) que a (proliferação) dos meios digitais pode ter impactos sobre a formação do cérebro leitor. A oração “Embora seja cedo para qualquer conclusão definitiva…” estabelece, em relação ao restante do período, relação com sentido de: (VUNESP). oposição. condição. explicação. concessão. comparação.

Uma mulher de 21 anos foi presa em flagrante pela Polícia Civil da Paraíba porque teria visto o filho de três anos se afogar em uma piscina no município de Mari (PB), a 77 quilômetros de João Pessoa, e não o socorreu. (linhas 1 a 5) A oração sublinhada no período acima se classifica como: (IDIB). oração coordenada sindética adversativa. oração coordenada sindética aditiva. oração coordenada assindética conclusiva. oração subordinada substantiva subjetiva. oração subordinada adverbial final.

A frase “Se eu resolver isso aqui...” expressa, em relação ao restante do enunciado do terceiro quadrinho, ideia de: Se eu resolver isso aqui, vou acabar com o suspense. Vou acabar com o conflito e transformar possibilidades intrigantes em fatos tediosos. (VUNESP). causa. condição. conclusão. proporção. comparação.

Observe os trechos destacados nas frases do texto. • A impressão dos pacientes passou a ser a de que o cuidado é ruim, (caso o médico não os solicite). (3° parágrafo) • (Até cirurgias podem ser feitas a distância), com o advento da robótica. (último parágrafo) Nesses trechos, notam-se, correta e respectivamente, as ideias de: (VUNESP). advertência e causa. conclusão e concessão. finalidade e oposição. reiteração e simultaneidade. condição e consequência.

Assinale a alternativa em que a pontuação foi empregada para separar a oração subordinada adverbial. (VUNESP). Eis a realidade: vivemos a desmaterialização da cultura. Sou um assassino cultural, e você também é. Se juntarmos ao pacote o iTunes e a Netflix, você percebe por que eu também tenho o sangue dos cinemas e dos blockbusters nas mãos. Havia lá dentro uma bizarria chamada CD – você se lembra?. E quem fala em livrarias, fala em todo o resto.

A expressão em destaque no trecho “Nada disso me faz falta, (assim como) o livro e a livraria a eles.” estabelece relação entre as orações com sentido de: (VUNESP). proporção. finalidade. causa. comparação. condição.

O termo destacado na frase “Pois, se for para chegar lá, que seja (para) continuar usando algo mais nobre do que apenas os polegares.” forma uma expressão com sentido de: (VUNESP). finalidade. origem. modo. meio. causa.

O trecho iniciado pela conjunção “que”, destacado na passagem – A preocupação é tamanha (que o tema ganhou lugar de destaque na agenda do Fórum Econômico Mundial) –, expressa, em relação ao trecho que o precede, o sentido de: (VUNESP). causa. consequência. modo. lugar. concessão.

Assinale a alternativa em que a primeira parte da frase expressa, em relação à segunda, noção temporal. (VUNESP). E se rir com os colegas / for algo que favoreça a colaboração da equipe?. Muitos mamíferos manifestam reações semelhantes ao riso, / mas podem ser interrompidos por causa de certos estados emocionais. Isso é importante, / pois há pesquisas indicando que um cérebro relaxado associa livremente as ideias com mais facilidade. Quando nossos cérebros estão relaxados, / conseguimos associar livremente as ideias com mais facilidade. Uma breve gargalhada / aumentava em 20% a taxa de resolução dos testes.

Assinale a alternativa em que a segunda parte da frase expressa, com relação à primeira, uma consequência. (VUNESP). Pessoas com essa síndrome podem se lembrar instantaneamente e sem esforço algum de qualquer coisa que fizeram, o que vestiram / ou onde estavam em qualquer momento da vida. (2o parágrafo). Elas podem se lembrar de notícias e acontecimentos pessoais com tantos detalhes e com uma exatidão tão perfeita / que são comparáveis a uma gravação. (2o parágrafo). As pesquisas ainda estão em andamento, / já que existem poucos indivíduos com a síndrome no mundo, e a área ainda é relativamente nova. (3o parágrafo). Ter uma supermemória significa que as memórias são gravadas em detalhes vívidos, o que é fascinante em termos científicos, / mas pode ser uma praga para quem tem a síndrome. (4o parágrafo). “No começo de todo mês, eu escolho todas as melhores memórias / que tive naquele mês em outros anos”. (4o parágrafo).

Às próprias igrejas caberia levar ensinamentos mais dogmáticos a seus fiéis. (Espera-se, assim, que a maior parte dos ministros que) ainda não votaram o julgamento de ação direta de inconstitucionalidade que contesta o ensino religioso de caráter confessional em escolas públicas acompanhe o relator, para o qual o tratamento da disciplina na rede pública precisa ser necessariamente não confessional, isto é, desvinculado de crenças específicas. (Editorial. Folha de S.Paulo, 20.09.2017. Adaptado) 07. Considerando-se o contexto em que está empregada a conjunção destacada no último parágrafo em “Espera-se, assim, que a maior parte dos ministros que...”, conclui-se corretamente que expressa sentido de: (VUNESP). concessão, podendo ser substituída por “apesar disso”. explicação, podendo ser substituída por “pois”. oposição, podendo ser substituída por “entretanto”. comparação, podendo ser substituída por “desse modo”. conclusão, podendo ser substituída por “portanto”.

Denunciar Test