option
Cuestiones
ayuda
daypo
buscar.php

GCM - Port - 05

COMENTARIOS ESTADÍSTICAS RÉCORDS
REALIZAR TEST
Título del Test:
GCM - Port - 05

Descripción:
Morfologia - Flexão verbal de tempo

Fecha de Creación: 2021/06/07

Categoría: Otros

Número Preguntas: 17

Valoración:(0)
COMPARTE EL TEST
Nuevo ComentarioNuevo Comentario
Comentarios
NO HAY REGISTROS
Temario:

“Durante várias décadas, por influência dos países centrais, o Brasil e outros países em desenvolvimento (procuraram) responder ao problema da fome com a introdução da chamada revolução verde, que foi uma espécie de campanha de modernização da agricultura mediante a introdução de um pacote tecnológico baseado no uso intensivo de máquinas, fertilizantes químicos e agrotóxicos para aumentar a produção e, consequentemente, a humanidade (acabaria) com a fome” (4º parágrafo). No trecho acima, as palavras destacadas designam ações consideradas, respectivamente: (SELECON). continuada/recusada. concluída/projetada. sugerida/orientada. iniciada/acabada.

“um olhar mais amplo que (considere) outros elementos impactantes” (4° parágrafo) A frase cujo verbo está empregado no mesmo tempo e modo do verbo em destaque acima é: (SELECON). que mantém um plano de trabalho global (5° parágrafo). que as pessoas tenham uma vida saudável (3° parágrafo). porque substituímos alimentos e cereais in natura (7° parágrafo). um dos maiores desafios que todos os países enfrentam (5° parágrafo).

No 1º parágrafo, o emprego do tempo verbal em “imaginaríamos” apresenta significado equivalente a: O sucesso de atletas de elite depende de muitos fatores. Estamos acostumados a acompanhar relatos diversos que descrevem protocolos rígidos, geralmente envolvendo treinamento árduo, alimentação controlada, descanso e, em alguns casos, a dopagem – prática proibida que consiste na injeção de compostos, como a testosterona (hormônio anabolizante), para aumentar a massa muscular dos atletas. Jamais (imaginaríamos) que um dos segredos do sucesso poderia ter origem no intestino dos atletas, mais especificamente, num gênero de bactérias com o curioso nome de Veillonela atypica. (SELECON). temos imaginado. quisemos imaginar. poderemos imaginar. teríamos imaginado.

O emprego do tempo e do modo verbal em “houvesse” (1º parágrafo) sugere que a ação descrita pelo é verbo é considerada: Contrariamente à expectativa do professor, a aluna optou por responder imediatamente, escolhendo uma das duas opções que lhe eram oferecidas. Talvez (houvesse) pressentido que, fosse qual fosse sua resposta, esta seria aceita por seu arguidor. (SELECON). pontual. hipotética. concluída. inacabada.

No último parágrafo, o modo verbal em “contribua” assume o valor de: (...) “Também é provável que no futuro haja uma quantidade cada vez maior de água que (contribua) para a elevação do nível do mar a partir da Groenlândia”, conclui. (SELECON). possibilidade. imaginação. incerteza. desejo.

Considerando o trecho, responda a questão: “Se a hipótese da ‘inteligência cultural’ for verdadeira, (existiria) uma idade em humanos, durante o seu desenvolvimento precoce” (5º parágrafo). O emprego do tempo na forma verbal destacada sugere o seguinte sentido sobre a ação descrita: (SELECON). mantém relação de dependência com a condição anterior. expressa informação com conteúdo descartável. é assumida como certeza em qualquer cenário. estabelece oposição à existência da tese.

Em “mas novo nas sementinhas do vir-a-ser”, o poeta faz referência ao tempo: (SELECON). presente. passado. futuro. imperfeito.

No trecho – “Ele ganhava 1500 reais por semana. Pagava meus remédios, passagem, prestação do guarda-roupa, gás, tudo” –, as palavras em destaque indicam ações que: (VUNESP). começaram no passado e ainda estão ocorrendo no presente. ocorreram no passado mais de uma vez. já estão acontecendo e vão se repetir. não aconteceram, mas Francisca desejava que tivessem acontecido. ainda vão acontecer, mas a autora as relata como se já tivessem acontecido.

No primeiro quadrinho, a forma verbal “posso” é uma conjugação do verbo: (Posso dormir mais um pouquinho?) (QUADRIX). possuir. posse. poder. possear. passear.

Linha 26 - O decreto reiterou a obrigação do uso de máscaras.. Linha 28 - e colocou o telefone 190 da polícia militar como fonte de recebimento.. Formas verbais como “reiterou” (linha 26) e “colocou” (linha 28), empregadas no texto, são exemplos do: (QUADRIX). pretérito imperfeito do indicativo. pretérito perfeito do indicativo. pretérito mais-que-perfeito do indicativo. pretérito imperfeito do subjuntivo. futuro do presente do indicativo.

Analise o texto abaixo para responder a questão: A bola: (...) O garoto procurou dentro do papel de embrulho. (...) O pai começou a desanimar (...) O garoto agradeceu, (...) O garoto disse.. O texto de Veríssimo é uma narrativa. A sucessão de fatos narrados apresenta uma predominância de verbos em: (PS CONCURSOS). Pretérito perfeito do indicativo. Presente do indicativo. Pretérito imperfeito do indicativo. Pretérito mais que perfeito do indicativo. Passado.

Considerando a classe gramatical dos verbos, leia as assertivas: I.O verbo “habituar” está no infinitivo, em sua 1a conjugação. II.O verbo “admiramos” está conjugado na 1a pessoa do singular. III.O verbo “sentimos” está conjugado no modo subjuntivo. Está(ão) correta(s): (IESES). Apenas a assertiva I. Apenas as assertivas II e III. Apenas as assertivas I e II. Apenas a assertiva III.

Em “Quando eu era criança tinha medo do escuro...”, os verbos destacados estão conjugados em que tempo e modo verbais?. pretérito imperfeito do modo indicativo. pretérito perfeito do modo indicativo. pretérito imperfeito do modo subjuntivo. pretérito mais-que-perfeito do modo indicativo.

“Compartilhe informações somente de fontes seguras!”. Em textos publicitários, é comum o uso de verbos que visam estabelecer um diálogo com o leitor/telespectador. No exemplo destacado, o verbo “compartilhe” segue essa orientação porque está conjugado no tempo e modo verbais. (IDIB). futuro do modo subjuntivo. presente do modo indicativo. negativo do modo imperativo. afirmativo do modo imperativo.

O uso do modo imperativo no trecho “Sejamos honestas, colegas de trabalho...”, tem o objetivo de: (IDIB). exprimir uma ideia de ação já realizada. mostrar uma ação ainda não realizada. pedir ao interlocutor o cumprimento de uma ação. suavizar a ideia de ordem dada pelo narrador.

No trecho – “Ele ganhava 1500 reais por semana. Pagava meus remédios, passagem, prestação do guarda-roupa, gás, tudo” –, as palavras em destaque indicam ações que: (VUNESP). começaram no passado e ainda estão ocorrendo no presente. ocorreram no passado mais de uma vez. já estão acontecendo e vão se repetir. não aconteceram, mas Francisca desejava que tivessem acontecido. ainda vão acontecer, mas a autora as relata como se já tivessem acontecido.

Alternativa que corresponde ao emprego correto do verbo cantar na segunda pessoa do plural do pretérito imperfeito (Sbjuntivo): (CONSULTEC) (*Adaptação no final para a questão não ficar incorreta). Cantei. Cantarei. Cantásseis. Cantava.

Denunciar Test