option
Cuestiones
ayuda
daypo
buscar.php

GCM - Port -09

COMENTARIOS ESTADÍSTICAS RÉCORDS
REALIZAR TEST
Título del Test:
GCM - Port -09

Descripción:
Estudo da Crase

Fecha de Creación: 2021/07/26

Categoría: Otros

Número Preguntas: 20

Valoración:(0)
COMPARTE EL TEST
Nuevo ComentarioNuevo Comentario
Comentarios
NO HAY REGISTROS
Temario:

Ao reescrever o trecho “quando cerca de 40% da população é imune ao vírus”, o acento grave está corretamente indicado em: (SELECON). quando cerca de 40% da população é imune à grupos comuns de doença. quando cerca de 40% da população é imune à seus efeitos prolongados. quando cerca de 40% da população é imune àquele tipo de contágio. quando cerca de 40% da população é imune à vetor mais próximo.

Em “para reduzir a exposição das crianças à publicidade de alimentos” (2º parágrafo), a expressão “à publicidade de alimentos” pode ser substituída, mantendo o acento grave, por: (SELECON). às imagens negativas. à conteúdo desnecessário. à seus desenhos preferidos. à regulamentos excessivos.

A expressão “alimentação adequada” encontra-se ampliada com o acento grave adequadamente empregado em: (SELECON). alimentação adequada à preceitos nutricionais. alimentação adequada à vontade dos indivíduos. alimentação adequada à suas regras estabelecidas. alimentação adequada à manifestações diversas.

Reescrevendo o trecho “coordenam as funções relacionadas à vida social”, o emprego do acento grave é obrigatório em: (SELECON). coordenam as funções relacionadas à suas propriedades básicas. coordenam as funções relacionadas à mesmo tipo de característica. coordenam as funções relacionadas à integração individual. coordenam as funções relacionadas à determinações legais.

No fragmento [...] o monopólio dos meios de comunicação usados para propaganda das “verdades” que interessam às elites(3º parágrafo), verifica-se o uso do sinal gráfico da crase. A justificativa para este emprego é o fato de que o verbo interessar exige a preposição a e a palavra elites é um substantivo feminino que exige artigo. A crase deve ser empregada por esta mesma regra em: (SELECON). As reformas econômicas caminham a passos lentos. Ajustiça brasileira adota uma legislação a moda brasileira. A sociedade não está disposta a aceitar as imposições do governo. Para a construção de um país mais justo, é necessário que todos obedeçam a Constituição.

“Às carreiras” é uma locução adverbial que admite a crase obrigatória. Há caso de crase obrigatória também em: (SELECON). O vício prejudica a mente. O fumo é prejudicial a saúde. Isso não tem nada a ver comigo. Passaram o dia inteiro a estudar.

Certa vez estive presente numa reunião em Brasília ___ se analisava decisão cogitada pelo governo federal. Surgiu uma dúvida jurídica e quem conduzia_____ reunião disse que recorreria ______“turma do depende”, referindo-se _____ assessoria jurídica disponível. Um de seus membros veio ______ reunião e a dúvida existente foi-lhe apresentada. Começou ______ responder dizendo: “Depende...”. E veio uma gargalhada geral. A razão foi-lhe explicada. (Roberto Macedo, “Quanto crescerá o PIB em 2020? Depende...”. https://opiniao.estadao.com.br. 20.02.2020. Adaptado) Em conformidade com a norma-padrão, as lacunas dos enunciados devem ser preenchidas, respectivamente, com: (VUNESP). que ... a ... à ... a ... à ... a. onde ... à ... à ... à ... à ... a. em que ... a ... a ... à ... a ... à. aonde ... à ... à ... a ... à ... à. na qual ... a ... à ... à ... à ... a.

Assinale a alternativa que preenche as lacunas do texto a seguir, respectivamente e de acordo com a norma-padrão da língua. As máquinas de escrever estiveram muitos anos _________ serviço de escritores e secretárias. Foi graças ___________ elas que livros e documentos ganharam vida com uma agilidade que a pena não teria garantido. Hoje elas deram lugar ___________ máquinas informatizadas e se tornaram objeto de museu. (VUNESP). à … à … às. à … à … as. a … à … às. a … a … às. a … a … as.

Assinale a alternativa que completa, corretamente, o segmento frasal, de acordo com a norma-padrão da crase. José Alcino Alano, da cidade de Tubarão, (VUNESP). dá exemplo de dignidade à todos os brasileiros. mostra-se disposto à colaborar com a natureza. permitiu às pessoas replicar o invento. guardava uma à uma as garrafas PET. registrou à patente e liberou o uso depois.

Assinale a alternativa em que o acento indicativo de crase foi empregado segundo a norma-padrão da língua. (VUNESP). Muitos acabam se entregando à vida de criminalidade por falta de opção. Muitos acabam conhecendo à vida de criminalidade por falta de opção. Muitos acabam experimentando à vida de criminalidade por falta de opção. Muitos acabam cultivando à vida de criminalidade por falta de opção. Muitos acabam prolongando à vida de criminalidade por falta de opção.

O sinal indicativo de crase está corretamente empregado na alternativa: (VUNESP). Graças à uma manobra muito arriscada, 155 pessoas foram salvas. Sully preferiu confiar em sua vivência à seguir o manual de instruções. A investigação do caso levou à várias suposições, entre elas, se Sully havia sido irresponsável. Clint Eastwood não se manteve insensível à enorme ousadia de Sullenberger. A princípio, a desconfiança na sua habilidade como piloto foi desfavorável à Sullenberger.

No trecho “a literatura concebida no sentido amplo a que me referi parece corresponder a uma necessidade universal, que precisa ser satisfeita e cuja satisfação constitui um direito”, a expressão “a que” poderia ser corretamente substituída por: (CESPE/CEBRASP). à que. aquele que. que. ao qual. àquela que.

Cada uma das opções a seguir apresenta uma proposta de reescrita para o segmento “a instrução, o saber e a técnica levariam, necessariamente, à felicidade coletiva” (l. 35 e 36), do texto CB1A1-I. Assinale a opção em que a proposta indicada mantém os sentidos e a correção gramatical do texto. (CESPE/CEBRASPE). a instrução, o saber e a técnica motivariam, necessariamente, à felicidade coletiva. a instrução, o saber e a técnica implicariam, necessariamente, à felicidade coletiva. a instrução, o saber e a técnica chegariam, necessariamente, à felicidade coletiva. a instrução, o saber e a técnica conduziriam, necessariamente, a felicidade coletiva. a instrução, o saber e a técnica proporcionariam, necessariamente, a felicidade coletiva.

A correção gramatical do texto CG2A1-I seria preservada se fosse inserido sinal indicativo de crase em: - (...) a produção mundial de alimentos é suficiente para atender (a demanda) das 7,3 bilhões de pessoas (L28) - (...) mudou o tom do debate internacional sobre a questão e (as políticas) públicas (L15) - (...) Contudo, 10,8% do mundo ainda vive sem acesso (a uma dieta) (L21) - (...) é suficiente para atender (a demanda) das 7,3 bilhões de pessoas que habitam (a Terra). (L29) - (...) agora como caminho uma abordagem territorial que valorize e potencialize (a produção local). (L35) (CESPE/CEBRASPE). “a demanda” (l.28). “as políticas públicas” (l.15) . “a uma dieta” (l.21). “a Terra” (l.29). “a produção local” (l.35).

Cada uma das opções a seguir apresenta uma proposta de reescrita para o seguinte segmento do texto CG1A1-I: “A bioeconomia está ligada à melhoria de nosso desenvolvimento e à busca por novas tecnologias” Assinale a opção em que a reescrita apresentada mantém a correção gramatical do texto. (CESPE/CEBRASPE). A bioeconomia está ligada a melhoria de nosso desenvolvimento e à buscas por novas tecnologias. A bioeconomia está ligada à melhorias de nosso desenvolvimento e a busca por novas tecnologias. A bioeconomia está ligada a melhorias de nosso desenvolvimento e buscas por novas tecnologias. A bioeconomia está ligada à melhorias de nosso desenvolvimento e à buscas por novas tecnologias. A bioeconomia está ligada à uma melhoria de nosso desenvolvimento e busca por novas tecnologias.

Cada uma das opções a seguir apresenta uma proposta de reescrita do trecho “devido à sua rigidez administrativa, inadequação das normas e grande quantidade de regulamentos” (ℓ. 12 a 14). Assinale a opção em que a reescrita, além de manter o sentido da informação originalmente apresentada, também preserva a correção gramatical do texto CG2A1BBB. (CESPE/CEBRASPE). devido à sua rigidez administrativa, à inadequação das normas e à grande quantidade de regulamentos. devido à sua rigidez administrativa, a inadequação das normas e a grande quantidade de regulamentos. devido sua rigidez administrativa, inadequação das normas e grande quantidade de regulamentos. devido à sua rigidez administrativa, à inadequação das normas e grande quantidade de regulamentos. devido sua rigidez administrativa, a inadequação das normas e a grande quantidade de regulamentos.

Assinale a opção que substitui adequadamente a quarta linha do texto, sem conter erro ou incoerência. - Por que não posso ficar vendo televisão? - Porque você tem que dormir - Por quê? (- Porque está na hora, ora essa.) (CESPE/CEBRASP). Porque está na hora ora essa?. Por quê? Está na hora?. Por quê? Porque está na hora. Ora essa!. Porque está na hora ora essa!.

Na terceira linha do texto, no lugar de “Por quê?” também seria correto escrever: - Por que não posso ficar vendo televisão? - Porque você tem que dormir (- Por quê?) - Porque está na hora, ora essa. (CESPE/CEBRASP). Por quê ... Por quê?!. Por quê!. Por quê!...

Assinale a opção que mostra uma forma diferente, mas também correta, de se dizer “Por que não pensei nisso antes?” (CESPE//CEBRASPE). Não pensei nisso antes por que?. Não pensei nisso antes por quê?. Não pensei nisso antes porquê?. Por quê não pensei nisso antes?.

Na oração “...não se sabe por que orifício do corpo e para onde”, os termos sublinhados possuem sua grafia justificada pelo mesmo motivo que em: (IDIB). Por que a casa lhe metia tanto medo?. Não sei por que não o podemos visitar diariamente. A visão estigmatizada da doença mental é o motivo por que muitos lutam. Perguntei por que frequentemente os funcionários se atrasam.

Denunciar Test