option
Cuestiones
ayuda
daypo
buscar.php

GCM - Port - 16

COMENTARIOS ESTADÍSTICAS RÉCORDS
REALIZAR TEST
Título del Test:
GCM - Port - 16

Descripción:
Pontuação, Vírgula, dois pontos

Fecha de Creación: 2021/08/11

Categoría: Otros

Número Preguntas: 12

Valoración:(0)
COMPARTE EL TEST
Nuevo ComentarioNuevo Comentario
Comentarios
NO HAY REGISTROS
Temario:

Os clássicos estão morrendo? Catástrofe espiritual. Foi assim que Cornel West, um dos mais destacados intelectuais negros dos EUA, classificou a decisão da Universidade Howard, talvez a mais importante instituição de ensino negra do país, de fechar seu departamento de estudos clássicos. No primeiro parágrafo, o emprego das vírgulas tem o propósito de destacar expressão com valor de: (SELECON). delimitar uma localização. introduzir uma interpelação. especificar um termo. estabelecer uma gradação.

Pandemia reverte progressos na igualdade de gênero: O índice anual, que rastreia a evolução de lacunas na paridade de gênero desde 2006, avalia o progresso na obtenção da igualdade de gênero em quatro esferas principais: participação e oportunidade econômica, realização educacional, saúde e sobrevivência e representação política. No segundo parágrafo, o emprego dos doispontos tem o objetivo de: (SELECON). apresentar uma sequência em gradação. introduzir uma enumeração de elementos. sintetizar um conjunto de aspectos indicados. sintetizar um conjunto de aspectos indicados.

“Epidemias são fenômenos intrinsecamente sociais: contraímos as doenças infecciosas e as transmitimos para as pessoas ao redor” (2º parágrafo). Na frase, os dois-pontos podem ser substituídos pela seguinte expressão: (SELECON). sem bem que. por mais que. ainda que. visto que.

“As campanhas de marketing não apenas influenciam as escolhas alimentares na infância, mas também buscam fidelizar consumidores desde a mais tenra idade.” (1º parágrafo). A vírgula delimita duas ideias consideradas, no trecho, como: (SELECON). alternativas. contrapostas. insuficientes. convergentes.

Entre os desafios para a garantia do direito humano à alimentação adequada e da soberania e segurança alimentar e nutricional no Semiárido, encontram-se: a necessidade de respeitar a diversidade cultural e as formas de organização e produção, de modo que as comunidades tenham sua autonomia para produzir e consumir seus alimentos; e a importância de avançar na realização da reforma agrária, na regularização fundiária e no reconhecimento dos territórios para que os povos tenham maior autonomia para produzir seus alimentos. No último parágrafo, o emprego dos dois-pontos tem o objetivo de: (SELECON). delimitar aspecto mencionado. reparar afirmação contundente. contrapor exemplos indicados. comparar vertentes discutidas.

Melhora na capacidade de concentração, fixação de conteúdos, raciocínio lógico e memória são alguns dos benefícios da prática regular de atividades físicas.(1º parágrafo) As vírgulas empregadas nesse trecho servem para: (SELECON). separar os núcleos de uma enumeração. isolar um elemento explicativo na oração. isolar uma expressão temporal deslocada. sinalizar a omissão de um termo anteriormente expresso.

“envolvendo treinamento árduo, alimentação controlada, descanso e, em alguns casos, a dopagem – prática proibida que consiste na injeção de compostos, como a testosterona (hormônio anabolizante), para aumentar a massa muscular dos atletas” (1º parágrafo) No trecho, a expressão entre parênteses representa, em relação ao termo anterior, uma: (SELECON). definição. justificativa. ponderação. contestação.

“envolvendo treinamento árduo, alimentação controlada, descanso e, em alguns casos, a dopagem – prática proibida que consiste na injeção de compostos, como a testosterona (hormônio anabolizante), para aumentar a massa muscular dos atletas” (1º parágrafo) O travessão introduz expressão com valor de: (SELECON). explicação. contradição. comparação. consequência.

“envolvendo treinamento árduo, alimentação controlada, descanso e, em alguns casos, a dopagem – prática proibida que consiste na injeção de compostos, como a testosterona (hormônio anabolizante), para aumentar a massa muscular dos atletas” (1º parágrafo). A vírgula em “e, em alguns casos, a dopagem” é empregada pelo seguinte motivo: (SELECON). introduzir ideias opostas. separar expressão adverbial. marcar uso da conjunção “e”. destacar referência espacial.

“De onde vem a força de um texto? Da autoridade de quem faz uso da palavra? Ou será que quem tem força é a própria palavra?”. Eis aqui a reprodução mais literal possível – tanto quanto me permite minha memória – da pergunta que me chamou a atenção, certa vez, em uma aula de língua portuguesa no ensino médio. A pergunta se dirigia a uma aluna que havia feito uma exposição oral sobre tema constante do programa e era formulada em um tom benevolente pelo professor – algo do tipo “sei que esta é uma pergunta difícil, mas não me importarei se você não tiver no momento uma resposta definitiva e preferir continuar pensando nela...”. Contrariamente à expectativa do professor, a aluna optou por responder imediatamente, escolhendo uma das duas opções que lhe eram oferecidas. Talvez houvesse pressentido que, fosse qual fosse sua resposta, esta seria aceita por seu arguidor. No primeiro parágrafo, o uso dos travessões introduz comentário com o seguinte valor: (SELECON). apresentar contraposição a ideia anterior. propor formulação alternativa. introduzir exemplo concreto. relativizar asserção indicada.

Nossa comida tem diversas formas de sabotar sua própria qualidade nutricional. A avidina da clara do ovo e o niacina do milho se unem a outras substâncias dos alimentos com um resultado indesejável: inativam as vitaminas; os bociogênicos presentes em muitas frutas e hortaliças bloqueiam o iodo, que faz parte da estrutura da tiroide; os ácidos oxálico e fítico, presentes em alimentos como os espinafres, a beterraba e a acelgas, se juntam no intestino a minerais como o ferro, o zinco e o cálcio e impedem sua absorção. No terceiro parágrafo, o emprego dos dois-pontos assume a função de: (SELECON). retificar uma ideia proposta. indicar uma solução provisória. contrapor uma sugestão genérica. apresentar um processo anunciado.

Do mesmo modo, também devemos nos proteger e ser precavidos no mundo virtual. E isso vale para empresas e governos. Com o progressivo crescimento da digitalização dos negócios, tornou-se mais frequente a ocorrência de crimes e golpes virtuais. E os seus tipos são tão variados quanto a criatividade humana permite, indo desde roubo de informações sensíveis (políticas, estratégicas, segredos industriais etc.), sequestro de dados, controle remoto de dispositivos pessoais para finalidades ilegais... No segundo parágrafo, o emprego dos parênteses tem o objetivo de: (SELECON). retificar uma afirmação feita. apresentar uma concessão. desdobrar expressão anterior. fornecer dados contraditórios. introduzir a fonte dos dados.

Denunciar Test