option
Cuestiones
ayuda
daypo
buscar.php

MODULO I GEOGRAFIA

COMENTARIOS ESTADÍSTICAS RÉCORDS
REALIZAR TEST
Título del Test:
MODULO I GEOGRAFIA

Descripción:
MODULO I GEOGRAFIA

Fecha de Creación: 2022/07/05

Categoría: Otros

Número Preguntas: 126

Valoración:(0)
COMPARTE EL TEST
Nuevo ComentarioNuevo Comentario
Comentarios
NO HAY REGISTROS
Temario:

01. O plantation é uma forma de exploração típica dos países tropicais e foi amplamente utilizada durante a colonização europeia na América, com mão de obra escravizada, expandindo-se posteriormente para África e para o Sul e Sudeste Asiático. Na atualidade permanece em várias regiões de países em desenvolvimento. Sobre as características desse tipo de agricultura, é correto afirmar que: (A) esse tipo de agricultura produtiva, se apresenta bem diferente daquela utilizada no passado, hoje a mão de obra é contratada e desvinculada do administrador da terra, e em geral sua produtividade é muito alta devido o elevado grau de mecanização. (B) atualmente esse tipo de agricultura localiza-se ao redor dos grandes centros urbanos, onde a terra é muito valorizada e produzem-se essencialmente, hortifrutigranjeiros em pequenas e médias propriedades. (C) esse tipo de agricultura nos dias atuais é praticado em pequenas e médias propriedades e são cultivadas pelo dono da terra com mecanização bastante modernizada. (D) esse sistema permanece em regiões de países como a Colômbia, países da América Central, Gana, Costa do Marfim, Índia, entre outros, com presença da mão de obra assalariada e uso de tecnologias defasadas, refletindo assim na baixa produtividade. (E) o investimento na modernização agrícola transformou esse sistema em complexos agroindustriais os quais tem contribuído para a garantia de um abastecimento alimentar com quantidades e qualidades satisfatórias.

02. A partir da bipolaridade o mundo passou a ser dividido em dois blocos político-militares, o ocidental ou capitalista, liderado pelos Estados Unidos; e o comunista ou socialista, liderado pela União Soviética, cada qual com sua área de influência passaram a exercer uma grande influência em todo o mundo. Sobre as características desse período é correto afirmar que: (. (A) a disputa pela hegemonia mundial entre essas duas superpotências gerou conflitos militares diretos com a presença de guerras que causaram muitas mortes. (B) a União Soviética procurava enfraquecer os governos aliados aos Estados Unidos através do apoio a movimentos guerrilheiros que eram contrários a esse governo capitalista e que apoiavam a política soviética. (C) apesar das disputas entre si, os projetos políticos dos Estados Unidos e da União Soviética giravam em torno de propósitos semelhantes como a democracia e a liberdade de imprensa. (D) as duas superpotências priorizavam a qualidade de vida de seus habitantes, suas aspirações, necessidades e valores em detrimento da hegemonia e supremacia internacional de suas nações. e na bipolaridade os Estados Unidos adotou como regime político o totalitarismo, no qual a presença do Estado é absoluta, isto é, controla a economia com mão de ferro e exerce grande vigilância sobre a vida cotidiana das pessoas.

03. Frequentemente o terrorismo recorre a ações de grande impacto. Contudo, seu objetivo maior é o de influenciar os espíritos; antes de tudo, ele visa a aterrorizar, e se distingue da criminalidade. Invocando reivindicações políticas, de natureza social, econômica ou religiosa, o terrorismo. (A) realiza-se apenas no âmbito internacional, enquanto a criminalidade é marcada pelo objetivo primeiro do ganho financeiro. (B) realiza-se nacional e internacionalmente, enquanto a criminalidade é marcada pelo objetivo primeiro do ganho financeiro. (C) realiza-se apenas no âmbito internacional, enquanto a criminalidade é marcada basicamente por objetivos ideológicos. (D) realiza-se nacional e internacionalmente, enquanto a criminalidade é marcada basicamente por objetivos ideológicos.

04. Assinale a alternativa correta sobre a presença de agrotóxicos e de sementes transgênicas na agricultura brasileira. (A) O uso de agrotóxicos e sementes transgênicas associa-se à busca de maior produtividade, sobretudo em áreas de fronteira agrícola. (B) As sementes transgênicas e o uso de agrotóxicos adequados ampliaram o interesse de países da União Europeia pelos produtos agrícolas brasileiros. (C) O uso de agrotóxicos no Brasil reduziu a necessidade de aproveitamento das sementes transgênicas nos cultivos agrícolas de grãos no país. (D) Por ser signatário de acordos internacionais, o Brasil reduziu o uso de agrotóxicos e sementes transgênicas em áreas próximas a mananciais.

05. Detroit foi símbolo mundial da indústria automotiva. Chegou a abrigar quase 2 milhões de habitantes entre as décadas de 1960 e 1970. Em 2010, porém, havia perdido mais de um milhão de habitantes. O espaço urbano entrou em colapso, com fábricas em ruínas, casas abandonadas, supressão de serviços públicos essenciais, crescimento da pobreza e do desemprego. Em 2013, foi decretada a falência da cidade. Essa crise urbana vivida por Detroit resulta dos seguintes processos: (A) ascensão do taylorismo; protecionismo econômico e concorrência com capitais europeus; deslocamento de indústrias para cidades vizinhas. (B) consolidação do regime de acumulação fordista; protecionismo econômico e concorrência com capitais europeus; deslocamento de indústrias para outros países;. (C) declínio do toyotismo; liberalização econômica e concorrência com capitais asiáticos; deslocamento de indústrias para cidades vizinhas. (D) ascensão do regime de acumulação flexível; liberalização econômica e concorrência com capitais asiáticos; deslocamento de indústrias para outros países.

06. O referendo realizado no Reino Unido em junho de 2016 conduziu ao Brexit, após 43 anos de adesão à União Europeia. São potenciais consequências dessa decisão, nos níveis nacional e continental, respectivamente,. (A) o pedido da Irlanda do Norte por um novo referendo para decidir sua permanência no Reino Unido e a continuidade da livre circulação da moeda europeia, o euro, no Reino Unido. (B) o pedido da Inglaterra por um novo referendo para decidir sua permanência no Reino Unido e a continuidade da livre circulação da moeda europeia, o euro, no Reino Unido. (C) o pedido da Escócia por um novo referendo para decidir sua permanência no Reino Unido e o comprometimento da livre circulação de cidadãos europeus no Reino Unido. (D) o pedido do País de Gales por um novo referendo para decidir sua permanência no Reino Unido e o comprometimento da livre circulação de cidadãos europeus no Reino Unido.

07. Sobre a Estrutura Fundiária Brasileira, assinale a alternativa correta. (A) As pequenas propriedades rurais são em maior número e ocupam mais da metade das terras do território brasileiro. (B) A maior parte dos latifúndios está situada em áreas de expansão das fronteiras agrícolas, pecuárias e de exploração mineral. (C) A média propriedade rural é numericamente predominante na Região Sul, nomeadamente nos Estados do Paraná e de Santa Catarina. (D) A Sub-região do Nordeste, o Agreste, é caracterizada pela predominância quantitativa das médias e grandes propriedades rurais.

08. As primeiras práticas de agricultura datam de, aproximadamente, 10.000 anos. Neste período, ocorreram inúmeras transformações na sua base técnica, mas é, no decorrer da segunda metade do século XX, que a revolução agrícola contemporânea, fundada na elevada motorização/mecanização, na seleção de variedades de plantas e de raças de animais e na ampla utilização de corretores de pH dos solos, de fertilizantes, de ração animal e de insumos químicos para as plantas e para os animais domésticos, progrediu vigorosamente nos países desenvolvidos e em alguns setores limitados dos países subdesenvolvidos. Marcel Mazoyer & Laurence Roudart. História das agriculturas no mundo: do neolítico à crise contemporânea, São Paulo: Unesp; Brasília: NEAD, 2010. Adaptado. As transformações ocorridas na agricultura após meados do século XX foram reconhecidas como revolução verde, sobre a qual se pode afirmar: (A) Sua concepção foi desenvolvida no Japão e nos Tigres Asiáticos após a II Guerra Mundial. (B) Contribuiu para a ampliação da diversificação das espécies e do controle das sementes pelos pequenos agricultores. (C) Seus parâmetros produtivos estavam fundados, desde sua origem, em preservar e proteger a biodiversidade nas áreas de cultivo. (D) Com sua expansão, na África e no sudeste Asiático, as populações rurais puderam alcançar padrões de consumo semelhantes aos das grandes metrópoles. (E) Foi baseada na inovação científica e está atrelada à grande produção de grãos em extensas áreas de monocultura.

09. No mundo virtual, milhões de pessoas falam, compram, compartilham dados e se reúnem para tratar dos mais variados assuntos. Nas figuras, os números mostram a movimentação média, em 1minuto, de algumas das principais empresas e ferramentas de internet nos anos de 2015 e 2017. Sobre a internet e os números mostrados nas figuras, é correto afirmar: (A) Após um crescimento até a primeira década do século XXI, as ferramentas na internet apresentaram estagnação de utilização nos últimos anos. (B) Para todos os governos do mundo, independentemente do regime, a democratização da internet é uma ação estratégica. (C) O controle de dados e informações é descentralizado, o que confere equanimidade aos países membros da ONU. (D) A internet está em constante e rápida mudança, com novas ferramentas aparecendo com contribuições relevantes, enquanto outras vão perdendo espaço. (E) Empresas do ramo de serviços têm apresentado crescimento acentuado, o que não é observado em relação a empresas do ramo de entretenimento.

10. Países europeus, como França e Alemanha, têm valorizado, principalmente nas duas últimas décadas, o estabelecimento da menor distância possível entre as áreas de produção agrícola e de consumo, o que se denomina circuito curto. Na França, o circuito curto é reconhecido por integrar, no máximo, um intermediário entre o produtor e o consumidor, quando não se trata de venda direta. No Brasil, ainda que não haja uma definição oficial, o circuito curto é identificado pela proximidade entre produtor e consumidor. Moacir R. Darolt et al. A diversidade dos circuitos curtos de alimentos ecológicos: ensinamentos do caso brasileiro e francês. Agriculturas, v.10, n.2. Adaptado. Considere a definição apresentada e analise as três afirmações: I. A proximidade entre área de produção agrícola e de consumo pode contribuir para a redução da emissão de CO2. II. O objetivo fundamental do circuito curto é a ampliação da lucratividade das grandes indústrias alimentícias, com ganhos advindos da redução dos custos de transporte. III. Com o circuito curto, são geradas novas relações sociais, pelas quais se pode atingir o preço justo das mercadorias, tanto para o consumidor como para o produtor. Está correto apenas o que se afirma em. (A) I. (B) II. (C) I e II. (D) II e III. (E) I e III.

11. Contemporaneamente, pode-se definir a sociedade mundial como a do petróleo, devido à participação desta matéria-prima em inúmeros produtos e atividades humanas. A utilização deste recurso natural data de muitos séculos, mas sua exploração e beneficiamento se expandiram somente a partir do século XX. A respeito desse recurso natural, é correto afirmar: (A) Houve uma forte redução do preço do barril, no início da década de 1970, por conta dos resultados das pesquisas envolvendo novos procedimentos de extração e refino. (B) A estatização, no Brasil, do transporte e do refino de petróleo iniciou-se no final dos anos 1930 sob o governo de Juscelino Kubitschek. (C) O início de seu uso como fonte de energia se deu em 1920, na Inglaterra, com a descoberta de reservas pouco profundas. (D) No final dos anos 1920, sete empresas petrolíferas mundiais constituíram um cartel controlador da extração, transporte, refino e distribuição do petróleo. (E) Os Estados Unidos possuem reservas ilimitadas de petróleo, o que ocasiona independência em relação aos países participantes da OPEP.

12. O conflito na Síria surge de maneira mais evidente em março de 2011, na esteira da primavera árabe, através de manifestações contra as políticas do presidente, que utilizou força desproporcional na tentativa de conter os manifestantes. Essa ação violenta por parte do governo desencadeou novas mobilizações populares em muitas cidades sírias, exigindo reformas políticas e a renúncia do presidente. Desde então, uma escalada de violência e a incorporação de novos atores, transformaram as manifestações em um conflito armado de enormes proporções. Segundo o observatório Sírio de Direitos Humanos, já morreram mais de 350.000 pessoas e 56.900 estão desaparecidas que são consideradas mortas. (dados de março de 2018). Assinale a alternativa que apresenta a continuidade CORRETA em relação. (A) A Síria, país marcado com o número 3 no mapa, é presidida por Bashar Al Assad desde 2000, líder islâmico da vertente sunita, minoria étnica síria que o apoia incondicionalmente. (B) Um grande aliado da Síria, país marcado com o número 8 no mapa, é a Arábia Saudita que ajuda o governo do presidente sírio Tayyp Recep Erdogan a combater o grupo terrorista autointitulado Estado Islâmico. (C) Desde 2015, a Síria, país marcado com o número 5 no mapa, recebe ajuda militar ativa do governo Russo que, juntamente com o Irã, são os principais aliados do presidente sírio Bashar Al Assad, de orientação religiosa islâmica xiita. (D) O número 7 no mapa, identifica a Síria, país que perdeu mais de 5,6 milhões de pessoas que buscaram abrigo em outros países, na condição de refugiados. O Egito é o país que mais recebeu refugiados sírios, sobretudo, pela proximidade física e a vertente religiosa similar entre os países.

13. Ao compararmos a notícia ao lado, datada de março de 2018, com o mapa, que apresenta o período de 1985-1996, podemos CONCLUIR que: (A) A violência no campo está disseminada em todo o território brasileiro de maneira bastante uniforme, desde o final do século passado. Os massacres ocorridos corroboram com a ideia da precariedade ou ausência do poder público nas áreas citadas. (B) O texto evidencia os massacres, que são ações planejadas entre marginais, ligados ao narcotráfico, devido à rota da cocaína que passa, principalmente, pelo estado do Pará. .(C) Existe uma evidente contradição entre o texto e o mapa, apesar de tratarem do mesmo tema – a violência no campo. O texto destaca o Pará como estado mais violento, mas o mapa mostra uma distribuição mais igualitária dos assassinatos no campo. (D) O mapa e o texto se complementam e mostram que a situação de violência continua existindo no campo e concentrada, principalmente, no norte do país, destacando o estado do Pará, desde 1985 até 2017.

14 A imensa riqueza social e natural do cerrado está ameaçada de se perder. No ritmo atual de devastação, o bioma como tal pode desaparecer para sempre já em 2030 As consequencias socioambientais desse processo sao dramaticas e ainda serao mais, como deivrsos analistas e organixacçoes socias vem alertando, caso nao seja feito um esfroço articulado para impedir que essa expansao para a produção de commodities continue nos moldes de violencia, predaçao e empobrecimento que a tem caracterixzado O texto apresenta uma enorme preocupação com o 2º maior bioma em área do Brasil. Assinale a alternativa que apresenta de forma explícita fatos, características e tendências que podem ser identificados de forma implícita no texto. (A) O desmate do Cerrado tem uma relação direta com o avanço da pecuária leiteira, atividade que cresce em um ritmo muito acelerado no Centro-Oeste brasileiro, transformando Goiás no 1º produtor de leite e derivados, ultrapassando Minas Gerais em 2017. (B) O Cerrado conta hoje com algo em torno de 48% de sua cobertura original. O agronegócio, com destaque para o plantio da soja, carrega a bandeira do “campo moderno” e avança sobre a fronteira agrícola, transformando matas nativas em imensos desertos verdes. (C) O solo que sustenta a imensa diversidade fitobotânica do cerrado é de grande fertilidade, chamado de massapê e tem origem na decomposição do gnaisse. O massapê é utilizado, sobretudo, para o plantio da laranja e da soja. (D) O clima tropical úmido predomina no bioma Cerrado e, por apresentar chuvas bem distribuídas durante o ano, com índice pluviométrico de 1800mm/ano, se apresenta com uma vocação agrícola natural, importante para o plantio da soja. Essa característica faz do Centro-Oeste brasileiro, área com predomínio do cerrado, a região ideal para o cultivo da oleaginosa citada.

15. O pensamento geopolítico brasileiro classificou, no século passado, alguns países da América do Sul como “prisioneiros geopolíticos”. Assinale a alternativa que apresenta os países e o motivo pelo qual são assim denominados: (A) Bolívia e Paraguai, por não possuírem saída para o mar;. (B) Chile e Uruguai, devido aos fracos indicadores sociais;. (C) Venezuela e Bolívia, devido aos conflitos sociais;. (D) Colômbia e Paraguai, devido aos fracos exércitos;. (E) Equador e Bolívia, por não possuírem uma economia integrada ao Mercosul;.

16. A fronteira agrícola é um termo criado para definir a região do país que “sofre” com o avanço das práticas agrícolas devido às devastações das florestas. A fronteira agrícola representa uma área que é “mais ou menos” definida pela expansão das atividades agropecuárias sobre o meio natural. Desta forma, nos últimos anos vem se destacando uma região brasileira que recebeu o acrônimo de “Matopiba”. Sobre essa nova fronteira agrícola, podemos afirmar corretamente que: (A) A região do “Matopiba” é constituída por 73 milhões de hectares distribuídos pelas cidades de Macapá (AP), Toledo (PR), Piripiri (PI) e Barreiras (BA), que tem produzido milhões de toneladas de grãos;. (B) É uma região ao norte de Rondônia com grandes espaços ociosos e com graves conflitos pela terra. Sem terem onde trabalhar, muitos agricultores ocupam estas terras abandonadas, onde constroem suas modestas casas e passam a cultivar o solo, ou seja, tornam-se posseiros. Os conflitos ocorrem com grande violência, pois os donos resolvem expulsar à força os ocupantes de suas terras e encontram resistência por parte dos posseiros;. (C) “Matopiba” é formada pela totalidade do estado do Tocantins e parcialmente pelos estados Maranhão, Piauí e Bahia e tem sido responsável pela produção de milhões de toneladas de algodão em pluma, soja, arroz e milho;. (D) Trata-se de uma região ocupada por trabalhadores volantes que estão ajudando a povoar o interior do Brasil. Apesar de ser uma fronteira agrícola, são incluídos na população urbana, pois geralmente estabelecem residência em pequenas cidades;. (E) Corresponde à região da fronteira agrícola com manchas que restaram da antiga vegetação de Mata, comuns no interior da Paraíba, mas que vem sofrendo desmatamento devido à agricultura comercial para exportação.

17. Existem alguns países subdesenvolvidos industrializados ou que estão iniciando a sua industrialização e que, por essa razão, proporcionam boas oportunidades para investimentos internacionais. Atraídos por grandes lucros, os investimentos nesses países correm grandes riscos, se for considerada sua instabilidade econômica e política. Com o propósito de apresentar uma imagem atraente aos investidores, os países emergentes tentam se adequar aos padrões da economia global. Neste sentido, assinale o critério que NÃO é utilizado internacionalmente por quem pretende selecionar um país para fazer investimentos: (A) Cultura compatível com o investimento capitalista; ;. (B) Disponibilidade de recursos para crescer sem inflação e sem depender excessivamente de recursos externos. (C) Estímulo às empresas nacionais para aprimorarem sua produção;. (D) Governo que não administre bem os seus gastos;. (E) Custo de mão de obra adequado à competição internacional.

18. Sobre as atividades econômicas desenvolvidas no meio rural e as transformações do espaço em território brasileiro, assinale o que for correto: (A) Nas últimas décadas, especificamente a partir dos anos de 1990, combinaram-se aumento da produção com diminuição da área plantada de feijão, denotando ganhos de produtividade da cultura. (B) Uma das principais características do Brasil é que, no contexto de expansão da fronteira, evita-se o avanço sobre as áreas com cobertura vegetal natural. (C) Até o início da década de 1930, o produto agrícola responsável pela maior expansão da fronteira agrícola para o interior do Brasil foi a soja. (D) Atualmente, o Nordeste é a maior região produtora de cana-de-açúcar; nas últimas décadas, o aumento da produção dessa cultura pode ser explicado pela tradição regional em seu cultivo. (E) O extrativismo vegetal faz referência à produção oriunda das culturas agrícolas temporárias e da horticultura.

19. A respeito da ocorrência, da localização, das características e dos usos dos recursos minerais catalogados no Brasil, assinale o que for INCORRETO. (A) A Serra dos Carajás, no estado do Amazonas, é onde se localiza a principal reserva de nióbio do Brasil, elemento químico utilizado em reatores nucleares. (B) O alumínio, de amplo uso na fabricação de latas, é extraído do minério bauxita, e a principal reserva do Brasil está localizada no Vale do Rio Trombetas, na região de Oriximiná, no estado do Pará. (C) Em algumas regiões do Brasil, a extração de ouro ainda é feita na forma manual em locais conhecidos popularmente como garimpos. . (D) As empresas de mineração que atuam no quadrilátero ferrífero, parte central do estado de Minas Gerais, extraem principalmente o minério de ferro. (E) A ocorrência de recursos minerais está diretamente ligada ao arcabouço geológico de uma determinada região.

20. Conflitos armados e guerras civis de origem religiosa, étnica, racial e separatista ocorrem no mundo inteiro, sendo a pobreza a principal causa de guerras civis. Sobre esses conflitos e guerras, assinale o que for correto. (A) O Curdistão, que significa “país dos curdos”, designa região de conflito localizada no sul da Indonésia. (B) Grupos palestinos denominados Hamas, Jihad Islâmica e Brigadas dos Mártires de Al-Aqsa reivindicam territórios ocupados pelo Afeganistão. (C) Em razão do conflito existente apenas entre os muçulmanos e os cristãos e animistas, em 2011, o Sudão foi dividido em dois países: Sudão e Sudão do Sul. (D) Apartheid é a denominação atribuída ao plano político cuja finalidade era por fim ao regime de segregação social oficializado jurídica e institucionalmente nos Estados Unidos. (E) Na América Latina, o grupo armado que atuou por maior período de tempo foi as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

21. Assinale o que for correto a respeito da globalização. (A) A globalização é um fenômeno que, além da dimensão econômica, também envolve as dimensões social, cultural, política e ambiental. (B) O sistema monetário internacional está ancorado no chamado padrão-ouro, que define o valor das moedas nacionais. (C) A Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad) é uma agência da Organização das Nações Unidas (ONU) criada para estimular o intercâmbio comercial entre os países desenvolvidos e os demais. (D) Um aspecto importante da globalização é o fluxo crescente de viajantes, seja em nível nacional ou internacional. .(E) O processo de globalização tem implicado mudanças de hábitos alimentares em nível mundial.

22. A respeito das desigualdades socioeconômicas registradas em nível mundial, assinale o que for correto. (A) Entre as décadas de 1940 e de 1970, a conquista da independência política por uma série de novos territórios, que até então eram colônias das grandes potências mundiais, acabou resultando em maior visibilidade das desigualdades sociais existentes entre os países do globo. (B) Em uma classificação dos países bastante usual durante o período da Guerra Fria, o primeiro mundo incluía os países capitalistas desenvolvidos, o segundo mundo era composto pelos países socialistas e o terceiro mundo era formado pelos países capitalistas considerados subdesenvolvidos. (C) Atualmente, estatísticas e avaliações de organismos internacionais, como das agências da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Banco Mundial, demonstram que, em geral, as condições de vida nas ex-colônias são similares às encontradas nos países desenvolvidos. (D) A maioria dos países que apresenta elevados percentuais de pobreza dentre sua população encontra-se no sul da Ásia, entretanto o maior contingente de pobres se localiza na África subsaariana. (E) Considerando a redução dos custos de vida da população, em 2015, o Banco Mundial reduziu o valor da linha de pobreza internacional para 1 dólar/dia.

23. Sobre o mercado financeiro e a financeirização da economia, assinale o que for correto. (A) O sistema financeiro, ancorado nas tecnologias da informática e das comunicações, é responsável pela movimentação da maior parte dos capitais especulativos existentes. (B) Vultosas cifras são transferidas de um mercado financeiro para outro mediante compras de títulos da dívida pública emitidos pelos governos de diferentes países. (C) Parcela significativa dos investimentos realizados no chamado setor produtivo é destinada às bolsas de valores espalhadas pelo mundo. O valor de mercado de uma bolsa de valores corresponde ao valor da soma das ações das empresas nela listadas. (D) Capital especulativo ou volátil corresponde ao dinheiro investido nos mercados de títulos financeiros, de ações, de moedas ou de mercadorias, no intuito de se obter lucros rápidos e elevados. (E) A crise de 2008/2009, desencadeada pela chamada bolha imobiliária, resultou em uma elevação imediata do valor total de mercado das bolsas de valores existentes no globo.

24 Realizada nos dias 7 e 8 de julho de 2017, a reuniao do G20 prometeu reforçar os compromissos do acordo de Paris. Os lideres de mais de vinte naçoes industriaalizadas e em desenvolvimento do mundo encontraram-se em Hamburgo para discutir temas financeiros e outras questoes fundamentais ao desenvolvimento, como o meio ambiente. Sobre o mundo contemporâneo e sua orientação e localização, é correto afirmar que: (A) a Alemanha, sede da reunião do G20, está localizada ao sul da linha do Equador. (B) um dos objetivos do Acordo de Paris é a redução da emissão de gases causadores do efeito estufa, por meio da adoção de medidas como economia de energia, maiores investimentos em energias e reflorestamento. (C) a cidade de Hamburgo, sede da Reunião do G20 de 2017, localiza-se a leste da capital alemã, Berlim. (D) um dos principais objetivos do G20 é coordenar políticas entre seus membros para promover o crescimento sustentável e a estabilidade econômica. (E) durante a Guerra Fria, os países que fazem fronteira com a Alemanha na porção ocidental adotaram a economia planificada como sistema socioeconômico.

A separaçao fisica com o vizinho pobre do sul tem sido uma politica de estado desde que Clintos ergueu os primeiros trechos , em 1993, reaproveitando sucata trazida da guerra do golfo. Ja sao 1046 KM de barreiras separando os dois paises, incluindo s grades de 4,6 metros contradas pelo correligionario OBama 25. A reportagem trata das migrações que ocorrem na fronteira entre Estados Unidos e México. Sobre a situação abordada pelo texto acima e sobre as migrações e os refugiados no mundo atual, é correto afirmar que: (A) os Estados Unidos têm um percentual significativo de habitantes oriundos de outros países, sobretudo hispânicos, grande parte dos quais vivendo clandestinamente devido às restrições em vigor no país. (B) o endurecimento da vigilância e das leis imigratórias, sobretudo após os ataques de 11 de setembro de 2001, e as promessas de Trump de repressão à imigração demonstram que os Estados Unidos querem dificultar a entrada de pessoas no país. (C) a União Europeia é, na atualidade, também destino de muitos refugiados, um grupo específico de imigrantes que foge por causa de conflitos internos, guerras, perseguições políticas, ações de grupos terroristas e violação dos direitos humanos. (D) a exemplo da Lei de Cotas de 1934, que foi criada para reduzir a números baixos a entrada de imigrantes no Brasil, nas últimas décadas aumentaram as restrições à imigração, com exceção para a mão de obra qualificada, a qual é integrada à sociedade brasileira com grande naturalidade. (E) os fatores de ordem econômica predominam ao longo da história como elementos provocadores dos movimentos populacionais, ou seja, há repulsão demográfica em áreas de desemprego, subemprego e baixos salários e há atração onde existe perspectiva de melhores condições de vida.

26 Observe a imagem e leia os textos a seguir Qaisquer que sejam os conteúdos das imagens devemos considerá-las sempre como fontes históricas de abrangência multidisciplinar. As fotografias são pistas para tentarmos desvendar o passado. Elas nos mostram um fragmento selecionado da aparência das coisas, das pessoas e dos fatos, tal como foram (estética e ideologicamente) congelados num dado momento de sua existência / ocorrência. (Adaptado de KOSSOY, B. Realidades e Ficções na Trama Fotográfica. São Paulo: Ateliê editorial, 2010. p. 21.) Até meados da década de 1970, o café era o principal produto da economia paranaense, que correspondia à metade da produção nacional e à terça parte da produção mundial. O processo de modernização da agricultura no Paraná ocorreu entre fins da década de 1960 e início dos anos de 1970. [...] Esse processo alterou a estrutura fundiária do Estado principalmente em função da concentração de terras, desemprego no campo e êxodo rural. Contribuíram ainda para a queda da produção as pragas e alterações climáticas, como a ferrugem e as geadas, sendo a geada negra de 1975 um marco importante nesse processo. (Adaptado de PRIORI, A., et al. História do Paraná: séculos XIX e XX [online]. Maringá: Eduem, 2012. A modernização do campo e o êxodo rural. p. 115-127.) Com base na imagem, nos textos e nos conhecimentos sobre fotografia, modernização do campo e êxodo rural, considere as afirmativas a seguir. I. O interesse pelos processos que envolvem a manufatura foi a base para o aumento da produção nacional cafeeira na segunda metade do século XX, sobretudo, no Estado do Paraná, culminando no processo de modernização do campo com o qual foi possível resistir a grandes intempéries. II. O sentido da imagem fotográfica documental, do ponto de vista da interpretação estética, é fixo e, quando ele é atribuído pela história oficial, esta imagem se torna um testemunho cuja realidade fica expressa. III. O desemprego no campo, o êxodo rural e os problemas sociais influenciaram também a ampliação de zonas periféricas nas cidades, representando um desafio para o poder público na constituição de suas políticas. IV. O potencial da imagem fotográfica poderá ser alcançado na medida em que ela for contextualizada na trama histórica e em seus múltiplos desdobramentos que a circunscreveram no tempo e no espaço, no ato do registro. (A) Somente as afirmativas I e II são corretas. (B) Somente as afirmativas I e IV são corretas. (C) Somente as afirmativas III e IV são corretas. (D) Somente as afirmativas I, II e III são corretas. (E) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

27. Com base nos conhecimentos relacionados aos recursos naturais e à questão industrial, considere as afirmativas a seguir. I. A Primeira Revolução Industrial difundiu-se pela Europa e Estados Unidos com a implantação de teares a vapor para a produção têxtil, iniciando a utilização do petróleo como fonte de energia. II. A Segunda Revolução Industrial utilizou o mineral renovável grafeno, explorado em larga escala na Itália, na produção de energia mecânica para o funcionamento da indústria de base. III. A Terceira Revolução Industrial desenvolveu-se com profundas transformações no campo tecnológico com a utilização da sílica, um recurso mineral não renovável, na produção de cabos de fibra ótica. IV. A Quarta Revolução Industrial tem como uma de suas marcas a obsolescência programada, que vem sendo combatida por órgãos e defensores do meio ambiente visando atenuar os impactos relacionados aos recursos naturais. Assinale a alternativa correta. (A) Somente as afirmativas I e II são corretas. (B) Somente as afirmativas I e IV são corretas. (C) Somente as afirmativas III e IV são corretas. (D) Somente as afirmativas I, II e III são corretas. (E) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

28. Todos os dias, dezenas de venezuelanos ingressam no Brasil em busca de uma vida melhor. O motivo é o agravamento da crise na Venezuela, governada pelo presidente Nicolás Maduro. O país vive um cenário sem perspectivas. O governo cortou programas sociais, a inflação está nas alturas e rotina é de escassez de alimentos e medicamentos. A consequência foi o aumento do fluxo migratório de pessoas para a Colômbia e para o Brasil. A maioria dos venezuelanos entra no Brasil pela fronteira dos estados de Roraima e Amazonas. De acordo com a Polícia Federal de Roraima, somente em 2017 mais de 30 mil venezuelanos se deslocaram para a cidade de Boa Vista, capital do estado. Um número similar estaria em Manaus (AM). Essa população já representa o maior fluxo migratório na região amazônica desde a chegada dos haitianos em 2011 Fonte:<https://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/crise-migratoria-cresce-fluxo-de-migrantes-erefugiados-venezuelanos-no-brasil.htm>. Acesso em: 15/02/2018. O movimento migratório em destaque tem como uma das causas questões vinculadas a problemas. (A) religiosos. (B) econômicos. (C) de guerra. (D) tectônicos. (E) sanitários.

29. Analise o gráfico a seguir. Os dados permitem concluir que, no Brasil,. (A) as pequenas e médias propriedades representam significativa parcela da mão de obra na atividade agrícola. (B) as commodities representam, a totalidade da mão de obra em atividade nas áreas rurais. (C) as grandes propriedades concentram a maior parte das pessoas em atividade rural, em especial na produção de hortaliças. (D) as áreas de reflorestamento são as que mais empregam trabalhadores rurais. (E) as pequenas e médias propriedades têm pouca participação no total de trabalhadores rurais.

30. Na Hungria, o grupo foi saudado como uma “Abertura para o Leste”. Autoridades sérvias veem a iniciativa como algo que vai consolidar uma “amizade confiável”. O governo polonês descreveu como uma “oportunidade tremenda”. É o avanço da China sobre diversos países. Diplomatas temem que Pequim tire proveito desse grupo para minar a região. O catalisador do grupo é a capacidade chinesa de financiar e construir estradas, ferrovias, usinas elétricas e outras obras de infraestrutura que alguns dos países mais pobres precisam. O alcance das operações do grupo, contudo, vem respingando em áreas abertamente estratégicas e políticas, o que gerou desconfiança entre algumas das potências ocidentais Fonte: <http://notaalta.espm.br/o-assunto-do-dia/avanco-da-china>. Acesso em: 21/02/2017 O avanço da China na região ameaça diretamente os interesses econômicos da(o). (A) União Europeia. (B) Japão. (C) NAFTA. (D) Oriente Médio. (E) Mercosul.

31. Os brasileiros de classe média estão adiando, cada vez mais, a saída da casa dos pais. Embora já tenham algum tipo de renda, hoje um a cada quatro jovens - de 25 a 34 anos - ainda vive com a família. A proporção há 12 anos era menor, um a cada cinco deles morava com os pais. Os motivos que mantêm esses jovens ainda presos ao ninho são vários: mais anos dedicados aos estudos, casamentos mais tardios, o custo alto de vida nas grandes cidades, fatores emocionais e econômicos. O fenômeno em crescimento no país ganhou até apelido, é a chamada "geração canguru". Fonte: <https://brasil.elpais.com/brasil/2017/06/05/politica/1496687911_980154.html>. Acesso em: 21/02/2018. Um indicador socioeconômico afetado diretamente pelo fenômeno retratado na reportagem refere-se ao (à). (A) diminuição da expectativa de vida. (B) aumento da taxa de analfabetismo. (C) diminuição da renda per capita. (D) diminuição da taxa de fecundidade. (E) diminuição do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

32. Analise os dados a seguir. Os dados permitem inferir que o plantio direto evita um grave problema ambiental que referese a. (A) ao aumento da mata ciliar. (B) à permeabilização do solo. (C) às ilhas de calor. (D) à erosão. (E) à inversão térmica.

33. Sobre as civilizações contemporâneas destacadas por Samuel Huntington, assinale o que for ICORRETO. (A) A civilização ocidental é aquela composta por boa parte dos países desenvolvidos do mundo como Alemanha, Reino Unido, França, Austrália e Nova Zelândia. (B) A civilização hindu tem por base o politeísmo, a reencarnação e algumas deidades relacionadas à na-tureza, como o próprio rio Ganges (Ganga) na Índia. (C) A civilização ortodoxa é de matriz exclusiva da Ásia. Sua religião predominante, o cristianismo or-todoxo, não utiliza de imagens e culto aos santos (hagiografia), assemelhando-se ao protestantismo europeu. (D) A civilização africana não está relacionada a todo o continente africano. A área mais ao norte deste continente é considerada islâmica e, portanto, de matriz cultural diferente.

34. Sobre a agricultura contemporânea, assinale o que for INCORRETO. (A) É caracterizada pelas mudanças técnicas com grande utilização de energia, água e agrotóxicos (pesticidas, herbicidas, desfolhantes), aplicação de adubos químicos e intensificação das pesquisas. (B) Aumento da produção e de produtos especializados com evolução para a agroindústria e complexos industriais. Elevado grau de especialização em comparação à agricultura tradicional. (C) Mudanças na estrutura fundiária com abandono das lavouras de subsistência e o crescente aumento da concentração fundiária. (D) Não causou impactos sociais como êxodo rural e aumento do número de trabalhadores rurais sem terra e sua exclusão social e econômica também não tem afetado populações nativas ou indígenas.

35. Sobre o capitalismo financeiro ou monopolista do final do século XIX e início do século XX, identifique as afirmativas certas (C) e as falsas (F). I. Quando empresas ou países monopolizaram o comércio a partir dessa época, teve início a fase do capitalismo financeiro ou monopolista. II. Além de fazerem empréstimos às empresas, os bancos, paralelamente, investiram no comércio e na indústria, e aí surgiu o capital financeiro composto de ações, certificados, títulos, etc. que poderiam ser convertidos em dinheiro, dominando e controlando a economia dos países, adquirindo, assim, mais importância e poder. III. As potências capitalistas procederam à incorporação de novos territórios caracterizados pelo monopólio e pelo domínio do capital financeiro, fase conhecida como imperialismo. IV. Uma nova modalidade de colonialismo surgiu pelo fato de garantir mercados através de dependência econômica e que passou a ser chamada de neocolonialismo. Assinale a opção que contenha todas as afirmativa(s) correta(s). (A) As afirmativas I, II, III e IV estão corretas. (B) As afirmativas I, III e IV estão corretas. (C) As afirmativas II, III e IV estão corretas. (D) As afirmativas I, II e III estão corretas. (E) As afirmativas I e III corretas.

36. Considerando os dados da tabela abaixo e conhecimentos sobre o assunto, analise as afirmativas a seguir. I. As energias renováveis, a partir das duas últimas décadas do século XX, colaboraram com 15% do consumo mundial de energia primária, devido à possibilidade de esgotamento dos recursos não renováveis. II. Na Primeira Revolução Industrial, o carvão mineral foi a principal fonte de energia utilizada. As suas principais jazidas de extração estão localizadas no Hemisfério Norte. III. A partir do ano de 1976, o consumo anual médio do gásmnatural foi o equivalente a aproximadamente 4,72 vezes omconsumo médio da energia nuclear, que é de uso restrito em vários países. IV. Em relação aos combustíveis fósseis, que são extraídos de rochas e de estruturas sedimentares, o consumo médio foi de 69,6% no período de 1966 a 2006. V. Consequência principalmente de seu uso na indústria automobilística, o petróleo apresentou um dos maiores índices de consumo a partir do século XX. No entanto, no ano de menor consumo houve um decréscimo de 14% em selação ao ano de maior consumo. Identifique a opção que contenha as afirmativas corretas. (A) Apenas afirmativas I, II e IV estão corretas. (B) Apenas afirmativas I, III e IV estão corretas. (C) Apenss afirmativas II, III e V estão corretas. (D) Apenas afirmativas II, III e V estão corretas. (E) As afirmativas I, II, III, IV e V corretas.

37. Os processos industriais não imitam a natureza; a agroecologia, sim, o faz. Substitui os insumos externos, como o fertilizante, por saberes de como combinar plantas, árvores e animais, de tal forma que se reforce a produtividade da terra. […] a produtividade aumentou até 214% em 44 projetos em 20 países da África Subsaariana mediante técnicas de agroecologia em um período de 3-10 anos [...] muito mais do que qualquer cultivo geneticamente modificado alguma vez já tenha conseguido […]. Outras avaliações científicas recentes mostraram que os camponeses de 57 países que utilizam técnicas agroecológicas obtiveram aumento de até 80% na produtividade. O aumento médio dos africanos é de 116% […]. Hoje, a evidência científica demonstra que os métodos agroecológicos são muito melhores do que os fertilizantes químicos para aumentar a produção de alimentos em regiões onde vivem os famintos. (Fontes: Stephen Leahy, Mudança climática e cultivos ecológicos, 20 dec. 2011. Com base nas informações do texto e nos conhecimentos de geografia agrária, assinale a alternativa correta. (A) A agroecologia é uma técnica agrícola própria dos agricultores africanos, motivo pelo qual aquele continente é sempre usado como exemplo nesse tipo de produção. (B) A integração de práticas produtivas locais com cultivos geneticamente modificados faz com que a agroecologia tenha uma visão ecológica do meio ambiente. (C) A agroecologia está se revelando como uma opção para a produção de alimentos saudáveis, mas sua produção ainda é inferior à produção convencional. (D) A forma agroecológica de produzir foi introduzida no Brasil na década de 70 do sec. XX, quando a modernização da agricultura promoveu o que se denominou de “revolução verde”. (E) Um dos aspectos negativos da produção agroecológica são os problemas sociais e ambientais, pois esse modelo de produção ocupa pouca mão de obra em grandes extensões e consome muitos recursos naturais.

38. O discurso oficial enfatiza o fato de as regiões Norte e Nordeste estarem exibindo um crescimento econômico acima da média nacional na última década. Isso não é novo. O Nordeste cresceu a uma taxa superior à do país em diferentes períodos; na década de 1960, Celso Furtado animou-se com o desempenho da região Nordeste! (Adaptado de Carleial, L. O desenvolvimento regional ainda em questão Com base no texto e nos conhecimentos de geografia econômica e regional do Brasil, assinale a alternativa correta. (A) Instrumentos de políticas regionais foram estratégias usadas pelo Estado brasileiro para instituir políticas econômicas, visando estimular o desenvolvimento e diminuir as disparidades regionais. (B) O crescimento econômico das regiões periféricas supera a média nacional nos períodos de crise da indústria do Sudeste, pois isso leva as empresas industriais a investir onde a mão de obra é barata. (C) Não ocorreu o desenvolvimento do Nordeste, nas décadas de 70 e 80, porque os trabalhadores da região eram atraídos pelos salários pagos na indústria paulista. (D) A expansão do PIB da região Norte na última década se deveu à elevação dos preços internacionais dos produtos industrializados, pois isso aumentou o valor das exportações da Zona Franca de Manaus. (E) O PIB do Nordeste cresce a taxas superiores às do PIB nacional nos períodos em que o Estado amplia seus investimentos em obras contra a seca, como no caso da transposição do rio São Francisco.

39. Apesar de ser estratégica para a integração sul-americana, a Faixa de Fronteira configura-se como uma região pouco desenvolvida economicamente, historicamente abandonada pelo Estado, marcada pela dificuldade de acesso a bens e serviços públicos, pela falta de coesão social, pela inobservância de cidadania e por problemas peculiares às regiões fronteiriças. Sob o ponto de vista do território brasileiro, configuram exemplos de problemas peculiares às regiões fronteiriças. (A) a captação de recursos por instituições financeiras internacionais e a evasão de divisas. (B) a ausência de tributação legal e a desarticulação político--institucional dos municípios. (C) a formação de economias de subsistência e a organização de movimentos separatistas. (D) a entrada de produtos ilícitos e a saída de recursos naturais explorados ilegalmente. (E) a livre atividade de grileiros e a comercialização de títulos de propriedade para terras devolutas.

40. É correto afirmar que a charge denuncia. (A) a retração das cidades pelo avanço desregulado das habitações em áreas periféricas. (B) a reabilitação da periferia com o abrigo da população em novas áreas construídas. (C) a desapropriação de áreas periféricas como estratégia para aquecer o mercado imobiliário. (D) a função das operações urbanas de degradar as áreas periféricas indesejadas ao crescimento das cidades. (E) a expulsão da população periférica no processo de expansão das grandes cidades.

41. Em 1995, emendas constitucionais de ordem econômica puseram fim nos monopólios de empresas estatais e abriram vários setores da infraestrutura ao capital privado sob o regime de concessão. A aprovação das emendas expressava o fato de que se havia formado um relativo consenso de opinião pública sobre a necessidade de atualizar o Estado e a economia do país à luz do que vinha acontecendo no mundo desenvolvido. Aprovadas as emendas constitucionais, tiveram início as privatizações de empresas estatais e concessões de serviços ao setor privado. A prática econômica que fundamentou as medidas do governo brasileiro apresentadas no excerto denomina-se doutrina. (A) neoliberal. (B) keynesiana. (C) neocolonial. (D) liberal. (E) mercantilista.

42. Caracteriza-se como o maior vetor de ocupação territorial no Brasil a partir de meados do século XIX, sendo explicativa da gênese da concentração produtiva e populacional ainda existente na atual conformação do território nacional. Estabeleceu-se no vale do Rio Paraíba, avançando por décadas sobre áreas de floresta Atlântica. Cabe assinalar que tal avanço ocasionou um surto urbanizador na região Sudeste do Brasil, no qual as ferrovias ganharam peso fundamental como agente modernizador e indutor da ocupação de novas áreas. A atividade econômica associada à formação territorial do Brasil a qual o excerto se refere é. (A) a industrialização. (B) a cafeicultura. (C) a mineração. (D) a pecuária. (E) a silvicultura.

43. Imagine que você entrou numa loja de eletrodomésticos e em instantes um vendedor lhe oferece uma geladeira exatamente como a que você pesquisou na internet pouco tempo antes. Ou uma empresa que aumentou a previsão de demanda de um determinado produto com base em dados estatísticos coletados em tempo real, elevando sua participação de mercado. Essas situações são possíveis com um fenômeno que vem ganhando cada vez mais força no mundo dos negócios: o big data. Com um volume cada vez maior de dados disponibilizados na internet, as empresas de tecnologia desenvolveram sistemas capazes de capturar esses dados e analisá-los. A operação de sistemas inteligentes, como o apresentado pelo excerto, é possibilitada pelo desenvolvimento de redes técnicas que modificam as relações sociais e o modo de vida das pessoas. O meio geográfico correspondente a essa condição é chamado. (A) meio comercial-informacional. (B) meio informacional. (C) meio técnico-científico. (D) meio técnico-científico-informacional. (E) meio técnico-comercial-informacional.

44. Ao promover a livre circulação de mercadorias e serviços entre Estados Unidos, Canadá e México, o Acordo de Livre- -Comércio da América do Norte ratificou as chamadas maquiladoras, caracterizadas como. (A) indústrias estadunidenses em território mexicano, que realizam a montagem de produtos através da exploração de mão de obra. (B) parques tecnológicos estadunidenses em regiões de fronteira mexicana, que priorizam o desenvolvimento Industrial regional via compartilhamento dos meios de produção. (C) indústrias mexicanas em território estadunidense, que produzem bens de consumo por meio de parcerias para o desenvolvimento produtivo. (D) universidades técnicas mexicanas em território canadense, que investem na qualificação profissional via intercâmbio de trabalhadores. (E) empresas canadenses em território estadunidense, que objetivam a prestação solidária de serviços essenciais às cidades mexicanas.

45. Considerando os cenários encontrados nos gráficos e os conhecimentos sobre o consumo mundial de energia primária, é correto afirmar que. (A) os países membros da OCDE diminuíram sua participação percentual no consumo mundial de energia primária em resposta ao aumento em seu padrão de consumo. . (B) o consumo mundial de energia primária entre os países desenvolvidos aumentou em razão da crise econômica no período. (C) a China aumentou sua participação percentual no consumo mundial de energia primária devido ao seu desligamento do bloco dos Tigres Asiáticos. (D) os países subdesenvolvidos aumentaram sua participação percentual no consumo mundial de energia primária em função do aumento em seu dinamismo econômico. (E) o Oriente Médio registrou o maior aumento percentual no consumo mundial de energia primária devido ao crescimento de sua produção industrial.

46. Corredor de Exportação bate recorde de movimentação mensal em Paranaguá Acompanhando o recorde brasileiro nas exportações de soja, o Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá também fechou o mês de junho de 2015 com movimentação histórica de graneis. Balanço divulgado pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) aponta que o fluxo total de grãos no mês totalizou 1,92 milhões de toneladas. A marca é 5,9% superior ao desempenho anterior, de 1,81 milhões de toneladas escoadas em maio de 2011. Os portos são uma parte integrante desse complexo, definido como um. (A) aparato de incentivos fiscais voltados à ampliação da produção destinada ao abastecimento do mercado internacional. (B) conjunto de infraestruturas criadas pelo agronegócio com a finalidade facilitar o escoamento de gêneros agrícolas para outros países. . (C) sistema integrado de transporte e armazenagem destinado, principalmente, ao escoamento de produtos para o mercado externo. (D) programa de estímulo à produção de produtos primários locais de alto valor agregado, voltado para exportação.

47. Países mais ricos da Europa ajudam os agricultores com R$ 326 bilhões por ano. os chamados subsídios agrícolas.Organização Mundial do Comércio (OMC) iniciou uma rodada de negociações para facilitar o comércio internacional e estimular o aumento da produção agrícola, mas nenhum acordo importante foi firmado. Uma das principais fontes de discórdia é a ajuda que os países ricos dão a seus agricultores A prática econômica exposta é considerada um entrave nas negociações organizadas pela OMC, porque. (A) inviabiliza a agricultura de subsistência. (B) inflaciona o preço dos produtos no mercado internacional. (C) eleva a produção de commodities nos países emergentes. (D) torna desigual a competição pelos mercados.

48. Governo cubano lançará internet de banda larga em dois bairros de Havana O governo cubano anunciou na noite deste domingo (31/01/2016) que está lançando um serviço de internet de banda larga em dois bairros de Havana como parte de um projeto piloto que visa levar às casas o acesso à rede. [...]. O acesso público à internet por banda larga só começou em Cuba no ano passado, com a abertura de pontos de wi-fi públicos que custam US$ 2 por hora. O valor equivale a cerca de um décimo do salário médio mensal em Cuba. O atraso na expansão da tecnologia de banda larga em Havana tem como causa principal o(a). (A) rígido controle estatal sobre os meios de comunicação, que impõe restrições em relação ao acesso aos serviços não controlados pelo governo. (B) embargo econômico imposto pelos Estados Unidos, que gera dificuldades na criação de tecnologias de comunicação pelos cubanos. (C) desinteresse de empresas de comunicação localizadas fora de Cuba, em expandir suas atividades na Ilha. (D) falta de mercado consumidor para esse produto, causada por aspectos financeiros e culturais.

49. Petróleo Brasileiro S.A. ou simplesmente Petrobras é uma empresa de capital aberto (Sociedade Anônima), cujo acionista majoritário é o Governo do Brasil (União). É, portanto, uma empresa estatal de economia mista. A empresa apresentada é responsável, entre outras atribuições no Brasil, pela. (A) distribuição e comercialização de petróleo e seus derivados. (B) determinação do preço final da venda dos combustíveis. (C) prospecção e transporte de hidrocarbonetos fluidos e sólidos. .(D) importação de gás combustível e petróleo.

50. A presença de empresas globais que dominam o mercado de tecnologia no mundo costuma gerar atritos com os governos nacionais e impactos de diferentes dimensões em sua indústria cultural e na privacidade dos indivíduos. Diante do poder dessas grandes empresas, os Estados nacionais buscam estabelecer regras antitrustes para o setor. Com relação ao poder econômico e político das empresas globais de tecnologia digital e as ações dos governos nacionais, é correto afirmar que: (A) A tecnologia digital representou uma expressiva reestruturação da ordem global. Houve maior democratização da circulação de informações pela internet e os Estados nacionais perderam totalmente o controle do conteúdo transmitido pelas redes digitais. (B) O poder das grandes empresas de tecnologia predomina apenas nos países pobres, cujos Estados dispõem de limitadas legislações para o controle desses grupos econômicos em seus territórios, sobretudo no que diz respeito às mídias globais. (C) As leis antitrustes surgiram no final do século XX e foram criadas pelos Estados nacionais para o controle do poder econômico das empresas globais do mercado de tecnologia digital, setor que costuma desenvolver práticas de mercado anticompetitivas. (D) As empresas de tecnologia digital formam verdadeiro oligopólios e controlam diversas redes informacionais; apesar disso, elas ainda dependem das legislações dos Estados nacionais para a atuação nos territórios e comercialização dos seus produtos.

51. Apesar da queda de preço que vêm sofrendo nos últimos anos, algumas commodities minerais continuam sendo importante fonte para a pauta de exportações do Brasil. Na figura a seguir, observamos vias de escoamento (os corredores de exportação) da Amazônia Oriental, partindo de três municípios paraenses: Oriximiná, Parauapebas e Ipixuna do Pará. Identifique o produto extraído em cada um dos municípios e a via de escoamento correspondente: (A) cobre, corredor baixo Amazonas; bauxita, corredor Carajás; ferro, corredor do vale do rio Capim. (B) bauxita, corredor baixo Amazonas; ferro, corredor Carajás; caulim, corredor do vale do rio Capim. (C) carvão mineral, corredor Carajás-Tocantins; caulim, corredor do vale do rio Capim; bauxita, corredor baixo Amazonas. (D) ferro, corredor Carajás; bauxita, corredor baixo Amazonas; cobre, corredor do vale do rio Capim.

52. “Não existem culturas ou civilizações ilhadas. (...) Quanto mais insistirmos na separação de culturas e civilizações, mais imprecisos seremos sobre nós mesmos e os outros. No meu modo de pensar, a noção de uma civilização isolada é impossível. A verdadeira questão é se queremos trabalhar para civilizações separadas ou se devemos tomar o caminho mais integrador, mas talvez mais difícil, que é tentar vê-las como um imenso todo cujos contornos exatos uma pessoa sozinha não consegue captar, mas cuja existência certa podemos intuir e sentir.” Sobre o conceito em questão e os contextos referidos pelo autor, é correto afirmar. (A) o processo de globalização provocou a destruição da cultura dos povos não ocidentais e, por isso, aumentou práticas como o terrorismo a partir de 2001. (B) a ideia de civilização, como imaginada no século XIX, produziu a emancipação das Américas e o fim da disputa colonial no mundo. (C) o conceito de civilização foi estabelecido na Grécia Antiga e aperfeiçoado pelas práticas integradoras do imperialismo do século XIX ocorridas na África. (D) a lógica de integração de culturas é negada por grupos radicais e pelos defensores do princípio de que vivemos em um choque de civilizações.

53. Era o dia 6 de agosto de 1945. O avião B-29, Enola Gay, comandado pelo coronel Paul Tibbets, sobrevoou Hiroshima a 9.448 metros de altitude e, quando os ponteiros do relógio indicaram 8h16, bombardeou-a com uma bomba de fissão nuclear de urânio, com 3 m de comprimento e 71,1 centímetros de diâmetro e 4,4 toneladas de peso. A bomba foi detonada a 576 metros do solo. Um colossal cogumelo de fumaça envolveu a região. Corpos carbonizados jaziam por toda parte. Atônitos, sobreviventes vagavam pelos escombros à procura de comida, água e abrigo. Seus corpos estavam dilacerados, queimados, mutilados. Cerca de 40 minutos após a explosão, caiu uma chuva radioativa. Muitos se banharam e beberam dessa água. Seus destinos foram selados. A explosão da bomba mencionada no texto. (A) ocorre a partir da desintegração espontânea do núcleo de urânio enriquecido em núcleos mais leves, liberando uma enorme quantidade de energia. Esse bombardeio significou o início da corrida armamentista entre EUA e União Soviética. (B) ocorre devido à desintegração do núcleo de urânio em núcleos mais leves, a partir do bombardeamento com nêutrons, liberando uma enorme quantidade de energia. Esse ataque é considerado um símbolo do final da II Guerra Mundial. (C) ocorre a partir da combinação de núcleos de urânio enriquecido com nêutrons, formando núcleos mais pesados e liberando uma enorme quantidade de energia. Esse bombardeio foi uma resposta aos ataques do Japão a Pearl Harbor. (D) ocorre devido à desintegração do núcleo de urânio em núcleos mais leves, a partir do bombardeamento com nêutrons, liberando uma enorme quantidade de energia. Esse ataque causou perplexidade por ser desferido contra um país que havia permanecido neutro na II Guerra Mundial.

54. As taxas de desemprego são um dos indicadores das condições do crescimento socioeconômico de países e de regiões, em especial quando afetam contingentes populacionais mais jovens. De acordo com o mapa, a região que apresenta o maior potencial para crescimento da força de trabalho é: (A) Ásia Oriental. (B) Oriente Médio. (C) Norte da África. (D) Sudeste Asiático.

55. Um consultor canadense, Michael Markieta, desenvolveu um sistema de visualização das rotas de tráfego aéreo ao redor do globo que recria o mapa-múndi, como mostra a imagem. Atualmente, há 58 mil rotas aéreas cruzando os céus nos cinco continentes. Na imagem revelada por Markieta, não causa surpresa o fato de que os pontos mais densos aparecem em áreas onde muitas rotas seguem o mesmo trajeto e têm como destino as maiores cidades do mundo. Adaptado de vegakosmonaut.blogspot.com.br, 11/06/2013. Nessa representação das rotas do transporte aéreo comercial, o mapa ilustra a seguinte mudança na geopolítica internacional contemporânea: (A) aculturação de áreas periféricas. (B) metropolização de regiões rurais. (C) globalização de países desenvolvidos. (D) conurbação de aglomerações populacionais.

56. O movimento e a avenida Em vista da importância do Exército para as classes dominantes, não é de admirar que o tráfego militar fosse o fator determinante do planejamento das cidades, exemplificado pelo traçado das avenidas de Paris, proposto pelo prefeito Haussmann entre 1853 e 1870. Topografia da Maré facilita ocupação pelo Exército Ao adotar no Complexo da Maré estratégia semelhante à utilizada para ocupar os Complexos do Alemão e da Penha, o Exército vai encontrar mais vantagens do que desvantagens, apesar de a nova região ser maior e mais populosa. A topografia da área a ser pacificada é plana, e as ruas são mais largas, fatores que acabam facilitando a distribuição do efetivo e as manobras dos veículos militares Apesar das muitas diferenças existentes entre Paris no século XIX e Rio de Janeiro no século XXI, os textos apontam para manifestações do exercício do poder militar em ambas as cidades. Nos dois contextos, é reconhecível a seguinte relação estratégica entre o espaço da cidade e a ação do Estado: (A) sítio urbano e polarização política. (B) morfologia urbana e controle social. (C) hierarquia urbana e segurança pública. (D) centro urbano e marginalização econômica.

57. As diferenças observadas entre a fábrica fordista e a fábrica pós-fordista são explicadas, principalmente, pela introdução da estratégia de organização produtiva denominada: (A) regulação. (B) terceirização. (C) padronização. (D) hierarquização.

Rússia formaliza anexação da Crimeia 58. A Rússia anexou formalmente a Península da Crimeia a seu território, depois de um duro discurso do presidente Vladimir Putin em meio a pesadas críticas aos E.U.A., à União Europeia e ao governo interino da Ucrânia. Nesse discurso que antecedeu a assinatura da anexação da Crimeia, Putin destacou a questão como vital para os interesses russos. Segundo ele, o Ocidente “cruzou uma linha vermelha” ao interferir na Ucrânia. “A Crimeia sempre foi e é parte inseparável da Rússia”, declarou o presidente O evento abordado na reportagem está simultaneamente associado ao presente e ao passado dos povos envolvidos. Para explicar essa ação russa em relação à Crimeia, são fundamentais os seguintes interesses do atual governo Putin: (A) superar o pan-eslavismo − reduzir a diversidade étnica. (B) estimular a economia − ampliar a produção energética. (C) combater a corrupção − reconstruir a geopolítica global. (D) reforçar o nacionalismo − consolidar a geoestratégia militar.

59. A década de 1930, quando a tela Operários foi pintada, caracterizou-se pela deflagração do processo de industrialização na sociedade brasileira. Nessa tela, por meio da representação proposta pela artista, pode-se observar o seguinte aspecto do operariado nacional na época: (A) defasagem salarial. (B) diversidade cultural. (C) associativismo sindical. (D) disparidade educacional.

60. No fim da década de 1960, sob a justificativa de evitar a internacionalização da Amazônia, os governos militares distribuíram terras e subsídios a quem se dispusesse a se embrenhar na floresta. Atualmente, 36% do gado bovino e 5% das plantações de soja do país encontram-se na região amazônica. Investir ali é um ótimo negócio. As terras custam até um décimo do valor no Sudeste. Recentemente, a ocupação econômica da Amazônia vem passando por várias alterações, como a expansão do agronegócio, citada no texto. Um efeito negativo e outro positivo, ocasionados por essa expansão, estão respectivamente identificados em: (A) desmatamento - geração de empregos. (B) assoreamento de rios - modernização de ferrovias. (C) destruição da fauna - renovação das fontes de energia. (D) poluição ambiental - redistribuição da propriedade fundiária.

61. As imagens noturnas feitas por satélites revelam a distribuição espacial do consumo de energia elétrica, permitindo identificar diferenças importantes entre as sociedades humanas, como no exemplo abaixo. A imagem indica diferentes padrões espaciais do consumo de energia entre as regiões norte e sul da Península Coreana. Entre essas regiões, tal diferença é explicada, principalmente, por seus respectivos níveis de: (A) poderio militar. (B) democracia política. (C) contingente populacional. (D) desenvolvimento econômico.

62. En La Habana: De olho nos novos negócios Os novos negócios em Havana impulsionaram outro setor, até então pouco em voga na ilha: a publicidade. As histórias de pequenos empreendedores que deram certo foram a inspiração para a revista eletrônica mensal En la Habana, que chegou ao seu terceiro número em março deste ano. O objetivo, segundo um dos seus criadores, é mostrar o que está acontecendo na cidade e as transformações no país, principalmente na capital. Cuba passou a ser um país socialista após a revolução ocorrida em 1959. Nas últimas décadas, porém, tem vivenciado mudanças derivadas da dissolução da U.R.S.S., dentre as quais estão as citadas no trecho da reportagem. A expansão desses novos negócios cubanos está diretamente relacionada à expectativa da seguinte possibilidade: (A) integração com países latino-americanos. (B) celebração de acordo comercial com a China. (C) fim do embargo econômico norte-americano. (D) liberalização para investimentos de capitais europeus.

63. Leia os textos a seguir. Texto 1 Art. 2º A SUDENE tem por finalidades: a) estudar e propor diretrizes para o desenvolvimento do Nordeste; b) supervisionar, coordenar e controlar a elaboração e a execução de projetos a cargo de órgãos federais na região e que se relacionem especificamente com seu desenvolvimento; Art. 2º A redução das desigualdades regionais se norteia pelas estratégias: I. estimular e apoiar processos e oportunidades de desen-volvimento regional, em múltiplas escalas; e II. articular ações que, em seu conjunto, promovam umamelhor distribuição da ação pública e investimento no Território Nacional, com foco principal nos territórios selecionados e de ação prioritária; A segunda metade da década de 1950 e os anos 1960 foram marcados pelo surgimento de diferentes políticas de desenvolvimento regional no Brasil, como por exemplo Sudam (1966), Sudeco (1967) e Sudesul (1967). Os textos supracitados referem-se à criação da Sudene (1950) e ao PNDR (2007). Considerando o exposto, as relações espaciais e temporais entre os Textos 1 e 2 demonstram. (A) a permanência dos problemas regionais devido ao desenvolvimento desigual das regiões. (B) o agravamento dos desequilíbrios regionais face à competição de agentes econômicos. (C) a coesão regional entre o Nordeste e o Norte do Brasil em oposição à região Centro-Sul. (D) a semelhança econômica da região Sudeste em relação à região Sul. (E) a necessidade de elaboração de instrumentos específicos que tratem de problemas que afetam as diferentes regiões.

64. Leia os textos a seguir. Texto 1 Contrariando a opinião de certas pessoas que não quiseram se entusiasmar, e garantiram que em poucos dias a novidade passaria e a ferrugem tomaria conta do metal, o interesse do povo ainda não diminuiu. Texto 2 Fatores biológicos e geográficos facilitaram a implementação de determinadas atividades econômicas nos moldes ditos modernos, predominantemente em relevo plano, com formas de topo aplanado, solos bem desenvolvidos, espessos e livres de pedregosidades. O Texto 1 trata de uma situação vivenciada pela população de uma pequena cidade, enquanto o Texto 2 aborda a modernização da agropecuária e as características de uma unidade de paisagem em Jataí, mesorregião do Sudoeste de Goiás. Com base no fragmento do conto “A máquina extraviada” e na leitura do Texto 2, conclui-se que a tecnologia. (A) desperta curiosidade na população, no Texto 1, e limita o seu próprio uso em atividades agropastoris realizadas neste tipo de terreno, no Texto 2. (B) implanta-se satisfatoriamente no local, conforme o Texto 1, e é desfavorável para a mecanização agrícola nesse tipo de terreno, no Texto 2. (C) causa indiferença na população capacitada para sua utilização, no Texto 1, e tem potencial para uso em atividades agrícolas neste tipo de terreno, no Texto 2. (D) propicia a anulação da sua função, no Texto 1, e inviabiliza a mecanização agrícola neste tipo de terreno, no Texto 2. (E) chega à população que possui mão de obra despreparada, no Texto 1, e favorece as atividades de aração neste tipo de terreno, no Texto 2.

65. O século XIX, além de se caracterizar pela expansão capitalista, foi também um momento privilegiado de ciência, de construção de discursos “científicos” que resguardavam a superioridade dos europeus e desvalorizavam os outros povos. No centro dessas retóricas ditas científicas e econômicas estava inscrita uma visão modernizadora e industrializada que justificava, em nome do progresso, da ciência e da civilização, a intervenção europeia nos países “sem desenvolvimento”. Sobre os desdobramentos dessa “missão civilizatória” no continente africano, analise as afirmativas a seguir: I. A destruição das estruturas de poder, das crenças e culturas nativas desencadeou um processo de perda de identidade original dos povos colonizados. II. A África, dividida entre as potências europeias, se transformou em laboratório da medicina moderna, quando cientistas investigaram doenças tropicais como malária, cólera, raiva e varíola; porém, apenas os colonizadores foram beneficiados com os avanços das inovações científicas. III. O imperialismo francês na África Ocidental destacou-se, na prática, pela “assimilação racial”, ou seja, todos os súditos coloniais eram reconhecidos e tratados como cidadãos franceses. IV. Nas colônias alemãs do Sudeste africano, prevaleceu sobre os povos a “teoria racial alemã”, que, travestida de cientificidade, afirmava que a humanidade não era uma única espécie homogênea, e sim, uma hierarquia que ia de uma “raça superior”, ariana, a uma raça negra, inferior. Essa teoria e prática, posteriormente, foi efetivada pelo império nazista. Em relação às proposições analisadas, assinale a única alternativa cujos itens estão corretos: (A) I e II. (B) I e IV. (C) II e III. (D) II e IV.

66. No Brasil, nos últimos censos, constatou-se que o setor terciário ganhou participação em detrimento dos outros setores da economia. Assinale a alternativa que apresenta um dos fatores que contribuiu para o forte aumento da população no setor terciário: (A) Aumento da população no campo. (B) Automação industrial que contrata cada vez mais trabalhadores. (C) Expansão da urbanização, que demanda mais comércio e serviços. (D) O aparecimento de novas áreas extrativistas no campo. (E) A inserção da mulher no mercado de trabalho.

67. O G7 é um grupo de países que mantém vínculos políticos importantes e sustentam políticas voltadas ao fortalecimento de suas economias. As suas orientações visam, basicamente, ao favorecimento de produção agrícola, comercial, industrial e financeira de seus membros. Os países que compõem o G7 são: (A) Inglaterra, Espanha, Portugal, Japão, Canadá, Rússia e China.. (B) Japão, Canada, EUA, Espanha, Portugal, Itália e Alemanha. (C) EUA, Bélgica, França, Espanha, Canadá, Inglaterra e Itália. (D) EUA, Grã-Bretanha, Canadá, Alemanha, França, Itália e Japão. (E) EUA, China, México, Canadá, Japão, Rússia e Bélgica.

68. No Brasil, aproximadamente 44% da produção de energia provêm de fontes renováveis, como a da hidroeletricidade e de biomassa. Sobre a produção energética do Brasil, analise as afirmativas abaixo. I. O Brasil é um dos países que mais investiu na construção de barragens, cujos lagos artificiais geram atualmente 80% da energia elétrica produzida no país. II. Desde a década de 70, o país vem desenvolvendo grande tecnologia para o uso do álcool etanol, extraído da canade-açúcar e utilizado com uma fonte de combustível. III. O Brasil apresenta pequeno potencial para a geração de energia eólica, considerada uma fonte renovável e de baixo impacto ambiental. IV. O Brasil é autossuficiente em petróleo no que se refere à quantidade e à qualidade, produzido no território. V. O baixo custo para implantação da energia solar tem contribuído para o seu crescimento no país. Estão corretas: (A) I, II e II, apenas. (B) II, III e IV, apenas. (C) III, IV e V, apenas. (D) I, II, IV e V, apenas. (E) I, II, III e IV, apenas.

69. O carvão ainda representa uma fonte de energia de grande importância econômica, como por exemplo, na fabricação de aço pelas indústrias siderúrgicas, utilizadas para produzir o calor necessário aos altos fornos de fundição, assim como na geração de eletricidade em usinas termoelétricas. Sobre o carvão, marque a alternativa INCORRETA. (A) O Brasil abriga apenas 0,1% das reservas mundiais conhecidas de carvão. (B) Pelo fato de possuir menor teor de carbono e grande quantidade de impurezas, o carvão do Brasil precisa ser misturado ao importado, adquirindo maior teor calorífero. (C) No período carbonífero, extensas florestas de coníferas foram soterradas, a matéria orgânica resultante da decomposição dessa vegetação foi se transformando no que hoje a denominamos de carvão. (D) As reservas de carbono formaram-se há cerca de 300 milhões de anos, especialmente durante o período geológico, denominado Carbonífero. (E) O Brasil possui grande reserva carbonífera composta em sua maioria por antracito, o mais raro da natureza.

70. Durante muito tempo, observamos uma grande concentração industrial em algumas regiões no Brasil, no Vale do Aço, em Minas Gerais, e ABC Paulista em São Paulo. Determinados fatores interferiram no estabelecimento e no desenvolvimento dessas regiões industriais. Sobre esses os fatores que interferiram no estabelecimento e desenvolvimento dessas regiões industriais, marque V para as verdadeiras e F para as falsas. I. Disponibilidade de mão de obra. II. Mercado consumidor. III. Presença de sindicatos organizados. IV. Proximidade de fontes de matérias-primas. V. Disponibilidade de recursos energéticos. Assinale a sequência correta. (A) V, V, F, V, F. (B) V, V. F, V, V. (C) F, F, V, F, F. (D) V, V, V, V, F. (E) F, F, F, V, V.

71. Com a modernização agrícola do Brasil, os velhos complexos rurais que caracterizavam o modelo agroexportador foram substituídos pelos complexos agroindustriais, fortemente integrados com o setor industrial e financeiro. Sobre esse processo, analise as afirmativas abaixo e marque a INCORRETA. (A) Nesse processo, houve uma crescente mecanização das atividades agrícolas, especialmente no Centro-Sul do país. (B) Como consequência da mecanização agrícola, ocorreu uma intensa liberação de trabalhadores, expulsos da agropecuária e forçados a procurar ocupação na indústria e no setor de serviços. (C) A economia rural transformou-se em fornecedora de matérias-primas para as indústrias e para o abastecimento dos mercados urbanos. (D) Tornou-se também consumidora de mercadorias e de serviços do setor urbano-industrial. (E) Com a modernização agrícola, os pequenos proprietários rurais passaram a ter acesso às máquinas e a equipamentos (tratores, semeadeiras e colheitadeiras mecânicas) e aos créditos fornecidos pelo sistema financeiro.

72. O petróleo é a principal fonte de energia utilizada no mundo. Alguns estudiosos afirmam que estamos vivendo a “era do petróleo”. Sobre o petróleo e sua produção, marque a alternativa INCORRETA. (A) Alguns países reagiram ao oligopólio das multinacionais, criando empresas estatais de prospecção e extração de petróleo. Foi o caso do Brasil que fundou a Petrobras em 1970. (B) O petróleo é extraído de depósitos naturais presentes no subsolo, nos quais se encontram também outras substâncias energéticas fósseis, como o gás natural e o xisto betuminoso. (C) A partir do processamento industrial dos produtos do petróleo, são obtidos, por exemplo, tecidos sintéticos, inseticidas, medicamentos, tintas, explosivos, e o plástico-tecnicamente, classificado como polímero – que se transformou em símbolo da sociedade contemporânea. (D) As etapas de extração, refino e de transportes do petróleo exigem a utilização de tecnologias altamente sofisticadas, a maior parte dessas atividades vem sendo executada por um número restrito de empresas especializadas. (E) A formação da maioria das bacias petrolíferas conhecidas remonta a um passado geológico não muito distante, entre 135 milhões e 65 milhões de anos atrás, no período geológico chamado Cretáceo.

73. O comércio mundial é regido por leis internacionais determinadas pela Organização Mundial do Comércio (OMC). Essa instituição substituiu o antigo Acordo Geral de Tarifas e Comércio (Gatt), criada após a Segunda Guerra Mundial, juntamente com outras instituições que visavam regularizar a cooperação econômica internacional.Dentre as afirmativas abaixo, assinale a que não corresponde com as suas atribuições. (A) Negociar regras para o comércio internacional de bens, serviços, propriedade intelectual e outras matérias que os países-membros venham acordar entre si. (B) Zelar pelo devido estabelecimento dos compromissos assumidos. (C) Resolver controvérsias entre os países membros. (D) Coordenar o trabalho econômico e social da ONU e das demais instituições integrantes, além de fórmular recomendações relacionadas a diversos setores como direitos humanos. (E) Exercer poderes de tribunal comercial, decidindo sobre disputas entre os países membros.

74. Graça á revolução industrial, evoluíram também as técnicas agrícolas, o que possibilitou o aumento da produtividade, sem ser necessário ampliar a área de cultivo. Esse desenvolvimento tecnológico aplicado à agricultura, ficou conhecido como: (A) Agricultura de precisão. (B) Pacote tecnológico. (C) Engenharia genética. (D) Revolução verde. (E) Revolução agrícola.

75. As redes de comunicação nascidas com a informática transferem “pacotes digitais” de informação com texto, som e imagem. O trecho acima faz referência. (A) às redes virtuais que são acessadas cotidianamente pelos habitantes de classe média e alta de todos os países. (B) às novas tecnologias de informação que estão de fato democratizadas e a serviço do conjunto da humanidade. (C) à tecnologia de compressão digital que proporciona o aumento assombroso da velocidade e da quantidade de informação transmitida. (D) aos sistemas de computadores, telefonia e satélites de comunicação que possibilitam o intercâmbio de informação em tempo real para os países que possuem satélites. (E) às áreas que dispõem de equipamentos modernos de análise e difusão de informação constituem os pontos de acesso, arcos de transmissão e nós incluindo todos os lugares na ‘era das redes’.

76. Com relação às mudanças nos padrões de Divisão Internacional do Trabalho (DIT), pode-se afirmar que. (A) os países industrializados semiperiféricos formam um grupo muito diversificado e a maior parte tem alta porcentagem de participação nas exportações de produtos manufaturados. (B) os países emergentes contam hoje, com produção industrial e tecnológica, com alto valor agregado, ou seja, com maior quantidade de riqueza incorporada. (C) alguns países da Comunidade de Estado Independente (CEI), como Rússia, Cazaquistão, Belarus e Ucrânia, se organizaram industrialmente, após o abandono do regime socialista. (D) os países periféricos constituem-se em parte pela China e Índia (sul asiático) Argentina e México (latinoamericanos) e em sua maioria dos africanos, tendo por base uma economia agroexportadora. .(E) os países industrializados centrais iniciaram seu processo ainda no final do século XIX, formando uma indústria nacional e consolidando o mercado interno.

77. Considerando a renda de um País, é correto afirmar: (A) O exame da distribuição da renda serve para avaliar e quantificar a pobreza e o grau de justiça social de uma sociedade. (B) A distribuição de renda não pode ser analisada somente a partir do valor monetário dos salários e lucros. (C) O estado de Bem-Estar Social que oferece melhor qualidade de vida para a população, como assistência médico – odontológica e educação gratuita e de bom nível pode ser considerado formas de salários indiretos e também é uma maneira de distribuir renda. (D) As distorções tributárias, ou seja, o recolhimento dos impostos, que em boa parte dos países, são impostos indiretos que elevam os preços dos produtos e obrigam todos os consumidores a pagar esse tributo de forma equitativa. (E) A questão da distribuição de renda deve ser relacionada à forma como os lucros e os bens produzidos são distribuídos pelos diversos grupos e países.

78. Com a globalização a partir da segunda metade do século XX, houve uma expansão da área geográfica de atuação de diversas empresas, que deixaram de operar exclusivamente nos mercados dos paises ricos industrializados (Estados Unidos, Canadá e Japão), para se estabelecer também em países subdesenvolvidos (Brasil, México e África do Sul), porém são países com grande potencial econômico. Sobre as empresas multinacionais, assinale a alternativa INCORRETA. (A) Têm diversificado suas áreas de atuação através da chamada holding, tipo de empresa que se dedica exclusivamente ao controle de outras empresas multinacionais, por meio da posse de maior parte de suas ações no mercado internacional de valores. (B) Procuram diminuir o tamanho de suas unidades de produção, ultilizando-se de alta tecnologia (informatização, automação ou robotização) e diminuído o número de funcionários. (C) Buscam otimizar o processo de produção, diminuindo os desperdícios com matérias-primas, reduzindo estoques e melhorando a qualidade de seus produtos e serviços. (D) Elas têm, através da fusão, diminuído a concentração de capitais e, portanto do poder econômico nas mãos de um pequeno grupo de acionistas. . (E) Fazem maiores investimentos em marketing e propaganda, dissiminando maiores informações sobre seus produtos e serviços na mídia.

79. O processo de modernização da economia brasileira subordinou a agropecuária às necessidades do capital urbanoindustrial. A economia rural transformou-se em fornecedoras de matérias-primas para as indústrias e para o abastecimento dos mercados urbanos. Sobre a agropecuária brasileira, julgue as afirmativas abaixo indicando (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas. I. O crescimento da agropecuária brasileira nao se deve somente ao crescimento das áreas cultivadas, mas também ao desenvolvimento tecnológico que vem impulsionando a sua produtividade. II. O uso de agrotóxicos, na agropecuária, de forma constante e indiscriminada e, muitas vezes, sem assistência técnica, tem aumentado a concentração desses produtos no solo, nos mananciais e na atmosfera, causando problemas ambientais. III. A modernização da agropecuária não provocou mudanças no campo, mas gerou riquezas e contribuiu para a desconcentração de rendas e terras no Brasil. IV. A principal responsável pelo avanço das fronteiras agrícolas no Brasil é a soja. Expandiu-se, inicialmente, para as regiões Sul e Sudeste, alcançou um crescimento vigoroso no Centro-Oeste e, recentemente, vem se expandindo pelos cerrados nordestinos e amazônicos. V. A revolução verde no Brasil, a partir da década de 60, originada pela entrada de máquinas e insumos no campo, gerou a liberação da mão de obra do processo produtivo industrial em busca de trabalho. Assinale a sequência correta. (A) V, V, V, F, F. (B) F, F, V, V, V. (C) V, V, F, V, F. (D) V, F, V, F, V. (E) F, V, F, V, F.

80. Apesar de industrializado, o Brasil é considerado um País subdesenvolvido ou "em vias de desenvolvimento"em virtude dos indicadores sociais, do nível tecnológico e da dependência da tecnologia e de investimentos internacionais, como financiamentos de bancos privados estrangeiros e a presença de empresas transnacionais. Sobre a industrialização brasileira, marque a alternativa INCORRETA. (A) Atualmente, o Brasil é detentor de um grande parque industrial, altamente diversificado, voltado à exportação de produtos industrializados para os países ricos. (B) O desenvolvimento industrial brasileiro ocorreu de forma desigual nas diferentes regiões do Brasil, pois houve uma concentração da atividade industrial, particularmente, nos Municípios de São Paulo e Rio de Janeiro. (C) Com a industrialização, o êxodo rural foi intenso, transformando cidades, como São Paulo, em grandes centros metropolitanos. (D) A desconcentração industrial verificada no Brasil, na última década, decorre, entre outros fatores, da fuga de altos preços de terrenos, de sindicatos fortes e ainda da busca por novos estados e municípios, onde recebem terrenos e insenções parciais ou totais de impostos. (E) O processo de industrialização brasileira, iniciado em 1930, desenvolveu-se apoiado em medidas protecionistas, com objetivo de substituir as importações, com capital nacional e voltado para a produção de bens não duráveis, visando ao abastecimento do mercado interno.

81. “Pelo menos 805 milhões de pessoas no mundo, ou seja, uma em cada nove, passa fome. Segundo o relatório da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), relativo ao período de 2012 e 2014, apesar de se ter registado uma tendência positiva na última década, com 100 milhões de pessoas a saírem do estado de desnutrição crônica, a FAO considera que os números continuam a ser “inaceitavelmente elevados”, princípalmente nas regiões da África subsariana e da Ásia" (FAO, IFAD and WFP. 2014. The State of Food Insecurity in the World 2014.Strengthening the enabling environment for food security and nutrition.Rome, FAO). Sobre a produção de alimentos e a fome no mundo, analise as afirmativas. I. Apesar de a produção de alimentos ter aumentado de modo geral em quase todo o mundo, a má distribuição desses recursos causa, em certas regiões, o agravamento da questão da fome e da desnutrição. II. A região da América Latina e Caribe foi, por outro lado, uma das mais bem-sucedidas no combate à fome nos últimos anos, passando de 69 milhões de pessoas em 1992 para 37 milhões em 2014. III. A Ásia é a região com mais população do mundo e onde está concentrada a maior percentagem de pessoas com fome. A FAO indica que, apesar de ter havido uma diminuição em países como a China, Índia e Vietnã, a região reúne dois terços das pessoas subnutridas do mundo, perto de 526 milhões. Estão corretas. (A) apenas I. (B) apenas I e II. (C) apenas II e III. (D) apenas I e III. (E) I, II e III.

82. BRICS é o nome de um conjunto de países considerados economicamente subdesenvolvidos ou "em vias de desenvolvimento" ou ainda "emergentes", que, nas últimas décadas, apresentaram um crescimento industrial alto. Pertencem ao grupo: Brasil, Rússia, Índia, China e, mais recentemente, África do Sul. Esses países não compõem um bloco econômico, apenas compartilham de uma situação econômica com índices de desenvolvimento e situações econômicas parecidas. Sobre as características comuns aos BRICS, analise as afirmativas: I. Possuem grande estabilidade econômica. II. Mão de obra em grande quantidade e em processo de qualificação. III. Baixos níveis de produção e exportação. IV. Diminuição, embora lenta, das desigualdades sociais. V. Rápido acesso da população aos sistemas de comunicação como, por exemplo, celulares e internet (relativa inclusão digital). Estão corretas. (A) apenas I e II. (B) apenas II, IV e V. (C) apenas I, II, III e IV. (D) apenas I, II e III. (E) e. apenas III e V.

83. A urbanização ocorre quando a população no meio urbano cresce a taxas maiores que a população total. É resultado, principalmente do êxodo rural. Sobre a urbanização brasileira, assinale a alternativa INCORRETA. (A) A aglomeração populacional, em metrópoles é o resultado de fatores de expulsão do campo, em decorrência da concentração de terras, baixos salários e da expectativa pela maior oferta de empregos, que as cidades exercem sobre as correntes migratórias. (B) A intensa e acelerada urbanização brasileira resultou em uma série de problemas sociais urbanos, como o aumento do número de favelas, a falta de infraestrutura e todo o tipo de violência. (C) O eixo São Paulo-Rio de Janeiro tornou-se a primeira megalópole do Brasil e a primeira da América do Sul. (D) As desigualdades no ritmo da urbanização refletem as disparidades econômicas e a inserção diferenciada de cada região brasileira na economia nacional. (E) A maior parte da população que se dirige às cidades, no Brasil, é empregada no setor secundário, ou seja é absorvida principalmente pelo processo de industrialização.

84. No Brasil, devido às rápidas mudanças tecnológicas, o mercado de trabalho exige mão de obra cada vez mais flexível e qualificada. Sobre essa informação, é correto afirmar que. (A) A qualificação constitui fator imprescindível às pessoas que estão na disputa por um emprego, pois isso as capacita a exercer múltiplas funções – “polivalentes”. (B) O importante para o mercado de trabalho é que as pessoas passem por um processo de padronização, passo decisivo para a produção em larga escala, assim as habilidades intelectuais são relevantes. (C) De maneira geral, o avanço da automação da produção reduziu o esforço físico, antes despendido pelo trabalhador, coloca-se como alternativa no mercado e minimiza o uso da criatividade. (D) A exigência do mercado por profissional com inovações em diferentes áreas do conhecimento, sobretudo os de informática, eletrônica, genética entre outras, vem reduzindo os trabalhadores do setor informal. (E) A qualificação e a flexibilização da mão de obra são mecanismos que alteram as relações de trabalho e ampliam significativamente a atuação dos profissionais autônomos.

85. O termo “subdesenvolvimento” surgiu após a Segunda Guerra Mundial, principalmente nos documentos dos organismos internacionais, como a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), sendo depois usado com frequência pela imprensa. Assinale a opção correta sobre o “subdesenvolvimento”. (A) Para superarem o atraso sócio- econômico, os países ditos subdesenvolvidos devem seguir o modelo dos países desenvolvidos. (B) Os países ditos subdesenvolvidos compõem um conjunto homogêneo, já que os contrastes que existem entre eles e os países ditos subdesenvolvidos são traços comuns. (C) Os países ditos subdesenvolvidos resultaram da expansão do capitalismo a partir da Europa ocidental, o qual interligou e dividiu o mundo em países centrais e países periféricos. (D) As culturas tradicionais são as grandes responsáveis pelos problemas dos países ditos subdesenvolvidos, pois não permitem à introdução de investimentos produtivos. (E) O índice que melhor classifica a condição de subdesenvolvimento é renda per capital, já que ela é fundamental para a medida de acumulação de capital de um Estado.

86. Como resposta à crise do modelo de produção em massa, consumo em massa (fordismo), as empresas passaram a introduzir equipamentos tecnológicos cada vez mais sofisticados, implementando mudanças nas relações de produção e trabalho que passaram a constituir a política do neoliberalismo, que propõe o: (A) estado mínimo, ou seja, que deve atuar o mínimo possível, de preferência como regulador da economia e não como empresário. (B) combater à privatização das empresas estatais, fortalecendo o papel do Estado na economia. (C) Fortalecimento de medidas nacionais frente à concorrência global. (D) Aumento dos direitos trabalhistas e do poder dos sindicados. (E) Estímulo à competitividade através do fortalecimento da economia de escala, fim da terceirização dos serviços e incentivo à política de subsídio fiscais.

87. “Durante a Guerra Fria, era comum classificar os países do globo em um dos três mundos: o primeiro era composto pelos países capitalistas desenvolvidos e era liderado pelos Estados Unidos; o segundo, formado pelos países socialistas, sob a liderança da União Soviética; e o terceiro, integrado pelos países subdesenvolvidos, capitalistas em sua maioria e localizados na América Latina, na África e na Ásia”. (MOREIRA, João C. & SENE, Eustáquio de. Geografia para o Ensino Médio, 2002). Sobre o Terceiro Mundo, pode-se afirmar que: (A) A luta anticolonial gerou novas nações independentes na Ásia e África que procuravam alterar as regras do comércio mundial, as quais estavam fundadas nos preços aviltados dos produtos industrializados que exportavam e nos altos preços dos produtos agrícolas que importavam. (B) A Conferência de Bandung, de 1955, lançou os princípios políticos do “não-alinhamento”, ou seja, uma posição diplomática e geopolítica de afastamento das principais superpotências, fortalecendo a partir daí o conceito de conflito Norte-Sul. (C) A convergência político-ideológica entre os participantes da Conferência de Bandung, estimulou posições importantes quanto aos problemas da economia mundial, fato que permitiu o aumento dos preços dos produtos que aqueles países exportavam. (D) A Conferência de Bandung consolidou a posição “terceiro-mundista” que procurou definir uma “terceira via” de desenvolvimento, a qual deveria estar atrelada ao capitalismo norte-americano. (E) O conceito de Terceiro Mundo está relacionado principalmente ao fator pobreza, o qual é exclusivo da América Latina, da África e da Ásia.

88. O capitalismo passou a ser dominante no mundo ocidental a partir do século XVI, ocorrendo de forma desigual no espaço e no tempo. Em sua fase industrial, impôs-se como forma de produção hegemônica a outros sistemas. Assinale a opção correta em relação ao processo de desenvolvimento do capitalismo. (A) A relação social é baseada no interesse coletivo com ausência de conflitos entre as classes. (B) Na economia, não há a intervenção estatal e seu funcionamento é oligopolizado por grandes empresas transnacionais. (C) A acumulação primitiva baseou-se exclusivamente em fatores internos, como a exploração agrícola e mineral. (D) A expansão imperialista na África e Ásia consolidou a divisão internacional do trabalho, fortalecendo a relação centro-periferia na economia mundial. (E) A aceleração econômica favoreceu a descentralização de capitais, evitando acirrada concorrência entre as empresas.

89. A expansão capitalista vem tornando cada vez mais complexa, principalmente a partir da intensificação do meio científico-informacional que integrou as regiões do planeta num único sistema. Sobre esse período, pode-se afirmar que: (A) ocorreu uma descentralização geográfica dos centros de poder político e econômico, proporcionando maior participação da sociedade na gestão do sistema-mundo. (B) os fluxos de capitais produtivos deslocam-se democraticamente entre as regiões do mundo, privilegiando principalmente as regiões ditas “subdesenvolvidas”. (C) as empresas transnacionais não mantêm mais vínculos com os seus Estados de origem, permitindo que acionistas estrangeiros tenham maior participação nas decisões estratégicas. (D) a intensificação da conectividade permitiu a expansão dos fluxos de capitais especulativos, os quais deixaram a economia mundial mais vulnerável. (E) os capitais de curto prazo detiveram as crises financeiras nos países emergentes, contribuindo para a recuperação destes no final dos anos 90.

90. Ao analisarem-se os indicadores econômicos e sociais entre países, verificam-se disparidades entre os mesmos. Assinale a opção que explica as desigualdades mundiais. (A) A capacidade para a produção e trabalho é determinada pelo clima temperado, característica predominante nos países do Norte. (B) A superação do Subdesenvolvimento é uma questão de tempo, pois os países ditos desenvolvidos passaram pela mesma situação no passado. (C) A economia capitalista é marcada pelas fortes desigualdades sócio-econômicas entre as regiões do mundo, apresentando um desenvolvimento desigual e combinado. (D) As relações comerciais estão baseadas na deterioração dos termos de trocas, onde os países do Sul especializaram-se em bens de capital e os do Norte em bens primários. (E) A fragilidade dos países do Sul deve-se a ausência de blocos econômicos entre eles, fato que impede maior articulação frente às pressões impostas pelos países do Norte.

91. Em 1990, nos Estados Unidos da América, houve uma difusão de ideias que defendiam a adoção de práticas neoliberais, junto aos países da América Latina, como forma de recuperação econômica deste subcontinente. Tais recomendações ficaram conhecidas como: (A) Plano Colombo. (B) Consenso de Washington. (C) Acordo Geral de Tarifas e Comércio. (D) Área de Livre Comércio Latino Americano. (E) Pacto Econômico para as Américas.

92. Em seu livro o capitalismo tardio, o economista belga Ernest Mandel afirma que a Terceira Revolução Industrial ou Tecnológica teve início a partir da Segunda Guerra Mundial, junto aos países mais desenvolvidos, ficando os países periféricos do capitalismo, como o Brasil, um tanto distante desta realidade, ainda sendo esta revolução um processo em curso e que caracteriza a atual fase do capitalismo. Assinale a opção correta sobre a realidade em questão. (A) Os avanços científicos e tecnológicos, observados nessa fase do capitalismo, só encontraram condições de desenvolvimento a partir do fim da Guerra Fria, quando então a globalização econômica propiciou avanços nas áreas de informática, robótica, transporte e comunicação, ficando o Brasil sem condições de acompanhar esse processo. (B) No Brasil a pesquisa científica e tecnológica é realizada, principalmente, por instituições governamentais ou universidades, enquanto nos países mais desenvolvidos isto ocorre principalmente junto as instituições ligadas a empresas de caráter particular, estimulando tanto os investimentos financeiros quanto o seu retorno sob forma de lucro. (C) Na década de 1970, com as políticas neoliberais adotadas no Brasil, somadas ao incremento das importações tecnológicas e da política governamental de apoio à pesquisa, surge no território nacional vários polos tecnológicos, contribuindo para deslocar o país de uma posição de importador de tecnologia de ponta para um exportador neste setor. (D) o período atual, técnico-científico informacional, em que o conhecimento ou o saber se torna o grande diferencial na economia, melhorou a distribuição dos conhecimentos e das riquezas entre as diversas nações do globo, uniformizando os chamados padrões de consumo a nível mundial. (E) No caso de nações periféricas da economia global, como o Brasil, as fracas poupanças internas acabam gerando dificuldades para os grandes investimentos em P&D, o que acarreta um total desestímulo por parte das nações centrais do capitalismo em transferir qualquer segmento produtivo para aqueles países.

93. No final da 2ª Guerra Mundial, a derrota das forças do Eixo e, ao mesmo tempo, o enfraquecimento econômico, milita e político do Reino Unido e da França levaram o mundo a um período de grandes transformações econômicas e geopolíticas, denominado Guerra Fria. Assinale a opção correta sobre as instituições que tiveram importância nas articulações geopolíticas no período da Guerra Fria. (A) Para administrar e distribuir os recursos do Plano Marshall entre os países europeus ocidentais, em 1948 foi constituída a Organização Europeia de Cooperação Econômica (OECE), que em 1961 passou a se chamar OCDE, com a finalidade de incentivar o crescimento econômico, o desenvolvimento em geral e o comércio multilateral entre os países-membros. (B) Na década de 1940, durante a Conferência de Bretton Woods, nos EUA, foi criado o BIRD, conhecido como Banco Mundial, ao qual caberia, especificamente, o financiamento da reconstrução econômica dos países latinoamericanos afetados pelo período da guerra, como também, zelar pela estabilidade financeira da região. (C) No início da década de 1950 foi criado o Plano Colombo, similar ao Plano Marshall, que apesar de ser menos ambicioso estimulou o desenvolvimento de vários países africanos e do SE da Ásia, possibilitando entre outros objetivos a reconstrução japonesa e uma maior aproximação dos EUA com o Egito. (D) Em 1947, com a intenção de complementar as medidas econômicas idealizadas pelo grande capital, foi criada na Conferência Econômica de Havana, o Gatt, possuindo como objetivos centrais estimular o comércio mundial, combater medidas protecionistas e desincompatibilizar as grandes desigualdades socioeconômicas entre os países centrais e periféricos. (E) A criação do FMI, em 1944, definiu um novo padrão monetário, o dólar-ouro, fato que acabou favorecendo a maioria das nações periféricas da América Latina, Ásia e África, uma vez que nestes continentes se encontram as maiores reservas de ouro do planeta, possibilitando assim a conversão deste metal em dólar.

94. “Com o fim da Guerra Fria, falou-se muito sobre uma “nova ordem mundial”, na qual teria ocorrido a vitória do capitalismo e da democracia. Em 1989, Francis Fukuyama, filósofo e ideólogo do Departamento de Estado dos Estados Unidos, escreveu um ensaio, transformado no livro O fim da história e o último homem, decretando o “fim da história”. Fukuyama argumentava que, com a vitória do capitalismo, o modelo político e econômico norteamericano se tornaria dominante e, por isso, não haveria mais conflitos. Que houve uma vitória dos EUA sobre a URSS, numa disputa de Estados rivais com sistemas político-econômicos diferentes, parece não restar dúvida. Entretanto, os ditos vencedores enfrentam uma série de problemas socioeconômicos”. Sobre esta questão, assinale a opção correta. (A) Com déficits comercial e orçamentário, alto endividamento interno e externo, que em parte se devem aos elevados gastos bélicos, os EUA, a partir da Guerra Fria, vem atravessando sérios problemas socioeconômicos, tendo se agravado recentemente com a crise dos seu setor imobiliário. (B) O capitalismo, por ser um sistema muito mais dinâmico, produtivo e competitivo do que o socialismo, não presenciou um aprofundamento das suas desigualdades sociais junto aos seus integrantes, ao contrário do que ocorreu com os países adeptos ao socialismo. (C) No sistema capitalista, a sua estrutura produtiva é muito menos vulnerável em relação ao sistema socialista, no qual seus adeptos se recuperam rapidamente após uma crise ou recessão, tanto em termos econômicos quanto em relação ao número de empregos gerados, especialmente os ditos formais. (D) A fase informacional do capitalismo possibilitou um rompimento histórico dentro do sistema, ou seja, o fim das distâncias econômicas existentes entre os ditos desenvolvidos e subdesenvolvidos, fato que acabou se estendendo aos países que antes faziam parte do sistema socialista. (E) Com o fim do conflito Leste X Oeste, de natureza essencialmente econômica, os EUA passaram a liderar uma outra forma de conflito, o Norte X Sul, de natureza especificamente geopolítica, credenciando, assim, esse país como o grande líder econômico dentro do cenário global.

95. Pouco antes do término da Segunda Guerra Mundial, com a criação da Conferência de Bretton Woods, os EUA já se articulavam para estabelecer novas políticas econômicas, que agilizassem a dinâmica comercial global, fato que acabaria por condicionar toda uma reorganização da conjuntura internacional inerente aos interesses do capital. A partir dessa conferência, assinale a opção que apresenta a criação de uma nova articulação nesse sentido. (A) O padrão-ouro, utilizado para definir o valor das moedas a partir do peso do ouro ou equivalente, foi substituído pelo padrão dólar-ouro, tornando a moeda norte-americana a nova referência monetária internacional, ao mesmo tempo em que os EUA se comprometiam a trocar, sempre que necessário, dólares por ouro. (B) O FMI, com a função de garantir a estabilidade e a recuperação do sistema financeiro global, acabou tornando-se o maior articulador da recuperação socioeconômica dos países mais pobres, uma vez que os capitais produtivos investidos nesses territórios são oriundos dessa instituição. (C) O Banco Mundial, criado em 1950, com a finalidade de financiar a reconstrução dos aliados asiáticos especialmente o Japão, tornou-se a instituição mais importante para os anseios comerciais dos EUA regionalmente, além de coordenar e fiscalizar os empréstimos destinados aos investimentos de infraestrutura aos países endividados. (D) O Gatt, de 1959, cuja finalidade básica foi integrar as tarifas comerciais entre todos os países latinoamericanos, exceção feita a Cuba, acabou sendo estendido a todo o bloco capitalista durante a Guerra Fria, no entanto, com o fim da bipolarização, acabou sendo substituído pela OMC. (E) A OCDE, criada na década de 1940, surgiu como um órgão de consulta e coordenação de políticas econômicas e sociais, cuja finalidade básica foi aproximar a relações comerciais entre os países pobres e ricos, contribuindo, assim, para a circulação de pessoas, bens e serviços em seus territórios.

96. Analise as afirmativas abaixo. Da segunda metade do século XVIII até o final do XIX, o capitalismo concorrencial ou liberal, comandou a ordem mundial. No final do século XIX, após a consolidação das relações assalariadas de produção, começou a ganhar terreno o capitalismo monopolista. Com relação ao capitalismo monopolista e seus desdobramentos, pode-se dizer que: I. baseou-se na concentração de capitais e da produção em grandes empresas. No caso brasileiro, isso se deu quando sua economia já gravitava em torno, principalmente, da cafeicultura. II. esse período foi marcado por uma livre concorrência em qualidade e preço dos produtos. Nesse sentido, vale considerar a não intervenção do Estado nos negócios ou na economia. III. no século XX, os oligopólios ganham força. Esses são formados por um pequeno número de empresas, as quais dominam a maior parte da produção e da distribuição de determinado bem ou serviço. IV. o truste, organização financeira típica da fase monopolista, caracteriza-se por acordos comerciais entre empresas autônomas entre si, as quais se associam para dominar o mercado. Assinale a opção correta. (. (A) Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras. (B) Apenas as afirmativas II e IV são verdadeiras. (C) Apenas a afirmativa III é verdadeira. (D) Apenas a afirmativa IV é verdadeira. (E) Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.

97. Leia o texto abaixo. "[...] A análise econômica limita-se a expor friamente a realidade. Sabemos que o desenvolvimento de que tanto nos orgulhamos, ocorrido nos últimos decênios, em nada modificou as condições de vida de três quartas partes da população do país. Sua característica principal tem sido uma crescente concentração social e geográfica da renda." Ainda que a fala do autor esboce uma realidade vivenciada pela evolução social, espacial e industrial brasileira, também é fato que, na atualidade, mudanças estão ocorrendo nesse sentido. Sendo assim, é correto afirmar que essa evolução. (A) nos séculos XVIII e XIX, possibilitou que o Brasil reduzisse a sua dependência aos interesses da metrópole, o que não só eliminou barreiras ao nosso desenvolvimento industrial mas também gerou forte concentração da renda no país. (B) somente a partir dos anos 1930, com a ascensão de Getúlio Vargas ao poder e os incentivos dados à imigração por seu governo, permitiu que o país tivesse condições de promover a criação de um mercado consumidor capaz de impulsionar a industrialização nacional. (C) entre a segunda metade dos anos 1950 e início dos anos 1960, vivenciou grande aporte de recursos financeiros aos setores energéticos e de transportes, o que contribuiu para o adensamento populacional e industrial na região Sudeste. (D) nos anos 1980, impulsionou o crescimento industrial nacional, aproveitando-se dos juros baixos no mercado externo, estimulou o revigoramento das indústrias de base no Centro-Sul, atraindo grandes contingentes populacionais para essa área. (E) somente no século XXI, em função do desenvolvimento dos transportes, da comunicação e de informática, possibilitou a transferência das sedes administrativas das grandes empresas para as pequenas e médias cidades do interior do país.

98. O Sistema capitalista se desenvolveu na Europa com a crise do feudalismo e se expandiu econômica e territorialmente pelo mundo a partir do século XVI. Desde então, veio passando por diversas características diferentes no que se refere às relações de produção e de trabalho, às ideologias e às tecnologias empregadas. Com relação ao capitalismo financeiro, assinale a opção correta. (A) No final do século XIX, houve a introdução de nova fonte de energia no processo produtivo através do predomínio do carvão mineral sobre o petróleo, levando países carboníferos, como Alemanha e Inglaterra, a direcionarem a economia no século seguinte. (B) O crescente aumento da produção e da industrialização iniciado pela Europa expandiu-se por todo o planeta, permitindo que a desigualdade econômica entre países centrais e periféricos na Divisão Internacional do Trabalho fosse reduzida drasticamente. (C) A economia capitalista foi marcada pela doutrina mercantilista com elevado número de empresas concorrendo entre si e com forte intervenção do Estado na produção e no comércio. A partir de então, consolidou-se o keynesianismo no final do século XIX e início do XX. (D) Nesse período, os avanços tecnológicos potencializaram a produção industrial e o sistema financeiro. As novas tecnologias, como robótica, informática, engenharia genética, entre outros, projetaram os Estados Unidos na vanguarda da economia mundial. (E) No final do século XIX, os bancos assumiram um papel mais importante como financiadores da produção e promoção de indústrias. Para complementar, a Conferência de Berlim definiu a expansão imperialista europeia sobre a África e a Ásia e consolidou a Divisão Internacional do Trabalho.

99. Nas últimas décadas, muitos países que tinham uma economia voltada basicamente para o setor primário têm recebido em seus territórios filiais ou subsidiárias de multinacionais, fato que vem modificando profundamente seus perfis econômicos e suas funções dentro da atual divisão internacional do trabalho. Com base nas informações do texto e nos conhecimentos sobre a DIT e suas implicações, é correto afirmar: (A) A implantação das multinacionais, nos países periféricos, geraram grandes lucros, porque o lucro era reinvestido no seu território, diversificando o processo produtivo. (B) A nova DIT não alterou as desigualdades no processo produtivo, mas possibilitou o dinamismo da economia de todos os países do Terceiro Mundo, devido à interferência estatal. (C) Os países de industrialização clássica, como o Brasil, o México e a Argentina, saíram mais fortalecidos que os demais países periféricos, porque os investimentos externos produtivos priorizam esses mercados. (D) Essa nova Distribuição Internacional do Trabalho caracteriza-se pela mudança do perfil econômico das nações periféricas e pela diminuição da dependência econômica dessas nações. (E) Os países centrais, na nova Distribuição Internacional do Trabalho, fornecem produtos e serviços com alto conteúdo tecnológico e os países periféricos, produtos de primeira e segunda geração industrial.

100. As duas grandes marcas do século XX foram as guerras mundiais e o socialismo, ocasiões que geraram um terceiro grande fenômeno: a Guerra Fria, em que a moldura de uma ordem mundial bipolar se baseava na rivalidade entre os EUA e a União Soviética. Analise as proposições seguintes sobre as grandes transformações do século XX: I. A partir de 1945, o mundo esteve dividido, predominantemente, em blocos de países sob influência dos EUA e da União Soviética, que entraram em confronto de forma direta, o que levou o mundo a temer o deflagrar de uma guerra nuclear iminente. II. No Plano Marshall encontra-se a origem da Guerra Fria. Esse Plano representou a resposta americana à crise europeia, por meio do financiamento americano da reconstrução da Europa. III. O zênite da Guerra Fria aconteceu no momento em que duas graves crises colocaram à prova a resolução das duas superpotências e comprovaram o perigo de uma guerra total. Trata-se da crise de Berlim, em 1961, e a crise dos mísseis em Cuba, em 1962. IV. Por consequência do fim da Guerra Fria e da queda o muro de Berlim, o socialismo definitivamente deixou de existir e de orientar a política de diversos países. V. Pode-se concluir que, para o quadro histórico do final do século XX e início deste século, tanto o socialismo quanto o capitalismo conseguiram consolidar diretrizes para os graves problemas socioeconômicos e políticos que afligem a humanidade. Após a análise das proposições, assinale a alternativa verdadeira: (A ) Apenas o item III é correto. (B) Os itens II e III estão errados. (C) Apenas o item V é correto. (D) Os itens II e III estão corretos. (E) Os itens I, II e III estão corretos.

101. A “queda do muro de Berlim”, ocorrida no final de 1989, é um dos marcos do surgimento de uma “nova ordem mundial”, que pode ser compreendida a partir de duas dimensões: a geopolítica e a econômica. Quais as mudanças geopolíticas e econômicas decorrentes dessa “nova ordem mundial”. Marque a opção INCORRETA: (A) Do ponto de vista geopolítico, a principal mudança foi o fim do período denominado de Guerra Fria e, por conseguinte, da bipolaridade de poder das superpotências mundiais (União Soviética e Estados Unidos) e dos blocos mundiais por elas comandados. (B) Na “nova ordem geopolítica mundial”, denominada “ordem multipolar”, as superpotências se impõem mais em face do seu poderio econômico do que bélico. (C) A “nova ordem mundial” é o processo de globalização da economia, com a formação de blocos econômicos regionais, tais como a União Europeia e o Nafta. (D) Na “nova ordem”, o poder está vinculado diretamente ao avanço tecnológico, a níveis de produtividade, à disponibilidade de capitais, à competitividade e à qualificação da mão- de-obra. (E) Na “nova ordem mundial” ocorreram as maiores guerras e crises econômicas que colocou em questionamento a funcionalidade e eficiência do capitalismo.

102. O avanço tecnológico das últimas décadas deu origem a setores muito sofisticados do ponto de vista técnico, tais como a microeletrônica, a biotecnologia, a robótica etc. Eles integram a chamada fábrica global, determinando uma nova distribuição espacial das indústrias, cujas características atendem, em última análise, à lógica do lucro. Com relação aos fatores determinantes da teoria de localização industrial identifique a alternativa que explica de forma INCORRETA os fatores que foram fundamentais para a localização industrial na primeira e na terceira Revolução Industrial. (A) A Primeira Revolução Industrial de um lado depende de capital acumulado, existência de minérios em abundância como o ferro e o manganês (custo do transporte, distâncias e quantidade) e fontes de energia. (B) Um mercado consumidor com poder aquisitivo e mão de obra abundante foram importantes na Primeira revolução industrial. (C) A Terceira Revolução Industrial ocorre sobre novas bases como a energia elétrica, informatização, integração pesquisa – tecnologia, terceirização, Toyotismo (just in time), automação e robotização. (D) Os avanços tecnológicos ocorrem em áreas como microeletrônica, nanotecnologia, biotecnologia, química fina entre outras. (E) Na Primeira Revolução Industrial houve o desenvolvimento de mecanismos que favoreceram a produção flexível com desconcentração espacial.

103. O Poder do FMI O voto do representante dos Estados Unidos na diretoria executiva do FMI vale 16,79% dos votos totais. Japão, Alemanha, Grã-Bretanha e França ocupam as posições seguintes: somados, seus votos equivalem a 21,62% do total. A China ingressou na instituição com direito de voto equivalente a 3,66% do total, mais que o da Rússia, que vale 2,7% do total. O voto do Brasil vale 1,38% do total. De acordo com o texto, podemos afirmar que a ordem de poder nas tomadas de decisões pelo FMI: (A) respeita as relações históricas de poder, o que enuncia o seu caráter eminentemente democrático. (B) resulta, basicamente, de um consenso entre os seus membros fundadores, aqueles citados no texto. (C) obedece à ordem econômica internacional, uma vez que o peso dos votos é distribuído conforme o poderio econômico de cada nação. (D) é resultante da relevância militar de cada país no contexto político mundial. (E) é calcada na atribuição de força àquelas nações cuja dívida externa é mais elevada.

104. O Vale do Silício, na costa oeste dos EUA, e Tsukuba, cidade japonesa, tem em comum com a Região Metropolitana de Campinas e o Vale do Paraíba o fato de: (A) se apresentarem como cidade global, polarizando o país, fazendo a ligação entre este e o resto do mun-do. (B) apresentarem uma recente desmetropolização, que é um processo associado à diminuição dos fluxos migratórios em direção das metrópoles. (C) serem um tecnopolo, por desenvolverem tecnologia de ponta. (D) apresentarem intenso êxodo populacional em direção às metrópoles maiores vizinhas, como São Paulo, no caso de Campinas. (E) poderem vir a se tornar grandes megalópoles.

105. O Brasil é considerado um país de grandes contrastes regionais. Às grandes diferenças naturais existen-tes, juntam-se as disparidades humanas. Assim, para conhecer melhor o território brasileiro, a forma encon-trada foi dividi-lo regionalmente. Entre os tipos de divisão regional existentes, assinale a opção que se ajusta melhor ao processo de formação históricaterritorial do país. (A) divisão em cinco macrorregiões. (B) divisão em três regiões geoeconômicas ou complexos regionais. (C) divisão em centros econômicos. (D) divisão em meso e microrregiões. (E) divisão regional a partir da divisão regional do trabalho.

106. Os governos de Getúlio Vargas e de Juscelino Kubitschek foram momentos marcantes da história eco-nômica brasileira, especialmente no que se refere ao desenvolvimento industrial do país. Uma semelhança entre o processo de industrialização brasileiro verificado no governo de Vargas e no de JK está apontada em: (A) expansão do mercado interno. (B) flexibilização do monetarismo,. ,(C) regulação da política ambiental,. (D) autonomia do progresso tecnológico,. (E) expansão para o mercado externo, inserindo-se na política norte-americana de contenção ao comunis-mo.

107. O Brasil está inserido no cenário mundial como um país ainda especializado na exportação de produtos intensivos em recursos naturais e em mão-de-obra. Nos últimos anos, ocorreram importantes mudanças na composição das exportações do país em direção a determinados bens de maior intensidade tecnológica. A respeito desse assunto, assinale a opção correta. (A) Em termos regionais, houve uma diminuição da diversificação geográfica das exportações brasileiras, com um decréscimo maior nas vendas para mercados não tradicionais como Leste Asiático, especial-mente China, Rússia e continente africano. (B) Houve uma especialização das exportações brasileiras nos setores mais dinâmicos do comércio mundi-al. (C) O desempenho geográfico das exportações brasileiras foi melhor nos mercados consumidores de maior dinamismo, como a China. .(D) A análise por região e setor revela que os Estados Unidos da América e a América Latina são os princi-pais destinos das exportações brasileiras de produtos intensivos em recursos naturais. (E) As exportações brasileiras para a União Europeia e o Leste Asiático são fortemente concentradas em produtos intensivos em tecnologia.

108. Considere o texto a seguir. “[...] é possível imaginar uma desconcentração da produção industrial sem, necessariamente, o Sudeste brasileiro e suas metrópoles principais perderem o comando do parque industrial (...) Pelo menos em nível das 40 maiores empresas nacionais, estatais e multinacionais, a perda da posição da metrópole paulista é evidente. A defesa da “supremacia paulista” agora precisa ser feita da posição mais frágil com o argumento de que a metrópole paulista ainda é, pelo menos, a sede principal da vida financeira do país [...].” A região Sudeste brasileira ainda concentra a maior parte do parque industrial nacional, no entanto, mu-danças estruturais nesse sentido são observadas desde a década de 1980. Nesse sentido, assinale a opção que faça menção coerente a essa realidade. (A) A desconcentração geográfica ou espacial das indústrias, especialmente da Região Metropolitana de São Paulo, ocorreu em direção ao nordeste do país, especialmente aquelas dos segmentos ligados às atividades de serviços financeiros, informática e química fina, ficando a Grande São Paulo, basicamen-te, com atividades voltadas para os segmentos mais pesados, como as indústrias de base. (B) Ainda que a metrópole paulista esteja crescendo num ritmo mais lento do que o de outras, em parte fruto de uma política oficial de governo, por exemplo, com incentivos fiscais, a Região Metropolitana de São Paulo continua comandando os principais segmentos econômicos do país, assim sendo, a des-concentração geográfica das indústrias é relativa, pois não desconcentrou, necessariamente, o desen-volvimento. (C) A partir dos anos 1990, com o desenvolvimento dos meios de transportes e de comunicação, difundidos por todo o território nacional, além da expansão da oferta de energia, a Região Sudeste teve um forte decréscimo em sua participação junto aos setores secundário e terciário, especialmente São Paulo, uma vez que os investimentos públicos estão superando os ditos privados nas demais regiões do país. (D) Com o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), criado pelo Governo Federal, houve a difusão e o incremento das chamadas superintendências, como a SUDAM, SUDECO e SUDESUL, as quais são as maiores responsáveis, tanto pelo incremento industrial das regiões sob suas respectivas responsabili-dades, como pelos financiamentos econômicos do setor secundário. (E) O fato da Região Sudeste estar passando tanto por um sensível declínio em seu crescimento industrial como em sua participação junto ao PNB, são consequências típicas do chamado neoliberalismo eco-nômico, o qual impõe medidas reguladoras de mercado, onde o estado é compelido a redistribuir as di-versas atividades produtivas por todo o seu território, equacionando melhor assim o seu desenvolvi-mento.

109. O Japão é considerado uma das grandes potências econômicas do planeta, no entanto, foi arrasado durante a 2ª GM. Fato curioso foi a sua incrível recuperação estrutural e econômica num relativo curto espaço de tempo. Sobre as causas que possibilitaram a recuperação da economia japonesa neste período, é CORRETO afirmar que. (A) a sua condição de parceiro da extinta URSS o possibilitou adquirir grandes somas de recursos do cha-mado bloco oriental, uma vez que durante a Guerra Fria o Japão desempenhou um importante papel de apoio geopolítico aos soviéticos. (B) a sua vocação portuária, com intenso no cenário asiático, além de um subsolo rico em minerais, garan-tiu a esse país uma retomada rápida de suas atividades industriais, especialmente das indústrias de ba-se, as quais revitalizaram rapidamente suas siderurgias e metalurgias. (C) os pesados investimento nas área bélicas e de educação possibilitaram uma rápida reestruturação de sua economia, o que atraiu grandes contingentes de trabalhadores do sudeste asiático, fato imprescindível que estimulou o seu mercado de consumo interno. (D) as bases produtivas desse país, calcada em organizações originadas dos clãs familiares, conhecidos co-mo zaibatsus, foram estimuladas novamente pelo Estado, o que contribuiu decisivamente para retoma-da do crescimento econômico desse país. (E) a posição geográfica e a insularidade desse país, além da proximidade de várias nações do sul e sudeste asiático, as quais investiram pesadamente no mercado japonês, estimularam a sua vocação financeira, o que acabou desenvolvendo nessa nação grandes corporações bancárias, já na década de 1950.

110. A República Popular da China, conhecida também como o dragão chinês, vem batendo recordes de crescimento econômico nas últimas décadas, ao ponto de ser apontada, por alguns especialistas, como a grande potência do século XXI. Apesar desse crescimento econômico, esse país enfrenta alguns problemas. Assim sendo, assinale a opção que retrata coerentemente um problema que a China apresenta. (A) Com um subsolo extremamente pobre em recursos minerais metálicos e fósseis, a dependência das im-portações dessas matérias primas é enorme, fato compensado com a sua grande disponibilidade de mão de obra, tornando, assim, as suas manufaturas baratas no mercado global. (B) A sua pouca tradição rural, uma vez que historicamente a taxa de urbanização desse país sempre foi elevada, resulta num déficit alimentar enorme, o que acaba desviando verbas de investimentos produ-tivos para importar grandes quantidades de alimentos. (C) O fato desse país não fazer parte da OMC é um entrave para a sua dinamização econômica, pois esse prefere ficar fora dos ditames e regras estipuladas pelas grandes potências econômicas, exatamente pa-ra vender suas mercadorias mais baratas, especialmente nos mercados de maior poder de compra. (D) As chamadas ZEE, localizadas no interior do território chinês, cuja finalidade é estimular a integração territorial e comercial do país, vêm onerando o custo final da produção, o que acaba impelindo aos produtores repassarem esse custo ás suas mercadorias, tornando-a mais caras. (E) Apesar desse país estar conseguindo grandes crescimentos na área econômica, em grande parte fruto dos subsídios oficiais e da sua abundância de mão de obra farta e barato, presencia-se no mesmo uma liberdade política ainda pequena, o que contribui para gerar inúmeras insatisfações populares e certo receio dos grandes investidores do planeta.

111. Observe o mapa da Malha Ferroviária do Brasil. Com respeito às áreas indicadas no mapa acima, assinale a alternativa que relaciona corretamente sistemas logísticos e produtos de exportação. (A) I - Portos de Belém e de São Luís: minério de ferro, papel e celulose II - Portos do Rio de Janeiro e de Niterói: trigo e fertilizantes. III - Portos de Paranaguá e de Itajaí: soja e carnes (congeladas). (B) I - Portos de São Luís e de Natal: pescados e carvão mineral. II - Portos de Tubarão e de Vitória: minério de ferro, papel e celulose III - Portos de São Francisco do Sul e de Florianópolis: minério de ferro, papel e celulose. (C) I - Portos de Itaqui e de Pecém: minério de ferro, manganês e frutas. II - Portos de Tubarão e de Vitória: minério de ferro, papel e celulose III - Portos de Paranaguá e de Itajaí: soja e carnes (congeladas). (D) I - Portos de Belém e de São Luís: minério de ferro, papel e celulose II - Portos do Rio de Janeiro e de Niterói: pescados e carvão mineral. III - Portos de São Francisco do Sul e de Florianópolis: minério de ferro, papel e celulose. (E) I - Portos de Itaqui e de Pecém: minério de ferro, manganês e frutas. II - Portos de Tubarão e do Rio de Janeiro: soja e carnes (congeladas III - Portos de Paranaguá e de Itajaí: trigo e fertilizantes.

112. De todas as transformações impostas pelo meio técnico-científico-informacional à logística de transpor-tes, interessa-nos mais de perto a intermodalidade. E por uma razão muito simples: o potencial que tal “fer-ramenta logística” ostenta permite que haja, de fato, um sistema de transportes condizente com a escala geografia do Brasil. HUERTAS, D. M. O papel dos transportes na expansão recente da fronteira agrícola brasileira. Revista transpor-tes y território, Universidade de Buenos Aires, n. 3, 2010 (adaptado). A necessidade de modais de transporte interligados, no território brasileiro, justifica-se pela(s). (A) variações climáticas no território, associadas à interiorização da produção. (B) grandes distâncias e a busca da redução dos custos de transporte. (C) formação geológica do país, que impede o uso de um único modal. (D) proximidade entre a área de produção agrícola intensiva e os portos. (E) diminuição dos fluxos materiais em detrimento de fluxos imateriais.

113. Com base nas charges e em seus conhecimentos, assinale a alternativa correta. (A) Apesar da grave crise econômica que atingiu alguns países da Zona do Euro, entre os quais a Grécia, outras nações ainda pleiteiam sua entrada nesse Bloco. (B) A ajuda financeira dirigida aos países da Zona do Euro e, em especial à Grécia, visou evitar o espalha-mento, pelo mundo, dos efeitos da bolha imobiliária grega. . (C) Por causa de exigências dos credores responsáveis pela ajuda financeira à Zona do Euro, a Grécia foi temporariamente suspensa desse Bloco. (D) Com a crise econômica na Zona do Euro, houve uma sensível diminuição dos fluxos turísticos interna-cionais para a Europa, causando desemprego em massa, sobretudo na Grécia. (E) Graças à rápida intervenção dos países membros, a grave crise econômica que atingiu a Zona do Euro restringiuse à Grécia, França e Reino Unido.

114. A atual organização do espaço geográfico brasileiro decorre da maneira como o território foi ocupado e constituído, principalmente com as relações sociais de produção que se sucederam ao longo dos séculos. Essa organização espacial foi fruto da expansão capitalista, em que a economia foi mais estruturada para atender à demanda do mercado externo do interno. Com base na formação do território brasileiro e sua consolidação como país em desenvolvimento, analise as proposições e assinale a CORRETA. (A) A fragmentação da economia brasileira em arquipélago econômico, mais direcionado ao mercado externo do que ao interno, não se constituiu em um entrave à integração nacional nem ao seu desenvolvimento econômico, pois, nas primeiras décadas do século XX, à crescente industrialização foi o elo para a integração regional e nacional. (B) A crise econômica de 1929, ocorrida nos Estados Unidos, transformou o mecanismo comercial agroexportador brasileiro em economia industrial, propiciando ao país competir com a mesma intensidade com as potências econômicas da época. (C) Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek foram sinônimos de modernizadores do parque industrial brasileiro através da substituição de importações, sendo Getúlio Vargas associado ao capital estrangeiro e JK ao capital estatal, este último com o slogan “ 50 anos em 5 “. (D) Fernando Collor foi o responsável pela implantação da doutrina neoliberal no Brasil, abrindo de maneira irrestrita, a economia nacional ao capital estrangeiro, provocando o fechamento de inúmeras indústrias, privatizando estatais e acentuando ainda mais as desigualdades sociais. (E) A década de 1970 ficou conhecida como “década perdida”. Nesse período, o governo, comprometido com a política do FMI, deixou de investir na modernização industrial e na manutenção de outros setores da economia fundamentais ao crescimento econômico.

115. Desde o final da Segunda Guerra Mundial, os avanços tecnológicos aprofundaram e transformaram os vínculos entre os países. A globalização não é um fato novo mas adquire dimensões distintas e mais com-plexas que no passado. Hoje há duas esferas da globalização: a real e a virtual. A partir do texto não é correto afirmar: (A) a globalização real compreende o crescimento do comércio mundial que se concentra, atualmente, nos bens de maior valor agregado e conteúdo tecnológico;. (B) na globalização real predominam, nos movimentos do mercado financeiro, os capitais de curto prazo transferidos por ordens de pagamento;. (C) na globalização real, os segmentos mais importantes da produção mundial se realizam dentro das ma-trizes das corporações transnacionais e suas filiais no resto do mundo;. (D) a globalização virtual inclui os extraordinários avanços no processamento e transmissão de informação e imagens em escala planetária;. (E) a globalização virtual e a real interagem para gerar a visão de um mundo sem fronteiras – a intermedia-ção mediática contagia o plano real transmitindo modas, pautas culturais e padrões de consumo.

116. Considere o texto a seguir. “[...] é possível imaginar uma desconcentração da produção industrial sem, necessariamente, o Sudeste brasileiro e suas metrópoles principais perderem o comando do parque industrial (...) Pelo menos em nível das 40 maiores empresas nacionais, estatais e multinacionais, a perda da posição da metrópole paulista é evidente. A defesa da “supremacia paulista” agora precisa ser feita da posição mais frágil com o argumento de que a metrópole paulista ainda é, pelo menos, a sede principal da vida financeira do país [...].” Philip Gunn. Urbanização do Sudeste: dominação das metrópoles?. In Maria Flora Gonçalves (org.). O novo Brasil urbano: impasses, dile-mas, perspectivas, p. 94-95. A região Sudeste brasileira ainda concentra a maior parte do parque industrial nacional, no entanto, mu-danças estruturais nesse sentido são observadas desde a década de 1980. Nesse sentido, assinale a opção que faça menção coerente a essa realidade. (. (A) A desconcentração geográfica ou espacial das indústrias, especialmente da Região Metropolitana de São Paulo, ocorreu em direção ao nordeste do país, especialmente aquelas dos segmentos ligados às atividades de serviços financeiros, informática e química fina, ficando a Grande São Paulo, basicamen-te, com atividades voltadas para os segmentos mais pesados, como as indústrias de base. (B) Ainda que a metrópole paulista esteja crescendo num ritmo mais lento do que o de outras, em parte fruto de uma política oficial de governo, por exemplo, com incentivos fiscais, a Região Metropolitana de São Paulo continua comandando os principais segmentos econômicos do país, assim sendo, a des-concentração geográfica das indústrias é relativa, pois não desconcentrou, necessariamente, o desen-volvimento. (C) A partir dos anos 1990, com o desenvolvimento dos meios de transportes e de comunicação, difundidos por todo o território nacional, além da expansão da oferta de energia, a Região Sudeste teve um forte decréscimo em sua participação junto aos setores secundário e terciário, especialmente São Paulo, uma vez que os investimentos públicos estão superando os ditos privados nas demais regiões do país. (D) Com o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), criado pelo Governo Federal, houve a difusão e o incremento das chamadas superintendências, como a SUDAM, SUDECO e SUDESUL, as quais são as maiores responsáveis, tanto pelo incremento industrial das regiões sob suas respectivas responsabili-dades, como pelos financiamentos econômicos do setor secundário. (E) O fato da Região Sudeste estar passando tanto por um sensível declínio em seu crescimento industrial como em sua participação junto ao PNB, são consequências típicas do chamado neoliberalismo eco-nômico, o qual impõe medidas reguladoras de mercado, onde o estado é compelido a redistribuir as di-versas atividades produtivas por todo o seu território, equacionando melhor assim o seu desenvolvi-mento.

117. A República Popular da China, conhecida também como o dragão chinês, vem batendo recordes de crescimento econômico nas últimas décadas, ao ponto de ser apontada, por alguns especialistas, como a grande potência do século XXI. Apesar desse crescimento econômico, esse país enfrenta alguns problemas. Assim sendo, assinale a opção que retrata coerentemente um problema que a China apresenta. (A) Com um subsolo extremamente pobre em recursos minerais metálicos e fósseis, a dependência das im-portações dessas matérias primas é enorme, fato compensado com a sua grande disponibilidade de mão de obra, tornando, assim, as suas manufaturas baratas no mercado global. (B) A sua pouca tradição rural, uma vez que historicamente a taxa de urbanização desse país sempre foi elevada, resulta num déficit alimentar enorme, o que acaba desviando verbas de investimentos produ-tivos para importar grandes quantidades de alimentos. (C) O fato desse país não fazer parte da OMC é um entrave para a sua dinamização econômica, pois esse prefere ficar fora dos ditames e regras estipuladas pelas grandes potências econômicas, exatamente pa-ra vender suas mercadorias mais baratas, especialmente nos mercados de maior poder de compra. (D) As chamadas ZEE, localizadas no interior do território chinês, cuja finalidade é estimular a integração territorial e comercial do país, vêm onerando o custo final da produção, o que acaba impelindo aos produtores repassarem esse custo ás suas mercadorias, tornando-a mais caras. (E) Apesar desse país estar conseguindo grandes crescimentos na área econômica, em grande parte fruto dos subsídios oficiais e da sua abundância de mão de obra farta e barato, presencia-se no mesmo uma liberdade política ainda pequena, o que contribui para gerar inúmeras insatisfações populares e certo receio dos grandes investidores do planeta.

118. Num contexto mundial marcado por importantes transformações, o ambiente econômico brasileiro so-freu grandes mudanças nos anos noventa. Tendeu-se a romper o padrão dominante nas décadas anteriores no qual a prioridade era dada à montagem de uma base econômica que iria lentamente se desconcentrando pelos espaços periféricos do país. O Estado nacional que jogava um papel importante nesse processo, tanto por suas políticas explicitamente regionais como pela ação de suas estatais, agora retrai-se. Com relação ao texto NÃO é correto afirmar que houve: (A) anulação do peso de atração de fatores tradicionais como mão-de-obra abundante e barata em regiões mais pobres. (B) redução do movimento de desconcentração do desenvolvimento na direção das regiões menos desen-volvidas;. (C) estímulo a determinados “focos exportadores” independente da região onde a área foco está inserida;. (D) crescente papel da logística nas decisões da localização dos estabelecimentos;. (E) ação ativa de governos locais – estados ou municípios, oferecendo incentivos fiscais.

119. O local e o global determinam se reciprocamente, umas vezes de modo congruente e consequente, ou-tras de modo desigual e desencontrado. Mescla-se e tencionam-se singularidades, particularidades e univer-salidades. Conforme Anthony Giddens, “A globalização pode assim ser definida como a intensificação das relações sociais em escala mundial, que ligam localidades distantes de tal maneira que acontecimentos locais são modelados por eventos ocorrendo a muitas milhas de distância e vice versa. Este é um processo dialético porque tais acontecimentos locais podem se deslocar numa direção inversa às relações muito dis-tanciadas que os modelam. A transformação local é, assim, uma parte da globalização”. Octávio Ianni, Estudos Avançados. USP. São Paulo, 1994. Adaptado. Neste texto, escrito no final do século XX, o autor refere-se a um processo que persiste no século atual. A partir desse texto, pode se inferir que esse processo tende a levar à. (A) padronização da vida cotidiana. (B) melhor distribuição de renda no planeta. (C) intensificação do convívio e das relações afetivas presenciais. (D) maior troca de saberes entre gerações. (E) retração do ambientalismo como reação à sociedade de consumo.

120. O Japão é considerado uma das grandes potências econômicas do planeta, no entanto, foi arrasado durante a 2ª GM. Fato curioso foi a sua incrível recuperação estrutural e econômica num relativo curto espaço de tempo. Sobre as causas que possibilitaram a recuperação da economia japonesa neste período, é CORRETO afirmar que. (A) a sua condição de parceiro da extinta URSS o possibilitou adquirir grandes somas de recursos do cha-mado bloco oriental, uma vez que durante a Guerra Fria o Japão desempenhou um importante papel de apoio geopolítico aos soviéticos. (B) a sua vocação portuária, com intenso no cenário asiático, além de um subsolo rico em minerais, garan-tiu a esse país uma retomada rápida de suas atividades industriais, especialmente das indústrias de ba-se, as quais revitalizaram rapidamente suas siderurgias e metalurgias. (C) os pesados investimento nas área bélicas e de educação possibilitaram uma rápida reestruturação de sua economia, o que atraiu grandes contingentes de trabalhadores do sudeste asiático, fato imprescindível que estimulou o seu mercado de consumo interno. (D) as bases produtivas desse país, calcada em organizações originadas dos clãs familiares, conhecidos co-mo zaibatsus, foram estimuladas novamente pelo Estado, o que contribuiu decisivamente para retoma-da do crescimento econômico desse país. (E) a posição geográfica e a insularidade desse país, além da proximidade de várias nações do sul e sudeste asiático, as quais investiram pesadamente no mercado japonês, estimularam a sua vocação financeira, o que acabou desenvolvendo nessa nação grandes corporações bancárias, já na década de 1950.

121. Embora não haja, nos dias atuais, os conflitos do contexto bipolar da Guerra Fria, vários conflitos e estados de tensão cobrem o espaço geográfico mundial. Sobre esses conflitos e situações de tensão NÃO está correto afirmar que: (A) a Rússia enfrenta, desde os anos 90, movimentos separatistas, como o da Chechênia, localizada no Cáucaso, uma das regiões mais conflituosas do mundo por causa da enorme diversidade étnico-religiosa;. (B) o Iraque, em conseqüência da invasão liderada por tropas norte-americanas, em 2003, vive um clima de guerra civil que levou à dissolução do exército iraquiano e ao atual colapso da capacidade administra-tiva do Estado;. (C) os palestinos lutam pela formação de um Estado nacional enfrentando o Estado de Israel em disputas por território como as da faixa de Gaza;. (D) o Irã desenvolve um programa nuclear para conquistar uma posição de potência regional, apesar das ameaças do Ocidente e das sansões econômicas que lhe foram impostas pela ONU;. (E) o Afeganistão enfrenta uma guerra civil tentando se libertar do grupo radical Talibã, que ocupa o poder após o longo período de domínio do país pela ex-União Soviética.

122. A economia brasileira passou por várias etapas em sua evolução, de uma estrutura basicamente agroex-portadora, reinante até as primeiras décadas do século XX, para a industrialização que materializou-se a partir da década de 1950. Assinale a opção correta sobre as mudanças implementadas na economia brasileira no período compreen-dido entre 1956 e 1961. (A) O domínio do capital externo em investimentos produtivos diretamente junto às indústrias de bens in-termediários, acabou por refletir em uma forte dispersão industrial pelo país. (B) O deslocamento dos investimentos por parte do Estado, do setor de bens de produção para as atividades ligadas aos de bens consumo não-duráveis, favoreceu a ascensão do capital privado externo no primei-ro setor. (C) Os incentivos cambiais, tarifários, fiscais e creditícios oferecidos pelo governo federal ao capital exter-no, privilegiaram setores como o automobilístico, o de máquinas e ferramentas. (D) A diminuição dos encargos exteriores do país, como o pagamentos de royalties, dos serviços técnicos, dos dividendos e juros, facilitou os investimentos do capital privado nacional em detrimento do capital externo. (E) O rompimento como o capital transnacional e fortalecimento do capital privado nacional, especialmen-te junto às indústrias de bens de consumo duráveis, inaugurou a política do governo conhecida como Plano de Metas.

123. Por todos os continentes e países do mundo encontramos inúmeros produtos oriundos da indústria. Mas, não precisamos viajar para conhecê-los. Em cada espaço de nossa casa temos esses exemplos: a cama, a roupa, o som e a TV estão entre eles. Todos esses produtos são o resultado da transformação de matérias-primas, com suprimento de energia, em produtos industrializados. Até consolidar esse processo, a indústria passou por vários estágios de produção. Com base na análise do texto e nos conhecimentos sobre a evolução, os tipos e a localização das indús-trias no Brasil e no Mundo, pode-se afirmar: (A) A Primeira Revolução Industrial foi marcada pela hegemonia alemã, pelo uso do carvão, como princi-pal fonte de energia, e pela grande dispersão da atividade industrial em termos do espaço mundial. (B) O avanço da Revolução Técnico-Científica-Informacional já é marcante no Japão, na Alemanha, nos Estados Unidos e em outros países, embora ainda haja a permanência de inúmeros traços da Segunda Revolução Industrial. (C) O vale do Silício brasileiro localiza-se em São Paulo e no interior de Minas Gerais e assim como o ori-ginal norteamericano, concentra, atualmente, indústrias consideradas de tecnologia de ponta, especi-almente de informática, eletrônica e de telecomunicações. (D) O Sudeste afirmou-se como pólo da industrialização brasileira, sobretudo graças à infra-estrutura urba-na e de transportes desenvolvida em função da cafeicultura, devido à chegada dos imigrante norte americano e pela concentração de consumidores. (E) No Brasil a região sudeste reduziu significativamente a concentração industrial tornando-se pouco ex-pressiva devido a “guerra fiscal” que acarretou a diminuição das taxas de crescimento de parte de seus estados e aumentou a expressividade industrial no nordeste.

124. Nos gráficos, ao lado, estão indicadas mudanças que afetaram a sociedade brasileira em um período que inclui os Governos Militares (1964-1985) e o restabelecimento do regime democrático de 1985 aos dias de hoje. Analisando o primeiro e o segundo gráficos, conclui-se que a partir dos anos 1960 até o final do século XX, ocorreram condições que contribuíram para a manutenção do subdesenvolvimento, apesar do crescimento econômico, favorecendo, respectivamente, a ocorrência de: (A) redução da pobreza e estabilização do deficit público. (B) diminuição do poder aquisitivo e incremento da dívida externa. (C) crescimento da riqueza nacional e elevação da concentração de renda. (D) expansão do desenvolvimento econômico e elevação da remuneração salarial. (E) crescimento econômico e elevação da renda per capita.

125. O Brasil, como outros países, passa por transformações estruturais nos processos de produção e de tra-balho industrial. Entre essas transformações temos, exceto: (A) redução relativa do número de empregos industriais;. (B) alteração do perfil de habilidades e qualificação dos trabalhadores;. (C) fortalecimento da base sindical organizada;. (D) aprofundamento da automação on line, flexível e abrangente;. (E) poupança do capital de giro com a minimização dos estoques;.

126. Sobre a industrialização brasileira marque a opção incorreta: (A) A região Nordeste passou por um processo de industrialização mais recente comparativamente ao Su-deste. Devido a suas condições locacionais, infraestruturais, dos investimentos e da qualificação de sua mão de obra, a região Nordeste desenvolveu mais o setor de bens de consumo não duráveis como os se-tores alimentício, calçadista, têxtil e construção civil. (B) O Nordeste possui setores industriais relativamente mais simples e suas cadeias produtivas tem maior capacidade de contratar mão de obra, com vantagens comparativas para uma região carente de ativida-des. (C) A concentração histórica de capital na região Sudeste, foi geradora de novas necessidades de consumo e diversificação. Isso acaba transformando a região na maior concentração industrial do Brasil, carac-terizado por setores dos mais variados, com unidades de produção que vão desde as mais simples, bens de consumo não duráveis, como alimentícia e construção civil, até as mais complexas e desenvolvidas como informática e aviação, passando pela indústria pesada como siderúrgicas. (D) A evolução tecnológica e comercial criou novas demandas e mudanças locacionais, favorecendo a descentralização da produção e o surgimento de tecnopolos, com pouca expressão no cenário mundial, mas que concentram áreas de formação de mão de obra, pesquisa e produção que aos poucos estão evo-luindo. (E) Os mercados das regiões Norte e Nordeste tornaram-se mais exigentes nas últimas décadas, buscando maior qualidade e diversidade comercial. Assim sendo, as empresas se mobilizam para essas regiões também com vistas ao aumento dos rendimentos regionais.

Denunciar Test