option
Cuestiones
ayuda
daypo
buscar.php

nutri cmbr 1

COMENTARIOS ESTADÍSTICAS RÉCORDS
REALIZAR TEST
Título del Test:
nutri cmbr 1

Descripción:
nutri cmbr 2019

Fecha de Creación: 2026/01/22

Categoría: Otros

Número Preguntas: 40

Valoración:(0)
COMPARTE EL TEST
Nuevo ComentarioNuevo Comentario
Comentarios
NO HAY REGISTROS
Temario:

1. Relativamente às necessidades nutricionais nos doentes cirróticos: a) Doentes não desnutridos com cirrose compensada devem reduzir o aporte proteico. b) Doentes mal nutridos ou sarcopénicos devem ingerir 3g/kg/dia de proteína. c) Não existe benefício na restrição proteíca em doentes com encefalopatia hepática. d) Doentes cirróticos toleram bem períodos de jejum prolongados. e) São todas falsas.

2. Relativamente à avaliação da COMPOSIÇÃO CORPORAL (assinale a verdadeira): a) A avaliação da composição corporal não é passível de ser feita por métodos físicos. b) A percentagem de massa magra relaciona-se com a quantidade de água e minerais existentes no organismo. c) A maior parte da água corporal localiza-se no espaço extracelular. d) Geralmente, a percentagem de massa gorda é superior no homem. e) A massa gorda corporal apresenta um teor de água de aproximadamente de 72,5%.

3. No doente diabético, é verdade que: a) As proteínas aumentam a resposta à insulina. b) O uso de canela tem evidência comprovada na redução da glicemia. c) O consumo de álcool aumenta o risco de hipoglicemia. d) a+b+c. e) a+c.

4. Na avaliação do Estado de Nutrição não é considerado objectivo, entre outros: a) Determinar as necessidades calórico-proteicas. b) Caracterizar o padrão de ingestão alimentar habitual. c) Identificar estilos de vida. d) Conhecer as preferências alimentares do indivíduo. e) Aplicar inquéritos alimentares.

5. São preditores de prognóstico na pancreatite aguda: a) Antecedentes de pancreatite. b) A gravidade da pancreatite. c) O estado nutricional. d) a e b. e) b e c.

6. Qual é o problema dos suplementos proteicos comercializados em Portugal?. a) Alguns têm uma inadequada composição de aminoácidos. b) Alguns são compostos por proteínas de fraco valor biológico. c) Alguns têm na sua composição substâncias não proteicas nefastas à saúde. d) Todas as anteriores. e) Nenhuma das anteriores.

7. Durante o processo de senescência ocorrem todas as alterações orgânicas assinaladas, exceto: a) Diminuição da absorção de micronutrientes. b) Diminuição da quantidade de àgua corporal . c) Redistribuição da gordura corporal, que migra da região central para a periferia. d) Aumento da massa gorda. e) Diminuição da massa óssea.

8. Sobre os praticantes de desportos de força, qual das afirmações está correcta?. a) As mulheres têm uma necessidade energética total de cerca de 50kcal/kg/dia. b) A quantidade de hidratos de carbono durante períodos de competição equivale a cerca de 500g-2kg de massa esparguete por dia. c) Em doentes jovens, deve-se recomendar uma dose de 10-20g de proteína no pós-treino. d) A quantidade de lípidos recomendada é de 1-1,5g/kg/dia. e) O suplemento com mais evidência para a melhoria da performance é a cafeína.

9. Relativamente ao peso corporal. a) A velocidade de perda de peso é mais importante do que o total de peso perdido. b) É uma perda de peso pouco significativa se, embora superior a 10%, acontecer involuntariamente em mais de 6 meses. c) É uma perda de peso significativa se for superior a 5% em 1 mês ou menos. d) A interpretação da perda de peso absoluta, mesmo rápida e involuntária, não tem interesse se só tiver sido perdida massa gorda. e) Todas estão erradas.

10. Os principais problemas nutricionais no idoso são, assinale a correta. a) Desnutrição. b) Obesidade. c) Carência isolada em micronutrientes. d) Obesidade sarcopénica. e) Todas as afirmações anteriores estão corretas.

11. Qual dos seguintes NÃO É factor de risco para Esófago de Barret?. a. Tabagismo. b. Obesidade central. c. Consumo de álcool. d. A+B. e. Todas.

12. Qual é a percentagem da contribuição dos factores dietéticas para o desenvolvimento de cancro colo-rectal?. a) 65%. b) 60%. c) 80%. d) 70%. e) 75%.

13. Segundo o estudo EPIC (European Prospective Investigation into Cancer Nutrition), com o aumento de 5kg/m2 no I.M.C. em idade adulta, qual das seguintes neoplasia NÃO apresenta um risco aumentado de desenvolvimento na mulher: a) Cancro da vesícula biliar. b) Cancro do endométrio. c) Cancro da tiróide. d) Cancro renal. e) Adenocarcinoma do esófago.

14. Qual das seguintes moléculas NÃO é um genotóxico alimentar?. a) Aminas heterocíclicas. b) N-nitrosamina. c) Ácidos gordos polinssaturados. d) Aflotoxina. e) Hidrocarbonetos aromáticos policíclicos.

15. Jovem de 23 anos, recorre ao Serviço de Urgência, após ingestão acidental de produto contendo vestígios de amendoim. Antecedentes pessoais de alergia a amendoim, asma e rinite alérgica desde a infância. Medicação habitual: inalador e corticoide tópico nasal, Caneta de adrenalina em SOS. Ao exame objectivo apresentava-se apirética com PA de 127/75mmHg, FC 89bpm, saturação periférica de 94%, FR de 20cpm; auscultação pulmonar com alguns sibilos, auscultação cardíaca normal, abdómen indolor, tempo de perfusão capilar de 1 segundo, urticária generalizada, sem angioedema aparente. Como trataria esta doente?. a. Anti-histamínico oral. b. Salbutamol (agonista beta 2) inalado. c. Fluidos (cristaloides) EV e adrenalina 0.5mg IM. d. A+B. e. A+B+C.

16. Quanto à terapêutica nutricional na diabetes, é falso que: a) Mais de 50% dos doentes com diabetes tipo 2 têm excesso de peso. b) A contagem de hidratos de carbono tem importância sobretudo em doentes sobre insulinoterapia. c) Deve ser recomendada a troca do açúcar por adoçante. d) A dieta deve ser individualizada. e) A perda de 2 a 5% de peso não interfere na insulinossensibilidade.

17. Do excesso de consumo proteico no desportista, pode decorrer: a) Aumento da produção de ácido úrico, que pode levar a um risco aumentado de tendinites. b) Aumento do consumo de gordura saturada, que pode levar a um risco aumentado de doenças cardiovasculares. c) Aumento da eliminação renal de cálcio, que pode levar a um risco aumento de osteoporose. d) Todas as anteriores. e) Nenhuma das anteriores.

18. No que diz respeito à nutrição em oncologia, qual das seguintes afirmações não é correcta?. a) Deve-se rastrear todos os doentes usando um qualquer instrumento de rastreio, como o mini nutritional assessment, pois nenhum verificou ser vantajoso face a outro. b) Os doentes com neoplasia têm taxas metabólicas basais superiores às pessoas saudáveis, razão pela qual têm necessidade energéticas totais diárias superiores. c) Tal como o índice de massa corporal, também a percentagem de perda de peso é um factor independente de mortalidade. d) Deve-se preferir as formulações líquidas, pois estas apresentam maior tolerância gastrointestinal. e) Deve-se preferir os alimentos ricos em lípidos como fonte energética em detrimento dos hidrato de carbono.

19. Qual das seguintes NÃO É uma hipersensibilidade alimentar mediada por IgE?. a. Asma/rinite. b. Intolerância à lactose. c. Anafilaxia. d. Síndrome alérgica oral. e. Urticária/angioedema.

20. A melhor forma de determinar a taxa metabólica basal de um desportista é: a) Bioimpedância. b) Equação de Harris-Benedict. c) Calorimetria indirecta. d) Nenhuma das anteriores. e) Todas as anteriores.

21. Aos idosos desnutridos ou em risco de desnutrição devem ser fornecidas, assinale a afirmação correta. a) Dietas enriquecidas. b) Lanches adicionais. c) Alimentos pastosos se portadores de dificuldade na mastigação ou disfagia orofaringea. d) Prescrever suplementação oral, se ingestão alimentar insuficiente. e) Todas as alíneas estão certas.

22. É considerada uma contraindicação relativa para enterostomia: a) peritonite. b) perturbações da coagulação graves. c) carcinomatose peritoneal. d) diarreia grave. e) ascite severa.

23. Alentejano de 50 anos, com antecedentes de acalásia grave a aguardar cirurgia (miotomia do esfíncter esofágico inferior). Re-encontrou-se com amigos seus ao almoço e foram a um tasco “comer uns petiscos e beber um copito” (sic). A seguir acabou por se deitar no sofá a dormir a sesta. É encontrado pela esposa com respiração ruidosa pelo que ela liga de imediato o 112. Pense que é o médico da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) e observa o doente na ambulância onde os Bombeiros já tinham iniciado oxigénio a alto débito. Dizem que quando chegaram ao doente este ainda respondia a perguntas embora desorientado. Ao exame objectivo, o doente estava taquipneico, com frequência respiratória de 30cpm, saturação periférica de 88% com oxigénio em alto débito, FC 120bpm, apirético, PA 110/70mmHg, escala de coma de Glasgow de 13. Auscultação cardíaca regular taquicárdica. Auscultação pulmonar com diminuição do murmúrio na base direita e fervores também nesta região. Qual o diagnóstico mais provável?. a) Tromboembolia pulmonar. b) Pneumonite de aspiração. c) Coma alcoólico. d) Pneumonia adquirida na comunidade em início. e) Pneumotórax espontâneo.

24. Em doentes com falência hepática aguda: a) existe baixo risco de hipoglicémia. b) se os níveis de amónia estiverem aumentados a administração de proteína deve ser deferida para após 24-48h do início do quadro. c) existe um aumento do catabolismo proteíco pelo que deve ser iniciada precocemente a suplementação proteíca. d) a dieta deve ser pobre em lípidos. e) São todas falsas.

25. Uma destas afirmações é falsa: a) a colocação de sonda a nível jejunal é o mais adequado para doentes com alteração da consciência. b) a obstrução das sondas nasoentéricas é uma complicação frequente. c) a nutrição entérica é usada preferencialmente no domicilio. d) a presença de estenose esofágica é uma contraindicação absoluta para a colocação de PEG. e) o meio mais seguro para saber a localização da sonda após a sua colocação é por radiografia.

26. São cofactores que podem aumentar o risco de um alergénio alimentar desencadear anafilaxia: *. a. Álcool. b. Infecções agudas. c. Tabaco. d. A+B. e. A+B+C.

27. A percentagem de neoplasias relacionáveis com os hábitos dietéticos é: a) 50%. b) 20%. c) 30%. d) 10%. e) 40%.

28. Doente de 63anos, Ortopedista de profissão. Encontra um colega Internista na urgência e queixa-se de dor tipo queimadura, intensa, retrosternal, com irradiação para o pescoço, já com alguns dias de evolução, que iniciou após ter sido nomeado Chefe de Serviço. Dor não alivia com paracetamol e agrava quando se dobra para calçar as socas para ir ao bloco. De notar que se trata de um doente diabético, fumador, com dislipidémia e com obesidade grau I (IMC 31.3kg/m2) com perímetro abdominal de 101cm. Qual o diagnóstico mais provável?. a. Divertículo de Zenker. b. Doença de refluxo gastro-esofágico. c. Espasmo esofágico difuso. d. Úlcera gástrcia. e. Enfarte agudo do miocárdio.

29. São complicações associadas à obesidade: a) Pancreatite, enfarte agudo do miocárdio, esteatose hepática;. b) Enfarte agudo do miocárdio, doença arterial periférica, artrite reumatóide;. c) Pancreatite, sindrome de ovário poliquístico, endometriose;. d) Enfarte agudo do miocárdio, epilepsia, hipertensão arterial;. e) Nenhuma das anteriores.

30. É contraindicação absoluta para nutrição entérica: a) vómitos persistentes. b) diarreia. c) pancreatite aguda. d) obstrução intestinal completa. e) todas as anteriores.

31. São contra-indicações absolutas de enterostomia todas, excepto. a) Carcinomatose peritoneal. b) Interposição de orgãos. c) Ascite moderada. d) Esperança de vida limitada. e) Distúrbios da coagulação.

32. Quanto à dieta a ser prescrita ao doente obeso, é verdade que: a) Existe apenas a dieta DASH indicada para o doente obeso;. b) Comer rápido ajuda na perda de peso associado à regulação hormonal. c) Existem diversas propostas nutricionais, nas quais se inclui a dieta hipocalórica, a dieta mediterrânica, a diminuição de consumo de hidratos de carbono e gorduras. d) Devem ser evitados snacks. e) Todas as anteriores.

33. Relativamente à alimentação entérica, todas são indicações gerais, excepto: a) Perturbações da deglutição. b) Falência parcial do intestino. c) Patologia psiquiátrica. d) Diminuição das necessidades nutricionais. e) Perturbações do estado de consciência.

34. É altamente provável estar perante uma anafilaxia por uma alergia alimentar quando: a) Há um início súbito dos sintomas, com envolvimento da pele, mucosas ou ambos e pelo menos mais um sistema: comprometimento respiratório ou redução da pressão arterial ou sintomas associados de disfunção orgânica. b) Estamos perante dois ou mais dos seguintes (ocorrem rapidamente após a exposição a um alergénio provável): envolvimento da pele/mucosas, comprometimento respiratório, pressão arterial reduzida ou sintomas gastrointestinais (GI). c) Há redução da pressão arterial após exposição a um alérgeno conhecido. d) A+B. e) A+B+C.

35. Médico Interno de Cardiologia, 28 anos. Está a almoçar no bar e recebe uma chamada do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) a dizer está um doente com um enfarte em peri-paragem a 3 minutos da sala de Emergência. Ingere a correr o resto do refrigerante gelado e começa com dor tipo facada, muito intensa (9/10), retrosternal, com duração de 1 minuto. Dor de tal maneira intensa que foi seguida de síncope com pródromos de palpitações, sudorese e visão turva. Antecedentes: excesso ponderal e asma. Antecedentes familiares: pai obeso e diabético com enfarte agudo do miocárdio aos 52 anos; mãe hipertensa. O interno de Medicina do 1º ano observa-o não nota alterações de relevo ao exame objectivo, excepto encontrar-se muito ansioso. Qual o diagnóstico mais provável?. a. Espasmo esofágico difuso. b. Ansiedade. c. Enfarte agudo do miocárdio. d. Doença de refluxo gastro-esofágico. e. Divertículo de Zenker.

36. Na pancreatite crónica que situações devem ser antecipadas?. a) défice de vitaminas lipossolúveis. b) défice de vitaminas hidrossoluveis. c) diabetes. d) a e c. e) b e c.

37. Nos indivíduos acamados: a) Existe a possibilidade de saber a altura por cálculo, aplicando a medição da altura da perna. b) O valor de IMC deve ser ajustado ao estado clínico do indivíduo de acordo com as tabelas. c) Deve aplicar-se a avaliação subjectiva do Estado de Nutrição mas nunca deixar de o fazer. d) É impossível calcular o IMC. e) Não se deve aplicar a Fórmula de Lorenz para o cálculo do peso desejável.

38. Nos doentes com doença renal crónica sob tratamento conservador: a) Recomenda-se uma ingestão de cerca de 35Kcal/Kg/dia ajustada ao estado nutricional do doente;. b) Em doentes com uma taxa de filtração glomerular entre 25 e 70mL/min o consumo de proteínas deve ser superior a 0.8g/Kg/dia;. c) Não deve existir suplementação de cálcio;. d) A principal fonte de energia da dieta deve ser proteica;. e) Nenhuma das anteriores.

39. A escolha da via de acesso para alimentação entérica deve ter em conta 3 condições fundamentais: a) tempo previsível de alimentação, risco de aspiração e função do tubo digestivo. b) risco de aspiração, intolerância gastrointestinal e tempo de administração. c) função do tubo digestivo, condições sociais e apoio domiciliário. d) prognóstico, segurança e a condição clínica. e) risco de aspiração, conforto e segurança.

40. É FALSO acerca da Food-dependent exercise-induced anaphylaxis. a. É uma reacção anafilática que ocorre apenas se o doente fizer exercício ou esforço 2-4h após ingestão de alimentos. b. Acontece mais após ingestão de trigo, aipo e marisco. c. Alguns doentes reagem depois de comer qualquer alimento antes do exercício. d. Mais frequente em crianças. e. Nenhum dos anteriores.

Denunciar Test