Psicopedagogia da condução 1

INFORMACIÓN
ESTADÍSTICAS
RÉCORDS
REALIZAR TEST
Título del test:
Psicopedagogia da condução 1

Descripción:
Condução

Autor:
André Gonçalves
(Otros tests del mismo autor)

Fecha de Creación:
04/02/2020

Categoría:
Test de conducir
Comparte el test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
REALIZAR TEST
Últimos Comentarios
No hay ningún comentario sobre este test.
Temario:
Qual é Frase que melhor define previsão? Imaginar o que pode acontecer, a partir dos índices pertinentes Classificação de índices em categorias com significado Conjunto de procedimentos do condutor para detetar a presença ou ausência de índices .
O sentido vestibular permite A visão periférica. A manutenção do equilíbrio e orientação da posição de cada parte do corpo. A percepção da velocidade de circulação dos veículos.
No processo da condução, em que consiste a exploração perceptiva visual? Na excitação dos órgãos sensoriais Na deslocação dos olhos na cena visual. No reconhecimento de objectos a partir de estímulos.
A recolha de informação influencia a previsão? Sim, mas apenas num condutor experiente. Sim, dentro das localidades, porque o número de índices críticos é reduzido. Sim, sempre. Não porque a previsão depende da memória a longo prazo e não da informação recolhida no momento.
A percepção depende da sensação? Sim, a percepção não é mais do que a interpretação da sensação. Não, porque pode haver percepção, sem antes existirem processos sensoriais. Sim, mas apenas na informação, que é recebida, através da visão.
Em que consiste a análise psicológica da tarefa condução? Na reflexão acerca os métodos de ensino mais eficazes. Na definição de objectivos cognitivos, psicomotores e afectivos. No estudo psicológico do comportamento do instruendo ao volante. Na decomposição da tarefa da condução em actividades elementares.
Qual a função dos órgãos dos sentidos? Analisar os dados sensoriais recolhidos pela visão. Interpretar as sensações e ditar as respostas adequadas. Recolher os estímulos sob a forma de energia física. Concretizar a acção, de acordo com a resposta seleccionada.
Considera que alguns factores, que afectam a visão do condutor, podem afectar também a distância de paragem do veículo? Não, porque são factores, que não se interligam. Sim Sim, mas apenas na condução nocturna.
Qual o tipo de visão mais importante para realizar a manobra de ultrapassagem em condições de segurança? Visão periférica. Visão cromática. Visão estereoscópica. Visão frontal.
O instrutor tem um papel essencial na aquisição de conhecimentos pelos candidatos a condutor. Considera que esses conhecimentos devem ser orientados em exclusivo para o “saber fazer”? Sim, essa é a função do instrutor. Sim, na formação teórico-prática. Não, o instrutor deve ensinar com o objectivo de atingir, em exclusivo, o “saber - saber”. Não, deve promover também a aquisição pelo instruendo de outros níveis do conhecimento.
Das seguintes afirmações relativas ao papel da formação no comportamento do condutor, assinale a que é verdadeira: A formação de condutores visa adaptar os objectos reais às representações do instruendo. O conhecimento das normas prescritas no Código da Estrada é um dos principais objectivos afectivos da formação de condutores. A formação cívica deve fazer parte integrante do processo de formação dos candidatos a condutores.
Uma das tarefas da competência do instrutor de condução é a demonstração da manobra a realizar pelo instruendo. Em qual das seguintes circunstâncias a referida tarefa é mais eficaz? Quando o instruendo está numa situação de quase-acidente. Quando o instruendo tem problemas na aprendizagem dos gestos de base. Quando o instruendo enfrenta uma situação complexa de circulação.
Das afirmações abaixo transcritas acerca do papel do feedback no processo de aprendizagem, assinale a que é verdadeira: Leva o instruendo a descobrir por si mesmo as respostas para as diferentes situações. Informa o instruendo acerca dos resultados da sua acção e do que deve alcançar. Leva o instruendo a repetir as tarefas até à total eliminação dos seus erros.
Das seguintes afirmações relativas ao ensino colectivo, assinale a que é falsa: O ensino colectivo permite a mudança de atitudes. O ensino colectivo exige muito menos competência ao instrutor que o ensino individual. Ao ministrar o ensino colectivo, o instrutor de condução deve ser visto como um animador de grupos de alunos em formação.
O ritmo de aprendizagem dos instruendos: Depende exclusivamente da actuação do instrutor. Depende essencialmente da motivação, em menor ou maior grau. Depende essencialmente dos meios didácticos existentes na escola.
Das afirmações abaixo transcritas relativas à avaliação formativa e sumativa, assinale a que é falsa: A avaliação sumativa é realizada ao longo do processo de aprendizagem e visa informar o instruendo acerca dos seus progressos e dificuldades. A avaliação formativa permite ao instrutor ajustar os métodos utilizados, em função dos resultados que os instruendos vão obtendo. A avaliação sumativa é realizada no final do processo de aprendizagem por alguém externo a esse processo. A avaliação formativa é realizada pelo instrutor durante o processo de formação do candidato a condutor.
A técnica da condução comentada deve ser aplicada no início da formação? Não, a utilização desta técnica carece de um determinado nível de aprendizagem. Sim, porque esta técnica é a mais aconselhável para o treino da manobra de ultrapassagem. Sim, independentemente do grau de aprendizagem do aluno.
Qual destes métodos ou técnicas considera favorecer mais o reconhecimento de erros quer pelo aluno, quer pelo instrutor? A técnica da condução comentada. O método global. A simulação pedagógica.
Qual o método mais eficaz para treinar as diferentes “subtarefas” da condução automóvel em situação de trânsito não real? O método de simulação global. O método analítico ou fraccionado. O método de simulação distribuída. O método de simulação parcial.
Das seguintes afirmações relativas à avaliação formativa e sumativa, assinale a que é verdadeira: A avaliação formativa diz respeito ao “saber-saber” enquanto a avaliação sumativa respeita ao “saber-fazer”. A avaliação formativa diz respeito ao “saber-fazer” enquanto a avaliação sumativa respeita ao “saber-saber” e ao “saber-ser”. Nenhum dos tipos de avaliação é direccionado para a análise do “saber-ser”. Ambos os tipos de avaliação dizem respeito a todos os níveis do saber.
Qual a principal vantagem do recurso ao método magistral? Possibilidade do aluno participar activamente no processo de aprendizagem. Valorização das experiências e conhecimentos prévios de cada aluno. Economia de tempo e dos recursos utilizados. Respeito pelo ritmo de aprendizagem dos vários alunos.
Durante a aprendizagem da tarefa da condução automóvel, a escolha de “aulas de maior duração e mais espaçadas no tempo” designa-se por: Aprendizagem maciça. Aprendizagem global. Aprendizagem distribuída. Aprendizagem fraccionada.
Dado o fim a que se destina a aprendizagem distribuída, para que nível do saber é especialmente indicada? Saber-saber. Saber-fazer. Saber-ser.
Das afirmações abaixo transcritas referentes à avaliação da formação, assinale a que é verdadeira: A avaliação formativa não possibilita avaliar o nível do “ saber-ser”. Os objectivos psicomotores só são passíveis de ser avaliados através de um processo de avaliação sumativa. A avaliação do candidato a condutor está fora do âmbito das funções que competem ao instrutor de condução automóvel. O processo de avaliação deve contribuir para o aperfeiçoamento dos sucessivos processos de formação que vão sendo realizados.
Que tipo de objectivos pedagógicos são trabalhados numa aula em que o instrutor recorre à utilização do método analítico ou fraccionado? Objectivos cognitivos. Objectivos psicomotores. Objectivos afectivos.
Qual a finalidade da avaliação formativa? Verificar a existência de aptidões que sejam pré-requisitos para a aprendizagem. Diferenciar os instruendos. Detectar e corrigir os erros verificados no processo de ensino-aprendizagem.
Das seguintes afirmações, relativas à avaliação da formação, assinale a que é falsa: Por ser realizada através da observação, a avaliação não exige o prévio estabelecimento de objectivos. A existência de diferentes tipos de objectivos a avaliar implica o recurso a diferentes instrumentos de avaliação. O que se espera do instruendo deve ser definido de forma clara e normativa. Deve existir uma relação directa entre os instrumentos de avaliação e os objectivos específicos estabelecidos.
O método analítico ou fraccionado: Implica a ministração de aulas de menor duração e mais espaçadas no tempo. É adequado à aprendizagem de tarefas complexas. É adequado à aprendizagem de tarefas simples. Implica a ministração de aulas de maior duração e menos espaçadas no tempo.
Em que circunstâncias se deve optar pela utilização da técnica da condução comentada? Desde o início da aprendizagem prática da condução automóvel. Apenas quando o instruendo já adquiriu um suficiente domínio do veículo. Em articulação com o método analítico ou fraccionado.
Como se designa a prática que consiste em colocar o aluno ao volante, em situação real de trânsito, pedindo-lhe que conduza durante um determinado período de tempo? Método de simulação pedagógica. Método maciço. Método global. Método fraccionado.
Das afirmações abaixo transcritas relativas à avaliação da formação, assinale a que é falsa: A definição de objectivos específicos é importante para construir os instrumentos de avaliação adequados. Deve haver correspondência directa entre o que é ensinado e avaliado. A elaboração de instrumentos para avaliar deve ter em vista diminuir a objectividade inerente à avaliação.
Qual a expressão que melhor descreve a 1.ª etapa da análise psicológica da função da condução? Classificação dos índices em categorias com significado, seguida da sua transformação em acontecimentos possíveis. Conjunto de procedimentos utilizados para recolher os índices críticos, necessários à actividade de condução, e sua classificação em categorias com significado. Momento em que se elabora o acto motor final.
Qual das seguintes afirmações é falsa? Por identificação entende-se a classificação dos índices em categorias com significado, em função das informações preexistentes na memória. A formação de condutores deve ter como principal objectivo assegurar que o instruendo aprendeu os actos motores básicos, suficientes para satisfazer as exigências do exame. A exploração perceptiva é definida como um conjunto de procedimentos utilizados pelo condutor para detectar a presença ou ausência de índices críticos. A formação de condutores deve ter como principal objectivo o desenvolvimento de atitudes e de comportamentos adequados a uma condução segura.
Qual o principal objectivo do treino da exploração perceptiva visual: Favorecer a exploração sistemática dos espelhos retrovisores. Ensinar a ver o mais longe possível. Ensinar a detectar índices pertinentes. Ajudar a perceber o conjunto da situação.
Qual o papel do erro pedagógico no processo de ensino-aprendizagem? É benéfico na aprendizagem conceptual mas não na aprendizagem de automatismos motores. É benéfico na aprendizagem de automatismos motores mas não na aprendizagem conceptual. É benéfico na aprendizagem de automatismos motores e na aprendizagem conceptual. É prejudicial e deve ser evitado na aprendizagem de automatismos motores e na aprendizagem conceptual.
Tendo em atenção que a alternância entre os métodos de ensino é fundamental para a eficácia do processo de aprendizagem, como deve ser estruturada a formação prática do candidato a condutor? Evoluindo progressivamente dos exercícios globais aos exercícios analíticos, ao longo do processo de aprendizagem. Evoluindo progressivamente dos exercícios analíticos aos exercícios globais, ao longo do processo de aprendizagem. Alternando aleatoriamente entre ambos os tipos de exercícios, ao longo do processo de aprendizagem.
Qual o objectivo do instrutor ao recorrer, no ensino prático da condução automóvel, ao método de simulação global? Treinar tarefas motoras complexas em situação real de trânsito. Treinar tarefas motoras simples em situação real de trânsito. Treinar tarefas motoras complexas em situação não real de trânsito. Treinar tarefas motoras simples em situação não real de trânsito.
Qual o método e tipo de aprendizagem que devem ser utilizados, em conjunto com a técnica da condução comentada? O método fraccionado e a aprendizagem distribuída. O método global e a aprendizagem distribuída. O método fraccionado e a aprendizagem maciça. O método global e a aprendizagem maciça.
Das seguintes afirmações relativas ao método expositivo, assinale a que é falsa: Faz um acentuado apelo à memorização sem ter em conta outras estratégias pessoais na apreensão dos conteúdos. Dadas as características do método em causa, é adequado para a mudança de atitudes. Os objectivos pedagógicos são prosseguidos, sem atender ao ritmo de aprendizagem de cada aluno. Não dá oportunidade aos alunos de participarem activamente no processo de aprendizagem.
No ensino prático da condução, como deverão conciliar-se os tipos de aprendizagem e exercícios a propor com a complexidade das tarefas a executar? As tarefas complexas devem ser apreendidas através da aprendizagem distribuída e da realização de exercícios globais. As tarefas simples devem ser apreendidas através da aprendizagem distribuída e da realização de exercícios analíticos. As tarefas complexas devem ser apreendidas através da aprendizagem maciça e da realização de exercícios fraccionados.
Qual a diferença entre a avaliação formativa e a sumativa? Enquanto a primeira visa diferenciar os instruendos, a segunda tem por objectivo a sua homogeneização. Enquanto a primeira é levada a cabo por alguém externo à formação, a segunda é realizada pelo instrutor. Enquanto a primeira visa a homogeneização dos instruendos, a segunda tem por objectivo a sua diferenciação. Enquanto a primeira tem lugar no final do processo pedagógico, a segunda decorre ao longo do mesmo.
Durante o processo decisório, o tratamento da informação permite ao condutor: Antecipar e agir. Recolher a informação e decidir. Explorar sistematicamente o meio e identificar os índices recolhidos. Prever e decidir.
Quais os processos da tarefa de condução, passíveis de serem treinados através da técnica de condução comentada? Previsão e capacidades sensório-motoras. Capacidades sensorio-motoras e decisão. Previsão e decisão.
Qual o momento em que o condutor selecciona o acto motor a realizar? Quando recolhe a informação. Quando trata a informação. Quando age sobre o veículo.
Assinale a afirmação falsa: As atitudes podem ter origem em representações erradas. A atitude é um conjunto de informações, regras e imagens que o condutor dispõe em memória. O comportamento do condutor é influenciado pelos seus conhecimentos, representações e atitudes. Nas atitudes intervêm factores cognitivos e afectivos, que podem condicionar o comportamento.
Assinale a afirmação que estiver correcta. A cinestesia é a senso-percepção do movimento, peso, resistência e posição do corpo O sentido vestibular relaciona-se com a sensação da temperatura do corpo O processo decisional da tarefa de condução implica essencialmente actividades físicas. O estado emocional é um factor externo que condiciona a condução automóvel.
Das seguintes afirmações relativas ao papel do instrutor, assinale a que está incorrecta: Proporcionando um ensino activo ao instruendo, o instrutor estimula a sua motivação. Fazendo repetições sistemáticas dos conteúdos, o instrutor assegura a aprendizagem do mesmo por arte do instruendo. Colocando questões ao instruendo, o instrutor estimula a sua actividade no processo de ensino-aprendizagem.
Os conhecimentos e as atitudes evidenciadas pelo instruendo correspondem ambos à mesma área de incidência da formação de condutores? Sim, ambos correspondem à área do saber-saber. Não, os conhecimentos têm a ver com a área do saber-saber, enquanto as atitudes têm a ver com a área do saber-ser. Não, as atitudes têm a ver com a área do saber-saber, enquanto os conhecimentos têm a ver com a área do saber-ser.
O instrutor de condução deverá preocupar-se com o comportamento cívico do instruendo? Sim, visto corresponder a um dos objectivos cognitivos da formação de condutores. Não, porque o importante é formar condutores que cumpram o código e dominem o veículo. Sim, para tentar adequar as atitudes.
Assinale a afirmação correcta, relativa à aprendizagem individual: É a mais indicada para a transmissão de conhecimentos e actuação sobre as atitudes. É a mais adequada para a aprendizagem dos aspectos perceptivos-motores da condução automóvel.
Denunciar test Condiciones de uso
CREAR TEST
Usamos cookies para personalizar su experiencia. Si sigue navegando estará aceptando su uso. Más información.