Psicopedagogia da condução 2

INFORMACIÓN
ESTADÍSTICAS
RÉCORDS
REALIZAR TEST
Título del test:
Psicopedagogia da condução 2

Descripción:
Condução

Autor:
André Gonçalves
(Otros tests del mismo autor)

Fecha de Creación:
06/02/2020

Categoría:
Test de conducir
Comparte el test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
REALIZAR TEST
Últimos Comentarios
No hay ningún comentario sobre este test.
Temario:
Qual deverá ser o principal objectivo do tipo de avaliação que compete ao instrutor fazer acerca do desempenho do candidato a condutor? Fazer um prognóstico do empenho do candidato na sua formação. Fazer um balanço do que o candidato aprendeu e atribuir-lhe uma classificação. Verificar a aprendizagem dos conteúdos do programa de formação pelo candidato, ajudando o método em função dos resultados que vai obtendo.
Qual o método mais eficaz para a aprendizagem de tarefas complexas? Magistral. Analítico. Global. Parcial.
As informações obtidas no processo de avaliação da formação permitem que se faça o reajustamento dos métodos aos objectivos pedagógicos. A afirmação está correcta. A afirmação está falsa.
Relativamente ao processo de avaliação formativa, assinale a afirmação falsa: Processo estruturado para sustentar um ensino e uma aprendizagem de qualidade. Processo de aplicação de técnicas pedagógicas com o objectivo de classificar instruendos. Processo contínuo directamente relacionado com os fins de processo de ensino-aprendizagem. Processo que visa a obtenção de feedback para a eventual correcção do processo de ensino-aprendizagem.
Qual deve ser a principal utilização do método analítico? Aprender poucos conhecimentos num curto espaço de tempo. Aprender tarefas complexas. Aprender muitos conhecimentos num longo espaço de tempo. Aprender tarefas simples.
Assinale a afirmação falsa: Para a prática de uma condução defensiva é suficiente cumprir o Código da Estrada. A prática de uma condução defensiva é um dos objectivos da formação de condutores, que corresponde ao domínio do “saber-ser”. Motivar o aluno para a prática de uma condução defensiva deve ser uma das funções inerentes ao papel do instrutor.
Das afirmações abaixo transcritas relativas à avaliação formativa e sumativa, assinale a que é falsa: Avaliação formativa é efectuada durante a aprendizagem para verificar a progressão dos instruendos em relação a determinados objectivos. A avaliação formativa tem por objectivo diferenciar os instruendos, enquanto a sumativa visa a sua homogeneização. A avaliação sumativa é efectuada no final de aprendizagem para determinar o grau de consecução dos objectivos estabelecidos. Pode e deve existir interligação entre as avaliações formativas e sumativas.
Para a tarefa da condução revestem-se de especial importância as seguintes capacidades sensoriais: Apenas a visão e a cinestesia. A visão, a audição e a cinestesia. O sentido vestibular e a audição.
O desempenho do condutor ao nível da tarefa da condução é influenciado pelo conhecimento? Sim, pelo conhecimento e pelas representações. Não apenas pelas representações. Não porque os conhecimentos cognitivos não influenciam o desempenho do condutor ao volante.
A Percepção é influenciada pelas experiências de cada condutor? Não, a percepção não difere de condutor para condutor. Não apenas a sensação é influenciada pela experiência. Sim.
Quando se relembra a um candidato a condutor a importância do tempo de reacção, Ao período de tempo decorrido desde que acciona os travões até que imobiliza o veículo. Ao lapso de tempo que decorre entre a percepção do estímulo e o início da acção como resposta. Ao intervalo de tempo decorrido desde que um veículo passa em frente a um ponto de referência, até que o veículo que segue atrás passe nesse mesmo ponto. Ao espaço de tempo que decorre entre a percepção do estímulo e a imobilização do veículo.
Quando dizemos a um candidato a condutor para prever o desenrolar dos acontecimentos, o que pretende que ele faça? Que seleccione o comportamento mais adequado, em função dos índices pertinentes recolhidos. Que classifique os índices em categorias com significado. Que realize os procedimentos necessários para detectar a presença ou ausência de índices críticos. Que imagine o que pode acontecer, a partir dos índices pertinentes.
Qual dos seguintes “indícios” lhe permite concluir que o candidato a condutor apresenta já uma razoável experiência de condução? Faz uma exploração visual económica. Utiliza a visão frontal e a visão periférica com pontos de fixação próxima do veículo. Utiliza muitos índices, mas pouco pertinentes. Recolhe índices espaciais fixos, independentemente da velocidade a que circula.
Que tipo de visão o candidato a condutor deve preferencialmente utilizar, para a realização da manobra de ultrapassagem em condições de segurança? Visão frontal. Visão estereoscópica. Visão periférica. Visão cromática.
Qual das seguintes expressões caracteriza melhor a acuidade visual? Capacidade do indivíduo para distinguir as diferentes cores dos objectos observados. Capacidade do indivíduo para obter uma só interpretação tridimensional do objecto observado. Capacidade do indivíduo para discriminar com nitidez os pormenores observados a uma determinada distância. Área e extensão total que se pode ver olhando em frente, sem mover a cabeça.
Das seguintes situações assinale a que o pode levar a pensar, que o candidato a condutor pratica uma condução defensiva: Circula de acordo com as suas representações. Conduz agindo em antecipação ao perigo. Circula apenas centrado na sua própria condução.
Quando nos referimos a actividade psicológica, nomeadamente à sensação, considera esta: O processo pelo qual atribuímos um significado através dos nossos conhecimentos, da nossa experiência passada, isto é, um processo de conhecer os objectos. As actividades de ordem psicológica que ocorrem durante a condução, trata-se de um processo de tomada de decisão. É o processo pelo qual o Homem detecta os estímulos do meio ambiente.
Qual das seguintes afirmações é verdadeira: A percepção é, pois, uma sensação à qual atribuímos um significado através dos nossos conhecimentos da nossa experiência passada, isto é, um processo de conhecer os objectos através dos sentidos. A percepção não está sujeita à aprendizagem, nem depende dos conhecimentos armazenados na nossa memória e da nossa experiência. A percepção é a Capacidade do sistema visual para detectar, reconhecer, discriminar ou localizar objectos.
Qual dos seguintes tipos de memória, permite o armazenamento de grandes volumes de informação durante grandes períodos de tempo? Memória a curto prazo. Memória imediata. Memória a longo prazo.
A memória humana tem essencialmente duas formas de recuperar a informação contida na memória a longo prazo: Descoberta e Recepção. Evocação e Descoberta. Evocação e Reconhecimento.
A análise psicológica da função condução refere-se a: Actividades de ordem psicológica que ocorrem durante a condução, trata-se de um processo de tomada de decisão enquanto conduzimos, daí ser vulgarmente chamado processo decisional. Consiste no conjunto de procedimentos utilizados pelo condutor para recolher os índices críticos para a tarefa da condução. Consiste no reconhecimento de índices críticos e a sua classificação em relação à situação de condução que eles indicam.
Entende-se por Índices Críticos: Aqueles índices que apresentam sempre a mesma forma e cujo significado está estabelecido Todos os índices, formais ou informais, que transmitem uma informação de carácter urgente, cujo desprezo pode conduzir a situações de imediata insegurança no trânsito. Aqueles que podem ou não apresentar a mesma forma e cujo significado pode diferir. Todos os índices, formais ou informais, que são importantes para a condução que o condutor executa em determinado momento.
Para o treino da Identificação devem utilizar-se técnicas que ajudem ao estabelecimento de categorias na memória, que melhorem a capacidade de discriminação de índices e que permitam conhecer o funcionamento de situações de condução específicas. Verdadeiro. Falso.
O que entende por conhecimento? Conjunto de informações, regras, imagens mentais, que o condutor dispõe em memória. O conjunto de informações e regras que o condutor possui em memória e que constituem objectos reais. Uma predisposição aprendida, relativamente estável, de avaliar e actuar sobre a realidade.
O condutor, elabora novas regras que embora não existam formalmente no código, permitem-lhe resolver determinadas situações concretas de condução. Isto acontece devido: Às representações do condutor uma vez que à medida que a experiência aumenta, o condutor constrói uma representação operatória do código da estrada, que cada vez mais se afasta do que aprendeu. À falta de civismo dos condutores, pois para estes o código não é mais que um mal necessário para poder ter a carta de condução, e assim que tal acontece é para esquecer. Ao facto do processo decisional realizado pelo condutor falhou redondamente, pois todo o processo de recolha e tratamento de informação foi incorrecto.
Nas atitudes intervêm factores: Cognitivos. Cognitivos e Afectivos. Comportamentais e cognitivos. Cognitivos, afectivos e comportamentais.
Em que momento o condutor decide o comportamento a adoptar? Quando recolhe a informação. Quando trata a informação. Quando actua sobre o veículo. Em nenhuma das situações anteriores.
Indique uma estratégia da exploração visual perceptiva: Manter a distância de segurança necessária. Estar atento aos comandos do veículo. Percepcionar o conjunto da si.
Tendo presente a análise psicológica da função condução, analise as frases a seguir transcritas e assinale a que melhor descreve acção: Actividade de transformação de um índice em acontecimentos possíveis. Actividade motora de controlo do veículo. Actividade de exploração perceptiva visual e auditiva. Actividade intelectual.
Na condução nocturna, regra geral, existe uma diminuição do campo visual, alterando: A capacidade de decisão. A visão periférica. A cinestesia.
A formação cívica deve fazer parte da aprendizagem dos candidatos a condutores? Sim, pois pode ser uma preciosa ajuda para adequar a atitude do condutor às exigências do sistema rodoviário. Sim, mas só se tiverem menos de 30 anos. Não, essa formação compete à família.
Assinale a afirmação correcta: Às respostas motoras decorrentes da percepção de um estímulo damos o nome de respostas sensório-motoras. Ao lapso de tempo que decorre entre a percepção de um estímulo e o início da acção chamamos tempo de travagem. A organização e interpretação significativa dos dados sensoriais recebidos designa-se por sensação.
Das afirmações abaixo transcritas, referentes ao papel do instrutor, assinale aquela que é falsa. O correcto desempenho das funções do instrutor pode ser considerado uma medida de segurança activa. A formação cívica deve constar do processo de aprendizagem dos candidatos a condutores. Dada a estrutura da avaliação a que o instruendo é submetido, o instrutor deve dar ênfase principalmente aos objectivos cognitivos.
Na formação de condutores o objectivo geral do domínio cognitivo é a motivação para utilizar estratégias de condução defensiva. A afirmação está correcta. A afirmação está incorrecta.
Das seguintes afirmações referentes ao papel do instrutor, assinale a que é falsa: A falta de aptidões humanas e relacionais pode comprometer a competência técnica do instrutor. Se no ensino prático se deve assistir à adaptação do instrutor ao instruendo, no ensino teórico é o instruendo que se deve adaptar ao instrutor. A adequação das representações dos instruendos à realidade rodoviária constitui uma importante tarefa do instrutor.
Assinale a afirmação incorrecta: A formação de condutores deve proporcionar aos instruendos atitudes, conhecimentos e competências que levem a padrões comportamentais norteados pela segurança. A atitude do condutor e, consequentemente, a maneira de se comportar, assim como, a sua capacidade de manejo do veículo, são factores importantes para a segurança rodoviária. Apesar do esforço do instrutor para a melhoria do ensino que ministra, a única forma de reduzir os índices de sinistralidade é a aposta em legislação muito restritiva.
Durante a formação da condução automóvel, a aprendizagem do instruendo apenas deve fomentar a aquisição dos automatismos verbais e motores que possibilitem a aprovação no exame de condução. A afirmação está correcta. A afirmação está incorrecta.
Assinale a afirmação falsa: Em termos de audição, a maior dificuldade da criança prende-se com a detecção da proveniência dos sons. No trânsito, o atravessamento da faixa de rodagem entre veículos estacionados, confere maior protecção à criança. Para a prática de uma condução defensiva são fundamentais os processos de antecipação e previsão. As crianças podem ter comportamentos imprevisíveis ao atravessarem a faixa de rodagem.
A que tipo de objectivos pedagógicos corresponde o comportamento cívico que o candidato a condutor deve evidenciar? Objectivos cognitivos. Objectivos afectivos. Objectivos psicomotores.
Quando ao longo das aulas o instrutor observa a forma como o aluno realiza o ponto de embraiagem, que tipo de objectivos está sobretudo a avaliar? Cognitivos. Afectivos. Psicomotores.
Enquanto instrutor de condução, considera que a transmissão de feedback ao candidato a condutor deverá fazer parte das suas funções? Sim, durante todo o processo de ensino. Não, a transmissão de feedback compete apenas ao director. Sim, no final do processo de ensino. Não, o feedback é importante apenas na avaliação de conhecimentos.
Durante o ensino da prática de condução automóvel que tipo de exercícios deverá recorrer o instrutor para o candidato a condutor melhores a sua interacção com os peões? Exercícios distribuídos. Exercícios maciços. Exercícios analíticos. Exercícios globais.
Na realização da prova teórica de condução automóvel, que tipo de objectivos pedagógicos são especialmente avaliados? Objectivos afectivos. Objectivos cognitivos. Objectivos psicomotores.
Tendo em conta a existência de três áreas de incidência na formação de condutores, de entre os objectivos abaixo identificados, assinale o que não é passível de ser alcançado durante as aulas teóricas da condução automóvel: Conhecer as principais actividades inerentes à condução automóvel. Ter noções de condução defensiva. Ser capaz de realizar acções precisas, coordenadas e simultâneas. Conhecer os factores que influenciam o comportamento do condutor.
Quais os tipos de aprendizagem mais eficazes para a aquisição de competências motoras pelos candidatos a condutor e a avaliar por processo individual? Aprendizagem maciça e em grupo. Aprendizagem individual e em grupo. Aprendizagem maciça e distribuída. Aprendizagem distribuída e em grupo.
Como devem ser as aulas em que o aluno aprende a realizar as principais manobras? Breves e menos espaçadas no tempo. Longas e menos espaçadas no tempo. Longas e mais espaçadas no tempo. Breves e mais espaçadas no tempo.
Quais os tipos de aprendizagem que estão subjacentes ao ensino do aluno em situação de prática de condução? Maciça, fraccionada e individual. Distribuída, maciça e em grupo. Global, distribuída e individual. Distribuída, maciça e individual.
Tendo em atenção que só deve ser avaliado aquilo que foi ensinado, identifique a afirmação que considera incorrecta: A existência de diferentes tipos de objectivos a avaliar, implica o recurso a diferentes instrumentos de avaliação. Ao ser realizada através da observação, a avaliação do “saber-fazer” não exige o prévio estabelecimento de objectivos. Para que seja precisa, a avaliação deve ser definida com base em critérios observáveis e mensuráveis. A definição de objectivos específicos é importante para proceder à construção de instrumentos de avaliação adequados.
Tendo em conta os objectivos da formação de condutores e os vários métodos, meios e situações pedagógicas de que tomou conhecimento, analise as situações abaixo transcritas e assinale a mais adequada à aprendizagem da manobra de ultrapassagem: Treinos práticos mais curtos e menos espaçados no tempo. Treinos práticos mais longos e menos espaçados no tempo. Treinos práticos mais longos e mais espaçados no tempo. Treinos práticos mais curtos e mais espaçados no tempo.
A condução em auto-estrada tem, normalmente, como consequência: O aumento dos limites impostos de velocidade e a diminuição de índices informais. A diminuição de índices críticos e o aumento da concentração. A monotonia e um aumento notável de índices formais.
Denunciar test Condiciones de uso
CREAR TEST
Usamos cookies para personalizar su experiencia. Si sigue navegando estará aceptando su uso. Más información.