Psicopedagogia da condução 5

INFORMACIÓN
ESTADÍSTICAS
RÉCORDS
REALIZAR TEST
Título del test:
Psicopedagogia da condução 5

Descripción:
Condução

Autor:
André Gonçalves
(Otros tests del mismo autor)

Fecha de Creación:
25/03/2020

Categoría:
Test de conducir
Comparte el test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
REALIZAR TEST
Últimos Comentarios
No hay ningún comentario sobre este test.
Temario:
Das informações abaixo transcritas referentes as técnicas da condução comentada assinale a falsa. Consiste numa técnica de aprendizagem da condução em situação real de trânsito que é útil e eficaz nas etapas iniciais da formação do instruendo. Obriga o instruendo a fazer um esforço para ver e prever. Facilita os instruendos a tomada de consciência das dificuldades encontradas e forma de as superar.
Quais os tipos de avaliação que se encontram envolvidos na prova das aptidões e do comportamento do exame de condução. Avaliação individual e formativa. Avaliação em grupo e formativa. Avaliação individual e sumativa. Avaliação em grupo e sumativa.
Das afirmações abaixo transcritas relativas à avaliação formativa e sumativa assinale a falsa. A avaliação sumativa é realizada ao longo do processo de aprendizagem e visa informar o instruendo a cerca do seu progresso e dificuldades. A avaliação formativa permite ao instrutor ajustar os métodos utilizados em função dos resultados que o instruendo vai obtendo. avaliação sumativa é realizada no final do processo de aprendizagem por alguém externo a esse processo. A avaliação formativa é realizada pelo instrutor durante o processo de formação do instruendo.
Das afirmações abaixo transcritas referentes a avaliação da formação assinale a verdadeira. A avaliação formativa não possibilita avaliar o nível do saber-ser. Os objectivos psicomotores só são possíveis de ser avaliados através de um processo de avaliação sumativa. avaliação do candidato a condutor esta fora do âmbito das funções que competem ao instrutor de condução automóvel. processo de avaliação deve contribuir para o aperfeiçoamento dos sucessivos processos de formação que vão sendo realizados.
Das afirmações abaixo transcritas relativas a avaliação dos instruendos assinale a que é verdadeira. A autoavaliação do instruendo e feedback do instrutor devem contribuir para o progresso do primeiro no processo de aprendizagem. A avaliação sumativa é efectuada ao longo do processo de ensino aprendizagem com o intuito de preparar o instruendo para os exames teórico e prático de condução Só por si a avaliação formativa não possibilita avaliar os três níveis de objectivos pedagógicos da formação de condutores.
Das seguintes afirmações relativas ao processo de avaliação da formação assinale a falsa. A avaliação deve estar presente da primeira a ultima aula do processo de formação do candidato a condutor. O relatório de exame prático deve ser encarado como um meio de proceder a avaliação sumativa do instruendo. Em quanto que a avaliação formativa visa diferenciar os instruendos a avaliação sumativa tem por objectivo a sua homogeneização.
Assinale a afirmação mais representativa dos processos inerentes as três fases da condução. Representações de acontecimentos possíveis, escolha da resposta mais adequada a sua execução. Actividade oculo-motora orientada, utilização de informações para imaginar o que pode acontecer e resposta motora aos estímulos percepcionados. Reconhecimento e interpretação das informações e sua classificação em categorias com significado. Recolha e interpretação da informação e resposta motora adequada aos índices mais pertinentes.
Assinale o factor que deva ser responsável pela diferença de métodos utilizados no ensino teórico e pratico da condução automóvel. Os recursos disponíveis. As características de instruendo. Os condicionalismos existentes. As características do saber em causa.
Assinale o método a que o instrutor recorre ao usar os circuitos de treino e as áreas de manobras como meio didáctico importante no ensino prático da condução automóvel. Simulação pedagógica. Global. Simulação parcial. Simulação global.
Que nome se dá as respostas motoras do condutor face aos estímulos percepcionados. Automatismos sensoriomotores. Acção. Capacidades sensoriomotoras. Automatismos psicomotores.
Qual o factor que mais influencia a percepção do condutor em relação aos objectivos presentes no ambiente rodoviário. Exploração ocular efectuada O sexo. A memoria código implícito.
Emitir uma mensagem é condição para existência de comunicação. Sim, é condição necessária e suficiente. Sim, é condição suficiente mas não necessária. Sim, é condição necessária mas não suficiente. Não, a comunicação não depende de qualquer mensagem.
Quais os métodos pedagógicos que o instrutor de condução poderia recorrer durante o processo de ensino aprendizagem de condução automóvel. Método magistral, global e distribuída. Método global, fraccionado, maciço e distribuído. Método expositivo, global, analítico e simulação pedagógica Método magistral, maciça, fraccionada e simulação.
Qual a principal vantagem do método maioritariamente utilizado pelos instrutores nas sessões de formações teóricas do candidato a condutor. O papel activo desempenhados pelos candidatos. economia de tempo e de recursos. O constante apelo de utilização de estratégias lineares de memorização. A elevada quantidade de informação retida pelos candidatos.
Qual o meio de que o instrutor de condução se serve para comprovar a validade dos métodos pedagógicos utilizados. Da avaliação Da formação. Dos meios didácticos. Da comunicação.
Como devem ser as sessões práticas dos candidatos a condutores quando é a aquisição de automatismos sensório - motores. Sessões práticas curtas e pouco espaçadas no tempo. Sessões práticas longas, mas pouco espaçadas no tempo Sessões práticas longas e espaçadas no tempo. Sessões práticas curtas, mas espaçadas no tempo.
O que pode fazer um instrutor de condução para que o processo de avaliação seja mais objectivo. Utilizar a avaliação de forma sistemática. Ter em conta os objectivos gerais da formação Definir critérios operacionais Aproximar os dois processos: o da avaliação e o da formação.
Qual o procedimento mais adequado para facilitar ao candidato a detecção dos seus próprios erros. O recurso ao método global em situação real de trânsito. O treino da condução em circuitos de treino e/ou áreas de manobras. O recurso ao método fraccionado conjuntamente com exercícios analíticos. A técnica da condução comentada.
Assinale a frase que reúne o(s) tipo(s) de aprendizagem, o(s) método(s) e meios pedagógicos mais adequados á aquisição de atitudes favoráveis á segurança rodoviária. Aprendizagem em grupo, método expositivo e manuais ao código da estrada. Aprendizagem por ensaio e erro, método demonstrativo, filmes e diapositivos. Aprendizagem em grupo, método activo e materiais para trabalhar em grupo Aprendizagem individual, método magistral e meios áudio visuais.
Que nome se dá á informação transmitida pelo instrutor ao instruendo sobre resultados do seu desempenho. Informação Controlo. Feedback. Auto crítica.
Qual o método pedagógico cuja eficácia aumenta especialmente com recurso aos meios áudio visuais. Método interrogativo. Método demonstrativo. Método expositivo. Método activo.
Que tipo de avaliação deverá ser utilizada pelo instrutor de condução automóvel. Avaliação somativa. Avaliação formativa. Avaliação diagnóstico. (inicial).
A informação do instrutor acerca do desempenho do instruendo é de grande importância para este em quê? Compreender as respostas correctas para os problemas surgidos. os seus progressos face ao objectivo a alcançar. Descobrir por si próprio as respostas para as situações ocorridas. Eliminar os erros através da consecutiva repetição dos comportamentos.
Assinale a área de aplicação do método de simulação parcial na condução automóvel com possíveis resultados negativos. Aprendizagem de capacidade através de simuladores. Aprendizagem de detecção do perigo através de diapositivos. Aprendizagem da capacidade de decisão através de filmes.
Qual o elemento que determina a escolha dos restantes? O método pedagógico. Os objectivos pedagógicos. O tipo de avaliação.
Qual o objectivo que o feedback dado ao instruendo não deve ter? Melhorar o relacionamento interpessoal. Controlar a eficácia na recepção da mensagem. Proporcionar soluções para os problemas encontrados. Reformular a mensagem emitida.
Que tipos de métodos e de exercícios, devem ser utilizados pelo instrutor com a técnica da condução comentada. Métodos e exercícios global. Método global e exercícios maciços. Métodos e exercícios maciços. Método maciço e exercícios globais.
Qual a importância do instrutor fazer uso do principio de reforço. Incentivar a realização de comportamentos correctos. Permitir ao candidato vivências. Fomentar a ligação entre a teoria e a prática. Levar o candidato a reter as circunstâncias em que o erro ocorreu.
Relativamente ao conceito de aprendizagem assinale a afirmação incorrecta: Depende de factores internos e externos com quem aprende. É o resultado do treino e/ou experiência do individuo. É influenciada de forma determinante. Corresponde a uma alteração esporádica no comportamento do indivíduo.
Qual a forma mais adequada do instrutor suscitar e manter o interesse dos candidatos ao longo das sessões práticas. Exigindo as repetições das tarefas até á total eliminação dos erros. Levando o candidato a descobrir os erros e eventualmente as soluções. Assinalando e corrigindo todo e qualquer erro cometido pelo candidato Dando ao candidato as soluções para os problemas que vai encontrando.
A que métodos recorreria para proporcionar ao candidato a condutor a aprendizagem, treino e sequências gestuais de base. Método distribuído e simulação parcial. Método fraccionado e simulação analítica. Métodos de simulação pedagógica. Método analítico e simulação parcial.
A idade avançada terá sempre uma influência positiva no desempenho da condução? Sim, porque é responsável pela diminuição dos reflexos da habilidade e destreza. Não, uma vez que os condutores de mais idade conduz de acordo com a sua experiência de condução. , dado que quanto mais idade o individuo tiver maior será a sua experiência de condução. Não, visto que há menos agilidade, sendo assim mais lento o manejo do veículo.
Em que fase do processo do ensino de aprendizagem o candidato se deve apresentar quando termina a aprendizagem. Síncrese. Análise. Síntese.
Qual o meio mais adequado para perceber o resultado de uma dada acção sobre o comportamento do veículo? Áreas de manobras. O veículo real. Os simuladores. Os áudio visuais.
Assinale os processos da tarefa da condução considerados fundamentais para a tomada de decisão do condutor. E.P.V., antecipação e decisão. Identificação, previsão, capacidades sensório - motoras. E.P.V., identificação e previsão. Percepção, identificação e antecipação.
Qual o método pedagógico que os instrutores devem utilizar com a técnica da condução comentada. Maciça. Fraccionada. Global. Simulação pedagógica.
Os índices para visualizar um acontecimento futuro e a elaboração do acto motor final a que processos corresponde. Antecipação e a acção. Previsão e decisão. Previsão e acção. Antecipação e decisão.
Qual o método essencialmente utilizado pelo instrutor no ensino prático da condução automóvel Ensaio e erro. Demonstrativo. Interrogativo.
Na tarefa da condução em que consiste o processo de exploração perceptiva visual. Interpretação significativa dos estímulos recebidos. Recolha e conversão de índices. Reconhecimento de objectos a partir dos estímulos recebidos. Deslocação dos olhos no campo visual.
Assinale o conjunto de métodos pedagógicos a utilizar pelo instrutor no ensino teórico da condução automóvel. Método expositivo, global e do erro pedagógico. Método magistral, maciço, e de condução comentada. Método demonstrativo, analítico e expositivo. Método afirmativo, interrogativo e activo.
Que nome tem o método utilizado pelo instrutor para o treino específico e isolado de cada um dos processos da tarefa da condução. Método de simulação fraccionada. Método de simulação distribuída. Método de simulação analítica. Método de simulação parcial.
Qual a etapa da condução automóvel que suscita a escolha da resposta correcta. Recolha da informação. Decisão. Tratamento da informação. Execução da resposta.
Assinale a afirmação incorrecta. O ruído pode, por si só constituir uma mensagem. A redundância constitui sempre uma barreira á comunicação. Fidelidade e barreira correspondem a duas faces da mesma moeda. Os sons muito altos e os erros tipográficos constituem dois possíveis exemplos de ruídos.
Quando o instrutor de condução recorre a métodos de simulação pedagógica qual o pressuposto de que deverá partir. A aprendizagem de uma sub-tarefa em situação de simulação facilita a aprendizagem da tarefa global de que faz parte A detecção do perigo em situação de simulação tem um efeito positivo em situação real de trânsito. Em situação simulada o candidato a condutor exibirá comportamentos semelhantes aos manifestados em situação real de trânsito. A sua eficácia ao nível da aprendizagem de capacidades depende da fidelidade dos sistemas de simulação utilizados.
O que entende por técnica da condução comentada. Comentário do instruendo acerca da condução do instrutor. Comentário do instrutor acerca da sua própria condução. Comentário do instrutor acerca da condução do instruendo. Comentário do instruendo acerca da sua própria condução.
Que método pedagógico possibilita ao instrutor de condução utilizar simuladores? Método de simulação analítica. Método de simulação parcial Método de simulação global.
Qual o factor com maior influência no decurso da tarefa de condução. Representações e valores do condutor. A experiência de condução. O sexo e a capacidade intelectual do condutor.
A avaliação individual e em grupo dos candidatos a condutor são direccionadas para avaliar o mesmo tipo de objectivos? Sim, ambos os tipos de avaliação são especificamente direccionados para avaliar os objectivos cognitivos. Não, a avaliação individual visa sobretudo avaliar os objectivos cognitivos enquanto a avaliação em grupo é fundamentalmente orientada para os objectivos psicomotores. Sim, ambos os tipos de avaliação são sobre tudo direccionados para avaliar os objectivos psicomotores. Não, a avaliação individual visa sobre tudo avaliar os objectivos psicomotores, enquanto a avaliação em grupo é fundamentalmente orientada para os objectivos cognitivos.
Assinale o que não deve constar da planificação de uma aula prática destinada a verificar se o instruendo pratica ou não uma condução defensiva. Aprendizagem individual. Exercícios maciços. Método global. Aprendizagem maciça.
Assinale a afirmação correcta: A área do saber-ser é a única que não é possível de ser avaliada pelo instrutor de condução. A avaliação dos diversos níveis do saber deve ser feita com recurso a diferentes instrumentos. A área do saber-fazer é a única cuja avaliação não exige o prévio estabelecimento de objectivos. Os instrumentos de avaliação devem ser construídos com base nos métodos pedagógicos utilizados pelo instrutor.
Denunciar test Condiciones de uso
CREAR TEST
Usamos cookies para personalizar su experiencia. Si sigue navegando estará aceptando su uso. Más información.